INSCRIÇÃO: 01596
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: PETcom
 
AUTORES: Kauany Duarte Barbosa dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Nayara de Almeida Tomé (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Ana Carolina Pontes Morales (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Carlos Almi da Rocha Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Raquel do Amaral Campos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Rodrigo Lopes Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ,
 
RESUMO
O Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (PETCom) promove suas ações aliando os três pilares da Instituição: ensino, pesquisa e extensão. Em 2016, o foco do programa foram as atividades de extensão, fato que contribuiu para a consolidação da "PETCom Agência" dentro do grupo, tornando-se uma agência experimental para os estudantes de Publicidade e Propaganda criarem, produzirem e veicularem campanhas e anúncios. Várias ações realizadas pela "PETCom Agência" obtiveram repercussão nacional, sendo peças fundamentais para reflexão acerca de assuntos pertinentes tanto no âmbito acadêmico quanto fora deste.
 
INTRODUÇÃO
Fundado em 2009 pelo professor Riverson Rios, docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, o PETCom atualmente é composto por quinze estudantes, sendo oito de Publicidade e Propaganda e sete do Jornalismo, além do professor tutor Gustavo Pinheiro, docente do curso de Publicidade e Propaganda da mesma instituição. Desde a sua fundação, já existia uma área responsável pelas criações dentro do PETCom. Entretanto, foi em 2016 que este setor se consolidou como uma agência experimental de fato, a "PETCom Agência". Através das campanhas, dos anúncios e dos eventos produzidos pela PETCom Agência, os estudantes desenvolvem suas habilidades trabalhando com assuntos inovadores e relevantes para o contexto atual, a fim de ampliar também a criticidade dos alunos durante o período da graduação. Essas aptidões são indispensáveis para o mercado publicitário que está em constante renovação e que precisa de profissionais capacitados para contribuírem com esta nova realidade. Assim, através das ações realizadas pela PETCom Agência, os estudantes podem aplicar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, sob o acompanhamento e a orientação de um professor qualificado da área. O processo de criação de cada ação é dividido em comissões. Dessa forma, são desenvolvidas habilidades em criação, redação, planejamento, gerenciamento de mídias sociais, ilustração e de comunicação interpessoal. O público-alvo das atividades produzidas pela PETCom Agência é composto, majoritariamente, por estudantes de cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Por se tratarem de temas relevantes e atuais, as ações englobam também a comunidade acadêmica de diversas áreas e de várias instituições. Além disso, o público externo também interage com a agência experimental, principalmente através das redes sociais e das ações realizadas fora do ambiente acadêmico.
 
OBJETIVO
3. Objetivo:਀㌀⸀㄀⤀ 伀戀樀攀琀椀瘀漀 䜀攀爀愀氀㨀 A PETCom Agência consolida-se como um espaço experimental ligado à Universidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades acadêmicas e técnicas em comunicação, notadamente na área de Publicidade e Propaganda, além de promover ações com o objetivo de impactar positivamente e de levar à reflexão a sociedade, aliando sempre a criatividade e a inovação aos temas da atualidade.