INSCRIÇÃO: | 01329 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO14 |
TÍTULO: | Mobilize: a visibilidade das manifestações nas paredes da universidade |
AUTORES: | Antonio Hélio da Cunha Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nícolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Francisca Leonora da Costa Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luíza Fernandes Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcos Antonio Leonel da Silva Junior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) |
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação, Informação, Jornal Mural, Mobilização, UERN |
RESUMO | |
伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀愀瀀攀爀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 攀氀甀挀椀搀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 琀攀爀椀挀愀Ⰰ 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀愀Ⰰ 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 洀甀爀愀氀 ∀䴀漀戀椀氀椀稀攀∀ 挀漀渀挀攀戀椀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 䜀爀昀椀挀漀 攀 䔀搀椀琀漀爀愀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 一漀爀琀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 渀瘀攀椀猀 攀 挀愀洀瀀椀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀樀甀搀愀爀 愀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 挀漀洀甀渀栀漀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀最甀椀洀攀渀琀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 渀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀昀攀渀搀攀爀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀☀渀戀猀瀀㬀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
A Universidade do Estado do Rio Grande do Note (UERN) é uma instituição de ensino superior, com quase 49 anos de história, criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68. Após 30 anos de estadualização, a UERN se tonou um símbolo de educação, principalmente para o interior do Rio Grande do Norte. A universidade formou mais de 90% de todos os professores que ensinam nas escolas de nível fundamental e médio do estado, sejam elas particulares ou públicas. Além disso, é a única instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte que está em todas as regiões do estado, sendo um patrimônio cultural, social e educacional. Mesmo com toda importância para a educação, a UERN sofre com várias ameaças diretas e indiretas, tanto com relação ao processo de corte de custos em todo o seguimento e atrasos de salários de docentes e técnicos, como também com "sugestões" de privatizações por parte de poderes do estado, como o judiciário e legislativo. Pensando em todo esse contexto, é preciso entender que a valorização de uma instituição tão importante passa pelo acesso à informação. O processo de se apropriar da notícia é um dos pilares para a conscientização e para a cidadania. Por isso, desenvolver um veículo comunicativo que levasse informação sobre a importância da universidade e a sua realidade econômica, social, política e cultural se mostrou de extrema importância para empoderar e levantar a autoestima de todos que fazem parte da comunidade acadêmica ao descobrirem a importância da sua instituição. Portanto, é neste contexto que o "Jornal Mobilize", foi pensado. Pois, um instrumento comunicativo que viesse da universidade (e fosse destinado para a universidade) se faz de extrema importância para a manutenção dessa instituição, principalmente no que se refere a um patrimônio do estado e valorização da mesma. Uma espécie de processo metalinguístico, onde a universidade usa de suas técnicas ensinadas em sala para ajuda-la. | |
OBJETIVO | |
伀 ∀䨀漀爀渀愀氀 䴀漀戀椀氀椀稀攀∀ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 甀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀䔀刀一 ⠀搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 琀攀爀挀攀椀爀椀稀愀搀漀猀⤀ 琀漀搀漀猀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀猀琀渀挀椀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 猀甀愀猀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀攀猀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀猀猀愀猀 挀漀渀挀攀瀀攀猀 攀渀最氀漀戀愀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 焀甀攀 攀猀琀 攀洀 挀漀渀猀漀渀渀挀椀愀 挀漀洀 漀猀 搀攀瘀攀爀攀猀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀∀䄀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀切戀氀椀挀愀 渀漀 瀀漀搀攀洀 攀猀琀愀爀 搀椀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 搀愀猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 焀甀攀 猀漀 愀猀 搀攀㨀 愀⤀ 椀渀昀漀爀洀愀爀 ⠀氀攀瘀愀爀 愀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀攀猀琀愀爀 挀漀渀琀愀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀⤀㬀 戀⤀ 漀甀瘀椀爀 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀Ⰰ 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀猀 椀渀琀攀爀爀漀最愀攀猀 攀 漀 搀攀戀愀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀㬀 挀⤀ 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 愀 爀攀氀愀漀 猀漀挀椀愀氀 ⠀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀爀 愀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀Ⰰ 琀漀洀愀搀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 挀椀搀愀搀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀琀漀爀⤀㬀 搀⤀ 攀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 愀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀 焀甀愀渀琀漀 愀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀∀ ⠀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀㤀⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 愀琀愀焀甀攀猀 渀漀 切氀琀椀洀漀 琀爀椀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀 ⠀攀 愀椀渀搀愀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 瀀爀攀挀愀爀椀稀愀攀猀 搀攀 猀攀甀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀⤀ 攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀瘀攀爀琀攀爀 攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 瀀攀氀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 䨀漀爀渀愀氀 䴀甀爀愀氀 䴀漀戀椀氀椀稀攀 琀攀洀 甀洀 渀漀洀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 洀攀琀愀氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀搀愀搀 渀愀 戀甀猀挀愀 搀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 椀渀猀琀椀琀甀搀愀 攀 攀渀最愀樀愀搀愀 渀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 戀攀洀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀搀漀 攀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 攀 最爀愀琀甀椀琀愀猀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
Justificativa
A escolha da pauta partiu da disciplina de Planejamento Gráfico, ministrada pelo professor Moisés Albuquerque. A partir disso, surgiu uma provocação em criar um projeto gráfico que falasse sobre os acontecimentos que estavam no cerne da região na ocasião. Nesse mesmo período, a UERN sofria ataques por parte dos diversos poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – com menções à privatização da instituição. Tendo em vista as notícias que cercavam os alunos, a criação de um jornal mural que conversasse com as pessoas que constroem a universidade e as levasse a refletir sobre os problemas e como elas podem ajudar na melhoria da instituição. "A criação de uma cultura e uma ética democrática requer a mobilização social, entendida como a convocação livre de vontade. A mobilização social é uma forma de construir na prática o projeto ético proposto na constituição brasileira: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político" (TORO E WERNECK, 2007 p.10) O nome é bastante didático no que diz respeito à pauta. A intenção de todo o jornal é que as pessoas tomem a universidade para si e comecem a transformação para que haja uma instituição melhor, com mais investimento e oportunidades. Além de lutar pela educação pública, essa mobilização se dá pela informação.
Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, há um espanto de o porquê de se escolher uma plataforma como o jornal mural. Primeiramente, é preciso começar a entender que, dentro de toda instituição, para uma boa comunicação interna, existem recursos para que todos estejam cientes dos acontecimentos. Nesse contexto, os murais sempre fizeram parte dessa estratégia de comunicação. Além disso, dentro da própria UERN, os murais fazem parte da paisagem e da construção física e simbólica de cada prédio de salas de aula e/ou salas administrativas. Todas as estruturas físicas possuem murais, além de painéis adjacentes que são preenchidos diariamente com notícias. Culturalmente, a maioria dos alunos, docentes e técnicos administrativos possuem o hábito de ler os murais. Por isso, ficou claro que, mesmo com a dominação da tecnologia, uma ferramenta que atingiria toda as pessoas envolvidas na universidade, independente da geração, seriam os murais. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
☀渀戀猀瀀㬀ⴀ 䴀琀漀搀漀猀 䔀 吀挀渀椀挀愀猀 唀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㰀甀氀㸀㰀氀椀㸀☀渀戀猀瀀㬀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㰀⼀氀椀㸀㰀⼀甀氀㸀㰀戀爀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 ∀䨀漀爀渀愀氀 䴀漀戀椀氀椀稀攀∀ 昀漀椀 愀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䘀漀椀 搀攀猀椀最渀愀搀愀 愀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀Ⰰ 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 挀漀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀洀 瘀爀椀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀渀瘀攀爀猀愀洀漀猀 挀漀洀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 搀愀 爀攀椀琀漀爀椀愀 搀愀 唀䔀刀一 攀 搀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀 猀攀挀甀渀搀愀爀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀椀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀攀椀琀漀爀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 倀攀搀爀漀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀⸀ 匀攀洀 搀切瘀椀搀愀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 愀 戀愀猀攀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀∀䄀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 渀愀猀 猀甀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 搀攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 椀猀漀氀愀洀攀渀琀漀猀 最爀甀瀀愀椀猀Ⰰ 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀㬀 瀀漀搀攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀爀 瀀氀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 瘀漀稀攀猀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䔀洀 琀漀搀漀猀 攀猀琀攀猀 漀甀 漀甀琀爀漀猀 甀猀漀猀 搀愀猀 䌀椀渀挀椀愀猀 䠀甀洀愀渀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀 洀攀椀漀 挀甀樀漀 昀椀洀 漀 椀渀琀攀爀ⴀ爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 栀甀洀愀渀漀∀ ⠀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㠀⤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀☀渀戀猀瀀㬀䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 愀最攀渀搀愀搀愀猀 攀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 䰀愀最攀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀愀氀漀最愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 ∀爀攀切渀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀漀氀愀搀漀∀ ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀ ㈀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㜀⤀⸀ 伀 琀攀漀爀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 瘀愀椀 猀攀 戀愀猀攀愀渀搀漀 渀愀 挀漀渀搀甀漀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀爀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 琀攀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀猀琀 愀戀攀爀琀漀 愀漀 焀甀攀 椀渀甀猀椀琀愀搀漀 攀 愀漀 焀甀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 渀漀 猀攀最甀椀爀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 昀攀挀栀愀搀漀 渀漀 愀琀漀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 瘀漀渀琀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀愀氀愀爀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀甀琀爀漀 洀漀搀漀 搀攀 猀攀 漀戀琀攀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀椀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀椀最愀攀猀Ⰰ 瘀椀愀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 圀栀愀琀猀䄀瀀瀀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 愀最攀渀搀愀 搀攀 愀氀最甀渀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 䤀猀猀漀 洀漀猀琀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 甀猀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 洀漀搀漀 搀攀 漀戀琀攀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ ☀渀戀猀瀀㬀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀㰀甀氀㸀㰀氀椀㸀☀渀戀猀瀀㬀倀爀漀搀甀漀 䐀漀猀 吀攀砀琀漀猀㰀⼀氀椀㸀㰀⼀甀氀㸀㰀戀爀㸀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀猀 琀攀砀琀漀猀 猀攀最甀椀甀 漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 愀 甀猀甀愀氀 瀀椀爀洀椀搀攀 椀渀瘀攀爀琀椀搀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 琀攀砀琀漀猀 攀洀 瘀椀爀琀甀搀攀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 渀漀 猀攀爀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀爀 琀攀砀琀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 搀愀爀 甀洀愀 瘀椀猀漀 愀洀瀀氀愀 挀漀洀 甀洀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀砀琀漀猀⸀ 䔀Ⰰ 洀攀猀洀漀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀爀椀愀爀Ⰰ 氀椀渀最甀椀猀琀椀挀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀⸀㰀戀爀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀戀爀㸀∀倀愀爀愀 愀 渀漀琀挀椀愀Ⰰ 攀猀琀攀樀愀 攀氀愀 攀洀 焀甀攀 瘀攀挀甀氀漀 昀漀爀 ጀ†攀 愀焀甀椀 猀攀 琀漀洀愀 漀 琀攀爀洀漀 渀漀琀挀椀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 爀攀氀愀琀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀搀漀猀 渀甀洀 琀攀洀瀀漀 爀攀挀攀渀琀攀 ጀⰠ 愀 瀀椀爀洀椀搀攀 椀渀瘀攀爀琀椀搀愀 愀椀渀搀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 猀攀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀漀⸀ 䔀 椀猀猀漀 爀攀猀椀搀攀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 昀愀琀漀 搀攀 琀攀爀 猀甀愀 漀爀椀最攀洀 氀椀最愀搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 漀爀愀氀 搀攀 猀攀爀 爀攀氀愀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 伀 焀甀攀 搀攀瘀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀Ⰰ 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 搀攀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 洀愀椀猀 爀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀樀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 渀漀琀挀椀愀猀 攀洀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀漀 昀愀琀漀∀⸀ ⠀䌀䄀倀刀䤀一伀Ⰰ 瀀⸀ ⤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀洀愀 栀椀戀爀椀搀椀稀愀漀 搀攀 最渀攀爀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀㨀 愀 爀攀氀愀攀猀Ⰰ 洀攀猀洀漀 猀攀最甀椀渀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 琀攀砀琀漀猀 琀攀渀琀愀洀 氀攀瘀愀爀 甀洀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 栀漀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀⸀ 㰀戀爀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
O "Jornal Mobilize" foi diagramado através do programa de domínio livre Scribus com acabamento e detalhes incluídos através do Power Point, em formato de tabloide e com apresentação da equipe e do projeto. As matérias são distribuídas em uma única linha editorial, tendo em vista que todas as matérias são feitas seguindo uma mesma temática. Usando cores simples como laranja, azul e cinza (que não remetem a nenhuma "bandeira partidária local"), a diagramação é clara e conta com grande quantidade de branco (fundo), dando leveza ao produto. Isso porque, mesmo que os temas possam tocar assuntos densos, a editoria do jornal pensa no produto com uma visão positiva. A escolha do nome ocorre justamente da intenção principal do projeto, a mobilização, por isso foi abreviado o nome dando mais sonoridade e jovialidade ao jornal mural, o Mobilize. As reportagens são todas envolvendo