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INSCRIÇÃO: | 01736 |
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CATEGORIA: | RP |
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MODALIDADE: | RP11 |
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TÍTULO: | Programa de estímulo à Cultura Científica no Curso de Relações Públicas |
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AUTORES: | DANIELLA ALVES DE MELO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); MÁRCIO GOMES DOS SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); PAULO ROBERTO BATISTA PEREIRA FILHO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA); FELLIPE SÁ BRASILEIRO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Relações Públicas, Planejamento Estratégico, Produção Científica, Pesquisa-ação, |
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RESUMO |
Tendo como base os três pilares da educação superior (pesquisa, ensino e extensão), este trabalho teve como objetivo investigar, no curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as razões pelas quais a pesquisa é menos desenvolvida do que o ensino e a extensão, e, ao mesmo tempo, propor/implementar ações voltadas para o estímulo da produção científica. Para tanto, realizou-se um Briefing a fim de obter conhecimentos sobre o curso e, por meio da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005), aplicou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com docentes e quantitativa com discentes. Esse processo gerou um diagnóstico que confirmou a escassez da produção científica, apontando suas possíveis razões. De posse dessas informações, foram elaboradas, aplicadas e avaliadas ações que pudessem contribuir para inserção dos alunos na cultura acadêmica da produção científica. |
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INTRODUÇÃO |
A cultura acadêmica pode ser conceituada, segundo Schugurensky e Naidorf (2004, p. 998), como “os discursos, as representações, as motivações, as normas éticas, as concepções, as visões, e as práticas institucionais dos atores universitários”, considerando os atores universitários como sendo o corpo docente, discente e servidores, que, juntos, constroem os valores, crenças, objetivos e características da comunidade acadêmica, ou das várias organizações que dela fazem parte. Podemos afirmar que a cultura acadêmica é constituída por uma complexidade de relações e interações que acontecem no âmbito universitário ao longo dos anos. 䌀愀搀愀 挀甀爀猀漀Ⰰ 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀攀洀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 ጀ†椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 攀 瀀攀氀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 氀漀挀愀氀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 愀氀最甀洀愀猀 洀愀渀琀洀 漀 昀漀挀漀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀猀 猀攀 瘀漀氀琀愀洀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀Ⰰ 渀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 焀甀攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 攀猀琀 瀀愀甀琀愀搀愀 渀愀猀 愀攀猀 瀀爀愀最洀琀椀挀愀猀 攀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀猀⸀ 䤀猀猀漀Ⰰ 愀 渀漀猀猀漀 洀漀搀漀 搀攀 瘀攀爀Ⰰ 猀攀 搀 瀀攀氀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀㨀 ᰀ瀠氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 最攀猀琀漀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀Ⰰ 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀攀 昀甀渀攀猀 攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀ᴀ†⠀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ ㈀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀㐀⤀⸀ 伀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 渀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 渀漀 䈀爀椀攀昀椀渀最 爀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 猀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀洀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 愀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 氀椀最愀搀愀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀椀挀愀渀搀漀 攀洀 猀攀最甀渀搀漀 瀀氀愀渀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀
Nesse sentido, considerando a realidade em questão, este trabalho buscou investigar as possíveis razões do não engajamento dos alunos nos processos de produção científica, e, a partir de então, desenvolver um Planejamento Estratégico de Relações Públicas voltado para o estímulo da produção científica no curso.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀戀樀攀琀椀瘀漀 䜀攀爀愀氀
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JUSTIFICATIVA |