਀㌀⸀㈀⤀ 伀戀樀攀琀椀瘀漀猀 䔀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀 • Proporcionar aos alunos a oportunidade de interagirem com uma agência de comunicação de caráter experimental para simularem as tendências do mercado publicitário e o trabalho na área envolvendo todos os setores. ਀∀ठ倀爀漀搀甀稀椀爀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀Ⰰ 愀渀切渀挀椀漀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀愀洀 漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 愀猀 愀瀀琀椀搀攀猀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀最爀愀漀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀⸀ • Oferecer subsídios para que os estudantes possam produzir seus portfólios com campanhas reais veiculadas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 昀甀渀挀椀漀渀愀 挀漀洀漀 甀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 愀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 昀漀爀渀攀挀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 戀漀氀猀椀猀琀愀猀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 甀洀 攀猀瀀愀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 伀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 搀攀猀琀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 搀攀猀搀攀 愀猀 愀攀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀猀 爀攀挀洀ⴀ椀渀最爀攀猀猀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 猀攀洀愀渀愀 搀攀 爀攀挀攀瀀漀 愀琀 猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀  瀀爀漀搀甀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 挀氀椀攀渀琀攀 漀 倀䔀吀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀⸀ Esta interação é sempre muito positiva para o PETCom e para os demais alunos, gerando resultados muito interessantes. Como exemplo do que foi citado acima, pode-se incluir a “Campanha de Valorização do Estagiário” proposta pelo professor tutor Gustavo Pinheiro aos estudantes da disciplina de Criação Publicitária no semestre letivo 2016.2. Com o briefing proposto, os estudantes do 3º semestre desenvolveram campanhas com peças impressas e digitais, spots e roteiros para reforçar a necessidade de valorizar esta categoria. Outro exemplo foi a “Campanha de Valorização do Idoso” proposta em 2015.2 Além disso, na disciplina Produção Publicitária em Mídia Sonora do semestre 2016.1, ministrada pela professora Andreia Pinheiro, docente do curso de Sistemas e Mídias Digitais, foi proposto aos alunos que eles desenvolvessem spots de rádio com base na campanha produzida pela PETCom Agência denominada “Isso é Sério, Isso é Assédio”.਀刀攀昀漀爀愀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 焀甀攀  愀戀漀爀搀愀爀 琀攀洀愀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀 攀 搀椀昀甀渀搀椀ⴀ氀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 猀攀渀猀漀 挀爀琀椀挀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 䔀猀琀愀渀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 攀猀琀愀 愀昀椀爀洀愀漀 搀攀 䜀椀愀挀漀洀椀渀椀 䘀椀氀栀漀 攀 刀攀渀 䰀椀挀栀琀Ⰰ 渀愀 漀戀爀愀 挀漀洀瀀椀氀愀搀愀 瀀漀爀 一攀甀猀愀 䐀攀爀洀愀爀琀椀渀椀 ⠀㈀  㘀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㐀⤀㨀 ᰀ吠漀搀漀 愀渀切渀挀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀  甀洀 愀琀漀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 挀漀渀昀攀爀攀 愀漀 猀攀琀漀爀 愀洀瀀氀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 攀洀愀渀愀洀 搀攀 瀀漀猀琀甀爀愀猀 琀椀挀愀猀⸀ᴀ†䔀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀昀漀爀愀 䌀氀甀搀椀漀 一漀瘀愀攀猀 倀椀渀琀漀 䌀漀攀氀栀漀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㔀⤀㨀 ᰀ䄠 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 漀挀甀瀀愀 甀洀 氀甀最愀爀 挀攀渀琀爀愀氀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀⸀ᴀ†䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀洀漀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 猀攀爀漀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀琀甀愀爀攀洀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 攀 琀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 猀 渀漀瘀愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀洀攀爀最椀渀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 倀䔀吀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 猀愀氀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 䌀攀渀琀爀漀 搀攀 䠀甀洀愀渀椀搀愀搀攀猀 爀攀愀 䤀䤀Ⰰ 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 䈀攀渀昀椀挀愀⸀ 一愀猀 爀攀甀渀椀攀猀Ⰰ 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 愀猀 猀攀最甀渀搀愀猀 攀 焀甀愀爀琀愀猀ⴀ昀攀椀爀愀猀Ⰰ 猀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀 猀漀 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀⸀ 伀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 搀愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 琀愀渀琀漀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀氀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 焀甀愀渀琀漀 渀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀 䄀爀琀攀Ⰰ 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀漀 倀椀挀椀⸀ 䄀氀洀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀攀猀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 愀攀猀 琀愀洀戀洀 挀漀爀爀攀 瘀椀爀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ O processo seletivo é o mesmo utilizado para o ingresso no Programa de Educação Tutorial, ou seja, os alunos de Publicidade e Propaganda que entrarem no programa já são automaticamente participantes da agência. Não é necessário apresentar portfólio durante a entrevista, pois a PETCom Agência acredita que as habilidades dos estudantes são desenvolvidas de forma mais eficaz quando trabalhadas em conjunto, uma vez que esta é a função básica de uma agência experimental.