INSCRIÇÃO: 01339
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO13
 
TÍTULO: É dia de feira: o jornalismo literário e as diferentes perspectivas da realidade dos mercados públicos de Mossoró
 
AUTORES: Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Antonio Hélio da Cunha Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nicolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Francisca Leonora da Costa Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Luíza Fernandes Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcos Antonio Leonel da Silva Junior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Esdra Marchezan Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cultura , Jornalismo Literário , Mercados, Mossoró , Subjetividade
 
RESUMO
A partir de uma perspectiva que traz características do jornalismo literário, o presente paper tem a intenção de demonstrar a construção do projeto laboratorial “É Dia de Feira”, que busca dar uma visão integral e poética a um patrimônio cultural, histórico e econômico da cidade de Mossoró, no interior do estado do Rio Grande do Norte. Em um texto que mescla literatura e jornalismo, os alunos da cadeira Produção de Texto Jornalístico, da UERN, ilustraram o cotidiano, as personagens, os problemas e a essência dos mercados municipais da cidade.
 
INTRODUÇÃO
Com o crescente avanço, modernização e chegada dos grandes supermercados a Mossoró, no interior do estado do Rio Grande do Norte, os tradicionais mercados municipais vão perdendo seu destaque na paisagem urbana e social da cidade. Porém, as personagens que vivem diretamente ou indiretamente desses espaços, e deles tiram sua renda, seguem seu cotidiano exasperando seus desejos e sonhos. ਀ De responsabilidade da Prefeitura Municipal de Mossoró, os mercados do Alto da Conceição, Central e do Bom Jardim passam por uma série de problemas estruturais, econômicos e, principalmente, o da invisibilização. Um mal corriqueiro na sociedade contemporânea que tende a negligenciar as raízes culturais e a força da tradição. Mesmo que o termo “tradição” tenha sido usado para justificar atitudes hediondas na história da humanidade, a essência dessa palavra remete à valorização dos costumes de uma coletividade.਀ऀ A planificação da sociedade e a pasteurização do consumo e do modo de produção vêm desterritorializando os bens duráveis e não duráveis, fragmentando a sensação de pertencimento e de coletividade da identidade local. Os moldes de se “fazer mercado” fazem com que as tradições das feiras populares percam seu valor simbólico para os indivíduos.਀ Atualmente, os três mercados municipais continuam em pleno funcionamento mesmo diante de inúmeras dificuldades, mantendo os usuários assíduos. No entanto, esses sujeitos que ainda frequentam os espaços dos mercados são de uma faixa etária elevada, levantando o questionamento sobre a sobrevivência desse tipo de feira. Por isso, a reportagem tem o claro objetivo de reavivar o espírito que os mercados possuem, levando às novas gerações, que, pelo forte apelo das tecnologias, não se sentem atraídos por tais ambientes.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ줠 䐀椀愀 搀攀 䘀攀椀爀愀ᴀ†琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 洀愀椀漀爀 搀攀 渀愀爀爀愀爀 攀 搀攀琀愀氀栀愀爀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 搀椀昀甀渀搀椀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀猀猀愀 琀爀愀搀椀漀 瀀愀爀愀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 氀漀挀愀氀⸀ 匀攀挀甀渀搀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 洀愀琀爀椀愀 瀀漀猀猀甀椀 琀愀洀戀洀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 氀攀瘀愀爀 猀 渀漀瘀愀猀 最攀爀愀攀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 愀樀甀搀愀爀愀洀 愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀琀甀愀氀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀 挀漀洀漀 猀攀最甀渀搀愀 洀愀椀漀爀 挀椀搀愀搀攀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ ਀䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀  樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀㼀 一漀 猀攀 琀爀愀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 昀甀最椀爀 搀愀猀 愀洀愀爀爀愀猀 搀愀 爀攀搀愀漀 漀甀 搀攀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 瘀攀椀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀洀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀漀⸀ 匀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瘀椀猀攀猀 愀洀瀀氀愀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀砀攀爀挀攀爀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 爀漀洀瀀攀爀 愀猀 挀漀爀爀攀渀琀攀猀 戀甀爀漀挀爀琀椀挀愀猀 搀漀 氀椀搀攀Ⰰ 攀瘀椀琀愀爀 漀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀爀攀猀 瀀爀椀洀爀椀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀爀 瀀攀爀攀渀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 