ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01749</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mara Hope selvagem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lucas Goersch Andrade Aragão (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Design, Embalagem, Produção gráfica, Selvagens á Procura de Lei, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como objetivo a produção de uma embalagem para o CD da banda Selvagens à Procura de Lei. O projeto evidencia a valorização da produção gráfica a partir do design de embalagem. Surge da apresentação da vivência de elaboração artesanal da embalagem intitulado "Mara Hope Selvagem", como prática de conhecimento teóricos da disciplina Produção gráfica e uma forma de prestigiar produtores musicais de origem local. Conclui-se que a produção gráfica está presente em praticamente todas as etapas do desenvolvimento de uma embalagem e influência na qualidade final do produto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este artigo pretende mostrar a valorização da produção gráfica na elaboração de embalagens de produtos e serviços. Trata-se da produção de uma embalagem de CD produzida em forma de trabalho acadêmico da disciplina de Produção Gráfica, no período de 2016.1. A embalagem foi elaborada artesanalmente a partir dos conhecimentos teóricos e práticos, obtido no decorrer desta disciplina do Curso de Comunicac&#807;a&#771;o Social com habilitac&#807;a&#771;o em Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). No Brasil são lançados, cerca de seis mil produtos, conforme estimativas levantadas por Mestriner (2011). A embalagem, segundo Zukowski (2011) compreende o desenvolvimento de um projeto inicialmente voltado para a indústria com o intuito de cativar possíveis consumidores. Com isso, o design deve associar o processo de produção da embalagem ao desenvolvimento de layout, de modo a atender às expectativas tanto da indústria quanto do usuário final. Portanto, um sólido entendimento sobre os processos de impressão é de extrema importância para produzir designs eficazes e atraentes. Conforme Sousa (2001), com o desenvolvimento da computação gráfica e das tecnologias de impressão, as estratégias de apresentação visual das marcas incorporaram muitos recursos utilizados na apresentação dos produtos.Tornaram-se cada vez mais comuns nas embalagens efeitos visuais cada vez mais complexos e sofisticados, os quais passaram a sugerir volumes, perspectiva, brilho e movimento, por meio de sutis variações cromáticas e tonais. A produção gráfica está presente em praticamente todas as etapas do desenvolvimento de uma embalagem e influência na qualidade final do produto. Para Nascimento (2016), uma expressiva base de produção gráfica que permita a seleção correta de insumos e processos é de grande valia na confecção das embalagens, e não dependem somente de uma ótima conceituação ou ideia.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo deste trabalho é produzir uma embalagem para o CD da banda Selvagens à Procura de Lei, atribuindo os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Publicidade e Propaganda, especialmente na cadeira de Produção gráfica. Objetivos específicos: Evidenciar o papel da embalagem enquanto fator de relação entre o produto e o consumidor; Desenvolver em offset artesanal um design de embalagem como forma de aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos na disciplina de produção gráfica; Prestigiar os produtores de conteúdo locais, com escolha da banda fortalezense Selvagens à Procura de Lei. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Este trabalho justifica-se pela relevância de alinhar o aprendizado sobre produção gráfica com a condição real de produção artesanal de um design de embalagem utilizando as técnicas e conhecimentos adquiridos, na disciplina em destaque. Para uma melhor compreensão deste processo de elaboração do artigo abordaremos assunto relacionados a design de embalagens e produção gráfica a fim de facilitação do entendimento do processo de confecção de um design de embalagem de um CD motivado num grupo musical local e suas músicas. As indústrias de confecção de embalagens e de impressões gráficas andam juntas para proporcionar a produção do produto ideal que chega às nossas casas com informações técnicas e designs diversificados em formato e layout de apresentação e expressão gráfica. Aspectos bastantes valorizados nesta produção da embalagem do CD sobre a Banda Selvagens à Procura da Lei, que inspirou este autor. A principal característica da atualidade segundo Zygmunt Bauman (2001), é a velocidade das informações, a rapidez do deslocamento, a pressa. A humanidade tem pressa, vive em constante movimento. Para que um produto exposto em qualquer vitrine seja ela uma gôndola de um supermercado, uma prateleira de uma farmácia ou uma tela de TV desperte a atenção de um consumidor, a embalagem e o meio de chamar a atenção desse apressado consumidor. Hoje,sabe-se que uma embalagem com um bom design e que alinhe praticidade e comodidade à vida do consumidor será fundamental para o sucesso deste produto. Uma das grandes forças da embalagem está no fato de o marketing ser uma batalha de percepção e não de produtos. E através deste sentido o marketing tem a função de fazer com que o produto seja percebido de certa maneira, agregando a ele novos valores e significados, afirma Mestriner (2002, p.19). Portanto de acordo com Machado (2013, p.33), o design de embalagem além de atender a critérios funcionais e satisfazer requisitos legais exigidos deve ainda comunicar valores atrativos para o usuário, dentre outras atribuições específicas a cada etapa de produção, comercialização, uso e descarte.Cada processo de impressão possui grande importância e pertinência com o campo de conhecimento do Design, e ter conhecimento das técnicas, dos processos, e do funcionamento dentro de uma empresa gráfica auxilia o designer a entender as possibilidades que podem ser aplicadas nos seus projetos. Conhecer novas ferramentas e conhecer a tecnologia oferecida pela área