਀一愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀ⴀ猀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 氀攀瘀愀爀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 搀攀 䨀攀愀渀ⴀ䌀栀愀爀氀攀猀 娀漀稀稀漀氀椀㨀 O publicitário deve, portanto, recorrer à psicologia, à semiótica, à sociologia e à antropologia. Enfim, a publicidade é principalmente comunicação – uma mescla dialética de argumentação e poesia que se vale de todos os recursos estéticos verbais e não verbais, associando técnicas e artes diversas. É uma atividade complexa e híbrida que necessita, por isso, como comenta Leduc (1987, p.8), de profissionais de larga cultura geral, de espírito curioso e disponível, que façam prova de rigor e objetividade, mas também que sejam intuitivos, imaginativos e críticos. (Autor: ZOZZOLI. Organizadores: PEREZ;BARBOSA, 2007, p. 42)਀䄀 爀漀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 愀猀 昀甀渀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀攀爀洀椀琀攀 焀甀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀攀洀 昀甀渀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 攀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 搀攀挀椀搀愀洀 愀 爀攀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀洀 猀攀甀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 䄀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀Ⰰ 漀猀 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 愀猀 搀攀洀愀椀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀 愀瀀爀漀瘀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 琀甀琀漀爀⸀ 䄀瀀猀 爀攀挀攀戀攀爀 漀猀 昀攀攀搀戀愀挀欀猀Ⰰ 愀氀琀攀爀愀ⴀ猀攀 漀 焀甀攀 昀漀爀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀 猀 攀渀琀漀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀  瘀攀椀挀甀氀愀搀漀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ  挀甀氀琀椀瘀愀搀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀洀 焀甀愀椀猀焀甀攀爀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 猀椀渀琀愀洀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀㨀 氀攀瘀愀爀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  Para isso, portanto, utiliza-se constantemente a pesquisa em livros e artigos como referências bibliográficas para as produções, além da orientação do professor tutor Gustavo Pinheiro, que ministra disciplinas como Design Gráfico Aplicado à Publicidade, Criação Publicitária e Direção de Arte no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Nos eventos produzidos pela PETCom Agência, os convidados são profissionais da área com amplo conhecimento sobre o assunto em questão.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O desenvolvimento de uma campanha na PETCom Agência se inicia os trabalhos de planejamento, envolvendo logística e avaliação de trabalhos anteriores com o objetivo de não repetir erros cometidos em ações anteriores. Em seguida, define-se o tema a ser trabalhado e a linha criativa a ser abordada, que segundo Tânia Hoff e Lourdes Gabrielli (2004, p.41), trata-se de buscar a melhor maneira de abordar o que foi definido nos objetivos de comunicação e serve como ferramentas, maneiras de ajudar a começar. No âmbito da criação, são trabalhadas as peças com redação e direção de arte que transmitam o conteúdo de forma simples e clara, mas ainda assim, criativa. Por fim, há a concretização da campanha com a veiculação, seja impressa ou digital.