INSCRIÇÃO: 01742
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT13
 
TÍTULO: Cine Colmeia: Jornalismo em grid no Instagram
 
AUTORES: Ivan Andrey farias da Costa (Universidade Estadual da Paraiba); Agda Patrícia Pontes de Aquino (Universidade Estadual da Paraiba)
 
PALAVRAS-CHAVE: Infográfico, Infotenimento, Instagram, Multimídia, Cinema
 
RESUMO
O produto midiático denominado Cine Colmeia é um projeto realizado como trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba. O produto se utiliza das particularidades do Instagram para exemplificar como o jornalismo cultural pode se apropriar delas para produção e divulgação de conteúdo em novos formatos, ao qual chamamos aqui de jornalismo em grid. Foram desenvolvidas reportagens multimídia que abordam a temática do cinema. Para isso, foi preciso compreender como a informação pode ser associada ao entretenimento e como o jornalismo pode se apropriar dessas reconfigurações que os meios digitais possibilitam.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀猀 最爀甀瀀漀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 琀攀渀栀愀洀 搀攀洀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀 愀戀爀椀爀 猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 琀椀瘀攀爀愀洀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 焀甀攀 渀漀 愀搀椀愀渀琀愀瘀愀 瀀攀最愀爀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 搀椀猀琀爀椀戀甀ⴀ氀漀 攀洀 猀甀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀爀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 ᰀ焠甀攀 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀爀漀搀甀稀愀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀攀洀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀Ⰰ 洀攀搀椀愀渀琀攀 愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀攀氀愀猀ᴀ†⠀匀䄀䰀䄀嘀䔀刀刀촀䄀㬀 一䔀䜀刀䔀䐀伀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㔀⤀⸀  Para este trabalho, decidimos nos apropriar de uma dessas plataformas, o Instagram. Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger, o aplicativo foi lançado em outubro de 2010 exclusivamente para uso em dispositivos com sistema operacional iOS. Três meses depois o aplicativo atingiu 1 milhão de usuários e em dezembro do ano seguinte (2011) a Apple o elegeu como o aplicativo do ano para iPhones. Em abril de 2012, foi vendido para o Facebook por cerca de 1 bilhão de dólares. ਀䌀漀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 渀漀瘀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀琀椀琀甀氀愀洀漀猀 愀焀甀椀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 䜀爀椀搀 ⠀漀甀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 䜀爀愀搀攀Ⰰ 猀攀 瀀爀攀昀攀爀椀爀⤀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀爀洀漀Ⰰ 甀猀愀搀漀 渀攀猀琀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ  椀渀猀瀀椀爀愀搀漀 攀洀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 焀甀攀 琀攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀搀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 攀洀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 戀氀漀最甀攀椀爀漀猀Ⰰ 昀漀琀最爀愀昀漀猀 攀 愀氀最甀洀愀猀 洀愀爀挀愀猀 昀愀洀漀猀愀猀⸀ 倀愀爀愀 漀 搀攀猀椀最渀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䌀栀椀渀攀洀 ⠀㈀ ㄀㘀⤀Ⰰ 漀 最爀椀搀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ  漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 爀攀最爀愀猀 搀攀 攀猀瀀愀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 氀椀渀栀愀猀Ⰰ 琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀愀 ᰀ瀠最椀渀愀ᴀ⸠ 吀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 爀瀀椀搀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ Para este trabalho, definimos que Jornalismo em Grid é uma informação de cunho jornalístico pensada e organizada em forma de grade ou quadros, que pode se utilizar da comunicação visual através de ícones, gráficos, espaços vazios, textos e imagens/ilustrações guiando uma leitura rápida e eficaz.
