ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01536</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp; SITe : Explorando Experiências e Aprendizados em Sociedade de Informação e Tecnologias</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;VIRNA MARIA BENEVIDES ALVES (Universidade de Fortaleza); Gustavo Nery Dutra Guedes (Universidade de Fortaleza); Alessandra Oliveira Araújo (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Blog, Experiência , Sociabilidade, Sociedade da Informação, Tecnologia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog SITe é uma atividade permanente da disciplina de Sociedade de Informação e Tecnologias, é administrado pelos monitores e tem o objetivo de ser um espaço de socialização das reflexões da disciplina, disponibilizando artigos produzidos pelos alunos, verbetes com pesquisas sobre termos usados na disciplina e relatos da relação que os estudantes fazem entre os textos e suas vivências diárias em seus bairros, em seus lugares de passagem e com as pessoas que cruzam seus caminhos. Temos, assim, um blog que tem como proposta reverberar a nossa experiência de descoberta na disciplina, nos proporcionando ser autores do nosso próprio conhecimento e nos instigando a reagir aos conteúdos apresentados por autores como Deleuze, Didi-Huberman e Latour com fotos, vídeos, crônicas, artigos e poesias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog SITe surgiu em 2010 como uma atividade dos monitores da disciplina de Sociedade de Informação e Tecnologias, o objetivo inicial era falar sobre alguns termos novos que encontrávamos nos textos e criar verbetes com a explicação deles para usarmos como glossário e também para contribuir com os leitores do blog e os estudantes das turmas posteriores. Ao longo dos semestres, o blog foi passando de administração para os novos monitores da disciplina e ganhando novos usos. Em 2016, período em que fomos monitores, fizemos alterações no layout e dividimos as postagens em  verbetes ,  relatos e  trabalhos , também passamos a usar mais frequentemente o blog para socializarmos os debates que tínhamos com os textos, os artigos que produzimos e sobretudo como as discussões em sala transformaram a forma como víamos os meios de comunicação, a cidade, os transeuntes e a arte urbana. No presente trabalho realizado pelo blog SITe, as postagens são escritas essencialmente por alunos, permitindo a produção dinâmica de conteúdo relacionado à debates teóricos, visto que a disciplina trabalha temas como a sociabilização, a construção de redes e as novas relações com o espaço real/virtual sob a perspectiva de diferentes autores, como Deleuze, Didi-Huberman, Latour, Manuel Castells e Zygmunt Bauman.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A principal proposta do blog SITe é trazer experiências para a sala de aula que só são possíveis por meio da imersão no conhecimento e da interação feita com diferentes dinâmicas, para os alunos atuais e futuros da disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologias (Código H837) do curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza. Um dos objetivos relevantes do blog quanto à sua utilização acadêmica é incentivar a produção e divulgação de estudos com caráter científico construídos pelos estudantes, como aqui citado previamente. A navegação da página é pensada para facilitar a busca por termos relacionados aos temas que abrangem a matéria da disciplina, sendo possível visualizar uma lista de trabalhos acadêmicos produzidos para o blog, assim como uma considerável quantia de verbetes ligados à sociedade de informação e suas definições. Também objetiva trazer novas noções de participação e integração ao incentivar a produção colaborativa de conteúdos, indo muito além do que é proposto pelo professor e trazendo assuntos relevantes e cotidianos para o espaço digital. Nesta metodologia de ensino, as postagens tornam-se material didático da disciplina, pois é a partir delas que os estudantes entram em contato com os temas em discussão e tornam-se produtores de conhecimento a partir de suas perspectivas. Outro intuito do blog é servir como uma opção de pesquisa àqueles que buscam conhecimento de assuntos que abrangem a disciplina. Listando trabalhos realizados pelos próprios alunos e uma extensa quantidade de verbetes e suas definições, o SITe