|
INSCRIÇÃO: | 01318 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO08 |
|
TÍTULO: | Azul-mundo autista: uma grande reportagem |
|
AUTORES: | Ygo Prudêncio Maia (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Isaiana Carla Pereira dos Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Jessica Moura da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Esdras Marchezan Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | autismo, grande reportagem, jornalismo de revista, TEA, |
|
RESUMO |
A grande reportagem “Azul: Mundo Autista” foi produzida por estudantes do Curso de Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) durante a disciplina optativa Jornalismo de Revista. Integrante da Revista Marimba, produto final da terceira unidade, a reportagem gira em torno de um personagem diagnosticado com autismo regressivo: o pequeno Thiago. Utilizando fotografias, boxes informativos e infográficos, a matéria busca informar, conscientizar e desmistificar preconceitos, proporcionando ao leitor um panorama amplo acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). |
|
INTRODUÇÃO |
De acordo com Mara Rubia Rodrigues Martins, mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, até a década de 1980 o autismo era classificado como esquizofrenia infantil ou como algum tipo de psicose (MARTINS, 2013). Depois disso, houve uma série de mudanças na definição do autismo, dada a sua complexidade. A mais recente ocorreu em maio de 2013, quando a Associação Americana de Psiquiatria publicou a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, também conhecido pela sigla em inglês DSM-V. 䔀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 匀愀切搀攀 攀 搀愀 匀愀切搀攀 䴀攀渀琀愀氀 搀漀 洀甀渀搀漀 椀渀琀攀椀爀漀⸀ 䄀 渀漀瘀愀 瘀攀爀猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 渀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀漀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀⸀ 伀 琀攀爀洀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 吀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 䔀猀瀀攀挀琀爀漀 䄀甀琀椀猀琀愀 ⠀吀䔀䄀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀漀爀渀愀爀 漀猀 挀爀椀琀爀椀漀猀 搀漀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 洀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀
Segundo o DSM-V, o TEA é um transtorno no neurodesenvolvimento e caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação verbal e não-verbal; falta de habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos; dificuldades para interagir socialmente; e ainda a presença de padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Os sintomas variam de intensidade, apresentando-se de forma leve, moderada ou grave (conhecido também por autismo clássico). 䄀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠稀甀氀㨀 䴀甀渀搀漀 䄀甀琀椀猀琀愀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䴀愀爀椀洀戀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 漀瀀琀愀琀椀瘀愀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 刀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 渀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 ㈀ 㘀⸀ 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䴀攀⸀ 䔀猀搀爀愀猀 䴀愀爀挀栀攀稀愀渀 匀愀氀攀猀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀 ⠀唀攀爀渀⤀⸀ 一漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀攀焀甀攀渀漀 吀栀椀愀最漀Ⰰ 搀椀愀最渀漀猀琀椀挀愀搀漀 挀漀洀 愀甀琀椀猀洀漀 爀攀最爀攀猀猀椀瘀漀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀攀 搀椀挀愀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 猀椀渀琀漀洀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀猀 搀攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 氀攀最椀猀氀愀漀Ⰰ 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 攀 椀渀挀氀甀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠稀甀氀㨀 䴀甀渀搀漀 䄀甀琀椀猀琀愀ᴀ† 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 搀漀 吀䔀䄀Ⰰ 甀洀 琀攀洀愀 愀琀甀愀氀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 洀攀爀攀挀椀愀 甀洀愀 愀洀瀀氀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀⸀
Procuramos explorar as diversidades do transtorno, trazendo um caso como o do pequeno Thiago Mariano; mostrar as dificuldades e a dedicação de uma mãe de criança autista; divulgar o projeto Academia da Criança, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (Faef) da Uern; conscientizar os leitores e desmistificar preconceitos relacionados aos transtornos do espectro autista de um modo geral.䄀 洀愀琀爀椀愀 戀甀猀挀愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 漀 氀愀搀漀 攀洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀愀椀漀爀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀愀搀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀漀猀 攀砀椀最椀搀漀猀 瀀攀氀愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀爀椀漀 ⠀嘀椀氀愀猀 䈀漀愀猀Ⰰ 㤀㤀㘀⤀⸀
A reportagem se propõe a levantar debates e dar visibilidade a questões relevantes para a sociedade, como: direitos assegurados às famílias que convivem com o autismo; inclusão escolar de crianças autistas; multidisciplinaridade do tratamento; dificuldades do diagnóstico; discriminação; dentre outros. |
|
JUSTIFICATIVA |
4.1 A pauta
Os principais motivos que nos levaram a produzir a grande reportagem “Azul: Mundo Autista” foram a relevância do tema e o nosso desejo de dar visibilidade, conscientizar e levantar questões sobre o mesmo, ajudando a combater a psicofobia, que são atitudes preconceituosas e discriminatórias contra os deficientes e os portadores de transtornos mentais.䄀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 ⠀伀一唀⤀ 搀攀挀爀攀琀漀甀 漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀 挀漀洀漀 漀 䐀椀愀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀攀 䌀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 䄀甀琀椀猀洀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀 ⠀伀䴀匀⤀Ⰰ 挀攀爀挀愀 搀攀 㜀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ ─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 洀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀氀最甀洀 吀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 搀漀 䔀猀瀀攀挀琀爀漀 䄀甀琀椀猀琀愀 ⠀吀䔀䄀⤀⸀
As informações acima reforçam a importância social desse assunto, motivo pelo qual a nossa equipe decidiu produzir uma reportagem especial para a mídia impressa, especificamente, para uma revista. “A [reportagem] especial pede redação elaborada, fora dos padrões utilizados nas coberturas do dia a dia. De preferência, com descrições minuciosas e boa dose de emoção” (SALVADOR e SQUARISI, 2012, p. 60).
