ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01298</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Matéria Prima</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Marcela Silva Benevides (Centro Universitário Sete de Setembro); Tarcisio Bezerra Martins Filho (Centro Universitário Sete de Setembro); Lisandra de Sousa Silva (Centro Universitário Sete de Setembro); Talita Chaves Silva (Centro Universitário Sete de Setembro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Jornalismo, Design Editorial, Revista, Projeto Gráfico, Matéria Prima</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista laboratório Matéria Prima, é o resultado final do projeto laboratorial da disciplina de Jornalismo Especializado I e Design Editorial, do Centro Universitário 7 de Setembro - UNI7. O projeto é desenvolvido por alunos de 3º e 5º semestre, sob orientação dos professores Miguel Macedo e Tarcísio Bezerra. A Matéria Prima é desenvolvida desde 2008 e, em 2013 a mesma sofreu uma reformulação em seu projeto gráfico e conceito. A publicação da edição 2016.1 da revista, tem como proposta a busca por pessoas que decidiram arriscar e mudar suas vidas com o intuito de serem mais felizes. Os estudantes vivenciaram a prática jornalística por completo, desde a escolha do tema até a diagramação da revista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criada em 2008, a revista Matéria Prima é um produto das disciplinas de Jornalismo Especializado I e Design Editorial respectivamente do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro. Ela é a primeira revista experimental do curso e passou a ser obrigatória em 2011. A revista tem como proposta proporcionar aos estudantes de jornalismo, a vivência na prática do jornalismo de revista, desde a escolha do tema, a produção das reportagens até a diagramação final do produto. Em 2013, os docentes Tarcísio Bezerra e Miguel Macedo sentiram a necessidade de reformular a Matéria Prima. Desde então, a revista possui um novo conceito e projeto gráfico.<br>A revista tem em sua nova proposta um conceito monotemático, com matérias relacionadas ao tema principal, com o mesmo tamanho e com uma cor destaque a cada edição. Regularmente, a cada semestre é produzida uma nova edição da Matéria Prima; a edição da Matéria Prima - Mudança, que será apresentada neste trabalho, foi desenvolvida pelos alunos durante o semestre letivo de 2016.1.<br>Dentro das disciplinas, são realizadas reuniões de pauta a fim de proporcionar um entendimento maior sobre a elaboração de reportagem e a importância da produção de conteúdo para um veículo impresso. Os alunos realizam experimentações jornalísticas por meio de texto, fotos e diagramação, que são os passos importantes para a produção final da revista como produto das disciplinas. A revista é pensada e elaborada para veículo impresso, porém, a mesma não possui tiragem significativa, mas, está disponibilizada na plataforma digital ISSUU e no portal Quinto Andar.<br>Diante das premissas que a Matéria Prima é um projeto laboratorial, a sua produção é orientada por docentes responsáveis por cada área - texto, foto, diagramação -. As pautas formuladas variam de acordo com a necessidade de cada editor chefe e, as temáticas abordadas são debatidas em reuniões de pauta, a fim de chegar a um denominador comum; texto e editoração.<br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista, identificada como um produto que pressupõe maior liberdade para sua produção, pensando texto e imagem, exige criatividade de seus produtores (SCALZO, 2008; TAVARES; SCHWAAB, 2013). <br>O objetivo deste trabalho é documentar a produção da Matéria Prima em sua edição 2016.1 (Tema: Mudanças) apresentando à comunidade acadêmica os desafios e avanços que o processo trouxe aos alunos e docentes das disciplinas de Jornalismo Especializado e Design Editorial. <br>Mais especificamente:<br>- Resgatar o processo de transformação do projeto gráfico da revista desde seu início até sua última edição e promover uma análise crítica sobre o design de notícias, especificamente de jornalismo de revista e seu espaço na&nbsp; formação de jovens jornalistas;<br>- Realizar, por meio do projeto posposto, grandes reportagens que abordem o cotidiano das pessoas de nossa cidade, noticiando em forma de revista histórias, narrativas de gente da cidade de Fortaleza;<br>- Discutir acerca da realidade do  fazer jornalístico buscando o aprimoramento de jovens profissionais e estudantes.<br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir de autores como Scalzo (2008), Tavares e Schwaab (2013), é possível compreender que, diferente do jornal, que por sua vez, trata de assuntos factuais do cotidiano, priorizando ser mais direto em seus assuntos que geralmente são furos jornalísticos, levando em consideração as ordens dos fatos através das normas convencionais que facilitam a produção de textos. A revista surge com seus diferenciais mais abrangentes, pois ela possui um grau maior de periodicidade&nbsp; em seus conteúdos. Ela visa transformar uma matéria simples em algo mais apurado, relacionando uma história com o fato ocorrido.