ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01495</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Esperança.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Fernandes Alves de Menezes (Universidade Católica de Pernambuco); Luis Carlos de Lima Pacheco (Universidade Católica de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Esperança, Videoclipe, audiovisual, rap, musica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho em questão tem a intenção de demonstrar o processo criativo e de produção do videoclipe realizado para o grupo jovem de RAP denominado "2All", com o objetivo de valorizar a música através de um material audiovisual. A montagem e a produção do videoclipe foram realizadas pelo aluno do Curso Superior Tecnológico em Fotografia Lucas Fernandes Alves de Menezes, da Universidade Católica de Pernambuco, sob a orientação do Prof. Me. Luis Carlos de Lima Pacheco, em setembro de 2016.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho elaborado tem por objetivo mostrar a ideia de fortalecer a música com um material visual dedicado, visando prender a atenção dos espectadores através de uma diferente técnica que não é muito abordada entre os artistas locais. O vídeo trata de uma música que fala sobre esperança em diversos aspectos: como superação pessoal, nas críticas não construtivas, inspiração na música, etc. Rodríguez (2006) fala da capacidade do público desencadear novos sentidos ao receber uma mensagem sonora: O sujeito receptor não atua de forma alguma como uma máquina automática que processa repertórios fechados de signos. O receptor reestrutura, matiza e recria cada signo sonoro conforme a situação comunicativa em que o encontra, capaz de recompor formas novas com conteúdos novos (RODRIGUES, 2006, p. 161). A imagem também desempenha um papel importante no videoclipe, direcionando, de alguma maneira, o sentido da mensagem. No videoclipe em questão, o público vai encontrar intervenções gráficas que dão animação e ajudam nas transições, mantendo a atenção presa ao vídeo, além de enfatizar o conteúdo da música. As gesticulações e as expressões faciais também desempenham um papel importante de comunicação com o receptor. O processo realizado na produção do videoclipe mostra que quando focamos em um determinado objetivo em conjunto, podemos realizar um bom trabalho. Essa produção foi o resultado de um processo educativo e comunicativo de caráter experimental, no qual o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades profissionais se deram no desenvolvimento processual do trabalho. A ideia foi estimular o público a produzir o que eles admiram, sem medo de críticas e de maus comentários sobre quaisquer coisas. A superação pessoal, conseguir com a música atingir um grande público e ser seguido por isso, ter inspiração são conteúdos que também estão presentes na letra da música e que foram trabalhados na linguagem audiovisual do videoclipe, para comunicar esses valores ao público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho tem como objetivo principal inspirar o público, através da linguagem do videoclipe, a produzir o que sonham fazer. Tem como objetivo também estimular a autoanálise e o crescimento pessoal com base no próprio esforço e na criatividade. E como objetivos correlatos, a ideia de incentivar qualquer público atingido e demonstrar que um jovem de 17 anos já tem tantas conquistas e reconhecimentos, estimulando a comparação para encorajar o espectador do vídeo. Além da tentativa de extinguir os maus comentários, pode-se ver a clara intenção de torna-los admiradores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conteúdo do videoclipe "Esperança" é de importância emergencial na atualidade, principalmente no cenário jovem, que tem muitos ídolos virtuais. O protagonista do vídeo, Marcelo "Scoppey" Guerra, tem uma influência relevante em seu canal. Por isso, sua música solicitava um atrativo maior para atingir novas pessoas, além das que já consumiam o seu conteúdo regularmente. Com o empenho e a produção do vídeo, obtivemos sucesso, atingindo mais de meio milhão de pessoas nas redes sociais. Além do alto número de visualizações, o videoclipe contou com downloads e repostagens em diversos canais. O vídeo ficou em alta por um bom período de tempo, estimulando e inspirando