|
INSCRIÇÃO: | 01519 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO06 |
|
TÍTULO: | FALA TU - Solte a sua voz |
|
AUTORES: | Maria Isabel Magnavita Rios (Faculdade Anísio Teixeira); Sara Silva dos Santos (Faculdade Anísio Teixeira); Maiane dos Santos Pereira (Faculdade Anísio Teixeira); Daniela Costa Ribeiro (Faculdade Anísio Teixeira) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Fala Tu, jornalismo, mídias digitais, jornalismo comunitário, |
|
RESUMO |
O Fala Tu é um projeto criado com o objetivo de discutir temas que não são tão pautados pela grande mídia e dar voz a quem foi silenciado. A plataforma escolhida para hospedar esses ideais foi uma fanpage no Facebook, com o intuito de facilitar a comunicação e interação com o público alvo do projeto: jovem adulto. A partir desse projeto foram produzidos vídeos, reportagens, depoimentos com produção e edição dos próprios estudantes. Uma das principais temáticas abordadas, foi a desconstrução do machismo e a violência contra a mulher, inspirada em uma manifestação que ocorreu em maio de 2016 em Feira de Santana-BA. |
|
INTRODUÇÃO |
Com a presença maciça das pessoas na internet e as novas mídias, o contexto de comunicação vem mudando. O jornalismo segue uma forma estrutural, por isso utilizamos o Fala Tu para descentralizar alguns padrões baseados em comportamentos, circunstâncias, interação e relevância dos temas abordados. Oferecendo diversos recursos de interação, descobertas e conhecimentos para aqueles que utilizam e desenvolvem atividades no mundo virtual. Para Pierre Lévy, "As tecnologias digitais surgiram, então, como a infra-estrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento." (1999, p.32). Nesse contexto que se insere o Fala Tu, um portal que produz conteúdo para quem quer se encontrar nos assuntos pautados. Isso só é possibilitado pelo ciberespaço no qual os elementos da comunicação EMISSOR - MENSAGEM - RECEPTOR, se misturam e deixam predefinições de lado. A partir desse ciberespaço, tornou-se mais viável a propagação de informação e a socialização por meios virtuais. O espaço físico deu lugar para o espaço virtual, diminuindo as distâncias e conectando o usuário com as mídias digitais com apenas um clique. Segundo André Lemos, " O ciberespaço representa um tipo de objetivação técnica do espaço de significação comum da humanidade, uma atualização do espaço virtual da linguagem e da cultura. Vemos, por exemplo, essa objetivação técnica na proliferação de imagens, músicas, blogs e outras formas de produção cultural típicas da sociedade contemporânea." (2010, p.201) Enxergamos a oportunidade de disseminar informação para a sociedade através de vídeos curtos, gravados com o celular ou com o que tiver à disposição, para falar sobre temas que pautam o dia a dia das pessoas, mas que não recebem o devido foco através dos veículos de comunicação, trazendo questões para o centro das discussões. |
|
OBJETIVO |
O trabalho apresentado tem como objetivo informar e propor reflexão sobre a introdução das novas mídias sociais digitais no ambiente da comunicação jornalística, assim como aplicar conceitos relacionados ao jornalismo comunitário, dando voz às "minorias" que não são representadas efetivamente nas mídias tradicionais. Mantendo assim o jornalismo atualizado e dinâmico de maneira que o público não o considere monótono. São diversas as formas de atuação dessas mídias, criando assim um amplo cenário para a adaptação do jornalismo, fazendo surgir uma nova interação entre jornalista e leitor, onde o feedback é instantâneo. O principal condutor dessa relação é a tecnologia, fator principal para o nascimento de um novo jornalismo. O trabalho aborda sobre o perfil de um projeto que começou em sala de aula, e foi ganhando forma no decorrer das unidades e também do semestre subsequente, dando visibilidade e oportunidade para os alunos colocar em prática, todas as teorias que fazem parte dos ensinamentos. · Planejamento e roteirização dos assuntos que são abordados nos vídeos · Criação de conteúdos voltados para as mídias digitais · Produção e edição em multimidia · Abordar temáticas não pontuais nas mídias tradicionais · Aproximar-se do público alvo através da 'linguagem virtual' · Informar e instigar o senso crítico através de abordagens mais informais |
|
JUSTIFICATIVA |