<br>A revista passou por um processo histórico em que foi e ainda é considerada um produto jornalístico, sendo elaborada para abranger aspectos da vida social, tanto que começou a ser criada em ambientes de grandes empresas e corporações (TAVARES, 2013).&nbsp; <br>Uma revista é um veículo de comunicação, um produto, um negócio, uma marca, um objeto, um conjunto de serviços, uma mistura de jornalismo e entretenimento.(SCALZO, 2008). <br>A Revista foi lançada como um produto midiático presente desde o século 19, sua maior importância é a&nbsp; segmentação de informações aprofundadas de temas para grupos específicos de pessoas, assim a mídia de revista possui um suporte maior para abranger mais informações e alcançar um número maior de leitores, exemplo,  nenhum jornal brasileiro traz mais&nbsp; informações sobre futebol do que a revista PLACAR . <br>No que tange ao objeto aqui estudado, observamos que, em 2006 o professor Edgar Patricio criou (o que mais tarde seria a revista Matéria Prima) como produto de disciplina uma revista em formato pocket, com o tema  Movimento da Avenida Washington Soares , onde os alunos levantaram pautas relacionadas ao fluxo da rua. Em 2007, o professor Miguel Macedo, professor da disciplina de Jornalismo Literário à época, desenvolveu junto com seus alunos uma revista em com o tema  Praças . O objetivo da revista era desenvolver textos mais criativos e independentes, seguindo as características do jornalismo literário. Contudo, a mesma, já  Matéria Prima , carecia de projeto gráfico. Por volta de 2009 e 2010 foi produzida a primeira revista da instituição, sob o tema  Beira Mar , deve-se à professora e editora de imagem Andrea Araújo esta importante contribuição.<br>Em acordo com esses professores, surgiu, um evento a integrar as disciplinas de Jornalismo Literário (responsável pelos textos) e Planejamento Gráfico em Jornalismo Impresso (responsável pela diagramação), nasceu o evento  Sala de Notícias , cujo objetivo é o fechamento do produto jornalístico.<br>Em 2013, mediante uma mudança de projeto pedagógico do cursos, as disciplinas, agora chamadas,  Jornalismo Especializado (Prof. Miguel Macedo e Professora Edma Góis) e  Design Editorial (Prof. Tarcísio Bezerra) ministradas respectivamente pelos professores promover um novo projeto gráfico editorial para o periódico, dotando-o de maior profissionalismo e instrumento de experiência prática para seus respectivos alunos.<br>Este trabalho, dentre outros motivos, é relevante pois descreve uma das atividades mais interessantes promovidas durante o curso. A revista nos leva&nbsp; à aprimoração de um bom texto, imagem e diagramação nos levando a ter mais confiança em produzir&nbsp; outros produtos do gênero, promovendo um jornalismo contemporâneo atento às diversas competências que o fazer jornalístico propõe.<br> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Metodologia é o estudo dos métodos, técnicas e ferramentas e de suas aplicações à definição, organização e solução de problemas teóricos e práticos (BOMFIM, 1995). Podemos afirmar que método projetual é o processo utilizado pelos designer para chegar a uma solução, considerando todas as características e processos pelo qual o produto deverá passar para atender de forma satisfatória o projeto em questão.&nbsp; <br>Dito isto, a produção da Matéria Prima possui três fases, que por sua vez, tem subfases. A primeira fase, a produção de conteúdo, consiste em decidir qual será o tema e a cor da edição; a segunda fase é a diagramação do conteúdo, onde os alunos de acordo com o projeto gráfico, começam a dar forma a revista. Essas fases estão relacionadas às disciplinas às quais o produto se direciona (Jornalismo Especializado e Design Editorial)<br>Para a elaboração da revista, que consiste em escolha do tema e estrutura estética das matérias, é realizada a sala de notícias, que é a reunião de pauta entre docentes e discentes, com o intuito de integração entre as duas disciplinas para maior compreensão do trabalho que será realizado. Os repórteres e diagramadores possuem 30 dias para produzir o conteúdo necessário e entregar o mesmo no dia marcado para a última sala de notícias.<br><br>4.1 PRODUÇÃO DE CONTEÚDO<br>Professores e alunos das disciplinas de Jornalismo Especializado I e Design Editorial dão sugestões de temas e o mesmo é escolhido por intermédio de uma votação. Após os encontros para essa finalidade, dá-se início aos encontros para discussão do tema das matérias sugeridas e integração entre os repórteres e diagramadores da edição.<br>A partir desses encontros, os discentes começam a planejar e executar suas reportagens, os mesmos escolhem o tema da matéria - previamente aprovado pelo docente responsável - e, eventualmente, os repórteres recebem ajuda dos monitores da disciplina de fotojornalismo, para melhor qualidade fotográfica.