A universidade, enquanto instituição de ensino superior, está apoiada no tripé ensino, pesquisa e extensão, que constitui o seu eixo fundamental e que de forma alguma pode ser fragmentado, devendo, assim, fazer parte da cultura acadêmica dos cursos universitários. Esses três pilares de sustentação devem ser complementares e, se possível, igualitários, desenvolvendo de forma uniforme a construção da cultura dos cursos, permitindo que se fortaleçam em todos os sentidos. Todavia, o que acontece na maioria dos cursos de graduação é a tendência ao desenvolvimento do ensino atrelado com maior intensidade a uma dessas áreas, a exemplo da extensão ou da pesquisa. 一漀 挀愀猀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 漀 攀渀猀椀渀漀 挀愀洀椀渀栀愀 氀愀搀漀 愀 氀愀搀漀 瀀爀琀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 搀攀 瀀爀攀猀琀愀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 渀搀椀挀攀 攀氀攀瘀愀搀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀洀 搀攀琀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 最爀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 猀愀氀甀琀愀爀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 戀愀猀攀猀 琀攀爀椀挀愀猀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 攀洀 挀甀爀猀漀猀 漀渀搀攀 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀樀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀甀 渀愀 挀愀爀爀攀椀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 一漀 洀愀椀猀Ⰰ 漀猀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 渀漀 愀氀挀愀渀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 焀甀攀 愀搀焀甀椀爀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 洀愀椀猀 昀愀瘀漀爀瘀攀氀 渀漀 洀攀椀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 洀攀氀栀漀爀愀 搀攀 猀攀甀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 攀洀 愀瘀愀氀椀愀攀猀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀 ⠀䴀䔀䌀⤀Ⰰ 搀愀 䌀漀漀爀搀攀渀愀漀 搀攀 䄀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀攀猀猀漀愀氀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 ⠀䌀䄀倀䔀匀⤀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 䔀洀 搀攀挀漀爀爀渀挀椀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀洀瀀氀椀愀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⼀挀甀爀猀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 漀甀琀爀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 挀甀爀猀漀猀 搀愀 洀攀猀洀愀 爀攀愀⸀
Seria então, o Programa de Relações Públicas, através da utilização dos instrumentos de comunicação dirigida, a forma ideal de atingir os estudantes de Relações Públicas, a fim de melhorar a relação dos mesmos com o curso e com a produção acadêmica, estimulando, motivando e fornecendo ferramentas para seu melhor desenvolvimento. Além disso, esse esforço concentrado na academia refletirá no desenvolvimento de um sentimento de pertencimento do estudante para com a universidade, dando-lhe a oportunidade de viver a experiência acadêmica plenamente, o que pressupõe expandir-se para além do ensino e aventura-se na pesquisa e extensão.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀愀 椀渀攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀爀愀洀 渀漀爀琀攀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀猀猀攀洀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䌀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 攀 愀瀀氀椀挀ⴀ氀漀猀 瀀愀爀愀 愀搀攀焀甀愀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 琀爀愀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 渀愀琀甀爀攀稀愀 愀瀀氀椀挀愀搀愀⸀
Dessa forma, a estratégia de pesquisa utilizada neste trabalho foi a pesquisa-ação. Isso porque ela é orientada para a resolução de problemas, com o objetivo de transformação da realidade vivida. Dentre suas características, destacam-se a interação que ocorre entre pesquisadores e investigados, e o fato dela poder ser aplicada a pequenos e médios grupos (THIOLLENT, 2005).䐀愀搀漀 漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀Ⰰ 愀 ᰀ瀠攀猀焀甀椀猀愀ⴀ愀漀ᴀ† 昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀瀀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀漀 猀攀 昀漀猀猀攀 漀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 甀洀愀 ᰀ瀠攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀ᴀⰠ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 吀栀椀漀氀氀攀渀琀 ⠀㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㤀ⴀ ⤀Ⰰ 攀氀愀猀 渀漀 猀漀 猀椀渀渀椀洀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ愠 瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ愀漀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀Ⰰ 猀甀瀀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 琀挀渀椀挀漀 漀甀 漀甀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀 攀洀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀ᴀ⸠
Segundo Thoillent (2005), um dos principais objetivos da pesquisa-ação é:
[...] dar aos pesquisadores e grupos de participantes os meios de se tornarem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da situação em que vivem, em particular sob forma de diretrizes de ação transformadora. Trata-se de facilitar a busca de soluções aos problemas reais para os quais os procedimentos convencionais têm pouco contribuído. (THOILLENT, 2005, p. 10).
