ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01712</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Parte da Família</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sara Bacelar Vidal (Universidade Federal do Ceará); Renato Camilo Aguiar de Sousa (Universidade Federal do Ceará); Luiz Carlos Lopes Neto (Universidade Federal do Ceará); Antônio César da Silva (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Aedes aegypti, Campanha, Spot, UFC, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Parte da Família é um spot produzido para a disciplina de Produção Publicitária em Mídia Sonora da Universidade Federal do Ceará. A proposta apresentada era de uma peça de combate ao Aedes aegypti para integrar a campanha da Universidade Federal do Ceará "UFC e você contra o mosquito". O objetivo é produzir a reflexão nos ouvintes sobre a falta de cuidados para impedir a proliferação do mosquito. Este trabalho exibirá o processo de criação do spot, desde a sua concepção até a sua efetiva produção, além das técnicas utilizadas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti se alastram pelo país inteiro e a luta contra o mosquito não é de hoje. De acordo com a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Margareth Capurro, acredita-se que o mosquito, de origem africana, esteja presente no território brasileiro desde o período colonial, trazido pelos navios escravistas. Num primeiro momento, a principal preocupação nacional em relação ao mosquito era transmissão da febre amarela. Com os esforços do governo, a doença e o mosquito foram erradicados. Seja por mutações do mosquito, seja pela falta de atenção governamental, hoje ele está presente em todo o território brasileiro. Os casos de dengue passaram de 1,6 milhão (um milhão e seiscentos mil), além dos casos de zika e chikungunya. Problemas como a ausência de saneamento básico, o crescimento desenfreado e mal planejado das cidades, a irregularidade na coleta de lixo e na distribuição de água influenciam na rápida expansão do mosquito. A Universidade Federal do Ceará também está participando das ações contra o Aedes, mobilizando alunos, professores, servidores técnicos-administrativos e toda a comunidade através de atividades de prevenção, combate e informação, entendendo que através do trabalho de todos é possível combater as epidemias causadas pelo mosquito. Dentro desse contexto foi lançado a proposta de elaboração de um spot institucional que fizesse parte da campanha. O rádio é, muitas vezes, negligenciado pela publicidade, seja pela elaboração de campanhas que não atendem às suas particularidades, seja pela total ausência de investimentos na mídia. No entanto, entendemos que o veículo é um meio de grandes potencialidades e especificidade próprias, que se explorado de maneira adequada pode atingir aos objetivos propostos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entendendo que o combate e prevenção ao Aedes aegypti são cruciais para barrar o rápido avanço das doenças transmitidas pelo mosquito, objetiva-se, por meio da peça publicitária criada, reforçar que a falta de cuidados para impedir a proliferação deste inseto é dar margem para que eles se reproduzam e continuem a transmitir doenças. Por meio de uma abordagem baseada na performance de personagens e com o humor, aproxima-se do público e propõe uma reflexão e conscientização sobre o tema apresentado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot foi criado na disciplina "Produção Publicitária em Mídias Sonoras" com o objetivo de compor a campanha da Universidade Federal do Ceará no combate ao mosquito Aedes aegypti. Justificou-se a escolha do tema em face à crise epidêmica das doenças Dengue, Chikungunya e Zika; que naquele momento já estava em surto no estado do Ceará e a estimativa, que veio a se confirmar no ano de 2017, era de que a situação piorasse. A campanha realizada na Universidade está presente nas mídias sociais, no site institucional na UFC, em folhetins e cartazes nos diversos campis universitários e bibliotecas. Além disso, foi criado um portal para a campanha (disponível em http://www.aedes.ufc.br/. Acesso: 30 de abr. 2016), produtos audiovisuais e um aplicativo que ensina e conscientiza sobre as doenças causadas pelo mosquito. O rádio, que por muito tempo foi o principal veículo de comunicação, sofre uma histórica defasagem e desprezo. Não é novidade que a publicidade muitas vezes não explora o rádio como uma mídia de potencial, em alguns casos apenas reproduzindo o que já é feito em campanhas audiovisuais ou o ignorando por completo. O rádio é uma mídia com suas especificidades e "a reflexão sobre a qualidade do anúncio veiculado no rádio é condição fundamental para a sobrevivência deste meio" (DA SILVA, 2012, p. 2). A peça publicitária radiofônica é constituída por texto, trilha sonora e efeitos sonoros; o texto possuindo uma relação íntima com a performance da voz e o tratamento técnico dos efeitos sonoros sendo uma etapa essencial para possibilitar ao ouvinte-modelo a experiência multisensorial ao qual o spot se propõe. Para a construção de um bom anúncio de rádio, é fundamental que este seja construído a se pensar nessas características. O desafio ao elaborar uma campanha radiofônica consiste em alinhar com as demais mídias utilizadas, não apenas transferir de uma mídia para outra. Em conformidade com isso, a elaboração do spot para a campanha desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará possui características próprias, como o rádio exige, mas sem perder o viés institucional da ação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção do spot radiofônico Parte da Família para a campanha "UFC e você contra o mosquito" utilizou os elementos palavra, fundo musical e efeitos sonoros. A peça tem duração de 30 segundos. De acordo com Mello Viana (2014, p. 4), a produção radiofônica "deve alcançar, prever e sugerir imagens multisensoriais ao ouvinte-modelo distante", entendendo que o ouvinte-modelo citado é o target da produção publicitária. O ouvinte-modelo deve ser