&nbsp;&nbsp;&nbsp; <br>É importante ressaltar que os repórteres possuem autonomia para decidir quem será os entrevistados, como será a fotografia e o direcionamento textual que irá abordar; a decupagem do material é de incumbência de cada repórter, e cabe ao docente responsável apenas orientar a melhor forma de executar tais tarefas.<br>Essa vivência proporciona aos alunos, um entendimento mais profundo sobre como realizar uma reportagem, quais os imprevistos podem ocorrer durante a produção da mesma, como devem se portar ao realizar uma entrevista, a importância do cumprimento de prazos, a&nbsp; prática de produção textual jornalística e, fotográfica. Ao decorrer da produção da reportagem, é realizada outra reunião de pauta, a sala de notícias, para que os repórteres e diagramadores se conheçam e formem duplas. As duplas são escolhidas através de sorteio e a partir deste momento, começam a trabalhar diretamente.<br>&nbsp;<br>4.2 DIAGRAMAÇÃO<br>Com o material próprio os diagramadores possuem mais alternativas para elaborar a estrutura estética da matéria; eles precisam conhecer o tema, o contexto fotográfico para que consigam elaborar um esquema gráfico ligado diretamente ao texto. Portanto, durante a produção da reportagem, os repórteres devem enviar versões não finalizadas do texto e da fotografia. Essa troca de conteúdo ocorre 3 vezes.<br>Durante a troca de material, é possível que repórteres e diagramadores troquem ideias a respeito da qualidade fotográfica, da estruturação da matéria etc. Esse diálogo é incentivado para que a produção da revista esteja em sinergia, evitando falhas que possam retardar o processo do projeto. Vale ressaltar que os diagramadores não possuem o direito de alterar o texto do repórter e, o repórter deve respeitar a decisão do diagramador em relação à estética da reportagem - formato do texto e fotos escolhidas.<br>Existem regras que compõem a diagramação. Os alunos devem seguir um projeto gráfico estabelecido. Ou seja, eles não podem alterar o formato básico dos créditos, das ventilações (olho) e a fonte dos textos principais. Os diagramadores possuem autonomia para montar o título da forma que desejarem, por exemplo, alterar a fonte, o tamanho, as cores etc.; podem estruturar o texto, ventilações, créditos, abre, fotos como julgarem melhor, mas devem respeitar o projeto gráfico apresentado em sala.<br><br>4.3 PRODUÇÃO FINAL<br>Após os encontros e aulas ministrada com o intuito de orientar, direcionar e realizar a revista Matéria Prima, é marcado o último encontro, o evento  Sala de Notícias . Essa última reunião existe para a finalização do produto e tem duração de 4 horas. Os docentes responsáveis apontam possíveis erros, sugerem alterações textuais, fotográficas e editoriais necessárias e auxiliam na solução de algum imprevisto. Devido à relação estabelecida ao decorrer do processo, os docentes e discentes estão envolvidos emocionalmente com a revista. A ansiedade de ver o trabalho finalizado proporciona uma atmosfera de descontração e responsabilidade<br>Cientes da responsabilidade que consiste o fechamento da edição do semestre, os alunos de modo geral, auxiliam uns aos outros nos ajustes finais, a fim de que o fechamento da edição ocorra de forma satisfatória para todos. Após o fechamento, a revista ainda passará pelo crivo dos orientadores para que seja realizada uma última análise no produto, a fim de evitar possíveis falhas. Depois de analisada, a revista é disponibilizada no portal institucional Quinto Andar e na plataforma ISSUU. É importante ressaltar que, eventualmente a revista Matéria Prima, é impressa. E, de todo modo, o projeto gráfico da mesma é pensada para fins de impressão.<br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Matéria Prima é um produto do Centro Universitário 7 de Setembro, elaborado pelos alunos das disciplinas Jornalismo Especializado e Design Editorial do curso de Jornalismo. Com uma abordagem mais natural a revista Mudanças trás desde viagens a uma caminhada no final da tarde. A mesma leva para os leitores histórias de pessoas comuns que decidiram levar algo de diferente para a vida delas começando pela alimentação, praticando exercícios, orando ou até mesmo repaginando algo que estava a incomodar no próprio corpo no quesito estético. Fala sobre desafios superados e o que ainda está para serem, escolhas que de início implicava com o que era, mas ficou para trás para que algo novo fosse vivido como ocorreu na Matéria Prima que passou por vários processos de evolução gráfica desde 2007 a 2016.<br>A Matéria Prima: Mudanças promove um modo de uma vida mais  leve , isto é, com menos medo e estresses do cotidiano. O projeto levou um espírito de apoio para com os leitores, incentivando as mudanças na vida deles e mostrando que podem e devem fazer o que trás felicidade para os mesmos. As dúvidas que tinham dentro de si, como poderiam supera-las de uma maneira que não afetariam tanto o bem estar.