愀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀⸀ ⠀倀䔀一䄀Ⰰ ㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㘀⤀ ਀ऀ䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀 挀甀渀栀漀 昀漀爀琀攀洀攀渀琀攀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀愀 瀀漀爀 樀漀瘀攀渀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀渀琀爀攀 ㄀㤀 愀 ㈀㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 昀椀挀愀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 瀀漀搀攀洀 愀琀椀渀最椀爀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀漀⸀ 䨀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 椀猀猀漀 攀洀 洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ줠 䐀椀愀 搀攀 䘀攀椀爀愀ᴀ†琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀甀琀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀愀 瀀漀渀琀攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀 瀀愀爀愀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 猀攀甀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 洀愀椀猀 氀椀琀攀爀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瘀椀猀漀  爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀猀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀⸀
 
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho foi idealizado e desenvolvido com a intenção de denunciar e procurar trazer à tona a atual realidade em que se encontram os mercados municipais de Mossoró. Além disso, também se procurou compreender as histórias que circundam aqueles ambientes. Por isso, justificamos em dois pontos a seguir: a escolha do objeto e a escolha da linguagem. ਀ 3.1 A ESCOLHA DO OBJETO ਀ऀऀ O escritor ou o idealizador de um projeto busca, em seu repertório cotidiano, encontrar personagens e/ou objetos que ilustrem seus textos e produções. Tendo em vista que os mercados municipais fazem parte da memória afetiva e social daqueles que conviveram com esse tipo de feira, muito presente nas cidades de interior dos estados nordestinos – como, por exemplo, Mossoró – fica clara a importância de sua existência para as gerações e famílias dos habitantes locais. ਀䄀椀渀搀愀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 攀洀 猀椀Ⰰ 樀 焀甀攀 琀愀椀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀瀀攀洀Ⰰ 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 攀挀漀渀洀椀挀漀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 洀愀椀猀 渀椀琀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 氀漀挀愀椀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀 攀猀琀漀 瀀愀猀猀愀渀搀漀Ⰰ 樀 栀 愀氀最甀洀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 猀甀琀椀氀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 攀 搀攀猀挀攀渀琀爀愀氀椀稀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀攀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 最爀甀瀀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 最爀愀渀搀攀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀瀀攀爀洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 昀愀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 栀愀樀愀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀 漀甀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 愀琀甀愀氀 猀椀琀甀愀漀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀⸀  ਀ऀ㌀⸀㈀ 䄀 䔀匀䌀伀䰀䠀䄀 䐀䄀 䰀䤀一䜀唀䄀䜀䔀䴀 ਀䐀攀氀椀洀椀琀愀爀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 攀爀愀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀 挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀 渀漀 漀氀栀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 焀甀攀爀愀洀漀猀 昀甀最椀爀 搀愀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀洀瀀爀攀最渀愀搀愀 渀漀猀 琀攀砀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 匀攀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀搀椀愀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 猀漀挀椀愀氀 攀⼀漀甀 瀀漀瀀甀氀愀爀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 甀渀椀氀愀琀攀爀愀氀 攀 猀甀瀀攀爀昀椀挀椀愀氀Ⰰ 漀 渀漀猀猀漀 椀渀琀甀椀琀漀 攀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 戀甀猀挀愀猀猀攀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 攀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 氀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀⸀ Dentro das próprias escolas do jornalismo, marcas e vícios do mercado, a importância e a valorização dadas à objetividade fazem com que os futuros profissionais do jornalismo continuem a reproduzir esse modo de construção textual. A pirâmide invertida9 se cristalizou no fazer jornalístico como a maneira ideal de abordagem de qualquer objeto.਀ [...] A objetividade é um ritual estratégico, porque não consegue identificar, no meio profissional, qualquer elemento palpável para uma elaboração conceitual mais coerente. Esse ritual se traduz na adoção de uma série de recursos que terminam por ser puramente formalistas. Um deles é o clássico preceito de “ouvir os dois lados”, providencia evidentemente obrigatória que remete à raiz do princípio básico do direito ao contraditório, mas que, no caso do jornalismo, costuma reduzir-se a uma atitude mecânica. (MORETZSOHN, 2007, p. 185).