No campo comunicacional, a pesquisa pode abranger uma multiplicidade de aspectos e ter os mais diversos enfoques, nesse caso, utilizar a pesquisa-ação como método de trabalho ao invés dos métodos convencionais pode ser interessante, pois
Além de sua função crítica, a pesquisa-ação pode igualmente ser aplicada de modo construtivo para permitir uma maior participação dos grupos interessados em torno de diversas ações comunicativas: criação de um jornal, de uma rádio, espaço de lazer ou transformação de uma política de informação. (THIOLLENT, 2005, p. 85)
Além do mais, há casos em que, a partir da pesquisa-ação, gera-se uma ação transformadora que torna possível produzir e fazer circular informações e conhecimentos que, geralmente, são excluídos ou menosprezados (THOILLENT, 2005). 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 渀漀爀琀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ愀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀愀Ⰰ 攀砀攀挀甀琀愀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 攀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀⸀ 匀攀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀搀愀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀洀椀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 挀漀洀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 甀洀 爀漀琀攀椀爀漀 猀攀洀椀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀 猀攀椀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 瀀爀攀氀椀洀椀渀愀爀攀猀⸀ 匀攀渀搀漀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 搀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀戀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀猀 焀甀攀 攀氀攀 挀漀渀栀攀挀攀 攀⼀漀甀 搀攀 猀攀甀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀㬀 攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 猀甀愀 漀瀀椀渀椀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 攀 洀漀琀椀瘀愀攀猀 ⠀刀䤀䌀䠀䄀刀䐀匀伀一Ⰰ ㈀ 㤀⤀⸀
Já a pesquisa quantitativa foi realizada através de questionário estruturado com um conjunto de opções de respostas na intenção de caracterizar as opiniões e percepções dos sujeitos, no caso os alunos de Relações Públicas da UFPB. Segundo RICHARDSON (2009, p. 189), a função do questionário é “descrever as características e medir determinadas variáveis de um grupo social”. Este questionário foi formado por onze perguntas, sendo elas, cinco de múltipla escolha, uma de graduação de opinião, quatro dicotômicas e uma simples/fechada. A aplicação foi realizada utilizando dois métodos: o contato direto e o método digital.伀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀攀猀琀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 昀漀爀愀洀 漀猀 㐀 搀漀挀攀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀 漀猀 ㈀㌀㤀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 ⠀㤀㐀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 愀琀椀瘀漀猀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 㐀㔀 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 ጀ†䠀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⤀⸀ 吀漀搀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀⸀
O tipo de amostragem utilizada na pesquisa quantitativa foi a probabilística aleatória simples, onde, segundo GIL (2010, p. 161), todos os elementos da população “devem ter uma probabilidade igual ou conhecida”, ou seja, todos os membros têm a mesma probabilidade de serem incluídos na amostra. Essa amostra resultou em 148 alunos, levando em consideração o erro máximo permitido de 5%, tendo um nível de confiança de 95%. 䄀 愀洀漀猀琀爀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 愀椀渀搀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 攀猀琀爀愀琀漀猀 ⠀먀 攀 ㈀먀 瀀攀爀漀搀漀㬀 ㌀먀 愀漀 㘀먀 瀀攀爀漀搀漀㬀 攀 㜀먀 瀀攀爀漀搀漀 愀挀椀洀愀⤀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀攀爀漀搀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 攀砀椀猀琀椀爀 漀瀀椀渀椀攀猀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀爀椀愀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 瀀攀爀漀搀漀 攀洀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 攀猀琀 挀甀爀猀愀渀搀漀Ⰰ 椀猀猀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀
Já na pesquisa qualitativa a amostragem utilizada foi a não probabilística por conveniência, pois ela é empregada quando se deseja obter informações nas pesquisas exploratórias de maneira rápida. Segundo Thiollent (2005, p. 67), “trata-se de um pequeno número de pessoas que são escolhidas intencionalmente em função da relevância que elas representam em relação a um determinado assunto”. Dessa forma, a amostra contou com 5 docentes, selecionados por sua disponibilidade e grau de envolvimento com o curso – no momento do processo investigativo.䄀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀椀愀猀 ㈀ 攀 㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ 㘀 攀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀猀 搀愀搀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 挀愀琀攀最漀爀椀稀愀漀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 䘀椀最甀攀椀爀攀搀漀 ⠀㤀㤀㌀⤀⸀ 䈀愀猀攀愀渀搀漀ⴀ猀攀 渀攀猀猀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 漀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 焀甀攀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 焀甀愀渀琀椀琀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀爀爀攀甀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀椀愀猀 ㈀ 攀 ㈀㐀 搀攀 愀戀爀椀氀 ⠀愀 搀愀琀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 搀攀瀀漀椀猀 搀愀 搀愀琀愀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀⤀⸀ 䄀瀀猀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 漀猀 洀攀猀洀漀猀 昀漀爀愀洀 琀愀戀甀氀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 䴀椀挀爀漀猀漀昀琀 䔀砀挀攀氀Ⰰ 攀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 攀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 洀琀漀搀漀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀漀Ⰰ 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 爀攀氀愀琀椀瘀愀 攀 瀀攀爀挀攀渀琀甀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 最爀昀椀挀漀猀 攀 琀愀戀攀氀愀猀⸀
Com base nos dados coletados no Briefing e nas pesquisas quantitativa e qualitativa, foi elaborado um Programa de Relações Públicas para o curso, com o objetivo de criar e aplicar instrumentos de comunicação dirigida que conscientizassem e estimulassem os alunos de Relações Públicas da UFPB à prática da produção científica. Tal programa, em sua fase final de elaboração, foi novamente discutido com os sujeitos da pesquisa, em especial os docentes, que puderam contribuir ainda mais com sua elaboração, como de fato deve acontecer em um processo de pesquisa-ação. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O Briefing e a pesquisa indicaram que o curso de Relações Públicas da UFPB atualmente possui dificuldades em sua produção científica, sendo apontadas como principais razões o desconhecimento dos alunos de como fazer textos científicos e da importância da produção científica em sua formação acadêmica.䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 甀洀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀 漀 瀀愀猀猀漀 椀渀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 猀椀琀甀愀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 渀漀 挀甀爀猀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀爀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 挀爀椀愀漀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀⸀ 倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀甀最攀爀椀甀 挀椀渀挀漀 愀攀猀Ⰰ 搀愀猀 焀甀愀椀猀 搀甀愀猀 昀漀爀愀洀 攀砀攀挀甀琀愀搀愀猀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀猀㨀 愀 挀爀椀愀漀 攀 攀砀攀挀甀漀 搀愀 䤀 匀攀洀愀渀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀㬀 攀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 䤀 匀攀洀愀渀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀
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O evento foi realizado no auditório do Departamento de Mídias Digitais – DEMID - UFPB, entre os dias 24 e 25 de maio de 2016. Para a sinalização do local do evento foi confeccionado um banner no tamanho 80x120cm, impresso em lona, numa impressora plotter de alta resolução, e contendo dois bastões em madeira para fixação. Ele foi posicionado, com a ajuda de um tripé, no hall de entrada do auditório.一漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 搀椀愀Ⰰ 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀挀攀瀀挀椀漀渀愀搀漀猀 渀漀 栀愀氀氀 搀攀 攀渀琀爀愀搀愀 搀漀 䐀䔀䴀䤀䐀 瀀攀氀漀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀氀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 攀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 挀漀渀搀甀稀椀搀漀猀 愀琀 漀 愀甀搀椀琀爀椀漀Ⰰ 漀渀搀攀 樀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀ⴀ猀攀Ⰰ 攀洀 挀愀搀愀 瀀漀氀琀爀漀渀愀Ⰰ 甀洀 戀氀漀挀漀 瀀愀爀愀 愀渀漀琀愀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 挀愀渀攀琀愀 攀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀爀椀漀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀
O evento teve a palestra de abertura ministrada pelo Prof. Dr. Edvaldo Carvalho Alves, Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, que abordou o tema A importância da produção e comunicação científica para a prática profissional. Posteriormente, iniciou-se uma mesa redonda intitulada O aluno e a pesquisa científica: relatos de experiências, formada pelos ex-alunos do curso de Relações Públicas, Felipe Anacleto, Ma. Maria Lívia Pacheco e a Ma. Narjara Xavier, e mediada pela vice coordenadora do curso Profª Ma. Andréa Karinne Albuquerque Maia, que buscou extrair informações sobre a trajetória acadêmica e a importância da pesquisa científica para a carreira profissional de cada um dos integrantes