|
INSCRIÇÃO: | 01344 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT10 |
|
TÍTULO: | Sonhos, lutas e comunicação integrada: o caso do coletivo "Eu sou Uern" |
|
AUTORES: | Marcos Antonio Leonel da Silva Junior (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Antonio Hélio da Cunha Filho (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Bruno Luiz de Oliveira Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Danielly Sergiana Faustino de Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Felipe de Freitas Carneiro (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Felipe Henrique Ferreira de Medeiros (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Fernando Nícolas de Araújo Melo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Hérculles Xavier Ferreira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Isaiana Carla Pereira dos Santos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Larissa Emanuelle Pereira do Vale Maciel (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pablo Petterson Praxedes da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pedro Victor do Vale Carlos (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Yuri Gustavo Assis Nogueira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); José Ricardo da Silveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação Alternativa, Comunicação Integrada, Movimentos Sociais, Universidade, |
|
RESUMO |
O paper tem como objetivo apresentar todo o conceito elaborado e agregado ao Plano de Comunicação Integrada executado pelos alunos de Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda na disciplina de Comunicação Organizacional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Diante da atual conjuntura política nacional, em que várias universidades brasileiras estão sofrendo duras ameaças do poder público, criou-se um coletivo que busca defender os interesses da comunidade acadêmica da UERN — esta que na época cogitava-se a possibilidade de privatização —, bem como reivindicar suas pautas, surgindo o "Eu Sou Uern". Com o intuito de ressaltar a importância e o poder da comunicação nos movimentos sociais como ferramenta indispensável para fortalecer as mobilizações, publicizando ações que ultrapassem os muros da universidade e chamem a atenção da sociedade para o desmonte da educação. |
|
INTRODUÇÃO |
No ano de 2016, na disciplina de Comunicação Organizacional do curso de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado na cidade de Mossoró, região do Oeste Potiguar, iniciaram-se os trabalhos para planejar a comunicação de empresas, organizações ou coletivos sociais, como prática na terceira unidade. No decorrer da disciplina, a nossa universidade, que há décadas vêm passando por constantes ataques externos e sucateamento por parte dos poderes públicos, sofreu diversas ameaças de privatização, esse contexto provocou o estopim para que alunos começassem a denunciar os problemas vividos por eles na instituição, lutando, portanto, por uma UERN pública, gratuita e de qualidade, fazendo surgir o Coletivo “Eu Sou UERN”. A criação do Coletivo teve o papel fundamental na comunicação integrada de todos os movimentos sociais – Ocupa UERN, Ocupa Reitoria, #EuSouUERN – presentes em nossa universidade e que faziam parte da linha de frente em defesa da instituição.伀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀猀琀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ 洀漀戀椀氀椀稀愀爀愀洀ⴀ猀攀 攀 瀀攀渀猀愀爀愀洀 渀甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 愀洀瀀氀愀 攀 昀漀爀琀攀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀渀猀椀渀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀渀搀攀 猀攀 挀漀渀猀琀爀椀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 昀漀爀洀愀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䌀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ⸀ ⠀搀攀稀 洀椀氀⤀ 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 愀 唀䔀刀一 昀漀椀 甀洀愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 瀀愀爀愀 漀猀 昀椀氀栀漀猀 攀 昀椀氀栀愀猀 搀漀 猀攀洀椀爀椀搀漀⸀
Assim, toda a estratégia foi baseada nos conceitos de comunicação integrada (KUNSCH, 2003), que envolve aspectos do jornalismo (elaboração de materiais que requerem um texto qualificado), de relações públicas (criação e manutenção de um bom relacionamento com a imprensa) e da publicidade (as formas mais eficientes de divulgação do Coletivo, como posicioná-lo nas mídias digitais). |
|
OBJETIVO |
Todo projeto de comunicação integrada tem por objetivo principal o conjunto de ações e estratégias que, conforme planejados, buscam, em sua implementação, agregar valor ou consolidar algo. Segundo Ribeiro, Lima e Ghisleni (2006, p. 99), são necessários alguns critérios para que esta exista, ou seja, “é preciso um trabalho de análise, planejamento e avaliação”. A partir disso, deve-se identificar um problema para que o projeto passe de fato a funcionar.一漀 挀愀猀漀 搀漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀⰠ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 ⠀伀挀甀瀀愀 唀䔀刀一Ⰰ 伀挀甀瀀愀 刀攀椀琀漀爀椀愀Ⰰ ⌀䔀甀匀漀甀唀䔀刀一⤀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀最氀甀琀椀渀愀漀 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䔀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 琀椀渀栀愀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀 攀 搀愀 攀搀甀挀愀漀 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀猀椀漀 愀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 搀攀 猀甀挀愀琀攀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 搀攀猀洀漀渀琀攀 愀猀 焀甀愀椀猀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瘀攀洀 猀漀昀爀攀渀搀漀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 猀攀渀猀漀 搀攀 挀漀洀甀渀栀漀 搀攀 琀漀搀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀䔀刀一 ⠀搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 搀漀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 琀攀爀挀攀椀爀椀稀愀搀漀猀⤀ 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀⸀
Ainda segundo essa perspectiva, o coletivo também tem o objetivo de assessorar de forma integrada – através de media training, marketing institucional, assessoria de imprensa, comunicação interna e publicidade – para uma organização completa. E com isso, criar uma adesão da comunidade universitária, bem como da sociedade civil as causas das mobilizações. |
|
JUSTIFICATIVA |
O Coletivo “Eu Sou UERN” surgiu em um momento de ataques públicos à universidade como instituição gratuita e ameaçada pela possibilidade de privatização, quando os discentes perceberam a necessidade de se unir na comunidade acadêmica para lutar pela manutenção do direito à educação pública e de qualidade. Dessa forma, criou-se o coletivo como uma alternativa de combate ao discurso de privatização e uma forma de denúncia ao sucateamento da instituição e seus demais problemas.
O mundo gera informações a uma velocidade a cada dia maior. Estar bem informado, saber buscar novos dados e conferir os que chegam aos ouvidos é a chave para este trabalho. Avaliar os porquês, estudar as características do produto e sua história, entender as necessidades do público-alvo, as tendências de comportamento e as percepções sobre produto/serviço, empresa ou instituição são elementos que fazem parte das informações indispensáveis para garantir o sucesso de uma campanha (VASCONCELOS, 2009, p. 26).
A partir de sua criação, o projeto ganhou repercussão nas plataformas digitais que foram utilizadas, alcançando a imprensa local e também estadual além de movimentos sociais internos e externos, tornando-se também uma iniciativa de comunicação integrada e apresentando tamanha relevância para a manutenção e credibilidade dos movimentos perante a sociedade em geral e a mídia.倀攀氀漀 猀攀甀 愀氀挀愀渀挀攀 攀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 猀攀洀 昀漀挀愀爀 攀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 洀愀猀 攀洀 甀洀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 焀甀攀 攀搀椀昀椀挀愀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 攀搀甀挀愀漀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀 愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀椀猀 樀甀猀琀愀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O coletivo iniciou-se com reuniões semanais, para que ideias fossem construídas e debatidas para que alguma atitude ofensiva/defensiva fosse tomada pelos alunos. A partir desse momento, foram designadas funções para cada integrante da coordenação do coletivo, para que o grupo trabalhasse de uma maneira mais eficiente e aprimorada, como: diretor de arte, social media, assessoria de imprensa e redator. Nestas reuniões, associado aos assuntos debatidos na disciplina de Comunicação Organizacional surgiu à ideia de criar uma página no Facebook, para que as ações do coletivo e dos movimentos já citados pudessem ter um maior alcance e impacto. 