਀ Para uma abordagem integral, não basta cair no discurso falacioso de ouvir os dois lados; é preciso querer mostrar o objeto de forma integrada e não mecanizar o texto jornalístico a uma mera formalidade moral. Por isso, o uso de características do jornalismo literário que, além de permitir a presença da subjetividade no texto, esse padrão de narrativa está em consonância com a essência tradicional e cultural do objeto das reportagens, que, no caso, são os mercados municipais de Mossoró.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 吀攀砀琀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 昀漀爀愀洀 愀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 瀀爀漀挀甀爀愀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 琀漀搀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀猀 最爀甀瀀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀猀 琀爀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 攀Ⰰ 渀愀 挀栀攀最愀搀愀 愀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀爀愀洀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 攀猀瀀愀漀猀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 昀猀椀挀愀⸀ ਀㐀⸀㄀ 䔀一吀刀䔀嘀䤀匀吀䄀 ਀䄀瀀猀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀攀爀挀攀戀攀爀愀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀瘀愀洀 渀漀猀 氀漀挀愀椀猀 攀 愀猀 愀戀漀爀搀愀爀愀洀 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 倀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀挀攀渀琀攀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 愀漀 攀砀瀀氀椀挀愀爀洀漀猀 焀甀愀氀 猀攀爀椀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 漀 瘀椀猀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 搀漀 最爀甀瀀漀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 挀漀渀琀愀爀 猀甀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀⸀ Para o sucesso de uma entrevista, é preciso que haja interação e confiança entre os participantes envolvidos no método. Por isso, é necessário criar um ambiente acolhedor. Porém, sem interferir nas respostas, tendenciando-as.਀ A entrevista, nas suas diferentes aplicações, é uma técnica de interação social, de interpretação informativa, quebrando assim isolamentos grupais, individuais, sociais; pode também servir à pluralização de vozes e à distribuição democrática da informação em todos estes ou outros usos das Ciências Humanas, constitui sempre um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. (MEDINA, 1986, p. 8)਀ Caracterizando-se no conceito de entrevista dialogal exposto por Lage (2001), onde o entrevistado e entrevistador se reúnem em ambiente controlado. O teor do diálogo vai se baseando na condução do entrevistador. Por isso, é importante manter um roteiro de perguntas, mas não se prender a meras formalidades, observar o ambiente e tentar aproveitar-se das surpresas que o presente momento pode proporcionar.਀ऀ 4.2 PRODUÇÃO DOS TEXTOS਀ A construção do texto tentou buscar uma hibridização da objetividade, do leading10 e do jornalismo convencional com a subjetividade e poesia do jornalismo literário, que se encontra em predominância na reportagem. A pirâmide invertida ainda é um paradigma jornalístico que possui serventia no que diz respeito a informar sutilmente sobre determinado objeto. Entretanto, para a proposta da referida reportagem, esse tipo de texto jornalística era insuficiente. ਀ Para a notícia, esteja ela em que veículo for – e que se toma o termo notícia enquanto relato de fatos objetivos acontecidos num tempo recente –, a pirâmide invertida ainda continuará sendo o formato privilegiado e isso reside justamente no fato de ter sua origem ligada à maneira oral de se relatar uma história. O que deve acontecer, na verdade, é a convivência desse estilo com outros, possivelmente mais ricos, que sejam utilizados para análise e aprofundamento das notícias em matérias de outros gêneros, completando a informação do fato. (CAPRINO, 2006, p. 111)਀ No entanto, ainda que a pirâmide invertida esteja presente na grande maioria das construções de textos e do ambiente jornalístico, o que buscamos realizar na reportagem sobre os mercados municipais de Mossoró foi demonstrar e denunciar os problemas factuais que estes locais sofrem, mas também humanizar as personagens que lá residem, trabalham e vivem. Nessa perspectiva, foi necessário utilizarmos outros gêneros e técnicas do jornalismo. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀        倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 瘀椀猀椀琀愀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 愀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀Ⰰ 猀漀 漀猀 琀爀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 䄀氀琀漀 搀愀 䌀漀渀挀攀椀漀Ⰰ 䈀漀洀 䨀愀爀搀椀洀 攀 䌀攀渀琀爀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 渀甀洀愀 漀甀琀爀愀 瘀椀猀椀琀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀爀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀爀挀愀搀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 瀀愀爀琀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀氀栀椀搀愀猀 攀洀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀琀愀氀栀愀瘀愀洀 愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀Ⰰ 漀瀀椀渀椀攀猀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀 琀愀椀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀⸀ Tendo em vista que a reportagem buscava humanizar não só as personagens como também os próprios mercados, a matéria foi dividida para falar de cada mercado separadamente. Isso porque, ao falar de cada um em seu espaço próprio, pudemos dar mais visibilidade a cada personagem que desempenha uma função simbólica de destaque nos mercados. Além disso, também procuramos explanar a história de cada um desses ambientes, trazendo à tona as situações em que se encontram atualmente, bem como suas dificuldades.਀ऀ䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀渀搀漀 攀 渀漀猀 戀愀猀攀愀渀搀漀 瀀氀攀渀愀洀攀渀琀攀 渀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 猀甀愀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 吀攀砀琀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ줠 䐀椀愀 搀攀 䘀攀椀爀愀ᴀ†昀漀椀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 氀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 琀愀氀 愀戀漀爀搀愀最攀洀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 愀漀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀 琀攀砀琀漀 攀爀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀爀 漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 攀 猀甀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀瘀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 攀洀 琀愀椀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 渀愀 攀猀瀀攀爀愀渀愀 搀攀 焀甀攀 愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀 琀漀洀攀 愀氀最甀洀愀 瀀爀漀瘀椀搀渀挀椀愀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀        䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 氀椀琀攀爀爀椀愀 ᰀ줠 䐀椀愀 搀攀 䘀攀椀爀愀ᴀ†猀甀爀最椀甀 搀甀爀愀渀琀攀 攀 攀洀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 吀攀砀琀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 愀 琀甀爀洀愀 搀攀 㐀먀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 搀攀琀愀氀栀愀爀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 猀攀甀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 攀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 氀 琀爀愀渀猀椀琀愀洀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ Levando em consideração que jornalismo literário se define como uma vertente do jornalismo que procura potencializar e diversificar os recursos de se construir um texto narrativo e linear para os grandes meios de comunicação, assim como sair da zona de conforto ao retratar acontecimentos cotidianos de uma sociedade, a intenção principal da reportagem era explanar a essência e as situações vividas dentro dos mercados de Mossoró, proporcionando diferentes visões de realidade aos leitores.਀ऀ䌀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 琀爀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 洀甀渀椀挀椀瀀愀椀猀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 愀 搀椀渀洀椀挀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀爀 攀猀猀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 攀 漀瀀椀渀愀琀椀瘀漀 琀爀愀稀 洀愀椀漀爀攀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀漀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀 琀愀氀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀爀洀愀渀渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀爀挀愀搀漀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CAPRINO, Mônica Pegurer. Questão de estilo: o texto jornalístico e os manuais de redação. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, a. 23, n. 37, p. 105-123, 1º sem. 2002.਀ GALARÇA, S. L. S. Pirâmide invertida, lead clássico e interesse público: 50 anos depois, jornalismo impresso catarinense ainda segue padronização. In: Anais do XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – INTERCOM, 30, 2007, Santos. São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: Acesso em 23 de Abril de 2017.਀ MEDINA, Cremilda de Araújo. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Editora Ática, 1986. ਀ MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos: jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.਀ PENA, Felipe. O jornalismo literário como gênero e conceito. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: Acesso em: 23 de Abril de 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