da mesa. ऀ一漀 猀攀最甀渀搀漀 搀椀愀Ⰰ 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 椀渀椀挀椀愀爀愀洀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 琀愀爀搀攀 挀漀洀 愀 漀昀椀挀椀渀愀 䔀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 倀爀漀昀⸀ 䐀漀甀琀漀爀 䨀切氀椀漀 䄀昀漀渀猀漀 匀 搀攀 倀椀渀栀漀 一攀琀漀Ⰰ 䌀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 搀漀 倀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 倀猀ⴀ䜀爀愀搀甀愀漀 攀洀 䌀椀渀挀椀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 ⴀ 倀倀䜀䌀䤀 搀愀 唀䘀倀䈀Ⰰ 焀甀攀 愀戀漀爀搀漀甀 渀漀爀洀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 昀漀爀洀愀琀愀漀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 漀渀氀椀渀攀⸀ 쀀 渀漀椀琀攀 栀漀甀瘀攀 漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 挀漀洀 愀 漀昀椀挀椀渀愀 䐀攀猀瘀攀渀搀愀渀搀漀 漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 搀愀 䌀䄀倀䔀匀Ⰰ 焀甀攀 昀漀椀 洀椀渀椀猀琀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 䴀愀⸀ 䴀渀椀挀愀 倀愀椀瘀愀Ⰰ 栀攀氀瀀 搀攀猀欀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 搀愀 䌀䄀倀䔀匀 渀愀 爀攀最椀漀 一漀爀搀攀猀琀攀⸀ 䔀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 瀀攀爀椀搀椀挀漀猀 搀愀 䌀䄀倀䔀匀 攀 攀渀猀椀渀漀甀 挀漀洀漀 甀琀椀氀椀稀ⴀ氀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 漀昀椀挀椀渀愀 搀攀 猀甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 焀甀攀 琀攀洀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀猀⸀
Aos que participaram do evento foram entregues questionários de avaliação, que posteriormente foram tabulados e serviram de base para análise da ação. Os questionários revelaram primeiramente que 78% dos participantes presentes no evento foram alunos do curso de Relações Públicas, demonstrando que o público pretendido conseguiu ser alcançado. Além disso, os questionários revelaram ainda que quase 100% dos participantes acharam “ótima” a iniciativa de realizar um evento científico no curso de Relações Públicas, e que o evento conseguiu contribuir para o estímulo à produção científica no curso. Ainda segundo os questionários de avaliação do evento, a maioria dos participantes demonstrou interesse em participar de eventos científicos futuros.䌀漀渀挀氀甀椀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 愀挀攀椀琀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 漀戀琀攀渀搀漀 戀漀渀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 攀洀 猀甀愀 愀瘀愀氀椀愀漀⸀ 䘀漀爀愀洀 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀㨀 愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 攀洀 爀攀愀氀椀稀ⴀ氀漀㬀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀㬀 愀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀 搀漀猀 瀀愀氀攀猀琀爀愀渀琀攀猀㬀 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀
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Inicialmente foi elaborada uma identidade visual para o evento, onde foram utilizados elementos gráficos comuns ao dia a dia do estudante universitário, sendo eles, computador, livros e xícara de café, já com a intenção de familiarizar o expectador ao assunto de que tratavam as peças. As peças foram trabalhadas em tons de azul, pois além de ser a cor que simboliza o curso de Relações Públicas, também é conhecida por favorecer o exercício intelectual e a tranquilidade. ऀ䌀漀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀渀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 愀爀琀攀 搀漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 攀 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀㨀 搀椀愀Ⰰ 栀漀爀愀Ⰰ 氀漀挀愀氀 攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 倀愀爀愀 漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀攀挀挀椀漀渀愀搀漀猀 㔀 甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 渀漀 琀愀洀愀渀栀漀 䄀㌀Ⰰ 攀洀 椀洀瀀爀攀猀猀漀爀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 瀀愀瀀攀氀 漀昀昀猀攀琀 ㈀ 最⼀洀눀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀甀爀愀椀猀 搀漀 䌀䌀吀䄀⸀ 䨀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀愀渀昀氀攀琀漀猀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 甀洀愀 琀椀爀愀最攀洀 搀攀 ㌀ 甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㔀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀洀 椀洀瀀爀攀猀猀漀爀愀 搀椀最椀琀愀氀 攀 瀀愀瀀攀氀 漀昀昀猀攀琀 ㈀ 最⼀洀눀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀最甀攀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀
Para as redes sociais, em especial o Facebook, foram criados cinco banners, seguindo a mesma identidade visual. Eles foram divulgados na Fanpage da coordenação do curso e do centro acadêmico, e compartilhados por alunos e professores. Além disso, as peças continuaram sendo publicadas, ao longo da divulgação, pelos próprios organizadores do evento, em grupos fechados de Relações Públicas.䌀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 漀 攀瘀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 攀渀瘀椀愀搀漀 甀洀 爀攀氀攀愀猀攀 瀀愀爀愀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀昀漀爀洀愀渀搀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀攀甀猀 瀀愀氀攀猀琀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 搀愀琀愀 攀 漀 氀漀挀愀氀⸀ 吀愀氀 爀攀氀攀愀猀攀 最攀爀漀甀 甀洀愀 洀愀琀爀椀愀 焀甀攀 昀漀椀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 唀䘀倀䈀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 攀瘀攀渀琀漀 漀戀琀攀瘀攀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 搀愀 吀嘀 唀䘀倀䈀Ⰰ 焀甀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 倀爀漀昀⸀ 䐀漀甀琀漀爀 䨀切氀椀漀 䐀 搀攀 倀椀渀栀漀 一攀琀漀Ⰰ 渀愀 漀挀愀猀椀漀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 猀甀愀 漀昀椀挀椀渀愀⸀ 一攀猀琀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 昀愀氀漀甀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 攀瘀攀渀琀漀⸀
A divulgação também foi avaliada, através de questionário, durante a realização do evento, onde os participantes puderam expor suas opiniões utilizando uma escala de “ruim” à “ótimo”. Com base nos dados coletados, percebeu-se que a divulgação conseguiu atingir seu público-alvo o que pode ser confirmado pela presença no evento. |
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CONSIDERAÇÕES |
No início deste trabalho, acreditava-se que os três pilares da educação superior (pesquisa, ensino e extensão), não estavam se desenvolvendo de forma equilibrada no curso de Relações Públicas da UFPB, o que foi constatado após a realização do Briefing e das pesquisas qualitativa e quantitativa. Sem dúvidas, essa realidade específica apontou a necessidade de ações voltadas para o estímulo da produção científica no curso.䄀漀 氀漀渀最漀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 ᰀ䌠漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 愀琀甀愀氀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀ᴀ†攀 ᰀ䤠搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀愀椀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 猀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀ᴀⰠ 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 挀漀洀 砀椀琀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀洀攀爀最攀渀琀攀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 搀漀 䈀爀椀攀昀椀渀最⸀
Por se tratar de uma pesquisa-ação, o resultado da pesquisa foi apresentado aos sujeitos da pesquisa juntamente com as propostas das ações – construídas com base nas sugestões de alunos e professores. Após os ajustes finais nas ações, mediante as novas colocações dos sujeitos da pesquisa, as ações foram executadas para alcançar o objetivo geral.䌀漀洀 攀昀攀椀琀漀Ⰰ 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 瀀漀爀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀 瀀漀爀 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ ㌀⤀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 瀀愀爀愀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀愀 䤀 匀攀洀愀渀愀 䌀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 ጀ†攀瘀攀渀琀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀琀椀瘀漀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀氀甀渀漀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀⸀ 䔀瘀攀渀琀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 猀甀挀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀瘀愀氀椀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 挀漀洀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀愀 唀䘀倀䈀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䤀䜀唀䔀䤀刀䔀䐀伀Ⰰ 䴀⸀ 䄀⸀ 䌀⸀ 攀琀 愀氀⸀ 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 猀愀切搀攀 攀 䄀䤀䐀匀⸀ 唀洀 攀猀琀甀搀漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀⸀ 䴀攀搀椀挀椀渀愀⸀ 刀椀戀攀椀爀漀 倀爀攀琀漀 ㈀㘀㨀 ㌀㤀㌀ⴀ㐀 㜀Ⰰ 㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀ 䌀漀洀漀 攀氀愀戀漀爀愀爀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 㔀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀⸀ 䴀⸀ 䬀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 㐀⸀ 䔀搀⸀ 爀攀瘀⸀Ⰰ 愀琀甀愀氀⸀ 攀 愀洀瀀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀⸀ 䴀⸀ 䬀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀㨀 搀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀椀稀愀漀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 伀爀最愀渀椀挀漀洀Ⰰ 瘀⸀ 㘀Ⰰ 渀⸀ ⼀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䤀䌀䠀䄀刀䐀匀伀一Ⰰ 刀⸀ 䨀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 匀漀挀椀愀氀㨀 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀唀䜀唀刀䔀一匀䬀夀Ⰰ 䐀⸀㬀 一䄀䤀䐀伀刀䘀Ⰰ 䨀⸀ 倀愀爀挀攀爀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀ⴀ攀洀瀀爀攀猀愀 攀 洀甀搀愀渀愀猀 渀愀 挀甀氀琀甀爀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀㨀 愀渀氀椀猀攀 挀漀洀瀀愀爀愀琀椀瘀愀 搀漀猀 挀愀猀漀猀 搀愀 䄀爀最攀渀琀椀渀愀 攀 搀漀 䌀愀渀愀搀⸀ 䔀搀甀挀⸀ 匀漀挀⸀Ⰰ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 瘀⸀ ㈀㔀Ⰰ 渀⸀ 㠀㠀Ⰰ 瀀⸀ 㤀㤀㜀ⴀ ㈀㈀Ⰰ 漀甀琀⸀ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䠀䤀伀䰀䰀䔀一吀Ⰰ 䴀⸀ 䴀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀ⴀ愀漀⸀ 㐀ꨀ攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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