INSCRIÇÃO: | 01558 |
CATEGORIA: | PT |
MODALIDADE: | PT04 |
TÍTULO: | Travessia |
AUTORES: | BRUNO FILIPE SANTANA QUEIROZ (UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO); RENATA MARIA VICTOR DE ARAÚJO (UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO); PAULO HENRIQUE RODRIGUES DE MELO (UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO); ROBSON TELES GOMES (UNIVERSIDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO) |
PALAVRAS-CHAVE: | Autorretrato, seca, sertão, subjetividade, processo criativo |
RESUMO | |
Resultante do processo avaliativo das disciplinas Português instrumental I e Anatomia da Câmera fotográfica digital e analógica, a fotografia Carcará pega, mata e come traz em seu processo de construção o desejo de dois jovens fotógrafos em refletir sobre como a subjetividade do fotógrafo enquanto produtor-objeto baliza o processo criativo. Surgida a partir da interpretação do Texto Travessia, Carcará pega, mata e come representa bem mais que um produto final, uma obra fechada.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀瀀猀 漀 䜀漀氀瀀攀 搀攀 䔀猀琀愀搀漀 焀甀攀 椀渀猀琀愀甀爀漀甀 甀洀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 漀 洀甀猀椀挀愀氀 伀瀀椀渀椀漀 挀愀甀猀愀瘀愀 攀砀挀椀琀愀漀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀椀挀愀氀 渀愀挀椀漀渀愀氀 瀀漀爀 猀攀甀 琀攀漀爀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀ 一愀爀愀 䰀攀漀 樀甀渀琀愀瘀愀ⴀ猀攀 愀 娀 䬀攀琀椀 攀 愀 䨀漀漀 搀漀 嘀愀氀攀 瀀愀爀愀 椀渀愀甀最甀爀愀爀 甀洀 猀栀漀眀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 琀攀愀琀爀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀洀攀愀搀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀 洀甀渀搀椀愀氀 漀甀 攀猀挀爀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 漀挀愀猀椀漀 ⠀嘀䔀䰀伀匀伀Ⰰ 㤀㤀㜀⤀⸀ 䐀愀猀 挀愀渀攀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀瘀愀洀 漀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀ⴀ猀攀 䌀愀爀挀愀爀Ⰰ 搀攀 䨀漀漀 搀漀 嘀愀氀攀Ⰰ 挀愀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 䴀愀爀椀愀 䈀攀琀栀渀椀愀⸀ Segundo Caetano Veloso: ⠀⸀⸀⸀⤀ 挀愀爀挀愀爀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 攀爀愀 樀 漀 挀氀洀愀砀 搀漀 猀栀漀眀 渀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀攀 一愀爀愀Ⰰ 洀愀猀 䈀攀琀栀渀椀愀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 瀀愀爀攀挀椀愀 搀愀爀 挀漀爀瀀漀 挀愀渀漀 焀甀攀 搀攀猀挀爀攀瘀椀愀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 渀愀琀甀爀愀氀 挀漀洀 焀甀攀 甀洀 最愀瘀椀漀 搀漀 琀椀瀀漀 焀甀攀 栀愀戀椀琀愀 漀 一漀爀搀攀猀琀攀 ጀ†漀 挀愀爀挀愀爀 ጀ†愀琀愀挀愀 漀猀 戀漀爀爀攀最漀猀 爀攀挀洀ⴀ渀愀猀挀椀搀漀猀 ⠀嘀䔀䰀伀匀伀Ⰰ 㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㈀ⴀ㜀㌀⤀⸀ A força avassaladora que Carcará assume na interpretação de Bethânia revela o quão subjetivo um elemento pode ser. A exemplificação de tal afirmação pode ser vista na peça Travessia, de Robson Teles, em que o autor se propõe a contar a trajetória de Dorinha pelo sertão nordestino em busca da chuva, para acabar com a seca. Mais que uma crítica social, o realismo fantástico do texto potencializa o sonho da protagonista. A miscelânea das personagens confere à obra forte carga subjetiva em que, através do confronto de forças antagônicas, o espectador é convidado a se colocar diante de uma pluralidade de questionamentos, em busca de uma catarse de autorreflexão.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀⸀ 一漀猀猀愀 愀琀攀渀漀 爀攀挀愀椀甀 猀漀戀爀攀 䌀愀爀挀愀爀Ⰰ 愀渀琀愀最漀渀椀猀琀愀 焀甀攀 椀渀琀攀爀挀攀瀀琀愀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 搀愀 最愀爀漀琀愀⸀ 䔀猀猀攀 昀漀椀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀⸀ 䄀 搀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 焀甀愀氀 漀 瀀猀猀愀爀漀 挀漀氀漀挀愀 愀 最愀爀漀琀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀ⴀ猀攀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 瀀攀爀琀甀爀戀愀搀漀爀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 昀椀氀漀猀昀椀挀愀猀 攀 攀猀琀琀椀挀愀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 漀 愀琀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀⸀ 匀攀洀攀氀栀愀渀琀攀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 搀愀 樀漀瘀攀洀 䐀漀爀椀渀栀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 洀愀爀挀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀挀漀氀栀愀猀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀爀愀洀 瘀攀爀搀愀搀攀猀 攀洀 砀攀焀甀攀㨀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 攀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀刀攀昀氀攀琀椀爀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 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Foi necessário a utilização de um tripé para apoiar a câmera e se conseguir maior estabilidade haja vista que se foi utilizador o temporizador da própria câmera para se realizar a captura. Para o esquema de luz, optou-se pela iluminação natural na intenção de se remeter ao teor simbólico que esta possui no cenário o qual a narrativa se desenvolve. O personagem principal, foi posicionado diante da fonte de luz principal, o sol, para que se fosse formado uma silhueta. 伀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 愀 焀甀愀氀 猀攀 搀攀搀椀挀漀甀 甀洀愀 愀琀攀渀漀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀 搀攀瘀椀搀漀 愀 氀甀稀 猀漀氀愀爀 愀 搀攀瀀攀渀搀攀爀 瀀漀搀攀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 漀甀 瀀攀爀洀甀琀愀爀 漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 愀氀洀攀樀愀搀漀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀 攀猀琀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 氀甀稀 瀀漀猀猀甀椀爀 瘀愀爀椀愀攀猀 挀爀漀洀琀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀 愀渀最甀氀愀攀猀 攀 氀甀洀椀渀渀挀椀愀 焀甀攀 搀攀瀀攀渀搀攀甀 洀甀椀琀漀 搀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀 搀愀 氀甀稀⸀ 伀戀猀攀爀瘀愀搀漀 琀愀氀 挀甀椀搀愀搀漀 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 瀀攀氀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 洀愀渀栀Ⰰ 栀漀爀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 樀甀氀最愀爀洀漀猀 猀攀爀 甀洀 栀漀爀爀椀漀 搀愀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀攀 氀甀稀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀 愀氀挀愀渀愀爀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀氀洀攀樀愀搀漀⸀ 䤀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 漀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀渀琀攀 昀漀椀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 渀甀瘀攀渀猀 渀漀 挀甀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀 搀攀最爀愀搀 搀攀 愀稀甀氀 戀攀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 爀攀愀氀愀渀搀漀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 焀甀攀 攀渀琀爀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀⸀ Após o processo de captura, se passou ao processo de edição da imagem capturada em formato RAW, se optou por tal formato por este tipo de arquivo melhor conservar as qualidades intrínsecas do processo de captura por este formato ser isento de uma compactação por parte da câmera. Nesta etapa se foi utilizado dois programas de edição de imagens: o Adobe Câmera Raw e o Adobe Photoshop. Os ajustes feitos durante a edição se concentraram em operar correções de cor, equilíbrio de brancos e realces para que se ressaltasse o objetivado contraste entre personagem e segundo plano. Dentre os elemento metafóricos presentes na imagem acrescidos por manipulação digital, temos no canto superior esquerdo, três pássaros resultados da sobreposição de um arquivo em formato png. Os galhos que emolduram o personagem central, lhe conferindo metaforicamente asas, foram posicionados durante o processo de captura, bem como terço que toca o rosto do personagem.