ajuda na elaboração dos projetos, pois é possível compreender se uma aplicação desejada tem a possibilidade de ser desenvolvida com maior ou menor dificuldade ou custos. Ainda conforme Machado (2013), outros aspectos importantes a serem observados no design da embalagem são a combinação de cores e a escolha da tipografia, elementos que formam a base da composição visual do projeto, além de fácil leitura e interpretação, pois auxiliam na identificação, na comunicação e no uso do produto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A primeira etapa do trabalho foi selecionar qual banda ou artista viria a ser usado para assinar a embalagem. Com o intuito de prestigiar os produtores de conteúdo locais, estabeleceu-se que seria utilizado uma banda de origem cearense. Levando em consideração o gosto musical deste autor, selecionou-se então a banda Selvagens à Procura de Lei. Após a definição de quem assinará o produto, inicia-se a fase de pesquisa, onde procurou-se recolher o máximo de informações possíveis a respeito. Nesta etapa foi ouvida toda a discografia da banda, assistido aos clipes das músicas e analisados o design de todos os quatro álbuns lançados pela banda, a fim de adquirir referências para a produção da embalagem. Com as informações coletadas e absorvidas, foi possível a criação de um conceito para o projeto. "Mara Hope Selvagem" tomou como referência o navio petroleiro Mara Hope, que se encontra encalhado à beira mar de Fortaleza e está presente no clipe "Tarde Livre" da banda Selvagens à Procura de Lei. Com o conceito em mente, é feito os primeiros esboços do projeto. Utilizando-se papel sulfite em tamanho A4, um molde preliminar é construído, para avaliar a viabilidade da ideia. Com isto, partiu-se para a criação do design gráfico no programa Photoshop. Antes de começar a produção do produto final, se viu a necessidade fazer uma embalagem protótipo, com os mesmo materiais a serem utilizados adiante, a fim de descobrir possíveis falhas no projeto, que viriam a prejudicar o produto final, e assim poder concertar com antecedência. Segundo Munari: "É nesta fase que o projetista irá experimentar os materiais e as técnicas disponíveis para o seu projeto. Com frequência, materiais e técnicas são usados de uma única maneira, ou poucas, segundo a tradição. Muito industriais dizem: "Não temos feito sempre assim? Para que mudar?". Pela experimentação, no entanto, podem-se descobrir novas aplicações para um material ou instrumento." (Munari, 2008, p. 48 apud Gonçalves) Para a produção do "Mara Hope Selvagem" foi utilizado cinco recortes de papelão, três em dimensões 15 x 15 centímetros, para capa e contra-capa, e dois em dimensões 1x15 centímetros, para dobradiças. Para cobrir o papelão foi utilizado papel couche 250 mg com textura, onde foi impresso a arte em gráfica offset. No interior da embalagem foi acrescentado o encarte, feito também em papel couché, e fixado com barbante de palha na parte principal da embalagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">"Mara Hope Selvagem" é uma embalagem de CD da banda de rock fortalezense Selvagens à Procura de Lei. Por fim, a embalagem fechada apresenta um formato quadrado, com dimensões de 15 X 15 centímetros. Aberta, obtém-se um formato retangular, com dimensões de 15 X 45 centímetros. O layout do produto apresenta tanto na parte interior, como na exterior aspectos de ferrugem, com o objetivo de referenciar o navio Mara Hope. É apresentado na capa e contra-capa risco que simulam tinta escorrendo, nas cores verde, azul, anil, roxo, vermelho, amarelo e branco, aspectos encontrados no navio encalhado, que após uma intervenção artística urbana, ganhou cores. Também pensado nisto, o layout do CD apresenta a mesma pintura encontrada no convés do navio, em que apresenta círculos sobrepostos uns aos outros, nas cores azul, vermelho, amarelo e branco. "Mara Hope Selvagem" ainda apresenta um encarte com quatro folhas apresentando as músicas contidas no CD, todas acompanhadas de suas respectivas letras e fotos da banda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção deste trabalho foi extremamente gratificante para este autor. Com ele foi possível um crescimento profissional e acadêmico, atribuído aos conceitos teóricos e práticos da produção gráfica. Destaca-se também o conhecimento sobre valor do design de embalagem como fator de relação entre produto e consumidor, como foi mencionado, a embalagem deve passar a impressão ao consumidor de que tudo foi feito, pensando única e exclusivamente nele, desde a concepção do produto até a venda. Sendo assim, design de embalagem, apresenta-se como o "projeto do recipiente que armazena e representa o conteúdo". Acrescido aos aprendizados dessa vivência e estudo, destacamos ainda, a aquisição de informações diversas sobre grupos de Música locais, cujas características e músicas são por mim apreciadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">Bauman,zygmunt. Modernidade líquida/ Zygmunt Bauman; tradução Plínio dentzien.- Rio de Janeiro: Zahar, 2001. <br><br>Gonçalves, Jéssica Sousa. TIPOGRAFIA E DESIGN EDITORIAL: um novo projeto gráfico para o livro  O Mágico de Oz / Trabalho de graduação. Universidade de Fortaleza, CE: 2016 <br><br>Machado, Ana Carolina dos S. Zoom, Design, Teoria e Prática. Raquel Rebouças Organização- João Pessoa: Idéia 2013.201 p. <br><br>Mestriner, F. Design de Embalagem: Curso avançado. 2ª ed. Pearson. São Paulo  SP, 2011. <br><br>Mestriner,F. Gestão estratégica de embalagens- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. <br><br>Nascimento, Paula. Artigo- A importância da produção gráfica nos projetos de embalagens. Curitiba 2016, acesso em 02 de maio de 2017. <br><br>Sousa, Richard Perassi Luiz de. A visualidade das marcas institucionais e comerciais como campo de significação. Tese de doutorado. São Paulo: PUC, 2001. <br><br>Zukowski, K. Linguagem visual e cultura de consumo no design de embalagens. Dissertação de Mestrado. Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo  SP, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>