䌀漀洀漀 愀 椀搀攀椀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀ†昀漀椀 昀漀爀洀愀爀 甀洀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 搀愀猀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 猀攀甀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀 瀀最椀渀愀 昀漀爀愀洀 愀瀀氀椀挀愀搀愀猀 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 昀漀猀猀攀洀 愀瀀愀爀琀椀搀爀椀愀猀 漀甀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀 搀椀稀攀渀搀漀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 最攀爀愀猀猀攀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀⸀
Desse modo, vieram as estratégias de “viralização”, com o twibbon, ao qual aderiram mais de 10 mil pessoas, bem como a fabricação de memes e gifs, para que fossem compartilhados o máximo possível. Diante da pressão da sociedade, muito influenciada pelo coletivo, começaram a ocorrer as ocupações na universidade. O primeiro campus ocupado foi o da cidade de Pau dos Ferros e, logo em seguida, o campus de Mossoró, onde fica a administração central da UERN.䌀漀洀 愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀⰠ 搀攀 䴀漀猀猀漀爀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀甀 甀洀 瀀愀瀀攀氀 挀爀甀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀攀 昀椀挀漀甀 攀渀挀愀爀爀攀最愀搀漀 搀愀 瀀愀爀琀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 挀愀洀瀀椀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 ጀ†倀愀甀 搀漀猀 䘀攀爀爀漀猀 攀 䄀猀猀切 ጀ†琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀椀愀 渀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 愀猀 挀栀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀甀渀椀攀猀 挀漀洀 漀 爀攀椀琀漀爀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ⠀瀀氀攀渀爀椀愀猀⤀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀愀猀 愀攀猀 攀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 昀甀琀甀爀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀椀爀椀漀猀⸀ 䔀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀最攀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀愀爀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 吀嘀 攀 刀搀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 洀攀搀椀愀 琀爀愀椀渀椀渀最Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 漀挀甀瀀愀漀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 琀攀爀 甀洀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 渀漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 焀甀攀 挀漀戀爀椀愀 愀 漀挀甀瀀愀漀⸀
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O Coletivo “Eu Sou Uern” surgiu diante da conjuntura política e estudantil envolvendo a universidade. Utilizando das ferramentas do campo da comunicação, o grupo utilizou estratégias para a propagação das atividades e incentivo na participação da comunidade em apoio ao movimento. Com o propósito de estabelecer a fluidez das ideias e desconstruir ideais políticos externos na formação de um coletivo concreto, algumas reuniões foram executadas para o estudo da cartela de cores, as fontes que seriam usadas, desenvolvimento de estratégias para atendimento da imprensa e elaboração de produtos audiovisuais com o foco nas redes sociais. A partir dos meios de comunicação era possível manter-se informado de todo o processo das ocupações que ocorriam na região, desde aquelas promovidas por secundaristas até os acontecimentos nos campus da UERN que paralisaram suas atividades.
