ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01299</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fashionfilm : Groovy - Fashion Heartbeat</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Jerisvaldo Uchoa Pinto Filho (Universidade Federal do Ceará); Fernando Luiz Maia da Cunha (Universidade Federal do Ceará); Iago Souza Vila Nova (Universidade Federal do Ceará); Pedro Sales Albuquerque (Universidade Federal do Ceará); Rodrigo Lopes Costa (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Vídeo, Produção, Roupa, Moda, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p align="justify"> O Fashion film "Groovy - Fashion Heartbeat" foi uma produção audiovisual feita para disciplina de Produção Publicitária em Audiovisual da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de promover uma marca <span id="docs-internal-guid-882ceb8e-d110-8dec-8593-3052edf647db" transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">fictícia criada pelos alunos e ressaltar a relação das roupas e estilo de vida com a auto afirmação e pertencimento. A proposta do vídeo, de caráter experimental, foi captar modelos em cenas dinâmicas e descontraídas que projetassem tanto a roupa quanto o estilo de vida mostrado pela marca.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> O presente artigo apresenta a produção do último trabalho do período da disciplina de Produção Publicitária em Audiovisual dos alunos da Universidade Federal do Ceará, duante o segundo semestre de 2016. O vídeo "Groovy - Fashion Heartbeat" foi um compilado de todo o conhecimento captado durante o período da disciplina que tem como ministrante Fernando Maia.</p><p><span id="docs-internal-guid-882ceb8e-d11e-7446-27ec-a61b181acc51" transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">O último desafio da disciplina consistia em criar um filme publicitário para alguma marca e/ou produto existente ou fictício, de maneira livre e sem tempo determinado. Foi então que nasceu o vídeo de 36 segundos decorridos em diversos cortes, diferentes perspectivas de angulação e bastante movimentação.</span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> O vídeo tem como objetivo se utilizar de estratégias audiovisuais para conseguir promover um estilo de vida da marca e de pertencimento às roupas utilizadas. Grandes marcas de moda fazem um trabalho de venda indireta de seus produtos através da promoção de um lifestyle, tendo em vista que já não é mais novidade os produtos não serem o único motivo de interesse de um consumidor.</p><p>Ou como afirma Barhtes (2009) "A moda, porém (e cada vez mais), não fotografa apenas seus significantes, mas também seus significados".</p><p>"Os espaços construídos são compreendidos aqui como máquinas produtoras de sentido, de sensação, que remetem a universos incorporais(PRECIOSA,2005.p.15)" esses universos estão nesse lifestyle que as marcas nos vendem ao produzir seus produtos que vão além do objeto roupa e passam a ser um composto de várias características. No nosso caso, essas características são imagéticas. Utilizamos do vídeo para construir um significado.<br></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p> Esse trabalho nasce através da experimentação técnica e social dos alunos em graduação. A princípio o trabalho se mostra com caráter tecnicamente publicitário mas, ao nos aprofundarmos em sua concepção, encontramos a multidsciplinaridade que é um reflexo de vivências, leituras e aprendizados.</p><p>A intenção do trabalho é despertar o interesse de quem assiste ao vídeo de uma possível adesão à marca, porém, por se tratar de uma marca fictícia, o acesso a compra das roupas não será possível, é aí que entra a relação experimental a qual queremos fazer entre o objeto de uma marca (produto vendido) e suas características intangíveis.</p><p>"Podemos certamente, num primeiro <span id="docs-internal-guid-882ceb8e-d146-597e-ca99-26ac328c572b" transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">tempo, considerar os objetos em si próprios e a sua soma como índice de pertença social, mas é muito mais importante considerá-los, na sua escolha, organização e prática, como o suporte de uma estrutura global do ambiente circundante, que é simultaneamente uma estrutura ativa de comportamento." (BAUDRILLARD, 1996: 17)</span></p><p><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,="">Logo, segundo Baudrillard (1996), os objetos (a indumentária, nesse caso) funcionam não só como matéria, mas também como simbólico, participando inclusive como uma parte do alicerce para processos de subjetivação e comportamento. </span></p><p><span transparent;&#39;="" baseline;="" none;="" 400;="" normal;="" 12pt;="" roman";="" new="" "times="" 0);="" 0,="" rgb(0,=""><br></span></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p> O vídeo tem duração de 36 segundos, um pouco mais longo que um VT convencional, a locação escolhida foi o Instituo de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, tendo em vista a amplitude dos espaços ao mesmo tempo que as cores sóbrias dariam destaque aos modelos e às roupas. Foram escolhidas duas modelos femininas e um modelo masculino, a fim de que, nas imagens, se obtivesse uma disposição assimétrica a partir do número ímpar.</p><p>Na captação do vídeo foram usados ângulos não-tradicionais, que melhor dessem destaque às características únicas do figurino, do cenário e dos modelos.Privilegiou-se a interação natural que se deu entre os modelos, tornando até a movimentação entre diferentes cenários uma excelente oportunidade para captar, da forma mais natural possível, o clima de amizade entre os membros da equipe. Privilegiando uma das características mais marcantes do vídeo, muito se usou do movimento como forma de chamar atenção para o distanciamento da formalidade de uma fotografia tradicional. Retratar, portanto, a jornada dos modelos ao longo da captação transformou-se em um exercício de captura constante. Sempre em busca dos melhores gestos que pudessem privilegiar a dinamicidade da produção, dos modelos, dos cenários e assim por diante.</p><p>Close ups foram vitais para a captação pois se mostraram como a melhor forma de dar atenção aos detalhes do figurino, cores e movimentos. Mas a principal vantagem dessas cenas em detalhe é que elas revelam muito mais que apenas o figurino. Posturas, gestos, expressões e estilos ficam se mostram mais evidentes. Em vários dos cenários utilizados, exercitou-se fortemente a integração entre atores e o ambiente, com o devido distanciamento trabalhado pela roupagem dos anos 80 e, dada a grandiosidade do espaço, brincar com a escala de tamanho entre os atores e a locação, onde o vídeo foi gravado, tornou-se uma das opções mais interessantes, tendo em vista a imensa amplitude de possibilidades. Nessa busca pela integração, acabamos por utilizar outros espaços que ainda estão em construção, associando o vídeo ao conceito de que nada está finalizado,&nbsp; mas que tudo faz parte de uma constante evolução e esse vídeo representa o estado atual da mudança. Situação essa observada na última locação, onde os atores se espalham e brincam em um espaço vazio, sem qualquer mobília e que claramente não está sendo utilizado ao fim que lhe foi proposto, uma biblioteca.</p><p>No processo de pós-produção, privilegiou-se a edição não-linear, com forte quebra da linha do tempo em que o vídeo foi captado, a ideia era que o vídeo pulsasse e tivesse pequenas quebras e interrupções como as batidas de um coração, daí o nome "Fashion Heartbeat" ou  batida de coração fashion", em inglês.</p><p>Poses, formatos, recortes e encaixes foram experimentados em conjunto com a trilha sonora, cuidadosamente escolhida a fim de permitir um melhor trabalho em continuidade. Disruptivos e certamente diferentes do comum para filmes de moda, destacou-se bastante os personagens e a integração entre eles. Como diferenciação maior, temos o foco nas relações humanas e, a partir desta, a relação com os espaços, proposta esta fortemente diferente do que se encontra habitualmente em produtos de moda, onde privilegia-se as peças em geral em detrimento das relações humanas ou do contexto de uso das peças, passando a ser a moda pela moda, ou a vestimenta pela vestimenta.<br></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><p> As pesquisas trilhadas a partir do tema escolhido <span id="docs-internal-guid-7d708655-d14e-998d-b4da-2b56e4cdbc94" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>pela equipe foi, principalmente, de vídeos de moda que abarcassem uma temática onde modelos interagissem e manipulassem um certo espaço arquitetônico, sendo uma das inspirações a campanha de verão GUCCI 2016<span id="docs-internal-guid-7d708655-d14e-b3e2-44b2-a8cd4956ba73" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>, onde os atores correm livremente por um shopping aparentemente abandonado ou fechado.</span></span></p><p><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>Como locação escolhida era <span id="docs-internal-guid-7d708655-d14f-05b0-f33d-2659f43465a3" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>predominantemente branca, queríamos figurinos que causassem contraste e formassem blocos de cores que circundassem os ambientes e, para tal, recorremos ao programa de figurinos coordenado pelo curso de Design de Moda, o Figurarte, tendo em mente a multidisciplinaridade do projeto.</span></span></span></p><p><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'><span id="docs-internal-guid-7d708655-d14f-4c6f-75ac-c9d48de1c0bd" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>A edição e montagem, feita no Abode Premiere CC, tem por objetivo dar dinamicidade às imagens e uma estética mais aproximada ao videoclipe, a pós-produção, ajustes finais e inserção da logo "GROOVY" foi feita via Adobe After Effects CC.</span></span></span></span></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"><p> Ao longo da disciplina <span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>de Produção Publicitária em Audiovisual tivemos aulas sobre produção, roteiro, planos, fotografia e demais técnicas dentro do processo de criação em áudio e vídeo. É evidente que as regras e os fundamentos foram balizadores da produção, mas a equipe produtora sempre atentou para o não-óbvio, experimentando cortes, enquadramentos, ritmos, cores e espaços, partindo para princípios além dos dados em sala, buscando novas proposições.</span></p><p><span style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>É importante <span id="docs-internal-guid-7d708655-d150-2d6e-efa7-73a4931f1c6d" style='color: rgb(0, 0, 0); font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; text-decoration: none; vertical-align: baseline; background-color: transparent;'>lembrar que, desde o início, a equipe se propôs a fazer um trabalho de caráter multidisciplinar, tentando abarcar temas e incluir programas de outros departamentos e cursos que funcionam dentro da própria universidade.</span></span></p></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BORDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. Em: ORTIZ, Renato (org). Pierre Bordieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Pag. 82 121<br><br>BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.<br><br>BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.<br><br>BAUDRILLARD, J. Função-signo e lógica de classe. Em: A economia política dos signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. Pag. 9 49 <br><br>PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo. 2007.<br><br>GUATARRI, Félix. Caosmose: Um Novo Paradigma Estético. Rio de Janeiro : Ed 34, 1992.<br><br> </td></tr></table></body></html>