<br>Até mesmo a estrutura da revista foi diagramada de uma maneira acolhedora, com tons claros, alegres e muito sorriso nas fotos. As matérias feitas pelos alunos das disciplinas de Jornalismo Especializado I e Design Editorial trouxe uma diversidade de casos vividos por pessoas de diferentes personalidades e desejos pessoais.<br>Em cada matéria percebe-se que são divididas por cores, e estas acabam se revelando muito sobre os personagens logo na primeira matéria da revista Mudanças, começamos com um tom escuro de azul, porém não tão escuro, as primeiras folhas tem um design e&nbsp; diagramação simples e a matéria chama-se  Um destino para chamar de lar onde aborda a história de Bruna Kitchen, uma moça cheia de desejos e sonhos que ao persegui-los ganhou algo novo&nbsp; em sua vida, apesar de crescer em uma família humilde ela não se deixou abalar e persistiu em conhecer outros lugares, ver culturas e viver algo diferente.<br>Na revista podemos observar algumas brincadeiras feitas pelos alunos nas imagens de algumas matérias como por exemplo a  Inspire e Exale que tem um tom de azul claro, essa cor representa paz e é tranquilizante. Nesta foi feito uma montagem no qual deixaram uma moça levitando e&nbsp; ao redor havia nuvens, que de início pode não parecer muito, porém ao ler o texto produzido pela aluna Aline Araújo podemos perceber de imediato que um completa o outro. A entrevistada fala sobre qualidade de vida e felicidade, ela busca algo que todo ser humano quer, mesma conseguiu obter o que queria abandonando algo que não levava felicidade.<br>Dentre outras diversidades, muitas fotografias foram colocadas de uma maneira óptica para facilitar e ajudar ao leitor a entender as matérias, uma das páginas da revista está com uma imagem que se expande entre duas, mas o legal desta imagem é o fato dela parecer um tipo de trilha, a pessoa que está na mesma faz uma caminhada e a matéria fala, esse estilo de foto em uma revista faz toda a diferença, pois visualmente faz com que o leitor seja direcionado para a outra parte do texto, os olhos no fim não seguem exatamente o rumo do texto e sim o da imagem, este recebeu um tom de vermelho, que visto por alguns é uma cor que indica força.<br>Nas páginas seguintes brincaram muito com tons de laranja, verde (variados), vermelho, amarelo e azul, formando um padrão de cores, porém apenas um texto recebeu vários tons  Segundo primeiro sutiã , essa matéria tem muita alegria envolvida e isso se mostra principalmente em como as fotos foram tiradas, com muito sorriso, apesar de ter muita alegria as duas últimas páginas desta acabou que pecou um pouco por conta das fotografias, elas foram colocadas de uma maneira que não se adequou ao texto, as imagens não ajudou visualmente para a leitura do texto e se repararmos bem duas destas estão indicando que olhe para o lado direito ou para baixo, acabamos que seguindo para a próxima página sem ler a matéria anterior que havia ao lado das imagens.<br>Nesta versão da Matéria Prima os alunos fizeram bastante trabalhos com edições de fotografias, sendo com cortes ou montagem, criações de novas imagens que ajudam bastante com a falta ou excesso de fotos.<br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho foi buscar mais a fundo sobre a história da Matéria Prima, assim comparando e analisando as evoluções, mudanças feitas no produto no decorrer dos anos. Tendo em mente a resposta por trás do nome Mudanças referente a última revista produzida em 2016.<br>A Matéria Prima é uma atividade feita por alunos de duas disciplinas diferentes, onde ambos estarão trabalhando em lados opostos sem poder alterar o trabalho de sua dupla, um com produção de texto e outro com diagramação. Essa atividade é elaborada durante um período do semestre, os alunos têm que buscar fontes e começarem a diagramação de imediato, assim os mesmo terão tempo para elaborar o projeto para o encontro da sala de notícias&nbsp; onde ocorrerá o fechamento da Revista.<br>O processo de diagramação é feita sob a supervisão do professor responsável da disciplina de Design Editorial, é importante o professor estar presente no desenvolvimento do trabalho para que o aluno possa pedir ajuda quando necessário durante aulas antes da sala de notícia. O projeto teve sua arte final com a capa de um tronco de árvore, que representa o que a revista Mudanças é e o que passa, é feito uma comparação logo de início com a vida humana e a natureza, para adaptação algumas espécies são obrigadas a mudarem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BOMFIM, Gustavo. Gustavo Amarante Bomfim, uma coletânea. Rio de Janeiro: RIO BOOKS, 2014. <br><br>SCALZO, Marília. jornalismo de revista. Rio de Janeiro: CONTEXTO,2003.<br><br>TAVARES, Frederico de Melo; SCHWAAB, Reges. A revista e seu Jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>