4.2 A proposta dos memes
A reportagem “Azul: Mundo Autista” foi produzida para integrar a Revista Marimba, produto final de uma disciplina optativa. A revista recebeu esse nome por duas razões. A primeira foi o próprio significado da palavra marimba, que é um instrumento de percussão originário da África, segundo os historiadores. O termo combina com a proposta da revista: “fazer barulho” e chamar a atenção para temas socialmente relevantes.䄀 猀攀最甀渀搀愀 昀漀椀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀 甀洀 洀攀洀攀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 匀漀甀稀愀 ⠀㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㤀⤀ 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 ᰀ渠愀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ᠀洠攀洀攀ᤀ†瀀愀爀愀 猀攀 爀攀昀攀爀椀爀 愀 琀甀搀漀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀愀最愀Ⰰ 漀甀 洀攀猀洀漀 猀攀 攀猀瀀愀氀栀愀 愀氀攀愀琀漀爀椀愀洀攀渀琀攀 渀愀 䜀爀愀渀搀攀 刀攀搀攀 ጀ†攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 ጀ†昀爀愀最洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 愀氀最甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 栀甀洀漀爀猀琀椀挀漀ᴀ⸠
Com isso, a intenção era se aproximar e dialogar com os leitores cada vez mais engajados nas redes sociais, utilizando algo comum ao cotidiano deles para causar impacto e levá-los a diversas reflexões. “A tendência de uma revista é a inclinação de seus leitores. Então, é adaptar-se a eles” (VILAS BOAS, 1996, p. 86). Nesse sentido, a reportagem “Azul” seguiu o conceito e a linha editorial da revista da qual fazia parte. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Diferentemente do jornal diário e do telejornalismo, que em geral particularizam os fatos, movidos pelo “fetiche da velocidade” (MORETZSOHN, 2002), a revista possibilita mais aprofundamento e contextualização para transmitir os fatos a seus leitores – que irão escolher o momento mais oportuno para a leitura.
Em tese, uma revista tem obrigação de acompanhar o fato e ir além dele. Tem de municiar o leitor com informações sobre o que tal fato está indicando, que tipo de mudanças e o que ele realmente significa. Não pode, por isso, ter a pretensão de dar a palavra final. Deve dar pistas ou até mesmo mais uma interpretação dos acontecimentos (VILAS BOAS, 1996, p. 74).