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 攀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀漀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 倀漀爀琀甀最甀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀愀氀 䤀 攀 䄀渀愀琀漀洀椀愀 搀愀 䌀洀攀爀愀 fotográfica digital e analógica do primeiro módulo do curso de tecnólogo em fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. A imagem resultante carrega em si, o desejo por parte do fotógrafo de provocar o observador, levando-o a observar e questionar as ambiguidades que as constituem. Assim espera-se que entregue enquanto produto de fruição, a obra leve o espectador a se perguntar sobre o porque das escolhas tomadas pelo fotografo enquanto produtor-autor. A conceituação do trabalho visível, tenta expor as desconstruções que o artista enfrentou durante o processo criativo; sua subjetividade é provocada, é resignificada. A ambiguidade da figura do carcará representa não somente o questionamento das relações de poder, mas o dinamismo da relação entre palavra e imagem. 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 漀戀爀愀 搀攀 愀甀琀漀 琀攀漀爀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀愀渀搀漀 愀 愀猀瀀椀爀愀漀 搀攀 猀攀甀 愀甀琀漀爀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀搀椀漀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀琀昀漀爀愀 焀甀攀 漀 攀砀瀀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀甀爀最椀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 搀漀 吀攀砀琀漀 吀爀愀瘀攀猀猀椀愀Ⰰ 䌀愀爀挀愀爀 瀀攀最愀Ⰰ 洀愀琀愀 攀 挀漀洀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 戀攀洀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 漀戀爀愀 昀攀挀栀愀搀愀⸀ 䄀漀 猀攀 搀攀戀爀甀愀爀 猀漀戀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 渀漀猀 搀攀瀀愀爀愀洀漀猀 搀椀愀渀琀攀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀爀洀漀猀 攀 爀攀昀氀攀琀椀爀洀漀猀 猀漀戀 漀猀 挀攀爀琀愀洀攀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 猀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀ⴀ氀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀猀 愀琀甀愀椀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 渀漀猀 搀漀洀渀椀漀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 匀攀 愀猀 愀琀甀愀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 攀猀琀漀 愀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 攀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 漀 洀攀猀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀ⴀ昀漀琀最爀愀昀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀 戀攀洀 洀愀椀猀 焀甀攀 甀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀焀甀椀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀猀 愀渀猀攀椀漀猀 攀 瀀攀爀挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 搀漀椀猀 樀漀瘀攀渀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 攀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀椀琀愀搀愀 焀甀攀 愀氀洀攀樀愀瘀愀 愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 焀甀攀 樀甀氀最愀洀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 愀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
ALBUEQUERQUE JR. Durval Muniz. A invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São paulo: Papirus, 2012.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 䄀渀最攀氀愀 䴀愀爀椀愀 搀攀 䌀愀猀琀爀漀⸀ 䔀猀挀爀椀琀愀 搀攀 猀椀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 搀愀 栀椀猀琀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀爀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀䜀嘀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 匀䄀䴀倀䄀䤀伀 匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀⸀ 䐀漀 䄀甀琀漀爀爀攀琀爀愀琀漀 愀漀 匀攀氀昀椀攀㨀 甀洀 戀爀攀瘀攀 栀椀猀琀爀椀挀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 猀椀 洀攀猀洀漀⸀ 吀甀椀甀琀椀㨀 䌀椀渀挀椀愀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 渀⸀ 㐀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㜀㤀ⴀ㤀㌀Ⰰ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀ 㐀⸀ SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䰀䔀匀Ⰰ 刀漀戀猀漀渀⸀ 唀洀愀 挀愀猀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀⸀ 刀攀挀椀昀攀㨀 䈀愀最愀漀Ⰰ ㈀ 㔀⸀ TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Senac, 2003.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀䰀伀匀伀Ⰰ 䌀愀攀琀愀渀漀㨀 嘀攀爀搀愀搀攀 琀爀漀瀀椀挀愀氀⸀ 匀愀☀⌀㜀㜀㬀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ 㤀㤀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |