ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01548</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Wilson Bezerra: gigante do rádio, gigante dos estádios</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;José Lafaete Alves Vaz (Centro Universitário do Vale do Ipojuca); Mavian da Cruz Barbosa (Centro Universitário do Vale do Ipojuca)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Wilson Bezerra, website, comunicação, futebol, Caruaru</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="margin-bottom: 0.28cm; line-height: 100%" align="justify"><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Este trabalho apresenta o website jornalístico  Wilson Bezerra: Gigante do Rádio, Gigante dos Estádios (www.gigantedosestadios.com), cujo objetivo é homenagear o narrador e radialista caruaruense Wilson Bezerra. O projeto também procura valorizar a crônica esportiva de Caruaru e mostrar a importância do seu trabalho para a comunicação local e de Pernambuco, além de explorar a utilização de conteúdos multimídias. Trata-se da produção do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (DeVry/Unifavip).</font></font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"><font size="3"><font face="Times New Roman, serif">O trabalho intitulado  Wilson Bezerra: Gigante do Rádio, Gigante dos Estádios (www.gigantedosestadios.com) trata-se de um website que retrata traços da carreira do narrador e radialista caruaruense Wilson Bezerra. Ao longo da produção, foram colhidos depoimentos do próprio homenageado e também de familiares dele e de colegas de trabalho. Esse relatório procura detalhar todo o processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) exigido pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (DeVry/Unifavip), no último semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo.<br><br>Wilson Bezerra, de 61 anos, é um dos grandes expoentes da crônica esportiva da cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco e se destacou em todas as rádios por onde trabalhou, como a Rádio Liberdade, Rádio Difusora (hoje Rádio Jornal), Rádio Cultura e Rádio Metropolitana, onde atualmente comanda a equipe esportiva. São 36 anos de carreira, começando como setorista e logo tornando-se narrador, algo que o mesmo considera  dom divino . <br><br>Para acolher tamanha história, o projeto se utiliza do jornalismo online que hoje é uma das principais fontes de informação da população, não apenas no mundo esportivo. É uma das únicas formas de produzir conteúdo e abarcar todas as sensações, é a maneira de proporcionar uma experiência completa para o usuário, por isso, optamos pela criação de um website. O website quer atingir vários pontos e sensações, como aponta Santaella (2004), quando estabelece que a informação multimídia é aquela  marcada pela hibridização de linguagens, processos signíficos, códigos e mídias (p.45).</font></font><br></td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.35cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Este relatório busca apresentar como se deu a construção do TCC  Wilson Bezerra: Gigante do Rádio, Gigante dos Estádios , desde a concepção da ideia, até a conclusão, contendo a orientação do professor Rodrigo Apolinário. O website detalha alguns momentos da carreira do narrador e radialista Wilson Bezerra com o intuito de homenageá-lo e procura valorizar os atores da crônica esportiva de Caruaru, além de mostrar a sua importância para a comunicação local e estadual. O trabalho também tem o objetivo de servir de auxílio para futuras produções de alunos de graduandos, tanto para assuntos relacionados ao rádio e a crônica esportiva, como para trabalhos que utilizem a plataforma digital e explorem a utilização dos conteúdos multimídias.</font></font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Um dos maiores representantes da narração esportiva do rádio pernambucano é Wilson Bezerra, por isso ficou conhecido popularmente como o  Gigante dos Estádios . Wilson também é conhecido como  O maior grito de gol do Brasil e  O locutor de seis Copas do Mundo , apelidos conferidos pelos ouvintes. Trabalhou em três grandes emissoras de rádio de Caruaru: Liberdade, Cultura e Difusora (hoje Rádio Jornal). Atualmente, é narrador e apresentador da Rádio Metropolitana FM. Desta forma, o trabalho tem um alto valor pessoal para os autores, e seu valor se estende em forma de homenagem também a todos que fazem o rádio esportivo. </font></font> </p> <p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%" align="justify">&nbsp;<font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Como o jornalismo se desenvolve cada vez mais na internet, optamos por construir um website, alimentado com conteúdos multimídia (áudio, texto, foto e vídeo). Desta forma, o internauta é quem deve escolher que caminho seguir, como aponta Manovich (2001).</font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%" align="justify"><a name="_GoBack"></a> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Pretendemos com este website valorizar a história do rádio em um formato inovador. Não encontramos nenhum website biográfico sobre um narrador esportivo e suas histórias contadas por ele ou por torcedores fanáticos e admiradores. Além do site (contendo podcasts, reportagens, imagens de arquivo e narrações), criamos páginas no Facebook e no Instagram para conseguirmos um maior alcance para divulgação, e canais no Youtube (para adicionarmos os vídeos) e no SoundCloud (para disponibilizar os podcasts e as narrações).