visa cumprir com sua proposta de disseminar novos conhecimentos e facilitar aprendizados, atraindo também a participação, por meio de comentários, visualizações e compartilhamentos, de interessados externos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O blog SITe foi concebido sob a perspectiva de trazer experiências interativas que envolvam temas abordados na disciplina, utilizando-se de plataformas digitais no auxílio da compreensão desses conteúdos. Como futuros comunicadores sociais, os graduandos são incentivados a exercer um contato maior com ferramentas tecnológicas tão necessárias no cotidiano contemporâneo para a expressão de informações. "A implementação das novas tecnologias na educação está criando espaço de apropriação significativa das mesmas. [...] Com a incursão das tecnologias no âmbito docente, o centro do saber, pelo menos o que se considera legítimo, deixa de ser os centros educativos, que têm sido questionados, e passa a apontar como saída possível a modificação das estratégias de ensino com as novas propostas didáticas."(ROSA, ISLAS, 2009, p. 169) A iniciativa de trazer à sala de aula conteúdos que conversam e desfrutam da tecnologia é uma abordagem que segue o questionamento:  Por que não inovar a maneira de lecionar? . Por tratar-se de uma disciplina que remete ao fluxo informacional e à inteligência tecnológica, a atualização do blog propõe e estimula um viés prático do conteúdo apresentado, pois a melhor maneira de entender os conceitos é apropriando-se deles. Nisto, a aplicação da convergência de mídias, redes e interfaces e a manifestação pessoal do argumento assimilado ganham uma esfera perfeita sob esta plataforma. A ideia é fazer dos alunos, personagens das suas próprias histórias de conhecimento, incentivando a atuação da turma e praticando o exercício de empoderamento da experiência. Demolir as distâncias entre teoria e prática faz desses alunos, indivíduos mais engajados nas causas humanas, sociais e científicas abordadas pela disciplina. Larrosa (2002) fala de uma experiência que atravessa; que modifica o ser humano; que não necessariamente tem relação com o acesso às informações da qual estamos tão expostos. O sujeito da informação contemporâneo sabe de muitas coisas, tem opiniões diversas, procura muitos  conhecimentos , mas com esse desespero faminto por informação, acaba fazendo com que nada lhe aconteça. E para se ter uma experiência, coisas precisam acontecer e ser vetores de transformação. "A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece (...) Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara (...) O sujeito da informação sabe muitas coisas, passa seu tempo buscando informação, o que mais o preocupa é não ter bastante informação; cada vez sabe mais, cada vez está melhor informado, porém, com essa obsessão pela informação e pelo saber (mas saber não no sentido de  sabedoria , mas no sentido de  estar informado ), o que consegue é que nada lhe aconteça. A primeira coisa que gostaria de dizer sobre a experiência é que é necessário separá-la da informação" (LARROSA BONDÍA, 2002, p. 21-22). O intuito de utilizar o blog SITe nessa disciplina é fazer com que os alunos tenham, dentro e fora das salas de aula, uma experiência inspiradora e provocativa, que os façam deslocar das suas zonas de conforto e se questionarem mais acerca dos conteúdos abordados. A construção do blog SITe valoriza a reflexão, percepção e expressão dos alunos. Sua existência é importante por permitir a elaboração de um conteúdo autêntico e que dá voz aos estudantes e sua compreensão daquilo que é discutido no âmbito estudantil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração do blog SITe e de suas postagens é utilizada a plataforma Blogger, ferramenta da empresa Google que é uma das mais antigas a ter a produção de blogs como objetivo, além de estar integrada às demais ferramentas da empresa (como YouTube e Google+), ser disponibilizada de forma gratuita e possibilitar o fácil acesso por parte dos estudantes da disciplina, além da produção e edição coletiva de textos e arquivos. Sobre a importância do Blogger para a disseminação e evolução dos blogs, ROSA e ISLAS afirmam:  Pitas e Blogger contribuíram para incrementar o número de blogueiros, ampliando, portanto, as possibilidades expressivas de um novo ambiente de comunicações que se