O projeto Fala Tu, por ser uma proposta voltada para o jornalismo cultural e digital, discute temas que não estão inseridos cotidianamente na agenda midiática, possibilitando que a sociedade paute temas e estabeleça um vínculo entre comunicação e sociedade, voltados aos interesses sociais e públicos. Ângela Marques e Heloiza Matos, citam que "A comunicação comunitária e alternativa, entendida como comunicação dos movimentos sociais, pensada em sentido geral [...] reposiciona-se na sociedade brasileira cumprindo importante papel na democratização da comunicação e da sociedade" (2011, p.162). Dar voz à sociedade é um dos propósitos do Fala Tu, um meio interativo que pauta o papel social do jornalismo, contribuindo na participação e transformação do meio social que o indivíduo está inserido. Essa mídia digital, então, além de informar, mostra como o jornalismo tem o papel imprescindível na construção de um espaço público. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Inicialmente nos reunimos na faculdade para discutir possíveis temas e abordagens para a fanpage, elaborando pautas atemporais. Utilizamos métodos para nos aproximar do público, como: 뜀 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 最攀爀愀氀
· Linguagem nas legendas dos vídeos 뜀 吀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀
· Vídeos curtos 뜀 倀漀猀琀猀 挀甀爀琀漀猀
· Roteirização dos vídeos 뜀 䌀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀
· Composição de cena com celular뜀 䔀搀椀漀 搀漀猀 瘀搀攀漀猀
· Produção de matérias escritas e audiovisuais
O material produzido foi publicado na fanpage do Fala Tu. Para acessar todo o conteúdo elaborado, utilize o link: https://www.facebook.com/Fala-Tu-1537408503215846
|
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Os produtos inscritos para o Expocom, foram desenvolvidos ao longo do semestre 2016.1, utilizando como meio de divulgação a fanpage do Facebook. A série de vídeos em destaque figura uma reportagem, na qual teve início com uma manifestação a favor da vida das mulheres e contra a cultura do estupro, promovida pela Organização Olga Benário, em um dos principais cruzamentos da cidade de Feira de Santana.
A manifestação foi divulgada através das redes sociais logo após um caso de estupro coletivo de grande repercussão no Brasil. Vídeos de uma jovem de 16 anos sendo estuprada por 30 homens,em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram divulgados e geraram comoção nacional.
A partir dessa discussão foram iniciados inúmeros debates, inclusive na grande mídia, sobre cultura do estupro, machismo, violência contra a mulher e preconceito de gênero. Por isso o Fala Tu compareceu à manifestação e colheu depoimentos de mulheres que relataram suas vivências e evidenciaram a relevância do debate para modificar uma sociedade que é historicamente machista.
Os depoimentos foram gravados de forma experimental pela câmera do celular,e editados com auxílio de aplicativos. Após a divulgação dos depoimentos os vídeos começaram a repercutir, fazendo com que continuássemos a abordagem do tema.
A partir desse momento iniciamos uma grande pesquisa sobre o machismo e como ele poderia ser desconstruído, chegamos então à conclusão de que a única solução viável é, e sempre será, a educação.
Desde pequenas as crianças, meninas, são objetificadas e estigmatizadas como frágeis, ‘inferiores’; sofrem desde sempre com o preconceito e o medo. Os dados estatísticos comprovam isto e assustam cada vez mais:
·Um levantamento realizado pelo IPEA em 2014 aponta que 24,1% dos agressores das crianças são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima;뜀㐀㠀─ 搀漀猀 愀猀猀搀椀漀猀 猀漀 瘀攀爀戀愀椀猀 攀 㘀㠀─ 搀攀氀攀猀 漀挀漀爀爀攀洀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 猀椀琀攀 吀栀椀渀欀 伀氀最愀㬀
·O Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinatos de mulheres por razões de gênero, o feminicídio, afirma a ONU Mulheres;뜀㜀㠀─ 搀愀猀 樀漀瘀攀渀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 爀攀氀愀琀愀洀 樀 琀攀爀 猀漀昀爀椀搀漀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 愀猀猀搀椀漀 挀漀洀漀 挀愀渀琀愀搀愀 漀昀攀渀猀椀瘀愀Ⰰ 愀戀漀爀搀愀最攀洀 瘀椀漀氀攀渀琀愀 渀愀 戀愀氀愀搀愀 攀 猀攀爀 戀攀椀樀愀搀愀 昀漀爀愀⸀ 吀爀猀 攀洀 挀愀搀愀 搀攀稀 最愀爀漀琀愀猀 搀椀稀攀洀 琀攀爀 猀椀搀漀 愀猀猀攀搀椀愀搀愀猀 昀椀猀椀挀愀洀攀渀琀攀 渀漀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀椀稀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䄀瘀漀渀 攀 䐀愀琀愀 倀漀瀀甀氀愀爀⸀
Temas como esses precisam de representantes, porque representatividade importa e salva vidas; e nós queremos fazer parte disso. O Fala Tu é voz, então para concretizar nosso posicionamento, criamos um ‘programa’ especial intitulado ‘Desconstrução do machismo através da educação’ com informações e dados estatísticos sobre o machismo, assim como desmistificamos a cultura do estupro, que é tão negada no Brasil.