</font></font><font color="#ff0000"> </font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">A escolha por um produto midiático na internet se deu também pelo tempo de duração e pelo fácil acesso da comunidade ao trabalho. Assim, sempre que for possível, o trabalho poderá ser consultado. E, futuramente, também poderá ser usado para homenagear outros membros da crônica esportiva, sendo referência para o meio.</font></font></p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Sendo assim, no contexto de produção deste trabalho, percebe-se que as grandes transformações enfrentadas pelo jornalismo nos últimos anos fizeram com que os veículos não estivessem apenas em um único suporte. Na internet, o conteúdo pode ser produzido unindo formatos midiáticos diferentes em uma única reportagem. No livro  Cultura da Convergência ,</font></font> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Jenkins (2008) explora os múltiplos conteúdos existentes na internet, observando as mudanças na forma de se fazer jornalismo e de como o material é recebido pelo internauta, que neste sentido pode ser, ao mesmo tempo leitor, ouvinte e telespectador. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Com a convergência das mídias, o usuário deixou de ser apenas um mero espectador e passou a criticar e contribuir com o conteúdo jornalístico. Os comentários nas publicações e as novas formas de interação permitem uma maior participação dos internautas, atitudes que pretendemos usufruir no desenvolvimento do website.</font></font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Durante os meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2016, foram coletados depoimentos de Wilson Bezerra e de pessoas importantes para sua vida em formato de vídeo e áudio, com câmeras e gravadores disponibilizados pelo Unifavip/DeVry. Os vídeos foram colocados em uma galeria dentro do site e os áudios serviram para uma galeria de podcasts</font></font><font color="#ff0000"><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"> </font></font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">e também para integrar as matérias escritas. Para as entrevistas, foi escolhido realizar conversas informais, procurando deixar o conteúdo mais natural.</font></font></p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">As conversas foram guiadas pelos autores do trabalho. Os locais de gravação variaram de acordo com a necessidade e a agenda dos entrevistados. Os locais utilizados para gravações foram: casa de Wilson Bezerra, TV Asa Branca, Rádio Globo FM, Rádio Caruaru FM, Rádio Metropolitana FM, Estádio Luiz José de Lacerda (Lacerdão) e Colégio Diocesano. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">O primeiro passo foi criar o site na plataforma </font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"><i>Wix</i></font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">, que foi a que melhor se enquadrou dentro das necessidades do trabalho, logo após, foi realizada a compra do domínio do site. As entrevistas não tinham uma pauta definida, mas seguiam os temas elaborados anteriormente e que também ajudaram a dividir o trabalho dentro do site: Copas do Mundo, início no rádio, companheiros de trabalho, importância para a torcida do Central e família. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Após a coleta dos depoimentos, montamos o site de acordo com os entrevistados e as entrevistas. </font></font><br> </p><p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">A produção e distribuição do conteúdo foram divididas entre os autores do trabalho, aconteceu simultaneamente com a coleta de material, e durou o mesmo tempo das entrevistas. As edições dos textos, vídeos e podcasts foram montadas baseadas no que foi aprendido nas disciplinas de radiojornalismo, fotojornalismo, planejamento gráfico e editoração eletrônica, técnicas de reportagem e entrevista, edição, telejornalismo, produção em rádio e TV e jornalismo e novas tecnologias. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Nos textos, o formato escolhido foi a reportagem, que contou com entrevistas, podcast e fotografias. Para a produção dos vídeos, todas as entrevistas foram registradas, depois foi realizada a curadoria do que serviria para as matérias e do que serviria para a galeria de vídeos. Para a edição dos vídeos foi utilizado o programa Adobe Premiere. Todos os vídeos contam com uma vinheta própria, criada exclusivamente para o trabalho. Os áudios foram divididos da seguinte forma: narrações de Wilson Bezerra, armazenadas no histórico da Rádio Liberdade e cedidas para divulgação pela diretoria da emissora, e podcasts com os entrevistados, que foram editados por meio do programa Sound Forge Pro 10.0. <br></font></font></p><p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">E</font></font> </p><p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">m relação à parte gráfica do site, ela foi elaborada pelos autores, com orientação do professor Rodrigo Apolinário, e contou também com a colaboração de Emerson Lamarck, estudante de publicidade. Ele foi o responsável pela criação da logo. A marca do trabalho buscou relação com o futebol e com o estádio, mundo de trabalho de Wilson. A cor predominante no site foi a verde, escolhida por sua relação com o gramado dos estádios de futebol, além de ser a cor que menos irrita o olho, relaxa e refresca. Por isso, é utilizada em hospitais com o intuito de tranquilizar os pacientes.