਀㘀⸀㄀⤀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 ᰀ䤠猀猀漀  匀爀椀漀Ⰰ 䤀猀猀漀  䄀猀猀搀椀漀ᴀ A campanha “Isso é sério. Isso é assédio.” foi planejada, criada e produzida pela PETCom Agência, em maio de 2016, com o objetivo explicar à comunidade acadêmica o conceito de assédio, sendo, portanto, uma campanha com caráter informativo e educativo. A partir da análise dos resultados obtidos em uma pesquisa inicial, feita online, notou-se que havia dificuldade das participantes para identificarem o que era de fato caracterizado como assédio, devido, sobretudo a naturalização desta prática. ਀唀洀 搀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀 搀漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀Ⰰ 猀攀洀 搀切瘀椀搀愀猀Ⰰ 漀 猀氀漀最愀渀 洀愀爀挀愀渀琀攀 焀甀攀 昀漀椀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 洀攀洀漀爀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 吀渀椀愀 䠀漀昀昀 攀 䰀漀甀爀搀攀猀 䜀愀戀爀椀攀氀氀椀 ⠀㈀  㐀Ⰰ 瀀⸀㘀㈀⤀ 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀愀爀愀洀 渀愀 搀攀昀椀渀椀漀 氀椀渀最甀猀琀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 伀氀椀瘀攀爀 刀攀瘀漀甀氀 ⠀㄀㤀㜀㔀⤀Ⰰ 漀 猀氀漀最愀渀 㨀 ᰀ甠洀愀 昀爀洀甀氀愀 挀漀渀挀椀猀愀 攀 洀愀爀挀愀渀琀攀Ⰰ 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 爀攀瀀攀琀瘀攀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀猀甀洀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 漀甀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀 ጀ†爀愀挀椀漀渀愀氀 漀甀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 ጀ†搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⼀猀攀爀瘀椀漀 漀甀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 攀 漀 挀漀洀甀渀椀挀愀 攀洀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀ⴀ氀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ᴀ†一漀琀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 焀甀攀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ䤠猀猀漀  匀爀椀漀Ⰰ 䤀猀猀漀  䄀猀猀搀椀漀ᴀ†愀琀攀渀搀攀甀 猀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 戀漀洀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 洀愀爀挀愀渀琀攀 攀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 挀栀愀瘀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ As peças da campanha foram produzidas em parceria com a ilustradora Silvelena Gomes, aluna de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará e idealizadora do projeto Tiporelas. Como forma de divulgação, foram distribuídos diversos cartazes nos campi da UFC no Benfica, no Pici, no Porangabuçu e no Labomar, além do impresso, as peças também foram publicadas em plataforma digital pela página do grupo no facebook onde tiveram 1.038 compartilhamentos, ganhando grande repercussão entre os estudantes, na mídia local e nacional e demais redes sociais. Além do expressivo número de compartilhamentos, a publicação recebeu 574 curtidas e 54 comentários.਀㘀⸀㈀ऀ⤀  倀攀猀焀甀椀猀愀 ᰀ䤠猀猀漀  匀爀椀漀Ⰰ 䤀猀猀漀  䄀猀猀搀椀漀ᴀ Como continuação da campanha, foi iniciada uma pesquisa em outubro de 2016, em parceria com o PET do curso de Estatística, na qual foi enviado um formulário via e-mail para mais de dez mil estudantes, e foram recebidas 1.450 respostas, sob rigoroso sigilo e caráter anônimo. Esta ação procurou coletar dados verídicos sobre as ocorrências de assédio no ambiente universitário por meio de várias perguntas respondidas voluntariamente, a fim de desenvolver novas ações de comunicação. Tal pesquisa tinha caráter exploratório que, segundo o texto de Perez, Fogaça e Siqueira (2008, p.54), com base em Selltiz (1975): “visa principalmente formular hipóteses (e não verifica-las), familiarizar o pesquisador com o fenômeno que deseja investigar, esclarecer conceitos [...]”. O tratamento dos dados ainda está sendo finalizado, e, em breve, a agência dará continuidade ao projeto. ਀ 6.3 ) Campanha “Mana, a culpa não é sua” e participação em performance਀䄀瀀猀 漀 琀爀椀猀琀攀 攀瀀椀猀搀椀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 挀愀爀椀漀挀愀 焀甀攀 猀漀昀爀攀甀 甀洀 攀猀琀甀瀀爀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀漀甀 挀漀洀漀漀 攀 洀漀戀椀氀椀稀愀攀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 爀攀猀猀愀氀琀漀甀 愀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 挀甀氀瀀愀戀椀氀椀稀愀漀 搀愀 瘀琀椀洀愀 攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀愀猀 挀漀洀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀 ᰀ䴠愀渀愀Ⰰ 愀 挀甀氀瀀愀 渀漀  猀甀愀ᴀ⸠  No dia 01 de junho de 2016, várias manifestações foram realizadas em todo o país como forma de expressar a indignação das mulheres em relação ao crime acima relatado. Em Fortaleza, a