diversos artistas locais e de outras partes do Brasil. A realização do videoclipe alavancou os conhecimentos e técnicas estudados na disciplina Captação de Vídeo em HDSLR e Edição, do Curso Tecnológico Superior em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. O empenho dedicado à produção resultou em um bom produto que serviu como portfólio e possibilitou a realização de novos trabalhos e projetos. Mas o grande êxito desse trabalho é o grande número de pessoas atingidas e conscientizadas pelo conteúdo do videoclipe, feedback que pode ser avaliado nos comentários positivos do vídeo nas redes sociais, como o comentário de "Ribby RL", transcrito aqui na íntegra: "o dia em que voltei para Portugal para os meus amigos depois de meses sem voltar a casa na hora que saí do avião fui de ônibus para minha cidade e vi meus amigos minha namorada só ouvindo essa música ;-; me deu esperança." Ao tratar de temas relevantes para o público jovem, o videoclipe "Esperança" traz uma contribuição para além do trabalho em si, ou seja, ele comunica, através da linguagem própria do jovem contemporâneo, conteúdos que levam a uma reflexão existencial que contribui para o amadurecimento de uma maneira lúdica e agradável para a juventude. Em tempos de veiculação de conteúdos nocivos à juventude através das mídias digitais, tais como o advento do game "Baleia Azul", se faz urgente a veiculação, nestes meios, de mensagens positivas que contribuam para a reflexão e difusão de valores que ajudem os jovens a se realizarem como pessoas humanas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A técnica utilizada para o videoclipe é conhecida como "Motion", em que são realizados desenhos gráficos em cima do vídeo, frame por frame, com intenção de enfatizar os artistas e suas gesticulações. Essa técnica facilita a interpretação e ajuda nas transições dos takes realizados. O artista é enquadrado sempre no centro, ou dando voltas com a câmera. Dessa maneira, o cenário não interfere no conteúdo, deixando quem assiste sempre focado no personagem principal. A câmera utilizada foi uma Canon EOS 70D, um lançamento magnífico da empresa para confecção de vídeo, devido aos recursos dedicados à imagem em movimento. Não ocorreu interferência artificial de iluminação no protagonista, o vídeo foi gravado sob luz natural. A lente utilizada foi uma 18-135mm, apesar dos efeitos fisheye que aparecem em determinadas partes do vídeo finalizado, proporcionados pela edição, que levam a pensar que poderiam ser gravados com uma milimetragem abaixo de 8mm. Na pós-produção, foram utilizados dois dos programas da Adobe, o Adobe Premiere Pro CC 2015 e o Adobe After Effects CC 2015. O processo de edição foi realizado em conjunto com um contribuinte do grupo, "Deymon", que trocou experiências e deu assistência em todo processo de edição. A sincronização entre a música e a imagem é fundamental na linguagem cinética, de acordo com Burch (1973): "Parece-nos evidente que a dialética fundamental do cinema, e que, pelo menos empiricamente, subentende todas as outras, é a que opõe e liga o som à imagem" (BURCH, 1973, p. 111). Essa ligação entre som e imagem se faz ainda mais necessária na produção de um videoclipe. A música e o vídeo têm uma constante ligação, que foi trabalhada na edição de acordo com a faixa de áudio. Um dos recursos para deixar harmônico e sincronizado foi o uso de um pequeno zoom na imagem e trocas leves de cores na temperatura de cor. Os erros aparentes no vídeo são compensados com técnicas de edição para distração, como o uso de caracteres descendo horizontalmente pela imagem nas trocas de locações. As intervenções gráficas de palavras e grafismos em animação que aparecem no videoclipe, além de um artifício de linguagem que cria uma identificação estética com o público jovem, têm o objetivo de enfatizar o conteúdo da música, contribuindo ainda mais para a apreensão da mensagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do videoclipe surgiu como uma demanda de trabalho de conclusão da disciplina Captura de Vídeo em HDSLR e Edição, orientada pelo Prof. Me. Luis Carlos de Lima Pacheco. Foi o resultado prático e experimental do estudo de linguagens e processos de produção de vídeo da disciplina, além de ter envolvido todo o conhecimento adquirido ao longo do Curso