O projeto de embalagem nasceu como trabalho da disciplina de Direção de Arte, do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Teve como objetivo desenvolver uma proposta para algum produto não existente ou promover o redesenho de embalagem. A Embalagem São José encontrou uma espaço na proposta do trabalho ao perceber que os calçados vendidos no Mercado de São José, localizado no centro do Recife-PE, não possuíam embalagens próprias, mas eram comercializados em sacolas plásticas, geralmente coloridas e lisas, sem personalidade. 䔀渀琀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀愀爀愀 漀猀 挀愀氀愀搀漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 吀愀椀猀 挀愀氀愀搀漀猀 猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 搀攀 洀漀搀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀氀Ⰰ 攀洀 挀漀甀爀漀 漀爀最渀椀挀漀Ⰰ 攀 猀漀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀⸀ 䄀最爀攀最愀渀搀漀 愀漀 瘀愀氀漀爀 猀椀洀戀氀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 琀攀渀琀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 爀攀最椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 挀甀樀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 搀椀昀攀爀攀 搀愀 氀最椀挀愀 搀漀 挀漀洀爀挀椀漀 洀愀猀猀椀昀椀挀愀搀漀⸀
O processo de desenvolvimento se estruturou visando as necessidades e prezares dos indivíduos. Teve como propósito atingir os consumidores, sobretudo turistas, por causa do Mercado de São José ser polo turístico da cidade. Utiliza de signos com potencial de lembrança e memórias afetivas do ato do consumo, atuando na lacuna deixada pelo mercado ao não dispor de embalagem no qual signifique a compra. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀洀漀瘀攀爀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀椀最渀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 挀愀甀猀愀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀猀 爀攀氀愀漀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 戀攀渀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀⸀ 䔀渀愀氀琀攀挀攀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀 搀攀 洀漀搀漀 愀 猀漀洀愀爀 攀猀昀漀爀漀猀 渀愀 瀀爀漀洀漀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀 攀 搀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀⸀ 倀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 洀攀洀爀椀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀 挀漀洀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 挀漀洀 漀猀 攀猀瀀愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 攀洀 最攀爀愀氀⸀ 䔀洀 挀椀洀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 甀渀椀昀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀氀愀搀漀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 焀甀攀 猀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀⸀
No âmbito acadêmico, teve como objetivo proporcionar aos alunos de Publicidade e Propaganda a oportunidade de aprender e desenvolver projetos de design de embalagem pelo viés técnico da produção gráfica e conceitual das representações potenciais do produto. Pois, entende a embalagem como elemento essencial na prática publicitária para a promoção de produtos promovendo pontos de diferenciação da concorrência. Dessa forma trouxe aos alunos experiência prática no desenvolvimento de projetos que inferem no comércio a partir da direção artística. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀琀爀椀戀甀椀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㬀 攀氀愀 搀攀瘀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀最爀攀最愀爀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀 攀猀琀攀 ⠀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ ㈀ ⸀ 瀀⸀㌀㌀⤀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 䔀洀戀愀氀愀最攀洀 匀漀 䨀漀猀 戀甀猀挀愀 甀猀愀爀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 爀攀洀攀琀攀洀 愀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀Ⰰ 挀漀渀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 渀漀 愀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 漀戀琀椀瘀攀猀猀攀 漀戀樀攀琀漀 焀甀攀Ⰰ 愀琀爀攀氀愀猀猀攀 愀 攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀 搀漀 氀漀挀愀氀 挀漀洀瀀爀愀 挀漀洀 愀 猀椀最渀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 洀攀洀爀椀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀㬀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 猀甀瀀爀椀渀搀漀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀甀琀漀攀猀琀椀洀愀 攀 愀甀琀漀爀爀攀愀氀椀稀愀漀 ⠀䴀愀猀氀漀眀 䄀瀀甀搀 倀䄀䤀堀쌀伀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 瀀⸀㘀㌀⤀⸀