desenvolve rapidamente na internet: a blogosfera (ROSA, ISLAS, 2009, p. 166) A organização visual do blog da disciplina teve como foco o movimento minimalista em voga durante a década de 1950, que destaca  trabalhos com linhas decididas, numa gestalt extremamente forte, ausência de adornos e qualquer informação supérflua para a pura apreciação de determinada obra (FERREIRA, 2008, p. 3). A escolha desta corrente de design, realizada por um dos ex-alunos da disciplina de Sociedade da Informação, do curso de Publicidade & Propaganda, Júlio Rodrigues, durante seu período de colaboração com o blog SITe, deu-se no intuito de priorizar maximamente o conteúdo produzido pelos estudantes para as postagens, proporcionando liberdade para que decidissem a respeito das mídias que compõem o aspecto visual de suas produções. O layout é, portanto, intencionalmente neutro; simples e direto, trazendo toda a atenção visual para as postagens, com seus vídeos, imagens e mancha textual. O blog, a partir desta decisão de manter-se mínimo visualmente em seu template, torna-se um reflexo da identidade dos alunos que nele colaboram, ganhando novos ares de tempos em tempos com a renovação de seu conteúdo por novos colaboradores, uma consequência do fluxo de formação de novas turmas. A tipografia aplicada nas informações textuais têm como objetivo estabelecer harmonia com os elementos visuais e os blocos de caracteres escritos, favorecendo também à leitura confortável. Com ausência de serifas, a escolha da família tipográfica utilizada deu-se também por sua otimização adequada para web e dispositivos móveis, o que fortalece a temática construída na disciplina sobre o uso de novas interfaces, mídias e dispositivos. O resultado visual alcançado aproxima-se da proposta de sofisticação atrelada ao imaginário das tecnologias, atendendo também à proposta de parágrafos curtos nas postagens e de formatação justificada, o que tende a tornar a assimilação do conteúdo fácil e agradável, além da navegação fácil e intuitiva. O blog SITe tem seu conteúdo administrado pelos monitores da disciplina que o nomeia. Além de criar seus próprios conteúdos, eles são responsáveis por editar, sugerir e auxiliar os alunos na elaboração de suas postagens, mantendo também um padrão organizacional que garante o aspecto uniforme do blog e sua fluidez de conteúdos. Atendendo à modalidade de pesquisas, que são um aspecto importante dentro dos objetivos do blog, todos os posts são dispostos em uma barra lateral, podendo ser localizados a partir de sua data de publicação ou temática. Há também um bloco de destaque aos textos mais populares, localizado na área direita do blog.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os principais temas abordados pelo blog SITe são a tecnologia, a sociabilidade e as relações do indivíduo no espaço real versus o virtual. Como discutido por Foschini e Taddei (2006, p.20), a própria web pode tornar-se tema de uma infinidade de blogs, visto que inovações tecnológicas interessam a uma grande quantidade de pessoas. Dentro desta proposta, o nosso blog divide-se principalmente em três seções:  Verbetes , onde os alunos apresentam e explicam termos relacionados à tecnologia na contemporaneidade, constituindo um glossário que reúne percepções acerca dos temas;  Relatos , uma área destinada à crônicas pessoais que encontram relação com os assuntos discutidos em sala de aula;  Trabalhos , espaço dedicado à divulgação de pesquisas e resumos realizados durante a disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologias, criado para valorizar a produção acadêmica. As seções em questão, assim como outras postagens realizadas no blog, seguem a dinâmica da Web 2.0, explicada por Bruno (2004, p. 125), em um processo de geração de conteúdos pela participação de usuários. O blog SITe é essencialmente colaborativo, de forma que a participação dos estudantes, assim como a repercussão do que escrevem, é o mote de sua existência. As postagens buscam seguir a convergência de mídias proposta por Jenkins (2009), ao contemplarem a possibilidade de união entre textos, imagens, vídeos, links e outros conteúdos. O feed do SITe pode ser atualizado de formas diversas; algumas postagens, por exemplo, já apresentaram listas de conteúdo audiovisual e literário relacionado aos debates da disciplina. A imensa quantidade de produtos