pensado, previsto e feito presente na linguagem à partir dos pressupostos assumidos sobre ele. No caso do spot "Membro da Família", os pressupostos referidos foram os de compreensão textual e consciência do contexto de epidemia do mosquito Aedes aegypti no Brasil e a tentativa de se controlar a proliferação das doenças no estado do Ceará na época da produção do spot. O spot utilizou a técnica narrativa da dramatização para facilitar a proximidade entre os locutores e os ouvintes, construindo uma relação de informalidade. A produção é institucional e possui como objetivo transmitir a ideia de combate ao Aedes aegypti. A proliferação do mosquito é um assunto sério, no entanto, ao optarmos por uma abordagem cômica, entendemos que "o humor abre o coração das pessoas e lhes trazem um momento de alegria, um momento de prazer que alivia o sentido trágico da vida" (OLIVETTO, 2003 apud WEBER, 2014). A peça tem a participação de duas locutoras-atrizes, suas vozes foram escolhidas pensando na melhor representação da narrativa e do estilo desejado, assim como é estabelecido por MCLEISH em sua obra Produção de Rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. Com efeitos sonoros em background para criar a ambientação, a história é conduzida para que aos poucos o ouvinte perceba que a situação exposta é incomum. Após esse momento, entra um trilha que indica a mudança para a narração, mas que mantém o clima do spot, a narração é feita por uma locutora com o intuito de fechar a ideia da campanha, seguida pela assinatura da campanha na voz de um locutor. Os efeitos sonoros utilizados incluem o som de uma porta abrindo, dia ensolarado e trilha instrumental em BG.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot desenvolvido foi institucional com 30 de duração, que teve como locutores duas vozes femininas para a narrativa, uma voz feminina para leitura do fechamento da ideia do spot e uma voz masculina para a leitura da assinatura da campanha  UFC e você contra o mosquito . A intenção era reproduzir um ambiente comum domiciliar, a conversa entre mãe e filha aparenta ser sobre algo que precisa de cuidados, um bebê ou um animal de estimação. No decorrer do spot, tendo em vista o ouvinte-modelo que já tem consciência da situação epidêmica que o Brasil se encontrava na época da produção do spot, logo estranhará o diálogo. Com a entrada da terceira voz feminina, acompanhada da mudança de trilha, confirma-se a suspeita do ouvinte-modelo em se tratar do Aedes aegypti. A utilização de uma voz masculina para a leitura da assinatura cria um forte contraste com as vozes anteriores, causando um reforço de atenção. ROTEIRO DO SPOT CLIENTE: Universidade Federal do Ceará TÍTULO: Parte da Família PEÇA: Spot 30  TEC: Intervalo - 1  TEC: Abertura de porta  2  LOC FEM 1: Filha, vê como ele tá. LOC FEM 2: Mãe, ele tá bem, tá até crescidinho. LOC FEM 1: Você trocou a água dele? LOC FEM 2: Claro que não. Né, mãe?! Senão o bichinho ia morrer. LOC FEM 1: Então daqui a pouco ele tá voando! TEC: Trilha em BG LOC FEM 3: Muitas pessoas não levam a sério a ameaça do mosquito e criam o ambiente ideal para o seu desenvolvimento. Não deixe que o Aedes faça parte da família. LOC MASC (ASSINATURA): UFC e você contra o mosquito. Uma campanha da Universidade Federal do Ceará  5  </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração do spot foi realizada pelos integrantes da equipe desde a concepção da ideia até a edição técnica final. Destacamos a importância de uma intensa pesquisa prévia, não apenas a respeito do tema a ser desenvolvido como também sobre a própria estrutura do meio radiofônico. Conforme ficou claro no presente trabalho, o rádio é uma mídia de grandes potencialidades, cujas produções para esse veículo devem ser pensadas e criadas a partir de suas particularidades. Através das técnicas utilizadas e da forma como o trabalho foi conduzido, acreditamos que atingimos o objetivo de informar e conscientizar sobre os cuidados a serem tomados. A abordagem informal e humorística feita sobre o tema não o desqualifica, mas, pelo contrário, abrange o público-alvo atingido, atua em conformidade com as técnicas da publicidade radiofônica e se aproxima da sociedade. Abordar um tema delicado de saúde pública foi engrandecedor. O processo de aprofundamento no contexto social da campanha e a vivência em todas as etapas da elaboração do spot foram de grande importância para a formação acadêmica, profissional e, porque não dizer, humana, dos alunos envolvidos. Certamente saímos desse trabalho mais conscientes de nossos deveres sociais e do nosso papel enquanto comunicadores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DA SILVA, Altair Tavares. Publicidade Radiofônica: Fatores de Eficácia do Anúncio no Rádio. RENEFARA - Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia - ISSN: 2236-8779, v. 2, n. 2. 2012. Disponível em <http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/70>. Acesso em 30 de abr. 2017.<br><br>ÉPOCA. Por que estamos perdendo a guerra contra o Aedes aegypti. Disponível em: <http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/02/por-que-estamos-perdendo-guerra-contra-o-aedes-aegypti.html>. Acesso em 30 de abr. 2017.<br><br>MCLEISH, R. Produção de rádio: um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.<br><br>MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115683>. Acesso em 30 de abr. 2017.<br><br>PORTAL EBC. Aedes aegypti: conheça a história do mosquito no Brasil e suas características. Disponível em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-12/aedes-aegypti-conheca-historia-do-mosquito-no-brasil-e-suas-caracteristicas> Acesso em 30 de abr. 2017 <br><br>UFC e você contra o mosquito. Disponível em: <http://www.aedes.ufc.br/>. Acesso em 30 de abr. 2017.<br><br>WEBER, Ana Claudia. A utilização do humor na publicidade: um estudo sobre o canal porta dos fundos. 2014. Trabalho de Conclusão de Graduação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/103480>. Acesso em 30 de abr. 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>