• Plataforma: Analisando as técnicas mercadológicas utilizadas pelo Facebook e o capital que seria investido na publicidade das postagens, optamos pela construção de um perfil, a partir do qual os integrantes do coletivo mandavam convites de amizade para os amigos próximos e assim sucessivamente para alcançar um grande público que partisse de dentro do ambiente acadêmico. No dia 27 de outubro de 2016 o perfil foi elaborado, e no dia 02 de novembro de 2016 o perfil já contava com 1.000 integrantes. Esse rápido crescimento do movimento permitiu um aumento expressivo de reações e compartilhamentos através da plataforma digital;∀ठ䔀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 䄀猀 挀漀爀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀愀爀琀椀爀愀洀 搀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 渀愀 焀甀愀氀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀漀 猀攀 氀椀最愀爀椀愀 愀 渀攀渀栀甀洀愀 戀愀渀搀攀椀爀愀 瀀愀爀琀椀搀爀椀愀 氀漀挀愀氀 攀 渀攀洀 洀攀猀洀漀 愀 挀漀爀 瀀愀搀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 愀稀甀氀Ⰰ 氀漀最漀 攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀爀甀爀愀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 漀 愀洀愀爀攀氀漀Ⰰ 漀 爀漀砀漀 攀 猀甀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 琀爀愀稀攀爀 琀漀渀愀 甀洀 昀甀琀甀爀漀 洀愀椀猀 挀氀愀爀漀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 焀甀攀 猀攀 瘀椀愀洀 瀀攀爀搀椀搀漀猀 渀愀猀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 愀洀攀愀愀猀 搀攀 搀攀猀洀漀渀琀攀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 瀀切戀氀椀挀漀㬀
• Slogan: Segundo Pacheco (2001), quando bem elaborado, o slogan possui um significado e uma forte persuasão que auxilia sua promoção frente à demanda. Seguindo a proposta de firmeza na defesa dos direitos da universidade e das pessoas que dela fazem parte, o slogan proposto foi “Por uma universidade viva. Resistimos”. Usado como frase que guiava os interesses do coletivo, o slogan foi definido para motivar as pessoas a se manterem firme na esperança de que a UERN pudesse continuar crescendo e resistindo as opressões políticas;∀ठ䴀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀 瀀攀爀昀椀氀㨀 伀 瀀攀爀昀椀氀 攀爀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀搀漀 挀漀洀 琀愀最猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀猀Ⰰ 挀愀氀攀渀搀爀椀漀猀 搀愀猀 愀攀猀 搀椀爀椀愀猀 攀 洀攀洀攀猀Ⰰ 愀琀爀愀椀渀搀漀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 挀漀洀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 猀攀爀攀洀 椀渀昀漀爀洀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 攀 漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀 搀攀昀攀猀愀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
• Institucional: Umas das ações primárias do perfil para a propagação do nome do coletivo foi desenvolver um vídeo que é composto por uma poesia narrada, seguida de imagens gravadas em uma das primeiras ações de campo na divulgação do nome “Eu sou UERN”. O vídeo alcançou centenas de curtidas e compartilhamentos, 284 e 188 respectivamente, além de 3.500 visualizações aproximadamente. ∀ठ吀眀椀戀漀漀渀㨀 倀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀 琀眀椀戀漀漀渀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀愀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 焀甀攀 愀瀀漀椀愀瘀愀洀 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 愀 洀甀搀愀爀攀洀 愀猀 猀甀愀猀 昀漀琀漀猀 搀攀 瀀攀爀昀椀氀 瀀愀爀愀 甀洀 挀漀洀瀀椀氀愀搀漀 挀漀洀 愀 琀愀爀樀愀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀ⸠ 䌀攀爀挀愀 搀攀 ⸀ 瀀攀猀猀漀愀猀 愀搀攀爀椀爀愀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 猀甀愀 椀洀愀最攀洀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 愀瀀漀椀漀 搀愀 愀漀⸀
• Eventos: Durante a ocupação do prédio da Reitoria da UERN, uma série de atividades foram propostas para que a comunidade se sentisse parte da mobilização e demonstrasse estar mais confortável com a situação, que era encarada com certo desprezo por parte das pessoas que eram contrários a situação. Entre os eventos que aconteceram, podemos destacar o UERNeon, ação que os integrantes do movimento foram fotografados utilizando de técnicas compostas por tinta neon e luz negra, com o propósito de mostrar a mistura de cores que formavam o ambiente universitário; Exibição de filmes faziam parte do calendário diariamente para que em seguida acontecesse uma roda de conversa para discutir o material exibido; apresentações culturais como a do coro cênico “Nós aqui, Rita Lee”; Karaokê e uma série de palestras. Quanto às ocupações, além da Reitoria, as outras também possuíam um calendário cultural e a página fazia a promoção através das redes sociais.∀ठ䴀搀椀愀 一椀渀樀愀㨀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 䤀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀猀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䄀漀 甀洀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀漀 瀀攀氀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 最攀爀愀搀漀爀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䄀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 洀搀椀愀 攀砀瀀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 瀀漀猀猀甀椀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 刀椀漀 䜀爀愀渀搀攀 搀漀 一漀爀琀攀 攀 挀漀氀愀戀漀爀漀甀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀漀 搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀 刀一 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 漀挀甀瀀愀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 愀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 愀漀 瘀椀瘀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀氀挀愀渀愀渀搀漀 挀攀爀挀愀 搀攀 㐀⸀㠀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 甀洀愀 瀀愀氀攀猀琀爀愀 攀洀 洀攀椀漀 愀 漀挀甀瀀愀漀 渀愀 焀甀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀漀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀 瘀椀攀爀愀洀 搀攀 一愀琀愀氀 愀琀 漀 瀀爀搀椀漀 搀愀 刀攀椀琀漀爀椀愀 瀀愀爀愀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 洀搀椀愀 攀 漀 猀攀甀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䤀渀琀攀爀渀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 䴀搀椀愀 一椀渀樀愀 刀一 漀昀攀爀攀挀攀甀 愀瀀漀椀漀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀攀爀渀ᴀⰠ 昀椀氀椀愀渀搀漀 漀 瀀攀爀昀椀氀 挀漀洀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀 搀愀 瀀最椀渀愀 攀猀琀愀搀甀愀氀Ⰰ 攀 琀愀洀戀洀 昀漀椀 昀攀椀琀漀 甀洀 洀攀搀椀愀 琀爀愀椀渀椀渀最 瘀椀愀 匀欀礀瀀攀 瀀愀爀愀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 渀漀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
• Media Training: Seguindo os ideais passados pelo Mídia Ninja, o coletivo “Eu Sou Uern” realizou a capacitação dos integrantes da ocupação, principalmente os representantes que estavam a frente e que teriam contato com a mídia, de como se comportar diante das entrevistas e de perguntas feitas pelos jornalistas.∀ठ䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀爀渀愀㨀 倀愀爀愀 焀甀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 愀最爀愀搀瘀攀氀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀猀猀攀洀 愀 漀挀甀瀀愀漀Ⰰ 昀漀椀 昀攀椀琀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 搀攀猀攀猀琀椀洀甀氀愀瘀愀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 挀愀爀琀愀稀攀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 瀀愀爀琀椀搀爀椀漀 漀甀 焀甀攀 昀椀稀攀猀猀攀洀 愀瀀漀氀漀最椀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 渀漀 搀攀猀琀漀愀爀 漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 焀甀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 昀愀稀攀渀搀漀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀⸀ 䌀愀爀琀愀稀攀猀 搀攀 愀瀀漀椀漀 攀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀洀 愀 昀漀爀愀 搀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 攀 甀渀椀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 琀愀爀攀昀愀猀 攀 椀渀搀椀挀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 搀椀愀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀瘀攀渀琀爀椀漀 搀漀猀 洀愀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 氀椀洀瀀攀稀愀⸀ 䄀 愀搀攀猀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 昀漀椀 洀愀猀猀椀瘀愀 焀甀攀 愀猀 漀挀甀瀀愀攀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀ†搀椀猀琀爀椀戀甀椀甀 洀愀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 爀攀挀攀戀攀甀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 搀漀愀攀猀 瘀漀氀甀渀琀爀椀愀猀⸀
• Imprensa: A cobertura nas mídias tradicionais marcou a concretização da mobilização em defesa da universidade. Rádio, Televisão, Impresso e Internet acompanhavam a rotina cotidiana das ocupações e traziam boletins do que ocorria nos locais em que os estudantes e apoiadores se concentravam. O “Eu Sou Uern” passou a ser pauta no estado do Rio Grande do Norte, em meios de grande alcance como, InterTv Cabugi e InterTV Costa Branca (afiliadas da Tv Globo); Tv Cabo Mossoró/TCM, canal fechado de Mossoró; os portais G1 e Novo, além dos blogs locais; as rádios locais também cobriam a ocupação com entradas ao vivo do local ou por meio de entrevista em estúdio. A equipe de comunicação do coletivo assessorava os entrevistados para garantir a efetividade do media training dando dicas durante a produção dos conteúdos para a imprensa, além de agendar entrevistas e regularizar o acesso da imprensa no local da ocupação.䄀氀洀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀愀爀 挀漀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀ†昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 洀攀搀椀愀漀 搀漀猀 氀搀攀爀攀猀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 漀 爀攀椀琀漀爀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀 最攀猀琀漀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 挀漀爀搀椀愀氀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 椀渀切洀攀爀漀猀 最愀渀栀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 猀攀爀瘀攀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀挀爀攀洀攀渀琀愀爀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 攀挀漀渀洀椀挀漀 搀攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀搀攀 猀攀爀 攀昀椀挀愀稀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 戀愀猀攀愀搀漀猀 攀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 愀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 ᰀ䔠甀 匀漀甀 唀䔀刀一ᴀ†昀椀爀洀漀甀ⴀ猀攀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 氀甀琀愀 攀洀 搀攀昀攀猀愀 搀攀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 最爀愀琀甀椀琀愀 攀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 瀀漀爀琀愀ⴀ瘀漀稀 瀀愀爀愀 琀漀搀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀漀琀椀最甀愀爀⸀
Embora a grande referência da UERN seja Mossoró, seu Campus é do tamanho da interiorização. E foi pensando nessa interiorização e em seus estudantes e servidores que o “Eu Sou UERN” serviu e ainda serve como ferramenta comunicativa integrada. O coletivo junto a todos os movimentos de ocupação trouxe ganhos significativos para a universidade, como o voto paritário nas eleições internas para a reitoria, regularização das bolsas estudantis, melhoras na infraestrutura da instituição e, principalmente, o início de um senso de comunhão universitária. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䠀攀爀搀漀琀漀⸀ 䴀搀椀愀 吀爀愀椀渀椀渀最⸀ 䌀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 洀搀椀愀 愀 猀攀甀 昀愀瘀漀爀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀攀渀瘀椀爀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀刀唀娀Ⰰ 䜀⸀㬀 䌀䄀䴀䄀刀䜀伀Ⰰ 倀⸀㬀 嘀䔀刀一䄀夀Ⰰ 䈀⸀ 䰀漀最漀洀愀爀挀愀猀 攀 猀氀漀最愀渀猀㨀 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 搀攀猀琀椀渀漀 琀甀爀猀琀椀挀漀⸀ 䤀一㨀 匀䤀吀 ጀ†匀䔀䴀䤀一섀刀䤀伀 䤀一吀䔀刀一䄀䌀䤀伀一䄀䰀 䐀䔀 吀唀刀䤀匀䴀伀⸀ ᰀ䌠䤀쨀一䌀䤀䄀 䔀 䤀一伀嘀䄀윀쌀伀 吀䔀䌀一伀䰀팀䜀䤀䌀䄀 䔀䴀 䈀䔀一䔀䘀촀䌀䤀伀 䄀伀 吀唀刀䤀匀䴀伀Ⰰ ⸀Ⰰ ㈀ 㠀Ⰰ 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀ 䄀渀愀椀猀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀猀⸀⸀⸀ 唀䔀匀䌀Ⰰ ㈀ 㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀攀猀挀⸀戀爀⼀挀甀爀猀漀猀⼀瀀漀猀开最爀愀搀甀愀挀愀漀⼀洀攀猀琀爀愀搀漀⼀琀甀爀椀猀洀漀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀氀漀最漀洀愀爀挀愀开猀氀漀最愀渀⸀瀀搀昀㸀⸀
Acesso em: 24 abr. 2017.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䴀愀爀椀愀 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䤀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀䌀䠀䔀䌀伀Ⰰ 䌀⸀ 匀氀漀最愀渀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀唀娀娀伀Ⰰ 䌀⸀ 䴀⸀ 䬀⸀ 䄀瀀爀漀砀椀洀愀攀猀 攀渀琀爀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 攀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 渀愀 攀爀愀 搀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 渀⸀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㌀ⴀ㐀㘀⸀ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䈀䔀䤀刀伀Ⰰ 䄀⸀ 䐀⸀㬀 䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䜀⸀ 䴀⸀㬀 䜀䠀䤀匀䰀䔀一䤀Ⰰ 吀⸀ 匀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 䐀椀猀挀⸀ 匀挀椀攀渀琀椀愀⸀ 匀爀椀攀㨀 䄀爀琀攀猀Ⰰ 䰀攀琀爀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀⸀ 䴀愀爀椀愀Ⰰ 瘀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ Ⰰ 瀀⸀ 㤀㜀ⴀ 㘀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀椀琀攀猀⸀甀渀椀昀爀愀⸀戀爀⼀倀漀爀琀愀氀猀⼀㌀㘀⼀䄀䰀䌀⼀㈀ 㘀⼀䄀椀洀瀀漀爀琀愀渀挀椀愀⸀瀀搀昀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀伀匀Ⰰ 䰀甀挀椀攀渀攀 刀椀挀挀椀漀琀琀椀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀㨀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀伀䰀吀伀一Ⰰ 䐀⸀ 䤀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 攀 搀攀瀀漀椀猀㼀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀
㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|