Para a composição da grande reportagem, após a definição da pauta, realizamos um trabalho de pesquisa e revisão bibliográfica para compreendermos melhor o assunto (incluindo livros, artigos e dissertações acadêmicas, Constituição Federal, DSM-V, sites e revistas especializadas). Fomos a campo, munidos de gravador, bloco de anotações e máquina fotográfica para a realização das entrevistas, “procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo” (LAGE, 2001, p. 73). 䈀甀猀挀愀洀漀猀 愀搀漀琀愀爀 漀 琀漀洀 搀攀 搀椀氀漀最漀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 䴀愀爀椀愀 䨀漀猀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀搀攀渀琀爀愀洀漀猀 渀愀 椀渀琀椀洀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 瀀攀焀甀攀渀漀 吀栀椀愀最漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀漀 搀椀氀漀最漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀椀洀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 洀愀椀猀 爀椀挀漀猀 搀漀 焀甀攀 猀攀 琀椀瘀猀猀攀洀漀猀 猀攀最甀椀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀攀挀栀愀搀漀⸀
儀甀愀渀搀漀 漀挀漀爀爀攀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀爀椀最椀搀愀 瀀漀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 攀猀琀愀渀焀甀攀 漀甀 洀漀琀椀瘀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 琀愀洀戀洀 昀椀砀愀搀漀 攀洀 猀甀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 ⠀攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 挀漀椀渀挀椀搀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀⤀ 漀甀 渀漀 愀甀琀漀爀椀琀愀爀椀猀洀漀 椀洀瀀漀猀椀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀爀甀猀琀爀愀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ 䄀琀 甀洀 氀攀椀最漀 攀洀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀攀爀挀攀戀攀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀漀 搀椀氀漀最漀 ⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 㤀㠀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀⸀
䄀 猀攀氀攀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ ᰀ䤠渀挀氀甀ⴀ氀漀猀 渀漀 琀攀砀琀漀 栀甀洀愀渀椀稀愀 甀洀愀 搀攀猀挀爀椀漀 昀爀椀愀Ⰰ 搀 渀漀洀攀Ⰰ 攀渀搀攀爀攀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀ᴀ†⠀匀䄀䰀嘀䄀䐀伀刀 攀 匀儀唀䄀刀䤀匀䤀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㌀⤀⸀ 䘀爀愀最洀攀渀琀愀洀漀猀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀琀爀愀渀挀愀猀 ⠀椀渀琀椀琀甀氀愀渀搀漀ⴀ愀猀 挀漀洀 漀猀 洀攀洀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 刀攀瘀椀猀琀愀 䴀愀爀椀洀戀愀⤀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀愀洀漀猀 漀猀 戀漀砀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀洀漀猀 挀漀洀 愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 最爀愀渀搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䄠稀甀氀㨀 䴀甀渀搀漀 䄀甀琀椀猀琀愀ᴀ† 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀 ⠀唀攀爀渀⤀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀攀戀爀甀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 愀甀琀椀猀洀漀㨀 挀漀渀挀攀椀琀漀㬀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀㬀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀㬀 猀椀渀琀漀洀愀猀㬀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀㬀 椀渀挀氀甀猀漀㬀 氀攀最椀猀氀愀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀
A narrativa começa com uma pequena nota sobre a nossa chegada à casa de Maria José, mãe do menino. A abertura da reportagem traz o “Mundo singular de Thiago”. Contamos a história a partir da gravidez de Maria, os primeiros anos de vida da criança e os sintomas que Thiago começou a apresentar. O leitor acompanha toda a dificuldade que a mãe enfrentou até conseguir o diagnóstico correto para o filho.䴀愀爀椀愀 䨀漀猀 挀漀渀琀漀甀 愀氀最甀洀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀 焀甀攀 吀栀椀愀最漀 昀漀椀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀搀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀洀漀猀 愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 瀀愀爀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀渀琀爀愀 漀猀 愀甀琀椀猀琀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀 嘀椀氀愀猀 䈀漀愀猀 ⠀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㈀⤀Ⰰ ᰀ琠爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 渀漀 漀 昀愀琀漀⸀ 䔀猀琀攀 昀椀挀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀Ⰰ 搀漀 爀搀椀漀 攀 搀愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀ᴀ⸠ 伀 洀攀洀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 椀渀琀椀琀甀氀愀爀 漀 琀瀀椀挀漀 昀漀椀 ᰀ䄠挀攀椀琀愀Ⰰ 焀甀攀 搀椀 洀攀渀漀猀ᴀ⸠