 
OBJETIVO
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Muitas das discussões quando surgem novas plataformas/meios é que o meio ultrapassado irá ser substituído. Entretanto, o autor propõe que não existe uma substituição ou aniquilamento de meios antigos, mas sim uma reconfiguração de “práticas, modalidades midiáticas, espaços, sem a substituição de seus respectivos antecedentes”. Ou seja, a reconfiguração é a “modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais” (LEMOS, 2005, p. 3).਀䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 琀攀洀 焀甀攀 琀攀爀 渀漀瘀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀Ⰰ 甀洀愀 搀椀渀洀椀挀愀 渀漀瘀愀 搀攀  琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䤀猀琀漀 愀挀愀爀爀攀琀漀甀 洀甀搀愀渀愀猀  椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 渀漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 倀愀爀愀 刀䔀一䄀唀䰀吀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀  渀攀猀猀攀 渀漀瘀漀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 栀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀洀椀渀甀椀爀 最愀猀琀漀猀 攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 爀攀搀甀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀 甀洀 猀漀戀爀攀挀愀爀爀攀最愀洀攀渀琀漀 瀀漀椀猀 猀漀 攀渀挀愀爀爀攀最愀搀漀猀 搀攀 ᰀ愠瀀甀爀愀爀Ⰰ 爀攀搀椀最椀爀 攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 攀洀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀猀 猀椀琀攀猀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 渀漀 洀攀渀漀爀 攀猀瀀愀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀 攀渀琀爀攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 猀甀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀漀ᴀ†⠀刀䔀一䄀唀䰀吀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㈀⤀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 洀漀猀琀爀愀 焀甀攀 渀愀猀 爀攀搀愀攀猀 攀洀 䈀爀愀猀氀椀愀 愀氀洀 搀攀猀猀攀 猀攀爀瘀椀漀Ⰰ 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 琀洀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 愀椀渀搀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 猀甀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 瀀愀爀愀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀 渀漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 洀甀氀琀椀昀愀挀攀琀愀搀漀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀 挀漀洀 挀愀甀琀攀氀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 漀挀漀爀爀愀 愀挀切洀甀氀漀猀 搀攀 昀甀渀攀猀 攀 琀愀爀攀昀愀猀 攀 愀挀愀戀攀洀 猀漀戀爀攀挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀渀搀漀 渀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 猀甀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ As redes sociais tem se tornado aliadas nesse processo. Em 2011 a empresa PR Newswire, realizou uma pesquisa para saber de que forma os jornalistas brasileiros estão incorporando esses novos canais em sua rotina profissional. A pesquisa contava com sete perguntas de múltipla escolha, com questões relativas ao uso e preferência por redes sociais e foi respondida por 305 jornalistas de diferentes partes do país. Os resultados mostram que dos jornalistas entrevistados 79,3% usam redes sociais para entrar em contato com suas fontes além de 83,3% dos participantes admitiram ter usado informações nascidas em redes sociais para criar uma pauta. Sendo assim, o jornalismo não só deve se inteirar dessas novas plataformas para uso pessoal, mas para criar conteúdo e chegar ao grande público que nelas estão. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 甀猀漀 搀攀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 洀瘀攀椀猀 甀洀 搀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀 猀攀 昀愀稀攀爀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䈀愀爀猀漀琀琀椀 攀 䄀最甀椀愀爀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀Ⰰ  漀 椀渀昀漀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 吀攀爀洀漀 焀甀攀 搀攀猀椀最渀愀 愀 洀椀猀琀甀爀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 攀 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 渀漀猀 愀渀漀猀 ㄀㤀㠀 Ⰰ 渀漀猀 䔀唀䄀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 愀氀瘀漀猀 搀攀 挀爀琀椀挀愀猀 䄀最甀椀愀爀 爀攀琀漀洀愀 攀洀 猀攀甀猀 攀猀琀甀搀漀猀 焀甀攀 渀漀 猀挀甀氀漀 堀䤀堀Ⰰ ᰀ焠甀愀渀搀漀 愀 漀瀀椀渀椀漀 搀攀甀 氀甀最愀爀  椀渀昀漀爀洀愀漀ᴀ†渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀  ਀䔀洀 甀洀 挀攀渀爀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀Ⰰ 渀漀 戀愀猀琀愀  渀漀琀挀椀愀 猀攀爀 氀椀搀愀Ⰰ 攀氀愀 愀最漀爀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀搀愀⸀ 䄀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 搀愀 瘀椀猀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀洀瀀爀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀漀甀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 瘀愀椀 瀀攀爀搀攀渀搀漀 猀攀甀猀 愀氀椀挀攀爀挀攀猀⸀ 嬀⸀⸀⸀崀 伀 焀甀攀 攀洀攀爀最攀 挀漀洀 漀猀 渀漀瘀漀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀  甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀Ⰰ 猀攀渀猀漀爀椀愀氀⸀ ⠀䈀䄀刀匀伀吀吀䤀 攀 䄀䜀唀䤀䄀刀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㄀㔀⤀ ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀攀猀猀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀渀猀漀爀椀愀氀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 愀 瘀椀猀漀 琀攀洀 猀椀搀漀 甀洀愀 搀漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 猀攀洀瀀爀攀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 最渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 焀甀攀 洀愀椀猀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀洀 搀攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀  愀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䐀漀 椀渀最氀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀漀渀愀氀 最爀愀瀀栀椀挀猀Ⰰ 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 挀漀洀戀椀渀愀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 ⠀洀愀瀀愀猀Ⰰ 琀愀戀攀氀愀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 攀 攀琀挀⤀ 攀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 搀攀 昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 ⠀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀  A infografia é erroneamente associada a utilização técnica de computadores. Embora sua popularização aconteceu com o surgimento dos microcomputadores, a informação gráfica é mais antiga que a própria imprensa, e existe desde as pinturas rupestres (Pablos, 1999 apud Rodrigues, 2009). Depois de consolidado, “o boom da infografia chegaria mais tarde, a partir de 1991, com a Guerra do Golfo com a visibilidade para explicar o conflito entre os Estados Unidos e o Iraque” (Rodrigues, 2009, p. 30). Nesse período, jornais impressos, revistas e TVs usaram dessa ferramenta para explicar os acontecimentos. Já na internet, os infográficos se popularizaram durante o ataque de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.਀䌀漀洀 愀 挀栀攀最愀搀愀 愀漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 渀漀 昀漀猀猀攀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 漀 挀椀戀攀爀攀猀瀀愀漀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 䘀氀愀猀栀 倀氀愀礀攀爀Ⰰ 氀愀渀愀搀漀 攀洀 ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀 搀椀瘀椀猀漀爀 搀攀 最甀愀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 刀漀搀爀椀最甀攀猀 ⠀㈀  㤀⤀ 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀 愀 椀渀昀漀最爀愀昀椀愀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 挀漀洀漀 愀 猀攀最甀渀搀愀 昀愀猀攀 搀漀猀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 猀攀爀攀洀 洀甀氀琀椀氀椀渀攀愀爀攀猀Ⰰ 洀甀氀琀椀洀椀搀椀琀椀挀漀猀 攀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀猀⸀ Segundo Silva (2013) a estrutura de um infográfico está diretamente ligada às questões básicas do jornalismo em responder sobre o quê?, onde?, quem?, quando?, Como? e por que?. “A estrutura da infografia deve conter os elementos básicos de uma narração: narra e descreve o fato ao mesmo tempo” (Silva, 2013, p. 53).