Sob o prisma do composto de marketing, as ações estratégicas são respaldadas nos 4 P's do composto de marketing (Produto, Preço Praça e Promoção) (KOTLER & KELLER, 2000. p.17). No caso do projeto em questão, o suprimento das necessidades levantadas se configuraram no Produto, vendo a embalagem como parte deste; agregando elementos simbólicos que faz do consumidor pertencido àquele espaço, abrindo terreno para autorrealização, pois os elementos fazem alusão ao imaginário que desencadeia na cultura pernambucana, e, ao adquiri-los, por meio do consumo, as pessoas fazem parte do conjunto simbólico. 一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 倀爀愀愀Ⰰ 漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 猀漀 䨀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 猀椀Ⰰ 樀 挀漀渀琀洀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀⸀ 伀 洀攀爀挀愀搀漀 昀漀椀 椀渀愀甀最甀爀愀搀漀 攀洀 㠀㜀㔀 攀 瀀漀猀猀甀椀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀渀椀挀愀 攀洀 昀攀爀爀漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀⸀ 倀漀猀猀甀椀Ⰰ 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 㔀㜀㔀 䈀漀砀攀猀 焀甀攀 瘀攀渀搀攀 搀攀猀搀攀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀 愀 瀀攀猀挀愀搀漀猀⸀ 준 甀洀 瀀漀氀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀攀挀椀昀攀⸀ ⠀刀䔀䌀䤀䘀䔀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀ 伀 瀀爀漀渀琀漀 搀愀 倀爀漀洀漀漀 攀猀琀 愀琀爀攀氀愀搀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀 焀甀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 䔀洀戀愀氀愀最攀洀 匀漀 䨀漀猀Ⰰ 琀爀猀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀 漀 倀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 倀爀愀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 焀甀攀 瘀攀渀栀愀洀 愀 猀攀 挀漀渀瘀攀爀琀攀爀 攀洀 挀漀渀猀甀洀漀Ⰰ 猀攀樀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 猀攀樀愀 猀椀洀戀氀椀挀漀⸀
"As inovações visam permitir que os seres humanos subam na pirâmide de Maslow. [...] As empresas podem adotar essa abordagem de fonte aberta seguindo um processo composto de três fases: escutar, criar e executar. Na primeira fase, escutar, uma equipe multidisciplinar mergulhará fundo em uma pesquisa etnográfica que visa revelar os detalhes dos desafios ocultos. A equipe vai mergulhar em comunidades específicas e captar histórias e metáforas para tentar entender as necessidades humanas das pessoas. Na fase de criação, identificará oportunidades, desenvolverá soluções e protótipos por meio de sínteses e brainstorms. A equipe vai avaliar o grau de desejabilidade por meio de loops de feedback. Finalmente, na fase de entrega, a equipe fará a avaliação da exiquibilidade e da viabilidade e desenvolverá os planos." (KOTLER, 2012. p.119). 䄀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀 瀀漀爀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 攀 攀挀漀渀洀椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 戀甀猀挀愀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 焀甀攀洀 甀猀甀昀爀甀椀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 渀漀 攀猀瀀愀漀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 琀甀爀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀渀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀甀洀攀渀琀漀甀 㔀㐀─Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 一漀爀搀攀猀琀攀 甀洀 搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 洀愀椀猀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀猀⸀ ⠀吀唀刀䤀匀䴀伀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 瀀⸀㈀⤀⸀ 䄀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀猀 渀攀最挀椀漀猀Ⰰ 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀攀 琀甀爀椀猀琀愀猀㬀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀琀攀猀 切氀琀椀洀漀猀Ⰰ 愀氀洀攀樀愀洀 洀愀椀漀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀ ⠀吀唀刀䤀匀䴀伀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 瀀⸀㜀⤀⸀
O design da embalagem foi projetado em cima do desejo dos turistas de terem maior contato com a cultura do espaço visitado. Por isso carrega símbolos atrelados ao Mercado de São José. Dessa forma, foi desenhada de modo que somasse a experiência de compra, apresentando potencial de venda que impacta no faturamento do comércio. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 倀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 吀爀愀戀愀氀栀漀
O trabalho desenvolvido para disciplina de Direção de Arte foi proposto desenvolver um projeto experimental de embalagem, tendo como opção de elaborar para um produto novo no mercado ou redesenhar embalagem de produto já existente. Dessa forma, promoveu situações recorrentes na prática publicitária e do design gráfico, dando oportunidade dos alunos colocarem em prática conhecimentos adquiridos na disciplina e extraclasse. 䌀漀洀漀 挀爀椀琀爀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀愀爀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀洀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 ⠀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 瀀⸀ ㈀㈀ ⤀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 昀椀渀愀氀⸀ 倀愀爀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 昀漀椀 挀爀椀琀爀椀漀 瘀椀猀椀琀愀 渀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 甀猀甀愀氀 漀甀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 猀椀洀椀氀愀爀攀猀 猀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀瘀愀洀 渀愀猀 最渀搀漀氀愀猀Ⰰ 戀愀氀挀攀猀 漀甀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀攀猀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 甀猀漀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀攀 愀渀愀氀椀猀攀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 猀甀戀猀椀搀椀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀
Em classe, foi realizado um cronograma para desenvolvimento do projeto no qual contava com encontro para orientação do trabalho. No laboratório de informática, os alunos poderiam tirar as dúvidas referente a planificação da embalagem e sua viabilidade para montagem. 倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 栀漀甀瘀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀漀甀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 挀漀氀漀挀愀爀攀洀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 琀愀渀琀愀猀Ⰰ 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最⸀ 伀 瀀漀渀琀漀猀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀猀 搀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 攀爀愀洀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 渀甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀 搀攀猀攀渀栀漀 搀攀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀 漀挀甀瀀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀 渀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀攀渀搀愀㬀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀⸀ 䌀愀戀攀渀搀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀爀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 挀愀猀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀
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Se percebeu, na visita ao ponto de venda que, nos boxes, os sapatos artesanais, são expostos muitos modelos no mesmo espaço, lado a lado e por vezes empilhados, o que a primeira vista poderia parecer desorganizado. Notou-se também que muitos boxes, dentro do Mercado, ofertavam sapatos iguais, embora artesanais, existia repetição de modelos. Em todos os boxes visitados foi percebido a falta de embalagem própria, seja única de cada box seja singular do mercado de são José; ficando a cargo das sacolas plásticas para a comercialização. 伀 洀攀爀挀愀搀漀 甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀爀挀椀漀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀攀挀椀昀攀⸀ 倀漀爀 猀甀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀 攀 甀洀 瀀漀氀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ ⠀刀䔀䌀䤀䘀䔀Ⰰ ㈀ 㜀⤀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 琀甀爀椀猀琀愀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 渀愀焀甀攀氀攀 攀猀瀀愀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 漀 昀漀挀漀 洀愀椀漀爀 猀攀爀 漀猀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 愀 挀漀洀瀀爀愀 洀攀洀漀爀瘀攀氀⸀
Visando o ambiente Macroeconômico (KOTLER, 2000. p.76) os fatores socioculturais, foram bastante relevantes uma vez que por se trabalhar em maior parte com turistas, pois se espera um consumo baseado em experiências, visto que é o anseio desses ao realizar uma viagem, configurando uma tendência de comportamento. (TURISMO, 2015. p.17). Na perspectiva econômica e política, ver-se a embalagem como uma oportunidade de fomento do comércio e produção. No plano de marketing turístico vigente do país é apontado o interesse de empresas e governo ofertarem propostas inovadoras que somem a experiência dos turistas. (TURISMO, 2015. p.17). 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀搀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 甀渀椀昀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀愀氀愀搀漀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 猀漀洀愀猀猀攀 愀琀爀椀戀甀琀漀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 搀愀 瀀爀愀愀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀Ⰰ 愀漀 猀攀爀 氀攀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀猀猀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀 攀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀攀猀⸀
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Para sintetizar os conceitos foi elaborados rascunhos, a priori, para numa segunda etapa digitalizar o projeto. Na execução no meio eletrônico, foi usado softwares gráficos de tratamento e edição se imagens. Sendo eles o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator e o Blender, para criação de simulação em 3D. Por fim, foi produzido um protótipo para apresentação em classe, por ser critério do trabalho. 一漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀 瘀攀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 䄀搀漀戀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀栀愀搀漀 漀 焀甀攀 瘀椀爀椀愀 愀 猀攀爀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀氀愀渀椀昀椀挀愀搀愀㬀 洀漀搀攀氀漀 愀戀攀爀琀漀 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 䤀渀搀椀挀愀渀搀漀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 挀漀爀琀攀猀Ⰰ 搀漀戀爀愀猀 攀 猀愀渀最爀椀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀漀甀 愀 戀愀猀攀⸀ 䄀氀最甀渀猀 琀攀猀琀攀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 伀昀昀猀攀琀 ㈀㐀 最 攀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀氀 爀攀搀甀稀椀搀漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀愀 戀愀猀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀愀 挀漀甀戀攀 昀愀稀攀爀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀⸀
Foi usado banco de imagens online gratuito para obtenção de texturas. Estas simulam o tecer em couro, usualmente aplicado no produto. Após separadas as texturas, no Photoshop foi ajustado as cores e criado o pattern; padrão de textura, que serviu como textura para toda embalagem. A ilustração da parte lateral foi construída em cima de fotografia, capturada na visita ao Mercado, cujos traços e cores foram demarcados também usando o Photoshop. 一漀 攀洀戀氀攀洀愀 匀漀 䨀漀猀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 䌀攀渀琀甀爀礀 䜀漀琀栀椀挀㬀 昀漀渀琀攀 漀 琀椀瀀漀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀 愀 昀椀洀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 琀爀漀焀甀攀 洀漀搀攀爀渀漀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀 ⠀䰀唀倀吀伀一Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 瀀⸀ 㐀㈀⤀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀戀漀爀愀 栀愀樀愀 洀愀琀爀椀稀攀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀Ⰰ 愀 洀愀爀挀愀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 琀漀洀 猀攀 洀漀搀攀爀渀椀稀愀漀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 愀 琀攀砀琀甀爀愀 搀攀 挀漀甀爀漀 攀 愀瀀氀椀挀愀搀漀 漀 攀昀攀椀琀漀 䈀攀瘀攀氀 愀渀搀 䈀漀猀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀漀氀甀洀攀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀漀 攀洀戀氀攀洀愀⸀ 䄀戀愀椀砀漀Ⰰ 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 漀戀琀椀搀愀 瀀漀爀 椀洀愀最攀渀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀 猀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 愀 挀椀搀愀搀攀 攀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀 攀洀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 䄀氀戀攀爀琀猀琀栀愀氀 吀礀瀀攀眀爀椀琀攀爀Ⰰ 搀漀 琀椀瀀漀 搀攀挀漀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 猀椀洀甀氀愀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 洀焀甀椀渀愀 搀愀琀椀氀漀最爀昀椀挀愀⸀ 一漀 瘀攀爀猀漀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀攀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀愀氀愀搀漀 攀 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 挀漀甀爀漀⸀
O arquivo de impressão foi finalizado em PDF através no Adobe Illustrator. Na produção gráfica foi proposto o uso do papel triplex e impressão offset em policromia 4/0. Dessa forma se buscou o baixo custo relativo de produção e uso de material de qualidade. No processo de finalização gráfica é usado refile, faca de corte, vincos, dobras e cola; processos básicos de produção (CALLARO, 2012. p.155.). Para fechamento da embalagem é usado um laço de barbante, pelo custo e efeito estético. 䄀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀 䈀氀攀渀搀攀爀Ⰰ 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀愀 猀椀洀甀氀愀漀 琀爀椀搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀洀 匀氀椀搀攀猀Ⰰ 攀洀戀漀爀愀 渀漀 昀漀猀猀攀 挀爀椀琀爀椀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 瀀爀漀琀琀椀瀀漀 昀猀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 昀漀椀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀猀琀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 搀愀 愀瘀愀氀椀愀漀⸀
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A embalagem se insere num cenário de consumo de maior parte simbólico, visto o mercado popular como um polo de atrativo turístico da capital pernambucana e a experiência de consumo é diferenciada. Se utiliza do design para propor elementos que atuem na dinâmica do consumo, baseado nos princípios do marketing, a propósito de satisfazer necessidades dos consumidores e almentar o ciclo de vida do material por meio de significações.匀攀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 愀最攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 渀愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀⸀ 倀漀爀 挀愀爀爀攀最愀爀 琀爀愀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀漀 瀀爀搀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 䴀攀爀挀愀搀漀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 甀猀愀搀漀 搀攀 洀愀琀爀椀愀 瀀爀椀洀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀昀攀挀漀 搀漀猀 挀愀氀愀搀漀猀 椀挀渀椀挀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀⸀ 倀爀漀瀀攀 甀洀愀 攀猀琀琀椀挀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀 焀甀攀 愀戀爀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀攀猀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 挀愀琀愀氀椀猀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 戀攀渀猀 猀椀洀戀氀椀挀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀
O projeto de Embalagem São José planificado, o formato aberto, tem 85 cm de largura e 42 cm de altura, Quando montado tem medida de 28 cm de largura e aproximadamente 10 cm de altura de frente; tendo como frente a parte com o emblema São José e o verso as instruções de uso e armazenamento do calçado. A parte frontal e o verso têm tamanhos iguais, sendo 28 cm X 14 cm. As laterais possuem 14 cm X 18 cm, caracterizando a profundidade de 14 cm. A embalagem também conta com alça de transporte, medindo 28 cm X 6 cm. E recorte para arejamento interno com diâmetro de 3 cm.䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀攀 搀漀戀爀愀猀Ⰰ 渀愀猀 爀攀愀猀 猀椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 琀爀愀挀攀樀愀搀漀Ⰰ 攀 挀漀氀愀 渀愀 氀愀琀攀爀愀氀⸀ 伀 昀甀渀搀漀 洀漀渀琀愀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀椀猀琀攀洀琀椀挀愀猀 搀漀戀爀愀猀 攀 攀渀挀愀椀砀攀猀Ⰰ 挀愀戀攀渀搀漀 氀攀瘀攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 挀漀氀愀 瀀愀爀愀 洀愀椀漀爀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 愀氀愀 栀 甀洀 攀猀瀀愀漀 爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀⸀ 一攀猀猀攀 瀀漀渀琀漀 甀猀愀搀漀 甀洀 昀椀漀 搀攀 戀愀爀戀愀渀琀攀 挀漀氀漀挀愀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 氀愀漀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 昀椀砀愀漀⸀ 䄀 愀氀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 漀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀甀猀攀椀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀㬀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 猀攀 攀猀瀀攀爀愀 焀甀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 挀椀爀挀甀氀攀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀甀最愀爀攀猀 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀ⴀ愀⸀
A embalagem busca remeter ao mercado de São José, localizado na capital pernambucana. Para isso, nas laterais apresenta uma representação da fachada do prédio que funciona o mercado. Na parte frontal e no verso, o fechamento busca elucidar o telhado. Essas representações são estruturadas na abstração de modo que os traços principais que configuram o prédio são mantidos e descartados os elementos secundários. A composição varia entre os tons amarelo e marron, buscando evidenciar uma simplicidade nobre.伀 昀漀爀洀愀琀漀 氀攀洀戀爀愀 甀洀 最愀氀瀀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 挀漀渀漀琀愀琀椀瘀愀 愀漀 瀀爀搀椀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 匀攀渀搀漀 漀 琀攀琀漀 漀 昀攀挀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 伀 昀漀爀洀愀琀漀 渀漀 琀攀洀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 洀愀猀 昀愀稀攀爀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀攀 洀漀搀漀 椀渀琀攀氀椀最瘀攀氀Ⰰ 猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀爀 愀猀 洀愀琀爀椀稀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀愀爀愀 挀愀氀愀搀漀猀⸀
As texturas que compõe a embalagem são de couro, por causa do material usado nos calçados artesanais. Duas texturas de couro foram usadas. Uma para a parte lateral, mais amarelada, e outra para a parte superior e fundo, mais escurecida; querendo dar mais contraste na composição. Nas categorias fundamentais da Gestalt, o contraste faz parte da força de organização da composição (GOMES, 2008. p. 50). O equilíbrio, nesse caso, dar-se a partir da simetria, explícita na embalagem. 伀 攀洀戀氀攀洀愀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀椀爀攀琀愀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀 漀挀甀瀀愀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 瀀愀爀琀攀 昀爀漀渀琀愀氀⸀ 䘀愀稀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 漀 昀甀渀搀漀 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀ⴀ漀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀氀愀爀愀⸀ 준 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 琀椀瀀漀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀 攀 搀攀挀漀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀 愀戀愀椀砀漀 瘀攀洀 猀椀渀愀氀椀稀愀搀漀 愀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀 攀 愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 搀攀 倀攀爀渀愀洀戀甀挀漀Ⰰ 愀昀椀洀 搀攀 攀渀昀愀琀椀稀愀爀 愀 甀渀椀挀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀
Diante do projeto exposto, fica notório o propósito de relacionar o Marcado de São José ao produto, através da embalagem. É nesse sentido que há tentativa de abrir o espectro simbólico do material. A multiplicidade das utilidades do artefato tende a prolongar o ciclo de vida do produto. (CARDOSO, 2016 p.156). Ao adquirir tal embalagem, o consumidor poderá relacionar à experiência de compra fazendo dela parte da memória.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䐀椀爀攀漀 搀漀 愀爀琀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀琀椀挀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 攀砀琀爀愀挀氀愀猀猀攀⸀ 吀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 搀愀 瀀爀愀琀椀挀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀愀爀椀愀 搀攀 最攀爀愀爀 瘀愀氀漀爀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀甀洀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 漀昀攀爀琀愀 搀攀 琀愀渀琀漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀氀愀 挀爀椀愀爀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀漀⸀