</font></font></p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> </p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">A plataforma foi distribuída de forma simples e interativa. Logo na </font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"><i>home</i></font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"> é possível ter acesso a todas as abas do website. A página inicial conta com um cabeçalho que dá acesso a todo o conteúdo, além de exibir uma prévia das reportagens, das galerias de áudios, fotos e vídeos, e um rodapé com informações gerais. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">O menu é dividido com os seguintes tópicos: Página Inicial, Quem Somos, Wilson Bezerra, Reportagens (dividida em subpáginas com as reportagens) e Mais (também dividida em galerias). Na seção das reportagens, utilizamos o formato multimídia e todas as matérias contêm áudio, foto, texto e vídeo. Na opção  Mais . O internauta tem acesso aos vídeos que foram gravados com concepção de documentário por serem gravados com ideia de perfil em primeira pessoa. Os podcasts e as narrações estão disponibilizados de forma prática e separados para serem ouvidos em qualquer ordem, além de trazer a sensação do rádio, imaginária e emocionante. A galeria de fotos da carreira de Wilson Bezerra conta com momentos marcantes, levando em consideração o poder da imagem, colaborando de forma mais concreta com o mundo imaginário do rádio, buscando fazer com que a continuidade narrativa das fotos contém uma história.</font></font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify"> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Este trabalho ofereceu a oportunidade de colocar em prática o conteúdo e as técnicas aprendidas em sala de aula ligadas às disciplinas de radiojornalismo, fotojornalismo, planejamento gráfico e editoração eletrônica, técnicas de reportagem e entrevista, edição, telejornalismo, produção em rádio e TV e jornalismo e novas tecnologias, exigidas dentro do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo, do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (DeVry / Unifavip). Dessa forma, percebemos o quanto essas técnicas podem ser utilizadas para além do formato tradicional do jornalismo. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">A importância desse conteúdo produzido se dá também na necessidade de homenagear e deixar registrado um personagem importante para o rádio caruaruense e pernambucano. Wilson Bezerra é um dos maiores nomes deste seguimento e a quantidade de trabalhos acadêmicos sobre a crônica esportiva é inexistente. O próprio formato escolhido do trabalho se deu também por esse motivo, deixar registrado na internet, sem o risco de se perder fisicamente. O trabalho abre portas para o mercado, e também chama a atenção do mesmo para a valorização dos seus profissionais</font></font><font color="#ff0000"><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"> </font></font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">que carregam a história consigo. É importante valorizar quem está como ator na comunicação. </font></font> </p> <p style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0.28cm; line-height: 150%" align="justify"> <font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">Com a produção do conteúdo aqui detalhado, o estímulo para novos projetos nas áreas de esporte e também de web</font></font><font color="#ff0000"><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3"> </font></font></font><font face="Times New Roman, serif"><font style="font-size: 12pt" size="3">se tornam presentes. O rádio esportivo e seus comunicadores são pouco explorados e homenageados nos trabalhos acadêmicos, principalmente quando comparado ao tamanho de sua proporção e importância para a comunicação regional.</font></font></p> </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALCOBA, Antônio Lopez. Periodismo Deportivo. Madrid: Síntesis, 2005.<br><br>DEAK, André. Nova prosa para novas mídias. 2007. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/nova_prosa_para_novas_midias. Acesso em 11 de abril de 2016.<br><br>ERBOLATO, Mário L. Jornalismo especializado: emissão de textos no jornalismo impresso. São Paulo: Atlas, 1981. <br><br>FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2004. <br><br>JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009<br><br>MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media, MIT Press: Cambridge<br><br>MELO, José Marques de. A Opinião no Jornalismo Brasileiro. Petropólis  RJ: Vozes, 2011.<br><br>SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001. <br><br>______________. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.<br><br>ZANOTTI, Carlos Alberto. Jornalismo Colaborativo, gêneros jornalísticos e critérios de noticiabilidade. Revista Comunicação Midiática/PUC-Campinas, ano 1, 2010. <br><br> </td></tr></table></body></html>