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Decidido trabalhar com a plataforma do Instagram, no processo de estudo da plataforma, foi observado que a maioria dos meios de comunicação se apropriaram da ferramenta como um meio de migrar para suas produções principais, sejam revistas, sites, jornais ou programas de TV. Poucos produzem material específico para a rede social. A intenção era ter uma outra visão sobre a ferramenta, como usufruir das suas funcionalidades para produção de conteúdo.਀ऀ伀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 漀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 䜀爀椀搀 倀漀猀琀猀⸀ 倀甀戀氀椀挀愀攀猀 焀甀攀 甀猀愀洀 漀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 瘀爀椀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 最爀愀搀攀⸀ 䔀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀 琀攀洀 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀搀漀 攀渀琀爀攀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀攀猀椀最渀 攀 洀漀搀愀⸀ 䌀漀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀漀 搀攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 猀甀爀最椀爀愀洀 愀氀最甀渀猀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀洀 攀洀 最爀愀搀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 愀瀀瀀猀Ⰰ 猀漀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀 渀愀猀 氀漀樀愀猀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀⸀ No período de pesquisa, foi observado dois exemplos que mais chamaram atenção pela forma trabalhada da postagem em grade. O primeiro caso, o Leia Para Uma Criança (@leiaparaumacriança) é projeto do Banco Itaú que incentiva a leitura, para isso foi criado uma espécie de biblioteca no instagram, nele é possível encontrar diversos livros de histórias infantis. O outro exemplo, é do Banco Bradesco que para comemorar os 60 anos da Fundação Bradesco, apresenta campanha que conta a história de alguns dos muitos alunos que passaram pela instituição. Essas histórias são contadas em vídeos para TV e internet e também em forma de postagem em grade no instagram usando a estética dos quadrinhos no perfil @focoabsoluto. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 瀀氀愀渀攀樀愀洀漀猀 攀渀琀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 渀漀 洀渀椀洀漀 ㌀ 洀愀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 猀攀洀愀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀攀猀 昀漀猀猀攀洀 昀攀椀琀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 琀攀渀搀漀 甀洀愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 洀愀椀漀爀⸀           O ponto de partida estava dado mas era necessário criar o nome, uma etapa que se mostrou mais difícil do que esperávamos, já que diversas ideias estavam indisponíveis no aplicativo. A escolha do nome se deu a partir das referências do cinema e da colmeia de abelhas, já que a união dos hexágonos se assemelha à uma grade, assim como o estilo das postagens. A identidade visual da marca foi pensada a partir desses significados, trazendo como signos o forma geométrica com seis lâminas que lembram a de um diafragma contido nas câmeras. A seguir o estudo realizado e a marca definitiva.਀䐀攀昀椀渀椀搀漀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀猀 ㌀ 洀愀琀爀椀愀猀 昀漀爀愀洀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀⸀ 䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 洀愀琀爀椀愀 愀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀  甀洀 搀漀猀猀椀 猀漀戀爀攀 漀 伀猀挀愀爀⸀ 䔀猀猀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀爀 氀愀渀愀搀愀 愀渀琀攀猀 搀愀 瀀爀攀洀椀愀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 搀椀愀 ㈀㘀 搀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 漀 琀攀洀愀 琀攀爀椀愀 甀洀愀 瀀爀漀挀甀爀愀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 洀愀椀漀爀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 倀愀爀愀 猀攀最甀渀搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 漀 挀椀渀攀洀愀 椀渀搀椀愀渀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 䈀漀氀氀礀眀漀漀搀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 椀渀搀切猀琀爀椀愀猀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 搀漀 瀀愀猀⸀ 倀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 攀洀 洀搀椀愀 洀椀氀 昀椀氀洀攀猀 瀀漀爀 愀渀漀Ⰰ 漀猀 昀椀氀洀攀猀 渀愀 氀渀最甀愀 栀椀渀搀椀 猀漀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 搀愀 촀渀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 琀爀愀稀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 洀甀猀椀挀愀氀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀漀 最渀攀爀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 猀攀樀愀洀 攀氀攀猀 搀攀 愀漀Ⰰ 搀爀愀洀愀Ⰰ 爀漀洀愀渀挀攀 攀 攀琀挀⸀ 伀 挀椀渀攀洀愀 ㌀䐀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 挀漀洀漀 琀攀洀愀 搀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 攀 切氀琀椀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 唀洀愀 琀挀渀椀挀愀 焀甀攀 甀猀愀 愀 瘀椀猀漀 攀 漀 挀爀攀戀爀漀 栀甀洀愀渀漀 瀀愀爀愀 猀椀洀甀氀愀爀 甀洀愀 椀氀甀猀漀 搀攀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 䠀 甀洀 猀挀甀氀漀 樀 猀攀 攀猀琀甀搀愀瘀愀 攀猀猀攀 攀昀攀椀琀漀 焀甀攀 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀漀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 戀椀氀栀攀琀攀爀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ Depois de cada pesquisa era feito um esboço da possível estrutura da matéria final. Esse rascunho servia para estudar como distribuir as informações ao longo do infográfico.