Dando continuidade à reportagem, falamos sobre a Academia da Criança, um projeto que funciona no Laboratório de Alfabetização Motora (LAM) da Faef/Uern, que tem ajudado crianças autistas – como o próprio Thiago – a desenvolver as habilidades sociais e a inteligência motora através de atividades lúdicas trabalhadas por estudantes voluntários da universidade. “Nem todo herói usa capa” foi o meme usado nessa retranca.一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 昀愀氀愀洀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 搀攀 䴀愀爀椀愀 䨀漀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 搀攀 倀愀椀猀 攀 䄀洀椀最漀猀 搀攀 䄀甀琀椀猀琀愀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀 攀 刀攀最椀漀 ⠀䄀洀漀爀⤀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 昀漀爀洀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀氀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀渀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀愀渀昀氀攀琀愀最攀洀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 愀戀爀椀氀⸀ 䘀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 愀漀 挀氀椀洀愀 焀甀攀渀琀攀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀⼀刀一Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀洀漀猀 漀 洀攀洀攀 ᰀ䈠漀琀愀 愀 挀愀爀愀 渀漀 猀漀氀ᴀ†瀀愀爀愀 椀渀琀椀琀甀氀愀爀 漀 琀瀀椀挀漀⸀
Além disso, distribuímos ao longo das páginas alguns boxes e infográficos com dicas, curiosidades e outras informações complementares. Ao todo, a grande reportagem conta com 8 páginas de conteúdo. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Além da grande contribuição para a nossa formação como profissionais de jornalismo, a produção da reportagem “Azul” também teve um forte impacto em nossas vidas pessoais. Histórias como a de Maria José, mãe de uma criança autista, mostram a importância de usarmos a nossa voz de comunicadores para dar visibilidade a alguns temas que aparecem nos grandes veículos com uma frequência bem menor do que deveriam. 䌀漀渀挀氀甀洀漀猀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 挀漀洀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀猀 搀攀 渀漀猀猀漀 瀀愀瀀攀氀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 挀椀搀愀搀漀猀⸀ 䌀甀洀瀀爀椀洀漀猀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 漀猀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀爀漀 愀甀琀椀猀琀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 猀攀洀 愀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 搀攀 搀愀爀 愀 切氀琀椀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 洀愀猀 昀漀爀渀攀挀攀渀搀漀 瀀椀猀琀愀猀 攀 挀愀洀椀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 攀猀猀攀 洀甀渀搀漀 愀稀甀氀 攀 琀漀 猀椀渀最甀氀愀爀 搀漀猀 愀甀琀椀猀琀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀匀匀伀䌀䤀䄀윀쌀伀 䄀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 倀猀椀焀甀椀愀琀爀椀愀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀椀愀最渀猀琀椀挀漀 攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀漀 搀攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 洀攀渀琀愀椀猀 ⴀ 䐀匀䴀ⴀ嘀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀洀攀搀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一匀Ⰰ 䴀⸀ 刀⸀ 刀⸀ 䤀渀挀氀甀猀漀 攀猀挀漀氀愀爀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 愀甀琀椀猀琀愀猀㨀 攀椀猀 愀 焀甀攀猀琀漀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀爀漀昀愀氀愀⸀挀漀洀⼀愀爀琀愀甀琀椀猀洀漀㈀ ⸀栀琀洀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀⸀ 䄀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀嘀䄀䐀伀刀Ⰰ 䄀⸀㬀 匀儀唀䄀刀䤀匀䤀Ⰰ 䐀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 戀攀洀㨀 甀洀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ 㜀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 䌀⸀ 䘀⸀ 䴀攀洀攀猀㨀 昀漀爀洀愀攀猀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀猀 焀甀攀 攀挀漀愀洀 渀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀⸀ 嘀爀琀椀挀攀猀Ⰰ 䌀愀洀瀀漀猀 搀漀猀 䜀漀礀琀愀挀愀稀攀猀⼀刀䨀Ⰰ 瘀⸀㔀Ⰰ 渀⸀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㜀ⴀ㐀㠀Ⰰ 樀愀渀⸀⼀愀戀爀⸀ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀猀攀愀爀挀栀最愀琀攀⸀渀攀琀⼀瀀爀漀昀椀氀攀⼀䌀愀爀氀漀猀开䐀攀开匀漀甀稀愀㘀⼀瀀甀戀氀椀挀愀琀椀漀渀⼀㈀㘀㘀㘀㜀㈀㜀㤀开䴀攀洀攀猀开昀漀爀洀愀挀漀攀猀开搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀猀开焀甀攀开攀挀漀愀洀开渀漀开挀椀戀攀爀攀猀瀀愀挀漀⼀氀椀渀欀猀⼀㔀㐀㌀㔀愀㌀搀㠀 挀昀㈀戀昀昀昀㈀戀㌀㔀㠀挀⼀䴀攀洀攀猀ⴀ昀漀爀洀愀挀漀攀猀ⴀ搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀猀ⴀ焀甀攀ⴀ攀挀漀愀洀ⴀ渀漀ⴀ挀椀戀攀爀攀猀瀀愀挀漀⸀瀀搀昀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䄀匀 䈀伀䄀匀Ⰰ 匀⸀ 伀 攀猀琀椀氀漀 洀愀最愀稀椀渀攀㨀 漀 琀攀砀琀漀 攀洀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㤀㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|