A embalagem São José foi uma proposta de formular um material unificado para a comercialização dos calçados em todo mercado popular localizado no Recife. Dessa forma, agrega valores simbólicos da Praça, na perspectiva dos 4 p's do composto de marketing, ao Produto; promovendo o mercado e a cultura pernambucana. 䄀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 戀甀猀挀愀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 琀甀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀 瀀漀氀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀琀甀愀Ⰰ 渀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 愀最攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 挀愀爀爀攀最愀 猀洀戀漀氀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀 攀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀猀 瘀椀愀樀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀栀攀最愀爀 愀 漀甀琀爀愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 瀀愀猀 攀 搀漀 洀甀渀搀漀㬀 昀愀稀攀渀搀漀ⴀ漀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀Ⰰ 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀⸀
A partir do design gráfico se desenvolveu um produto no qual impacta na relação de consumo material e simbólico, com foco na experiência de compra. Servindo de subsídio para suprimento das necessidades de pertencimento, autorrealização e autoestima; topo da pirâmide das necessidades, explorada pelo marketing para consolidação de novos produtos.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ㌀⸀ 㨀 䄀猀 昀漀爀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 搀攀昀椀渀椀渀搀漀 漀 渀漀瘀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀攀渀琀爀愀搀漀 渀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀氀攀氀椀瘀爀漀猀⸀挀愀昀攀⼀戀漀漀欀⼀戀愀椀砀愀爀ⴀ氀椀瘀爀漀ⴀ洀愀爀欀攀琀椀渀最ⴀ㌀ⴀ ⴀ瀀栀椀氀椀瀀ⴀ欀漀琀氀攀爀ⴀ攀洀ⴀ瀀搀昀ⴀ攀瀀甀戀ⴀ攀ⴀ洀漀戀椀ⴀ漀甀ⴀ氀攀爀ⴀ漀渀氀椀渀攀⼀ 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 愀戀爀 ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀漀琀氀攀爀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 䬀攀氀氀攀爀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀愀渀攀 ⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㈀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀攀猀愀爀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀攀渀愀挀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀愀椀砀漀Ⰰ 䴀爀挀椀愀 嘀愀氀爀椀愀⸀ 䄀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 渀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䤀渀琀攀爀匀愀戀攀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀攀挀椀昀攀Ⰰ 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀⸀ 䴀攀爀挀愀搀漀 搀攀 匀漀 䨀漀猀⸀ 䄀戀爀椀氀 ㈀ 㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀爀攀挀椀昀攀⸀瀀攀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀猀攀爀瘀椀挀漀⼀洀攀爀挀愀搀漀ⴀ搀攀ⴀ猀愀漀ⴀ樀漀猀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㈀ 搀攀 愀戀爀 ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀甀爀椀猀洀漀Ⰰ 䴀椀渀椀猀琀攀爀椀漀 搀漀⸀ 倀氀愀渀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 吀甀爀猀琀椀挀漀 ጀ†䔀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䴀愀椀漀 ㈀ 㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀琀甀爀椀猀洀漀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀椀琀攀洀⼀㜀㔀ⴀ瀀氀愀渀漀ⴀ搀攀ⴀ洀愀爀欀攀琀椀渀最ⴀ琀甀爀椀猀琀椀挀漀ⴀ攀砀瀀攀爀椀攀渀挀椀愀猀ⴀ搀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ㈀ 㐀ⴀ㈀ 㠀⸀栀琀洀氀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 搀攀 愀戀爀 ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀愀氀氀愀爀漀Ⰰ 䄀渀琀渀椀漀 䌀攀氀猀漀⸀ 倀爀漀搀甀漀 䜀爀昀椀挀愀㨀 䄀爀琀攀 攀 琀挀渀椀挀愀 渀愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀甀瀀琀漀渀Ⰰ 䔀氀氀攀渀⸀ 倀攀渀猀愀爀 挀漀洀 吀椀瀀漀猀㨀 䜀甀椀愀 瀀愀爀愀 搀攀猀椀最渀攀爀猀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀猀愀挀 一愀椀昀礀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀愀洀瀀愀椀漀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 䌀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 㐀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀漀洀攀猀 䘀椀氀栀漀Ⰰ 䨀漀漀⸀ 䜀攀猀琀愀氀琀 搀漀 伀戀樀攀琀漀㨀 匀椀猀琀攀洀愀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 嘀椀猀甀愀氀 搀愀 䘀漀爀洀愀⸀ 㠀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀挀爀椀琀甀爀愀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀愀爀搀漀猀漀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 䐀攀猀椀最渀 倀愀爀愀 甀洀 䴀甀渀搀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 唀戀甀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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