ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01612</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Playground, a websérie (Ficção)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriel de Oliveira Monte (Universidade Federal do Ceará); Alynne Susan Albuquerque Pereira (Universidade Federal do Ceará); Laura Angeli Brito do Nascimento (Universidade Federal do Ceará); Jorge Luís Vidal de Lima Alencar (Universidade Federal do Ceará); Aigon Almeida Pinho (Universidade Federal do Ceará); Lucas Vieira dos Santos (Universidade Federal do Ceará); Glícia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Publicidade, Websérie, Seriado, Série</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Playground, a websérie é um produto audiovisual ficcional, realizado na disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante o semestre de 2016.2. A proposta era trazer a discussão sobre a formação do curso através da linguagem audiovisual, ao utilizar o formato websérie para a aproximação com o público. Para a criação da mesma, foi realizada uma pesquisa exploratória junto aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFC e, após os resultados, construídas personagens que representam os perfis mais destacados entre os alunos. Em seguida, foi concebida uma história ficcional que, a partir dos perfis encontrados, discutia os caminhos a seguir e a importância da experimentação das várias áreas do curso para uma formação mais abrangente e diversificada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em tempos de renovação do mercado da comunicação, a práxis publicitária é desafiada com novos nomes e conceitos, como multiplataforma, multitela, engajamento, narrativa transmídia entre outros. Novos entrantes no mercado se dispõem a trocar o espaço tradicional do anúncio por formas mais eficientes de comunicação publicitária (RODRIGUES E TOALDO, 2015). E, para além da forma, muda-se também o conteúdo apresentado. De forma a explorar aspectos diretamente relacionados à publicidade contemporânea, a cada semestre, a disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, que faz parte da matriz obrigatória do currículo acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve atividades que oportunizam aos estudantes matriculados unir todo o conhecimento adquirido até o sexto semestre de sua formação. O propósito da disciplina é conjugar todo esse repertório e elaborar um produto ou uma ação final que impacte a comunidade estudantil, através de projetos de planejamento, criação, produção e ativação publicitária. A proposta da disciplina e as mudanças do fazer publicitário levaram nossa equipe a se debruçar sobre as seguintes questões: Em meio a todas essas mudanças, onde está o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará? Em que direção ele caminha? Para responder essas questões, atender as demandas da disciplina de Laboratório de Publicidade e alinhar-se com a publicidade contemporânea, foi decidido pela produção de uma história ficcional sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, utilizando-se do artifício do storytelling, onde tramas (plots) são utilizadas em ações de comunicação de alguma marca ou produto visando uma interação com o público para a resolução de um conflito ou final de um enredo (CARRILHO e MARKUS, 2014).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo principal foi produzir um material audiovisual capaz de apresentar determinados perfis e trajetórias observados na graduação em Publicidade e Propaganda da UFC, fomentando o debate acerca da formação dos alunos no curso. Como objetivos específicos definiu-se que: 1) o produto final deveria ser alinhado com a publicidade contemporânea, onde fala-se da marca ou produto através da contação de uma história, envolvendo o público na trama; 2) os perfis definidos deveriam estar sintonizados com a realidade dos estudantes do Curso, e deveriam trazer elementos recorrentes a cada um dos tipos definidos, mas também deveriam apresentar novas questões, tornando, assim, os personagens mais complexos; 3) realizar um trabalho audiovisual e ficcional com qualidade técnica e com unidade visual e de conteúdo que permitisse uma fácil identificação dos perfis e dos objetivos da trama.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sendo um dos objetivos da graduação em Publicidade e Propaganda a formação de profissionais para o mercado de trabalho e a de pesquisadores da área,  Playground, a websérie suscita um novo olhar frente à formação em publicidade, a fim de entender os caminhos e possibilidades do curso. Como propõe MORIN (2006, p 153), é preciso compreender que os estudantes são importantes partes constituintes dessa análise. É preciso considerar suas narrativas e opiniões e abandonar a ideia de que apenas constituem um grupo homogêneo, destituído de opinião e sem protagonismo na formação. O formato de websérie, definido por Morante e Hernández (2012) como  todas essas séries de ficção audiovisuais criados a serem emitidas pela Internet , por sua vez, confere maior facilidade na reprodução do conteúdo e no compartilhamento com o público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo consistiu na elaboração de um formulário para mapear os perfis dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Pela praticidade, optou-se por criar um Formulário de Pesquisa do Google e divulgá-lo de forma online utilizando as redes sociais. Com base nas respostas obtidas, foram determinados três perfis gerais dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda: mercado, acadêmico e artístico. A partir disso, três personagens protagonistas foram criados, de forma a representar essas três áreas. A construção visual e psicológica foi pensada a partir de pesquisas de referência e clichês observados, todavia as personagens não eram reduzidas apenas ao estereótipo. Houve um cuidado para não apresentá-las de maneira simplista e caricatural. O passo seguinte foi pensar na história em que esses três personagens apareceriam, o conflito e sua resolução. No processo, foram desenvolvidas três personagens secundárias referentes aos perfis determinados anteriormente. Essas personagens seriam mentoras dos protagonistas. E, assim, foram criadas: uma pesquisadora responsável pelo perfil acadêmico, uma líder de agência responsável pelo perfil mercadológico e uma monitora de projeto artístico responsável pelo perfil artístico. A história então ficou dividida em 3 episódios ficcionais e um último episódio extra com depoimentos reais de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Os nomes e perfis foram definidos da seguinte forma: Marina, a personagem do perfil mercadológico; Tiago, a personagem do perfil acadêmico; Leo, a personagem do perfil artístico; Jéssica, a tutora responsável pelo perfil mercadológico; Silvia, a tutora responsável pelo perfil acadêmico e Letícia, a tutora responsável pelo perfil artístico. Como não dispúnhamos de de recursos para a contratação de atores profissionais, optamos por convidar alunos e professores do Instituto de Cultura e Arte para nos ajudar. A personagem Marina foi interpretada por Brenna Alencar, aluna do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Tiago foi interpretado por Lucas Vieira, aluno do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Leo foi interpretado por Rodrigo Lopes, aluno do quarto semestre de Publicidade e Propaganda; Jessica foi interpretada por Jessica Carneiro, professora mestre substituta do curso de Publicidade e Propaganda; Silvia por Silvia Belmino, professora doutora do curso de Publicidade e Propaganda e Letícia por Letícia Romana, aluna do sexto semestre do curso de Design de Moda. O argumento desenvolvido foi o seguinte:  Marina, Tiago e Leo são estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Desde o primeiro semestre, o trio é muito próximo, tendo os três estudantes se tornado bons amigos. Dessa amizade nasceu a vontade de construir um projeto juntos, algo que fosse diferente de agências juniores e outros projetos ligados à publicidade já existentes. Ao longo de seu percurso na universidade, cada qual se especializou em uma área: Marina ficou ligada ao mercado, Tiago à academia e Leo às artes. Em seu segundo ano de faculdade, o trio resolve tocar o projeto. Porém eles já não conseguem se entender e cada qual quer algo diferente. Não conseguindo desenvolver algo juntos, os três resolvem trocar de lugar: Marina fica no lugar de Leo, que fica no lugar de Tiago, que vai ficar no lugar de Marina. Eles iniciam seus novos trabalhos, porém não levam a sério o suficiente. Seus tutores lhes passam tarefas, as quais eles não conseguem cumprir devidamente por conta de sua arrogância. Após reconhecer seus erros, eles começam a aprender o que seu amigo fazia naquele lugar, entendendo desse modo a importância daquilo no processo de construção de seu conhecimento enquanto estudante de publicidade. Os três se reúnem novamente uma semana após a troca e agora conseguem se entender. Definidos o conflito, a resolução e as personagens secundárias, foi pensado a estrutura narrativa e o formato de veiculação. Como base de estrutura narrativa, foi utilizada a sequência proposta por Syd Field (2001) que se dá em: Ato I (apresentação) - ponto de virada I - ato II (confrontação) - ponto de virada II - ato III (resolução). Ao estilo de narrativa, foi pensando em algo similar aos reality shows estadunidenses, onde as cenas de interação entre os personagens se intercalam com depoimentos dos mesmos sobre as situações. Quanto ao formato, foi pensado o modelo de websérie. Morante e Hernández (2012) definem websérie como  todas essas séries de ficção audiovisuais criados a serem emitidas pela Internet , divididas em Tradicionais, Videoblogs (Vlogs) e Interativas. A opção por esse formato se deu pela facilidade em reproduzir o conteúdo e o compartilhar com o público. Tendo história, estrutura narrativa, personagens e roteiros concebidos, foi pensado em um nome que abarcasse o conceito que queríamos apresentar. Assim, definimos para o nosso trabalho o título de  Playground, a websérie . Com o nome  playground fazemos uma metáfora da vida na universidade a um parque de crianças, onde a experiência completa acontece quando passa-se por todos os brinquedos (possibilidades do curso). Durante as gravações contamos com uma equipe de, ao todo, 12 pessoas. Entre os membros da equipe, 5 estavam envolvidos na produção e direção e 1 fazia parte do elenco, juntamente com outros 3 estudantes e 2 docentes. Outro estudante envolvido na produção operava a câmera. As locações ocorreram no entorno no Instituto de Cultura e Arte, na agência ShotUp e no Porto Iracema das Artes. As filmagens foram feitas por locação, sendo filmadas todas as cenas de cada local, independente da sua ordem de aparição na websérie. Finalizamos o cronograma de gravação da websérie com aproximadamente 90 horas de set ao todo. A captação de som foi, em grande parte, indireta, com o auxílio de boom e microfone, já que a proposta da equipe era realizar um trabalho audiovisual e ficcional com qualidade técnica, garantindo compreensão dos diálogos. Entretanto, em cenas específicas de depoimento das personagens, assumimos o ruído externo do ambiente, transmitindo a ideia de recorte do real para a narrativa. A definição dos suportes técnicos se deu com base nos equipamentos disponíveis entre a equipe envolvida e na universidade. O processo de pós-produção começou ainda na primeira semana de janeiro de 2017, logo após a retomada do semestre letivo de 2016.2, quando grande parte das cenas já haviam sido captadas, iniciando a montagem dos episódios, de acordo com os moldes do roteiro. Finalizado todo o processo de captação, iniciou-se o processo de edição e mixagem de som. Edição de luz e edições ligadas à fotografia foram mínimas, tanto pelo interesse da equipe por uma pós-produção mais simplificada, tanto pela falta de disponibilidade de tempo. Além disso, a preocupação com a imagens na filmagem e o caráter experimental da produção reservou à equipe essa flexibilidade. A câmera utilizada foi uma Canon 6D Mark 1, com lentes 24-105 F4 IS e 500mm F1.4. O programa utilizado para edição dos vídeos foi o Adobe Premiere Pro CC 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A série foi dividida em três episódios ficcionais e um com depoimentos de estudantes de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Os episódios ficcionais ficaram definidos assim: Episódio 01 - Balançador: Marina, Tiago e Leo se encontram para conversar sobre seu projeto. O trio decide começar pelo nome. Eles acabam não gostando das sugestões, o que desencadeia em uma briga sobre egos. Cada qual despreza a área do outro, achando que a sua é a melhor e o único caminho a seguir. Leo então tem a ideia de que eles troquem de áreas por um tempo, para que assim possam conhecer melhor o que cada um faz. Desse modo, Leo vai para o setor acadêmico, Tiago para o estágio em agência de publicidade e Marina para o ateliê de arte. Episódio 02 - Trampolim: O trio é recebido pelos tutores de cada área e cada um é incubido de desempenhar uma tarefa referente ao trabalho. Eles, porém, subestimam as tutoras e desempenham as funções sem refletir, com desprezo por aquilo que ali estão fazendo. O trio recebe um feedback negativo das tutoras e ficam frustrados. Episódio 03 - Gangorra: Após reconhecerem que estavam errados, o trio de protagonistas passa a primeiro compreender aquilo que cada campo profissional pode oferecer e tenta ver de que forma pode contribuir com essa outra área.. Ao se encontrarem novamente, eles se pedem desculpas pela forma que agiram anteriormente. Então, decidem novamente iniciar o projeto. Marina sugere o nome de Playground. Diferente do primeiro episódio, eles agora concordam e sentem-se aptos a trabalharem juntos. O episódio com os depoimentos contou com 12 alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, de diferentes semestres, falam sobre suas experiências com o curso. Como escolheram, o que gostam, pontos fortes e fracos e o que vão seguir. Os episódios foram postados no canal do Youtube da websérie nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro. Os vídeos foram divulgados também na página do Facebook da websérie nos mesmos dias que foram postados no Youtube.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A divulgação online da websérie aconteceu por meio de uma página no Facebook e a offline ocorreu por meio de cartazes pregados no Instituto de Cultura e Arte da UFC, Restaurante Universitário da UFC, CUCA s, Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, Caixa Cultural, Escola Porto Iracema das Artes, Vila das Artes e Escola OPA! de Design.  Playground, a websérie foi carregada em um canal do YouTube e atingiu a marca de 3021 visualizações no YouTube (até o dia 12 de fevereiro de 2017) somados seis vídeos do canal (teaser, trailer, episódios e depoimento). O canal alcançou a marca de 192 inscritos (até a mesma data). De forma geral, os comentários sobre a websérie nas duas plataformas digitais foram bastante positivos, a destacar pedidos de continuação e a realização de outras webséries com outros cursos. Dentro do próprio curso de Publicidade e Propaganda os comentários também foram positivos. Foi percebido que os estudantes se identificaram com os personagens e seus conflitos. O trabalho atingiu os objetivos propostos, sendo possível mostrar alguns dos perfis de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, seus caminhos e conflitos. Apesar da estereotipização das personagens, a websérie trabalhou sua desconstrução, tendo como mensagem final que o estudante deve procurar passar por diferentes caminhos dentro do curso para que se vivencie uma melhor formação. O produto final se encaixa com sua proposta inicial: a de trabalhar com storytelling. Desse modo, foi possível mostrar o curso de Publicidade e Propaganda sem que tivesse um cunho institucional ou de relatório. Entendendo o trabalho como um propulsor da reflexão sobre a formação e destacando o formato audiovisual como um meio interessante de apresentação da discussão, posteriormente, durante a primeira semana do semestre letivo de 2017.1, a equipe construiu um espaço de debate e apresentação da websérie, dentro da programação da Semana de Recepção dos calouros do curso de publicidade da UFC.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CARRILHO, K. N.; MARKUS, K. Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. Revista Organicom, v. 11, p. 128-136, 2014.<br><br>FIELD, S. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico / Syd Field. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.<br><br>MORANTE, F.M.; HERNÁNDEZ, P. La webserie: convergencias y divergencias de un formato emergente de la narrativa en Red. In: Congreso Internacional de la Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales (Red INAV). Málaga-Sevilla, 23-25 de mayo de 2012. Editores: Virginia Guarinos, María Jesús Ruiz (pp. 187-196). Sevilla : Universidad de Sevilla, Secretariado de Recursos Audiovisuales y Nuevas Tecnologías.<br><br>RODRIGUES, A. I. ; TOALDO, M. M. Publicidade Multiplataforma - processos de digitalização e configurações contemporâneas da atividade publicitária brasileira. In: VI Pró-Pesq PP  Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2015. São Paulo.<br><br> </td></tr></table></body></html>