Superior Tecnológico de Fotografia. O processo correspondeu à pré-produção, à produção, até culminar na pós-produção. Na pré-produção, estudamos os processos criativos. Segundo Comparato (1995), "existem seis campos, nos quais, presumivelmente, encontramos alguma ideia. São eles: ideia selecionada, ideia verbalizada, ideia lida (for free), ideia transformada, ideia solicitada e ideia procurada." (COMPARATO, 1995, p. 81). O videoclipe surgiu de uma "ideia solicitada", de acordo com a demanda da disciplina e das necessidades da banda. Foi desenvolvida a sinopse a partir de conversas com a banda para a construção completa do briefing, que dizia todos os objetivos e desejos a serem atingidos com o resultado final. Depois foi realizado o argumento como resultado mais detalhado das intenções da banda para o videoclipe. Foi desenvolvido então o roteiro do videoclipe  um instrumento de referência utilizado durante toda a produção. Nessa etapa do processo, também foram definidas as locações e todo o plano de gravações, com a ajuda de um instrumento chamado espelho de produção. Na etapa da produção, resolvemos dar início às gravações, que foram em poucas locações, e sem muito sacrifício. Foi utilizado um playback da música para assegurar o sincronismo do áudio na edição. A performance do protagonista foi captada através de vários planos e ângulos previstos no plano de gravação. A luz natural contribuiu para o êxito das filmagens. Após o término das gravações, obtivemos cerca de 12 minutos de imagens, para ter uma gama de possibilidades muito mais abrangente na hora da edição. Para a pós-produção, fizemos a decupagem dos melhores takes e colocamos em processo de edição no Adobe Premiere Pro CC 2015. Os cortes e os pequenos efeitos mais leves foram realizados nesse software. Logo em seguida, exportamos e encaminhamos o vídeo ao Adobe After Effects CC 2015, para dar início ao processo de desenhos gráficos frame por frame, técnica denominada "Motion". Com todo processo realizado, o vídeo ainda sofreu interferências de imagens passando pela tela, verticalmente, e pequenos zooms de acordo com as faixas de áudio, e mudanças de exposição, para que pudesse dar uma ideia de sincronização perfeita. Terminado o projeto, exportamos e fizemos o upload no Youtube, como melhor media de veiculação para o nosso público alvo. O resultado final foi um videoclipe atrativo, que valoriza a mensagem comunicada pela música através de uma linguagem contemporânea adequada ao público jovem a que se destina. Todo o processo produtivo se deu como um aprendizado, como exercício prático e experimental dos conteúdos estudados na disciplina e em todo o curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Levando em consideração que o audiovisual é essencial como forma de comunicação atualmente, o clipe foi feito com ênfase na clareza de transmissão de ideias, que foram muito aceitas e bem interpretadas pelo público de mais de meio milhão de pessoas. Podemos concluir que a esperança vai além do sentido da palavra, tomando proporções inesperadas, como aconteceu na quantidade de pessoas que visualizaram o videoclipe. Os feedbacks de diversas pessoas nas redes sociais demonstram que o trabalho está atingindo o seu objetivo de despertar a reflexão em torno dos temas levantados pela música e motivar a realização dos sonhos de maneira criativa. O processo realizado para a produção do videoclipe se desenvolveu num clima colaborativo de aprendizado, em prol da comunicação de conteúdos relevantes para a juventude atual. Foi um exercício de experimentação que contribuiu para o desenvolvimento de técnicas de comunicação audiovisual importantes na formação profissional. A linguagem do videoclipe é indispensável para uma comunicação eficiente direcionada a um público jovem na contemporaneidade. Hoje é imprescindível a criação de ambientes educativos e comunicativos de produção que permitam aos jovens experimentar e expressar sentimentos e conteúdos que considerem importantes através da linguagem audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BURCH, Noël. Praxis no cinema. Lisboa: Editora Estampa, 1973.<br><br>COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.<br><br>RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Senac, 2006.<br><br> </td></tr></table></body></html>