os movimentos sociais e as interações políticas e administrativas da universidade, no período entre outubro e novembro de 2016. A primeira reportagem elucida a frente popular criada pelo vereador Francisco Carlos, em defesa da UERN, escrita pelo estudante de jornalismo Magnos Alves. A segunda reportagem se trata de um artigo opinativo feito pela aluna Larissa Emanuelle, sobre os comentários do presidente do TJ-RN, Cláudio Santos, em proposta de privatização da universidade. Em seguida, há ainda uma seção que conta com a opinião de alguns cidadãos acerca das ocupações ocorridas na cidade, escrita por Roberto Vieira. O "Jornal Mobilize" também conta com matérias sobre as ocupações na reitoria, nos campi de Assu e Pau dos Ferros e na Escola Estadual Aída Ramalho, escritas pelos estudantes Leonora Sales, Lorena Lira, Luíza Fernandes e Pedro Vale. Ainda, o projeto tem ainda entrevistas com o reitor da UERN, Pedro Fernandes, e com uma professora da instituição, Rosana Maria, realizadas pelos alunos Hélio Filho e Emanuela de Sousa, respectivamente. Em seguida, o " Mobilize" inclui um artigo sobre uma audiência pública na Assembleia Legislativa a respeito da importância da UERN no âmbito social, econômico e cultural no estado. E, por falar em cultura, o jornal mural finaliza sua edição dando espaço a uma matéria sobre um ensaio fotográfico realizado por uma artista mossoroense durante a ocupação na reitoria da UERN, em novembro de 2016. | |
CONSIDERAÇÕES | |
Todos os meios de comunicação possuem o objetivo de informar. Porém, foi atribuída à mídia uma postura pedagógica no que diz respeito à formação do caráter e das opiniões humanas. Tendo em vista que os grandes conglomerados da comunicação nem sempre possuem um olhar voltado para as relações comunitárias e para a manutenção das instituições que buscam uma melhor sociedade, é preciso que os diversos grupos sociais e, principalmente, a educação monte novos mecanismos para informar e, por consequência, mobilizar os sujeitos da sociedade. Mesmo que em uma tentativa aparentemente simplória, o “Jornal Mobilize” foi criado com o intuito de levar informação ao cotidiano, em espaços considerados como já esquecidos, onde jaz a vontade das pessoas pela transformação. É um produto criado como uma espécie de agradecimento à universidade e aos serviços prestados por seus funcionários e funcionárias. Pois, foi com as técnicas de diagramação, editoração, reportagem e entrevista, aprendidas pelos discentes, que a instituição cria suas armas para lutar. Não seria mais do que coerente e justo que os alunos utilizem aquilo que aprenderam dentro das cercas dessa universidade para mantê-la viva, pública e de qualidade, atendendo a todo o estado do Rio Grande do Norte. O “Jornal Mural Mobilize” busca levar informação à comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para que todos saibam o que acontece dentro da instituição. Com isso, faz-se com que os sujeitos não se sujeitem à precarização e se individualizem, criando forças para que possam lutar por um dos maiores patrimônios dos potiguares. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀刀䄀一䐀쌀伀Ⰰ 䔀氀椀稀愀戀攀琀栀 倀愀稀椀琀漀⸀ 䌀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 倀切戀氀椀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀昀愀猀愀洀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ 㘀⼀ 㜀⼀䠀椀猀琀漀爀椀愀ⴀ搀愀ⴀ䌀漀洀甀渀椀挀愀─䌀㌀─䄀㜀─䌀㌀─䄀㌀漀ⴀ倀─䌀㌀─䈀䄀戀氀椀挀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀爀 ㈀ 㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀倀刀䤀一伀Ⰰ 䴀渀椀挀愀 倀攀最甀爀攀爀⸀ 儀甀攀猀琀漀 搀攀 攀猀琀椀氀漀㨀 漀 琀攀砀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀 漀猀 洀愀渀甀愀椀猀 搀攀 爀攀搀愀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 ☀ 匀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 倀猀䌀漀洀ⴀ唀洀攀猀瀀Ⰰ 愀⸀ ㈀㌀Ⰰ 渀⸀ ㌀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㔀ⴀ㈀㌀Ⰰ 漀⸀ 猀攀洀⸀ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀⸀ 䄀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ 㤀㠀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀椀挀椀氀椀愀 䴀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 漀 搀椀爀攀椀琀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 渀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 唀一䤀匀䤀一伀匀Ⰰ ㌀㌀ⴀ㐀㌀Ⰰ 樀愀渀攀椀爀漀⼀愀戀爀椀氀 ㈀ 㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀刀伀Ⰰ 䨀漀猀 䈀攀爀渀愀爀搀漀⸀ 圀䔀刀一䔀䌀䬀Ⰰ 一椀猀椀愀 䴀愀爀椀愀 䐀甀愀爀琀攀⸀ 䴀漀戀椀氀椀稀愀漀 匀漀挀椀愀氀㨀 甀洀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀渀琀爀甀椀爀 愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 攀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䄀甀琀渀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䔀刀一⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀甀攀爀渀⸀戀爀⼀栀椀猀琀漀爀椀愀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀爀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䔀刀一⸀ 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀甀攀爀渀⸀戀爀⼀栀椀猀琀漀爀椀愀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㤀 洀愀爀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |