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INSCRIÇÃO: | 01621 |
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CATEGORIA: | PP |
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MODALIDADE: | PP02 |
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TÍTULO: | TOCA - Campanha |
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AUTORES: | Matheus e Silva Duarte (Universidade Federal do Ceará); Nalissa Taila Rodrigues Frota (Universidade Federal do Ceará); Glicia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Campanha Promocional, Marketing de Experiencia, Toca, , |
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RESUMO |
A música como forma de arte e prática cultural está presente em diversas manifestações sociais desde a pré-história. Hoje se percebe a música como um potente recurso para reafirmar uma proposta publicitária, levando identidade, estilo e reconhecimento em um modelo flúido e perceptível ao público.一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瘀洀 椀渀瘀攀猀琀椀渀搀漀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀ꀀ洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀⸀ 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瘀椀渀挀甀氀愀搀愀 愀 洀切猀椀挀愀 挀漀洀漀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 漀 吀漀挀愀Ⰰ 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 挀爀椀愀搀漀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 焀甀攀 氀攀瘀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瘀爀椀漀猀 爀攀挀漀爀琀攀猀Ⰰ 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 攀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 洀愀爀挀愀猀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀切猀椀挀愀 攀猀琀 攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 爀椀琀洀漀猀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀猀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀攀爀愀最攀洀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀渀搀漀ⴀ漀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀ⴀ漀⸀ 䜀爀愀渀搀攀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 琀爀愀稀攀洀 攀猀猀愀 爀攀氀愀漀 洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀㨀 搀攀昀椀渀攀洀 洀甀椀琀漀 搀漀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 最漀猀琀愀 攀 琀愀洀戀洀 漀 攀渀瘀漀氀瘀攀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 愀琀爀愀漀 攀 漀甀琀爀愀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 愀 猀攀爀攀洀 瘀椀瘀椀搀愀猀Ⰰ 焀甀攀 洀愀爀挀愀洀 猀甀愀 洀攀渀琀攀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀⸀ 伀 吀漀挀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 最攀爀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀漀戀爀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 氀攀瘀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 洀愀爀挀愀 砀 昀攀猀琀椀瘀愀氀Ⰰ 洀愀爀挀愀 砀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 焀甀愀椀猀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 琀甀搀漀
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OBJETIVO |
O objetivo do Projeto Toca é explorar o universo de ativações de marca nos grandes festivais musicais e, assim, levar a equipe e o público do portal a compreender como se dá esse processo de presença das marcas em shows, o tipo de ativação que é feita, como o público recebe essas informações e o retorno comercial que dá às marcas. Assim, o portal foi criado com a proposta de gerar conteúdo sobre marketing de experiência, além de entrevistas com profissionais da área e cobertura de eventos para mostrar, com o olhar voltado para as marcas presentes, situações que muitas vezes passam despercebidos pelo grande público. |
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JUSTIFICATIVA |
Ao se definir o que objetivo e a forma de atuação do Toca seria interligar o tema “Publicidade e Música” aplicados na esfera de experiência e contato com o público alvo, se fez eminente a necessidade de um embasamento no que já vem sendo feito em outras escalas. Nesse ponto, ficou evidente que tratava-se de uma temática de grande potencial, mas que ainda é pouco desenvolvida em suas vastas perspectivas de atuação (essas em teoria, acadêmicas ou até em sua forma prática). Através das experiências, marcas conseguem levar algo memorável para o público que repassa para seu ciclo e dissemina essa interação, potencializando os efeitos da ação para seu ciclo mais próximo e assim por diante. Grandes marcas como Skol, Absolut, Trident e Rayban têm investido em ações de marketing de experiência, mostrando para a comunidade publicitária a importância desse tipo de inserção, sendo exemplos marcas pioneiras nesse momento. “Cada evento tem o perfil da marca e a cara do cliente. O objetivo vai além de transmitir ao consumidor seus atributos, trata-se de um envolvimento mais próximo com o target: Espera-se a identificação da marca pelo público-alvo” (KLEIN,2002, p.117).䄀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 椀渀瘀攀猀琀攀洀 渀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀漀猀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀⼀攀瘀攀渀琀漀猀ꀀ洀甀猀椀挀愀椀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀渀搀漀 挀漀洀 琀漀搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 瀀漀搀攀爀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀猀 吀漀瀀 漀昀 䴀椀渀搀⸀ 䄀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 渀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 ᰀ漠昀攀爀攀挀攀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀渀挀爀瘀攀氀 愀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀ᴀ⸠ ᰀ䔠猀猀攀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 琀洀 搀攀 琀攀爀 甀洀愀 挀愀甀猀愀 洀甀椀琀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀 攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀爀 漀 最愀渀栀漀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 愀 洀愀爀挀愀ᴀⰠ 挀漀洀漀 愀瀀漀渀琀愀 漀 䌀䔀伀 搀愀 䠀愀渀搀猀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 䰀攀渀栀愀爀搀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀⸀ 䌀漀洀瀀爀漀瘀愀漀 搀椀猀猀漀 瘀攀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ 䐀甀愀猀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀 䐀愀琀愀昀漀氀栀愀 攀洀 ㈀ 㐀 攀 洀漀猀琀爀愀洀 挀漀洀漀 漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 挀甀氀琀甀爀愀 愀樀甀搀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀爀 漀 渀漀洀攀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 漀甀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀㨀 搀愀猀 㐀㐀 洀愀爀挀愀猀 洀愀椀猀 氀攀洀戀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 渀漀 吀漀瀀 漀昀 䴀椀渀搀Ⰰ ㈀ 愀瀀愀爀攀挀攀洀 渀愀 氀椀猀琀愀 搀愀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 渀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀漀猀 瀀愀甀氀椀猀琀愀猀 漀甀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 攀洀 匀倀⸀
Estes resultados podem ser comprovados após eventos que compartilham essa estratégia. Um grande exemplo foi a ação da Sempre Livre no Lollapalooza 2016, que obteve excelentes resultados. A marca teve como resultados mais expressivos a conquista de 38,5 mil novos seguidores no Facebook, mais de 186 mil interações nas mídias sociais e 351 milhões de impressões juntando canais proprietários, trends, PR e blogueiros. Podendo ser observado também nas ações da Axe do mesmo festival: "O engajamento do público do festival em nossas ações foi um sucesso. Apenas no Instagram tivemos mais de 1,5 mil menções. Queremos continuar neste caminho ao longo do ano", Compartilhou Larissa Jorge, gerente da marca Axe no Brasil, para uma matéria da ADNEWS aonde foi trabalhado ativação de marca, exemplos e mensuração de resultados.䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀攀猀猀愀猀 愀攀猀 琀攀洀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 漀爀最渀椀挀愀Ⰰ 瘀椀渀搀漀 愀 琀攀爀 爀攀琀漀爀渀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 搀攀 挀甀爀琀漀Ⰰ 洀搀椀漀 漀甀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀⸀ 䄀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 洀愀爀挀愀 攀 瀀切戀氀椀挀漀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀 挀漀洀 漀猀 渀漀瘀漀猀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 爀攀猀甀氀琀漀甀 攀洀 甀洀愀 洀椀最爀愀漀 搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀椀猀猀漀 漀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 挀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 焀甀攀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀爀漀搀甀琀漀爀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 猀攀 琀漀爀渀漀甀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 渀漀琀挀椀愀猀 攀 爀攀氀愀琀愀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀⸀ 唀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 焀甀攀 爀攀挀漀洀瀀攀渀猀愀 挀漀洀 最爀愀渀搀攀 攀昀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 愀猀 洀搀椀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 樀 渀漀 洀愀椀猀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 猀甀瀀爀椀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 吀漀挀愀 昀漀椀 漀 搀攀 甀猀愀爀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀猀 渀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 洀愀爀挀愀猀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀Ⰰ 洀愀猀 搀愀渀搀漀 甀洀 琀漀焀甀攀 甀爀戀愀渀 攀 挀爀椀愀渀搀漀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀洀 渀漀猀猀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 渀漀猀猀愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 攀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 昀椀挀愀爀愀洀 攀渀琀爀攀 琀漀渀猀 渀攀甀琀爀漀猀 攀 攀猀挀甀爀漀猀 攀 琀漀渀猀 瘀椀戀爀愀渀琀攀猀 愀瀀氀椀挀愀搀漀猀 攀洀 氀愀礀漀甀琀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 挀椀渀稀愀Ⰰ 猀攀洀 挀漀爀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 挀漀洀 椀渀琀攀爀瘀攀渀攀猀Ⰰ 猀栀漀眀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 愀昀椀渀猀Ⰰ 爀攀挀攀戀攀洀 挀漀爀Ⰰ 攀渀攀爀最椀愀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀
Foi a partir desse conceito também, que foi retirada a ideia da ação de lançamento do site, em que foram realizadas intervenções no prédio do Instituto de Cultura e Arte - ICA, da Universidade Federal do Ceará, no campus do Pici, através da colagem e aplicação de jets, lambe-lambes e stencils em tapumes e placas no local. Esse material transmitia frases relacionadas ao projeto e aproveitava o espaço de obras que eram realizadas no Instituto para divulgar nossa mensagem. A redação de todo o projeto e campanha procurou transmitir sensações e emoções, com frases do tipo “Quebre o Gelo Fervendo a Vida”, “O que te Toca?”, “Experimente, Vibre, Sinta”, sendo de fácil absorção e convidando a uma rápida reflexão por parte do leitor, assim como intervenções urbanas propõem a fazer e ser. A estratégia utilizada foi a de reter e entreter a atenção do público interessado nos temas de música, publicidade, atualidades, comportamento e outros, com conteúdo produzido de modo autoral levando um olhar diferenciado sobre as ativações de marca e sobre as novidades no cenário musical: A condição mínima, portanto, para que uma mensagem seja percebida, interpretada e cause impacto (seja significativa) ao receptor é que tanto os repertórios do emissor quanto os do receptor tenham algo em comum. (BRITTO, FONTES, 2002, p. 14). A realização de uma ação de lançamento do site foi uma escolha feita em conjunto pela equipe, que identificou a interação com o público do ICA como uma potencial forma de captação DE acessos ao site e de disseminação orgânica sobre o lançamento de um portal que aborda cultura, música, cidade e publicidade. Outros ambientes do Instituto também estavam decorados com elementos do Toca, levando música e elementos visuais da nossa proposta, gerando assim interação entre as pessoas, música e distribuição de brindes, o que potencializou nossos resultados, gerando buzz e acessos ao portal, além de reforçar e esclarecer melhor a ideia que é proposta através do nosso projeto. A idealização e a produção do projeto Toca (tanto em sua parte prática como virtual), tiveram o apoio e o embasamento em teorias que esquematizam o processo de inovação, interação com o consumidor e reafirmação de valores e imagens da marca diante dele. Tendências de comportamento do consumidor são perceptíveis através de estudos e observações, onde é possível prever anseios, necessidades, preferências e oportunidades diante de determinadas situações, o que possibilita adequar todos os segmentos para aproveitar ou sofrer um impacto menor diante da nova realidade. É o que vem acontecendo em festivais: notou-se o anseio do espectador em se envolver mais com o evento, a vontade de vivenciar algo a mais, indo além da música e da performance do artista e de ter algumas necessidades decorrentes da ambientação de grandes festivais supridas (como conseguir se manter perto de amigos, uma área de lazer e descanso, situações que geram conforto, brindes, agrados e memórias do evento), tudo isso vem aparecendo como potenciais de amparo fornecidos pelas grandes marcas e como oportunidades de se fazer presente e memorável para seus consumidores. Kotler (1985) traz para nós a definição de que marketing como uma atividade que é dirigida para a satisfação e desejo através de um processo de troca. O mesmo autor (Kotler, 2009) ainda se referindo ao marketing com uma visão alargada considera que o mercado acaba por incluir outros objetos que não tem nenhuma relação com objetos ou serviços: pessoas, lugares, sensações. Tudo pode vir a ser utilizado como objeto de troca. Segundo Flôr e Umeda (2009),䔀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀爀愀 瀀愀爀愀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀攀琀攀渀猀漀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀爀 愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 椀渀猀琀愀氀愀爀ⴀ猀攀 渀愀 洀攀洀爀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 挀漀洀 愀焀甀攀氀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 搀椀猀猀攀洀椀渀愀渀搀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀 瘀椀猀漀 攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀愀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 昀攀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 挀漀洀 漀 焀甀攀 愀 洀愀爀挀愀 昀漀椀 愀琀爀椀戀甀搀愀⸀ ⠀䘀䰀퐀刀㬀 唀䴀䔀䐀䄀⸀ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀
O marketing de experiência acompanha e faz parte da evolução do marketing, especialmente o Marketing 3.0, onde o ser humano é o foco, sua a satisfação e a sua experiência. A busca por um mundo melhor e menos supérfluo, onde consumir algo tornou-se um momento único e inesquecível. Kotler (2010) nos apresenta o conceito de marketing 3.0, apontando a tendência e a necessidade das empresas em buscarem se posicionar e atrelar sua comunicação, estratégia e produção a um conjunto de missão e valores. Graças a evolução tecnológica, que cria uma relação entre consumir e empresas ainda mais próximas, faz com que o cliente interfira e sugira seus gostos e preferências às marcas, colaborando para uma espécie de criação em conjunto, um tipo de parceria criativa, onde tudo é compartilhado. É interessante perceber que com a mudança na exigência do consumidor, as marcas precisaram se adaptar a nova ordem de consumo, pois o consumidor que antes sonhava em ter uma casa (produto) hoje busca experimentar e conhecer novos lugares, novas sensações e receber diferentes estímulos. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Durante alguns encontros, a equipe começou a trilhar o caminho que queria seguir e o assunto que pretendia abordar. Foram feitas reuniões para discutir assuntos que fossem de comum interesse aos membros e que fossem viáveis de trabalhar dentro da disciplina, seguindo um parâmetro de tempo de elaboração, interesse do público, verba e viabilidade diante da elaboração. Com um brainstorming entre os membros da equipe, procurou-se temas que não haviam sido trabalhados por outras equipes durante a disciplina de Laboratório. Ao chegarmos no tema música, foi pensada a correlação dela com a publicidade, de onde foram lembrados os festivais musicais famosos que acontecem por todo o mundo, como o Lollapalooza, Coachella, Tomorrowland, dentre outros. Ao final do brainstorming, havia sido definido que trabalharíamos com influências musicais (como cantores e bandas famosas) e a relação com marcas e projetos (como garotos-propaganda e parcerias), para reforçar um posicionamento ou valor dos envolvidos. Com o tempo, a equipe foi moldando e adaptando a ideia, retirando o fator principal de trabalhar com pessoas ou bandas influentes na música para ativações de marca em festivais musicais. As grandes inspirações foram Lollapalooza, Rock in Rio, Coachella, dentre outros grandes festivais que já demonstram grande preocupação com a ativação de marcas parceiras, levando inovações e memoráveis experiencias em todas suas edições, para o público dentro e fora dos festivais. Para MELO NETTO (2000, p. 43) “os Eventos são, atualmente, a mais nova forma de ‘alavancagem’ de qualquer negócio profissional.” Pensando em um modo de abordar o conteúdo referente ao assunto, de uma maneira interativa, inovadora, e viável para a equipe, foi decidido a utilização do recurso de um portal para transmitir sensações de festivais locais, perspectivas dos integrantes da equipe sobre os eventos e assuntos relacionados, interação com o público leitor, ultrapassando os limites da sala de aula e da UFC, trabalhando com os mais variados tipos de mídia, seja ele audiovisual, sonoro ou escrito, algo essencial para tratar de forma ampla e rica o assunto escolhido pela equipe. O portal Toca (www.oquetetoca.com) é um site de entretenimento sobre música e publicidade, aliando essas áreas e levando como foco o marketing de experiência em festivais musicais, o portal leva ao público um conteúdo completamente original sobre cobertura de eventos, entrevistas e matérias escritas pela própria equipe Toca. Para a ação de lançamento do portal, foi realizada uma ação no Instituto de Cultura e Arte - ICA, no mês de junho de 2016, onde o Instituto foi decorado com ativações da marca Toca, plaquinhas nos jardins, lambe-lambes nas instalações, entre outros tipos de intervenções que foram escolhidas para apresentar e envolver o público à marca Toca. Na ação em si, foram feitas intervenções com stencil e jet na área externa do ICA, com frases que remetem a campanha do Toca. Ao som de boa e variada música, também houve parceria com a RedBull com a distribuição de energéticos para os visitantes do espaço. Houve também, painéis para fotos, decoração especial com diversos itens musicais, como CDs, LPs e instrumentos. Para GIÁCOMO (1993, p. 27), “evento é o componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação.” Complementando o site, utilizamos fanpage no Facebook para divulgar as matérias que eram publicadas no portal. Essa foi uma forma encontrada pela equipe para gerar engajamento com o público além de garantir integração e um número de acessos diários ao site. Também usamos o Facebook como uma forma de anunciar o vídeo de cobertura da nossa ação, onde os internautas puderam conferir o resultado final da ação, se ver no vídeo e, os que não tiveram a oportunidade de participar, puderam conferir como foi a ação e compreender a proposta da nossa marca.吀漀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀漀 猀椀琀攀 愀甀琀漀爀愀氀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 攀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瘀愀爀椀愀 攀渀琀爀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 ⠀挀漀洀漀 䐀愀爀眀椀渀 䴀愀爀椀渀栀漀Ⰰ 匀愀爀愀栀 䄀氀戀甀焀甀攀爀焀甀攀 攀 吀栀椀愀最漀 刀漀搀爀椀最甀攀猀⤀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀漀 爀愀洀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀琀甀愀洀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 挀漀戀攀爀琀甀爀愀猀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 氀漀挀愀椀猀 渀漀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 攀洀 愀琀椀瘀愀爀 攀 挀漀爀爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 洀愀爀挀愀猀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瘀搀攀漀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀瘀愀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 倀爀漀樀攀琀漀 吀漀挀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀瘀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀愀 瘀椀猀漀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 琀攀洀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀爀椀愀爀 漀 吀漀挀愀 昀漀椀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀愀稀攀爀漀猀漀 攀 挀栀攀椀漀 搀攀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 伀 琀攀洀愀Ⰰ 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 愀琀甀愀氀 攀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 渀漀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 昀漀椀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 搀攀猀搀攀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 ⴀ 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 愀琀椀瘀愀漀Ⰰ 攀瘀攀渀琀漀 ⴀ 愀琀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 瀀愀爀愀 昀漀爀愀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀椀瘀攀爀洀漀猀 椀洀攀爀猀漀猀 渀漀猀 猀栀漀眀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀 愀琀椀瘀愀攀猀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀愀洀 攀洀 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ 搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 攀猀琀椀氀漀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 椀渀琀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 瀀爀瀀爀椀漀猀Ⰰ 漀渀搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀漀琀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 琀攀砀琀漀猀 攀爀愀洀 昀攀椀琀漀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀椀砀漀甀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 切渀椀挀漀Ⰰ 愀甀琀漀爀愀氀 攀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀⸀
Ter escolhido um site como o produto principal desse projeto foi uma experiência inovadora, pois a equipe teve de aprender a colocar um site e todo seu conteúdo no ar, detalhes de uma área fora da publicidade. Aprendemos que, dependendo do formato de site, isso afetaria a visibilidade e o alcance do nosso produto, dessa forma, tivemos que entender que para termos o retorno que queríamos, precisávamos de uma plataforma que fosse de fácil acesso, e que também fosse de fácil manipulação. Iniciamos com o planejamento de campanha, definição de conceito da marca e briefings. A partir desses trabalhos desenvolvidos, criamos a marca do Toca, toda a sua comunicação e tom. Realizamos também a etapa de geração de conteúdo, indo à rua entrevistar, realizar coberturas e viver de perto a experiência, para poder passar nossas impressões através de matérias destinadas aos leitores. Por fim, realização de uma ação em que toda a equipe tornou-se produção de eventos, que pensava todos os detalhes para fazer do nosso pequeno evento uma experiência marcante para o público participante. A equipe envolveu-se desde o planejamento de campanha até produção de peças gráficas, onde todos estavam imersos em aprendizado e novas experiências. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS |
AGOSTINHO, Pedro Filipe Lopes. Marketing de Experiências: Comunicar emoções e sensações愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䌀漀椀洀戀爀愀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䤀吀吀伀Ⰰ 䨀愀渀愀椀渀愀㬀 䘀伀一吀䔀匀Ⰰ 一攀渀愀⸀ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 瀀愀爀愀 䔀瘀攀渀琀漀猀㨀 甀洀愀 琀椀挀愀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 攀 搀漀 琀甀爀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䰀퐀刀Ⰰ 倀爀椀猀挀椀氀氀愀㬀 唀䴀䔀䐀䄀Ⰰ 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀Ⰰ 䈀爀愀渀搀椀渀最 猀攀渀猀漀爀椀愀氀㨀 愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀섀䌀伀䴀伀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀渀愀⸀ 吀甀搀漀 愀挀愀戀愀 攀洀 昀攀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀最椀渀愀 䄀戀攀爀琀愀Ⰰ 㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䰀䔀䤀一Ⰰ 一愀漀洀椀⸀ 匀攀洀 氀漀最漀㨀 愀 琀椀爀愀渀椀愀 搀愀猀 洀愀爀挀愀猀 攀洀 甀洀 瀀氀愀渀攀琀愀 瘀攀渀搀椀搀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 ☀氀琀㬀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀爀攀瀀漀猀椀琀漀爀椀漀⸀甀渀椀挀攀甀戀⸀戀爀⼀⸀⸀⸀⼀㈀ 㠀㤀⼀㈀⼀㈀ 㔀㘀㐀㐀㔀⸀瀀搀昀☀最琀㬀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀 ⠀㤀㠀㔀⤀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 ⠀攀搀椀漀 挀漀洀瀀愀挀琀愀⤀⸀ ⠀㌀ꨀ 攀搀椀漀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀⸀ ⠀㈀ 㤀⤀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 瀀愀爀愀 漀 匀挀甀氀漀 堀堀䤀⸀ 䔀搀⸀ 䔀搀椀漀甀爀漀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀一䐀匀吀刀伀䴀Ⰰ 䴀愀爀琀椀渀⸀ 䈀爀愀渀搀猀攀渀猀攀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䰀伀 一䔀吀伀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 䔀瘀攀渀琀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䴀䤀吀吀Ⰰ 䈀攀爀渀搀 䠀⸀ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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