que abordam os temas presentes no blog permite, inclusive, que os alunos expressem seu potencial crítico na elaboração de resenhas, baseando seus argumentos naquilo que é estudado em sala de aula. Há também a divulgação de conteúdo informativo e de pesquisas, em postagens que geralmente enquadram-se nas seções  Verbetes e  Trabalhos , e que servem como contribuição no apuramento e aprendizado de conceitos acadêmicos. Por conferir total liberdade de participação aos estudantes, o blog SITe não possui dias específicos para manter a periodicidade em suas publicações. No entanto, por ser uma ferramenta pedagógica, está diretamente relacionado com as atividades da disciplina e com o cotidiano dos alunos e monitores, sendo atualizado com a frequência necessária para permanecer atual e relevante. A prova disso está na quantidade relativamente alta de visualizações, que costumam aproximar-se de cem por dia e duas mil por mês.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O blog SITe, ao ser atualizado por alunos de diversas turmas da disciplina de Sociedade da Informação e Tecnologias, proporciona frequentemente um diálogo entre graduandos e os conceitos abordados em sala de aula, derrubando paredes entre mundo e Universidade, já que está disponível na internet, e favorecendo a interação de teoria e prática, interação essa que acontece que com maior intensidade ao ser vivida pelo aluno de forma transformadora e autônoma, capaz de metamorfosear as relações entre conteúdo e vida real, como é o objetivo principal da dinâmica proporcionada pelo blog. Dinamizando a forma de aprendizagem por meio da plataforma, ficou claro o maior interesse por parte dos alunos nos conteúdos da disciplina, já que são capazes de relacioná-los com assuntos atuais e vigentes, possibilitando a associação de teoria e realidade, e assim sinergizando e aproximando comunicadores sociais e assuntos pertinentes às novas sociabilidades. Para um estudante da disciplina, é relevante participar do processo que desenvolveu o SITe por possibilitar a criação de uma ferramenta que subsidia pesquisas acerca de diversos conceitos, em diversos locais e de forma atual, além de proporcionar aos alunos da comunicação uma plataforma que protagoniza seus saberes e suas perspectivas. O blog SITe tem a intenção de perdurar por entre os anos e as gerações tão moventes e mutáveis de estudantes da Comunicação Social, acompanhando as novas tecnologias e as novas interpretações do meio social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013. Disponível em: <https://ecomig2014.files.wordpress.com/2014/08/20-01_mc3a1quinas-de-ver-modos-de-ser_internet.pdf>. Acesso em: 19 de maio de 2016.<br><br>CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.<br><br>DEUZE, M. O jornalismo e os novos meios de Comunicação Social. Comunicação e Sociedade, v. 9, n. 10, p. 15-37, 2006. Disponível em: <http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1152/1095>. Acesso em: 19 de maio de 2016.<br><br>FERREIRA, Eduardo Camillo Kasparevicis. Minimalismo, design minimalista, e suas influências. São Paulo: UNICAMP, 2008. 22p. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/design%20de%20lumin%E1rias/minimalismo_design_minimalista_e_suas_influencias.pdf>. Acesso em: 22 de maio de 2016.<br><br>FOSCHINI, Ana Carmen; TADDEI, Roberto Romano. Coleção Conquiste a Rede: Blog. Disponível em: <https://pt.globalvoices.org/wp-content/uploads/2007/08/conquiste_a_rede_blog.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2016.<br><br>JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n.19 jan/fev/mar/abr, 2002, p. 20-28.<br><br>OLIVEIRA, R.M.C. Ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade. In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra Portella (Org.). Blog.com: estudo sobre blog e Comunicação. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/libros/libros/blogfinal.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2016.<br><br>ROSA, Helaine Abreu; ISLAS, Octávio. Contribuição dos blogs e avanços tecnológicos na melhoria da educação. In: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra Portella (Org.). Blog.com: estudo sobre blog e Comunicação. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/libros/libros/blogfinal.pdf>. Acesso em: 20 de maio de 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>