agência participou juntamente com os coletivos “Margens Urbanas”, “Azwaka” e artistas independentes, de uma intervenção urbana que percorreu diversas ruas da cidade. Na performance, 19 jovens vestidas de branco e com o corpo manchado de tinta vermelha, simulando sangue, protestavam artisticamente contra a disseminação da cultura do estupro e contra os abusos decorrentes da violência física e psicológica que atinge as mulheres. ਀䄀氀洀 搀攀 椀渀琀攀最爀愀爀攀洀 愀 愀漀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀Ⰰ 愀 愀最渀挀椀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀漀甀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 愀琀漀 攀 爀攀最椀猀琀爀漀甀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 挀漀洀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 䄀猀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀椀瘀攀爀愀洀 琀椀洀愀 爀攀瀀攀爀挀甀猀猀漀 樀甀渀琀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 琀攀渀搀漀 猀椀搀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀漀琀椀挀椀愀搀愀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀愀 昀愀渀瀀愀最攀 愀琀愀挀愀爀愀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀愀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀攀 椀渀挀椀琀愀漀 愀漀 搀椀漀 攀 洀漀渀琀愀最攀渀猀 挀爀椀洀椀渀漀猀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀漀琀漀猀 搀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀⸀ ਀ 6.4 ) Anúncio de oportunidade “Pray For Orlando”਀伀 洀愀猀猀愀挀爀攀 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀愀 戀漀愀琀攀 䰀䜀䈀吀 倀甀氀猀攀Ⰰ 攀洀 伀爀氀愀渀搀漀Ⰰ 挀栀漀挀漀甀 漀 洀甀渀搀漀 攀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 椀渀切洀攀爀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀⸀ 一愀 漀挀愀猀椀漀Ⰰ 愀 昀愀渀瀀愀最攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀攀椀挀甀氀漀甀 甀洀愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 栀漀洀漀昀漀戀椀愀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 猀攀 瘀椀愀 愀 椀洀愀最攀洀 椀氀甀猀琀爀愀搀愀 搀攀 甀洀 愀爀挀漀ⴀ爀椀猀 洀攀琀愀搀攀 挀漀氀漀爀椀搀漀Ⰰ 洀攀琀愀搀攀 攀洀 琀漀渀猀 搀攀 挀椀渀稀愀 攀 挀漀洀 洀愀渀挀栀愀猀 搀攀 猀愀渀最甀攀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 氀甀琀漀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀ 䄀挀漀洀瀀愀渀栀愀瘀愀 漀 琀琀甀氀漀 ᰀ䄠 栀漀洀漀昀漀戀椀愀 攀砀椀猀琀攀 攀 搀攀猀琀爀椀 瘀椀搀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 匀漀洀攀渀琀攀 栀漀樀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 㔀 ⸀ 䄀 最攀渀琀攀 渀漀 焀甀攀爀 洀愀椀猀 琀攀爀 焀甀攀 挀漀渀琀愀爀⸀ᴀ†䄀 瀀攀愀 琀攀瘀攀 愀洀瀀氀漀 愀氀挀愀渀挀攀Ⰰ 挀漀洀 㐀㐀㌀ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀 攀 㔀㐀㈀ 爀攀愀攀猀 渀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀ ਀㘀⸀㔀ऀ⤀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 ᰀ䐠攀猀瘀攀渀琀甀爀愀猀 搀愀 倀䔀䌀ᴀ Durante a greve de estudantes, servidores e professores contra a PEC55, a PETCom Agência veiculou em sua fanpage uma série de postagens cujo objetivo era alertar para as consequências negativas da aprovação da emenda constitucional que estabelece um teto para os investimentos públicos em saúde e educação. O desenvolvimento da campanha mostrou-se um grande desafio devido à complexidade do tema, que envolvia familiarizar-se com as minúcias da emenda constitucional e projetar os impactos negativos de sua proposta no contexto do ensino público. ਀䌀漀洀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 ᰀ䐠攀猀瘀攀渀琀甀爀愀猀 搀愀 倀䔀䌀ᴀⰠ 洀愀琀攀爀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀洀 挀栀愀爀最攀猀 洀攀琀愀昀爀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䌀漀洀漀 挀椀琀愀 一攀眀琀漀渀 䌀攀猀愀爀 ⠀㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㄀ ⤀㨀 ᰀ传 搀攀猀攀渀栀漀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 甀洀愀 瀀漀搀攀爀漀猀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 搀攀挀椀搀椀甀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀漀搀愀 昀攀椀琀愀 挀漀洀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 猀攀琀攀 挀栀愀爀最攀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 刀漀搀爀椀最漀 䰀漀瀀攀猀 攀 䬀愀甀愀渀礀 䐀甀愀爀琀攀Ⰰ 攀 甀洀愀 瀀攀氀漀 椀氀甀猀琀爀愀搀漀爀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 䨀漀渀愀猀 刀椀漀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 猀攀琀攀 搀椀愀猀 焀甀攀 愀渀琀攀挀攀搀攀爀愀洀  瘀漀琀愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀 匀攀渀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 愀琀甀愀 攀洀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀漀猀 洀戀椀琀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 漀 猀攀渀猀漀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  Os alunos também são estimulados a participarem das transformações do mercado publicitário, contribuindo para a melhor formação dos profissionais que chegarão a estas empresas, agências ou que lecionarão para as próximas gerações. Por isso, é tão importante estudar este processo e exercitar a criação com novas finalidades, adaptadas à sociedade em constante mudança.