਀䄀瀀猀 琀攀爀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀攀渀猀愀搀愀 攀 琀攀砀琀漀猀 攀猀挀爀椀琀漀猀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀漀 攀 攀搀椀漀 瀀攀氀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀⸀ 伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀 渀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀䌀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀愀猀 搀漀 猀椀琀攀 䘀爀攀攀瀀椀欀⸀挀漀洀Ⰰ 焀甀攀 氀椀戀攀爀愀 瘀攀琀漀爀攀猀 最爀琀椀猀 瀀愀爀愀 甀猀漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 挀漀洀 漀猀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀漀渀猀琀愀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 洀愀琀爀椀愀⸀ 倀愀爀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 甀猀愀搀漀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 䌀䌀 ㈀ ㄀㜀⸀ Em forma de experimentações as entrevistas foram feitas em formato de texto, áudio e vídeo. Em cada matéria foi usado um ou dois desses formatos. No caso da terceira reportagem, os entrevistados que se gravaram e mandaram o material. Essa foi mais uma forma de experimentar o uso das redes sociais na produção de conteúdo.਀ऀ一漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 瀀攀爀昀椀猀 瘀椀渀挀甀氀愀搀漀猀 愀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀漀搀攀洀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 挀漀渀琀愀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 猀 洀琀爀椀挀愀猀 攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 猀椀琀攀 刀攀瀀漀爀琀攀椀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀 搀攀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 甀猀愀渀搀漀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀 ㈀㔀 搀攀 昀攀瘀攀爀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 愀琀  㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀漀 洀攀猀洀漀 愀渀漀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 愀渀氀椀猀攀 最攀爀愀搀愀 瀀攀氀漀 猀椀琀攀Ⰰ 漀 瀀攀爀昀椀氀 攀猀琀愀瘀愀 挀漀洀 㜀㘀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 攀 ㄀㠀㤀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 ㄀㜀  椀洀愀最攀渀猀 攀 ㄀㤀 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 㘀㔀㠀 挀甀爀琀椀搀愀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 愀 洀搀椀愀 搀攀 ㌀⸀㐀㠀 挀甀爀琀椀搀愀猀 瀀漀爀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 搀攀猀琀愀焀甀攀 昀漀爀愀洀 漀猀 瘀搀攀漀猀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
É desafiador construir um trabalho que utiliza de meios não tão convencionais para produzir jornalismo. A falta de estudos e referências na área nos deixaram, diversas vezes, preocupados com o embasamento mais profundo sobre o tema. Ao mesmo tempo, ficamos entusiasmados com as oportunidades de se apropriar de um novo formato que está em seus primeiros experimentos.਀䄀挀愀戀愀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 栀漀甀瘀攀 甀洀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 切氀琀椀洀愀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀猀 搀漀椀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀愀 愀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 瀀漀爀 樀 挀漀渀栀攀挀攀爀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 洀愀椀猀 椀渀琀攀渀猀愀 攀 昀漀挀愀搀愀⸀ Entendemos que esse tipo de trabalho é evolutivo, a cada infográfico adaptamos e/ou melhoramos algo. Entretanto, por falta de tempo hábil em um semestre letivo e por falta de uma equipe maior, foi inviável utilizar outras ferramentas do aplicativo que renderia excelentes oportunidades de experimentação, como por exemplo: a produção de materiais específicos para eventos e empresas; transmissões ao vivo de entrevistas, eventos, palestras e outros; narrativas storytelling e produção de conteúdo específica para o stories.਀吀漀搀漀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 猀攀爀瘀攀 搀攀 攀砀攀洀瀀氀漀 瀀愀爀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 渀漀 猀 瀀愀爀愀 洀椀洀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 猀攀 搀攀瀀愀爀愀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 挀漀洀 渀漀瘀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 挀漀洀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 渀漀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀爀 搀攀猀猀愀猀 洀搀椀愀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀ⴀ氀愀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 挀栀攀最愀爀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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