A Plataforma de divulgação dos vídeos foi o Facebook, mas utilizamos o YouTube como suporte para melhor visualização do trabalho no Expocom.
Link da Fanpage: 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀䘀愀氀愀ⴀ吀甀ⴀ㔀㌀㜀㐀 㠀㔀 ㌀㈀㔀㠀㐀㘀
䰀椀渀欀 漀爀椀最椀渀愀氀 ⴀ 䐀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 䴀愀爀挀攀氀愀 倀爀攀猀琀Ⰰ 䐀漀甀氀愀 ⴀ 匀漀昀爀攀甀 嘀椀漀氀渀挀椀愀 伀戀猀琀琀爀椀挀愀
https://www.facebook.com/1537408503215846/videos/1620865724870123/夀漀甀琀甀戀攀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀礀漀甀琀甀⸀戀攀⼀䤀礀焀䠀椀嘀㠀猀㐀漀
䰀椀渀欀 漀爀椀最椀渀愀氀 ⴀ 䴀漀洀攀渀琀漀猀 搀愀 䴀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 愀 䘀愀瘀漀爀 搀愀 嘀椀搀愀 搀愀猀 䴀甀氀栀攀爀攀猀
https://www.facebook.com/1537408503215846/videos/1620511721572190/
Link original - Desconstrução do Machismo Através da Educação 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀㔀㌀㜀㐀 㠀㔀 ㌀㈀㔀㠀㐀㘀⼀瘀椀搀攀漀猀⼀㘀㈀㠀㠀㘀㔀㠀㠀 ㌀㜀 ⼀
YouTube: https://youtu.be/gQLQxor4QUY
Link - Fernanda Larissa, representante do Movimento de Mulheres Olga Benário 夀漀甀吀甀戀攀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀唀焀䜀欀刀昀最㠀猀倀䔀
|
|
CONSIDERAÇÕES |
O trabalho mostrou como se deu o surgimento do projeto Fala Tu, voltado para as mídias digitais, e também dos vídeos produzidos ao longo do curso realizado por alunos do curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo, da Faculdade Anísio Teixeira.
O projeto serviu para unirmos os assuntos trabalhados em sala de aula e colocarmos em prática na fanpage do Fala Tu, através de vídeos documentários. A partir da disciplina Jornalismo Comunitário, com a utilização de textos, vídeos, livros utilizados na sala de aula e também discussões promovidas a partir do que foi estudado, os alunos puderam se preparar para a produção dos materiais que foram veiculados nas redes sociais.
A criação do Fala Tu foi uma oportunidade enriquecedora para os discentes, desde o planejamento do projeto, passando pela execução, até a utilização dele, servindo como auxílio tanto para a disciplina de Jornalismo Comunitário quanto para as demais. Aproveitando as ferramentas tecnológicas, o projeto foi e está sendo uma forma de pôr em prática e divulgar os trabalhos acadêmicos, capacitando os alunos para o mercado de trabalho e estimulando os mesmo para a realização de mais projetos dessa vertente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀준嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䌀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀⸀㌀㐀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀⸀㬀 䰀준嘀夀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 伀 昀甀琀甀爀漀 搀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀㨀 攀洀 搀椀爀攀漀 愀 甀洀愀 挀椀戀攀爀搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀甀氀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀儀唀䔀匀Ⰰ 渀最攀氀愀㬀 䴀䄀吀伀匀Ⰰ 䠀攀氀漀椀稀愀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀㨀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 搀攀氀椀戀攀爀愀漀 瀀切戀氀椀挀愀⸀ ⴀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀攀爀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|