਀匀攀最甀渀搀漀 漀 琀攀砀琀漀 搀攀 吀攀爀攀稀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 嘀椀琀愀氀椀 ⠀㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㈀㐀⤀㨀 ᰀ䄠 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀椀砀漀甀 搀攀 猀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 琀愀洀戀洀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀㬀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀攀椀砀愀爀愀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀 洀漀渀氀漀最漀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 洀愀渀琀攀爀 甀洀 搀椀氀漀最漀 搀椀爀攀琀漀 挀漀洀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ᴀ†䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 搀椀氀漀最漀 猀攀樀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀 挀漀渀猀琀爀甀琀椀瘀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀愀洀漀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀洀 爀攀昀氀攀砀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 琀攀洀愀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 甀洀 攀猀瀀愀漀 爀椀挀漀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ Nesta agência experimental, têm-se a oportunidade de desenvolver habilidades iniciadas em sala de aula, como: utilização de softwares gráficos, produção e veiculação de campanhas e gerenciamento de mídias, indo também além ao estimular novas ideias e utilizarem recursos não muito usuais durante a graduação, como a ilustração manual de peças. ਀ऀ倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 倀䔀吀䌀漀洀 䄀最渀挀椀愀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀漀瘀愀攀猀 攀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 愀琀甀愀渀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 愀渀漀猀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 渀漀瘀漀猀 愀渀切渀挀椀漀猀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ ㄀ ꨀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䔀搀椀琀漀爀愀 匀攀渀愀挀 ጀ†䐀䘀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䰀䠀伀 䜀䤀䄀䌀伀䴀䤀一䤀Ⰰ 䜀椀渀漀 攀 䰀䤀䌀䠀吀Ⰰ 刀攀渀⸀ 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 준琀椀挀愀猀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䤀渀㨀 䜀伀䴀䔀匀Ⰰ 一攀甀猀愀 䐀攀爀洀愀爀琀椀渀椀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀⤀  䘀爀漀渀琀攀椀爀愀猀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ጀ†昀愀挀攀猀 攀 搀椀猀昀愀爀挀攀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䠀伀䘀䘀Ⰰ 吀愀渀椀愀 攀 䜀䄀䈀刀䤀䔀䰀䰀䤀Ⰰ 䰀漀甀爀搀攀猀⸀ 刀攀搀愀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 瀀愀爀愀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 㤀ꨀ 刀攀椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㈀  㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀 攀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䤀瘀愀渀 匀愀渀琀漀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⤀⸀ 吀攀砀琀漀 搀攀 䌀氀甀搀椀漀 一漀瘀愀攀猀 倀椀渀琀漀 䌀漀攀氀栀漀 瀀⸀㄀㔀㔀⸀ 䠀椀瀀攀爀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀Ⰰ 瘀⸀㄀⸀  匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀 攀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䤀瘀愀渀 匀愀渀琀漀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⤀⸀ 吀攀砀琀漀 搀攀 䨀攀愀渀ⴀ䌀栀愀爀氀攀猀 娀漀稀稀漀氀椀 瀀⸀㐀㈀⸀ 䠀椀瀀攀爀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀Ⰰ 瘀⸀㄀⸀  匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀 攀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䤀瘀愀渀 匀愀渀琀漀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⤀⸀ 吀攀砀琀漀 搀攀 吀攀爀攀稀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 嘀椀琀愀氀椀 瀀⸀㈀㐀⸀ 䠀椀瀀攀爀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀猀Ⰰ 瘀⸀㄀⸀  匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀 攀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䤀瘀愀渀 匀愀渀琀漀 ⠀漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀攀猀⤀⸀ 吀攀砀琀漀 搀攀 䌀氀漀琀椀氀搀攀 倀攀爀攀稀Ⰰ 䨀猀攀 䘀漀最愀愀 攀 刀愀焀甀攀氀 匀椀焀甀攀椀爀愀 瀀⸀㔀㐀⸀ 䠀椀瀀攀爀瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀Ⰰ 瘀⸀㈀⸀  匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