ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01798</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Arte como identidadde</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Livia Carneiro de Paula (Universidade 7 de setembro)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Arte, identidade, identificação, sentimento, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como a arte transmite a identidade do artista e de quem está assistindo? Identidade é o conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la. Nos meus desenhos é isso que eu gostaria de passar, minha identidade. São ao todo 6 peças, a maioria em preto em branco e bem detalhados. Os desenhos tem como base os meus sentimentos e eu gostaria de provocar sentimentos nas pessoas com eles. Ao mesmo tempo que seria uma exposição sobre os meus desenhos e sobre mim, seria uma exposição do indivíduo que está analisando os meus quadros, expondo o que elas sentem. Dependendo do quadro cada um pode ter uma ideia diferente do que eu quis passar. E isso eu gostaria de saber, ao final da exposição queria que cada um escolhesse um quadro e falasse sobre o que ele sentiu ou que achou que eu queria passar.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Você já sentiu isso? Aquele sentimento ao ver um desenho ou uma pintura? Talvez no começo você não saiba o que é, mas ao analisar por mais tempo, tentando entender a obra, você sinta algo como alegria, dor, solidão, entre outros sentimentos. Talvez no começo você queira entender a razão daquilo, do porquê de você sentir algo olhando um quadro. Você vai tentar perceber se foi as cores utilizadas, o traço, o material, ou o que o autor quis passar. Mas talvez você não encontre o do porquê, talvez você só sinta. Mas por que você sente? Será que foi o contexto social em que você vive? Será que uma lembrança trouxe o sentimento? Porque indivíduos que vivem no mesmo contexto social possuem sentimentos diferentes sobre o mesmo quadro? Porque muitas vezes os indivíduos não conseguem sentir o que o artista está querendo passar? Essas são algumas perguntas que serão respondidas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Transmitir a minha identidade por meio da arte e incentivar as pessoas a transmitirem a própria identidade a partir de suas visões sobre as obras. Objetivos específicos: Expor as razões da minha arte. Evidenciar por meio da minha obra que um olhar mais profundo é necessário para compreender e entender as identidades. Mostrar através do estudo sobre o homem e o meio que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores. Fato social que o produto se insere: a maneira como nos sentimos em relação a arte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sempre que vou a uma exposição gosto de fazer uma análise das pessoas que estão presentes, do local e das obras. Umas das coisas que eu percebi é que muitas pessoas tinham uma visão diferente da do artista e muitas não se pronunciavam, por conta de vergonha, por achar que a opinião dela não é importante, por ninguém perguntar a pessoa o que ela achou, por não haver interação e muitas vezes pelo autor não possuir interesse ou tempo. Já na minha exposição eu gostaria de saber o que as pessoas acharam das obras, não serão todas que irão gostar de falar, mas seria interessante propor um debate, para cada um falar o que sentiu, o que acharam do quadro e o que eu quis passar, pois assim podemos perceber a identidade do indivíduo diante da obra. Na história houveram muitos artistas que se utilizaram da arte como uma anestesia para as dores da vida. E esse é um dos motivos de eu desenhar, é usar a arte como terapia, usar como catarse, pois é uma forma de "colocar para fora" tudo o que estou sentindo. Outro motivo é a auto análise por meio dos meus quadros, saber o que estou sentindo e do porque estou sentindo. Quando as pessoas vão a uma exposição, algumas destrincham camadas da obra, outras permanecem apenas na camada superficial, apenas enxergam sem caráter crítico, e muitas vezes julgam sem realmente conhecer o que o autor quis passar, e assim não conseguem enxergar a identidade do autor e de si. Já uma pessoa que analisa uma obra, consegue perceber o traço do autor, consegue vê a identidade de si, pois ao fazer uma analise profunda, consciente ou inconscientemente, ela busca experiências dentro de si que já viveu, busca influências que ajudaram a construir a opinião dela sobre a obra. Observarmos que o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores, são eles: Hereditariedade  Os genes herdados dos pais biológicos da criança estabelece o seu potencial de desenvolvimento. Entretanto, essas possibilidades poderão ou não se desenvolver de acordo com os estímulos provenientes do meio. A inteligência pode ou não se desenvolver, além do seu potencial, ou seja, vai depender também das condições do meio que se encontra. Desenvolvimento natural  Aplica-se ao aspecto físico. À medida que a criança vai se desenvolvendo fisicamente, é natural que a criança veja o mundo de uma forma diferente. Desenvolvimento biológico - É o que torna possível determinados padrões de comportamento. Por exemplo, é esperado de uma criança que saia da alfabetização sabendo ler e escrever. Meio Ambiente - Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Exposição de 6 obras minhas, onde no final da exposição cada pessoa que viu os quadros escolhe um e o analisa. Por meio de um debate ou por meio da escrita, cada indivíduo descreve o que sentiu ao observar a obra, ou o que ele achou que eu queria passar. Cada indivíduo possui experiências de vida diferentes, receberam influências distintas e alguns possuem mais criatividade do que outros, por isso podemos esperar opiniões diferentes e assim podemos identificar as identidades de cada um. A Metodologia de Pesquisa será Qualitativa pois os resultados obtidos independem do número de participantes e sim com relação ao aprofundamento e de como ela será compreendida pelas pessoas. Instrumento de coleta de dados: Por meio de conversação e pela a escrita.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Serão 6 obras, com caráter pessoal e subjetivo. 1° quadro é denominado "Olhos d'água". Os olhos são as janelas da alma, mostra quem realmente você é, nesse quadro quis passar a minha personalidade fluida com diferente formas para mostrar as constantes mudanças em mim. O 2° quadro é denominado "Olhar-te". Representação de mim, eu queria transmitir um olhar perturbado por se sentir em constante vigilância por ele mesmo e por outros olhos pintados nele por outras pessoas. O 3° quadro é denominado "Máscara de teatro". É a representação que tenho que usar pois foi imposto para mim. Seria a máscara que a sociedade tenta me igualar a todo mundo. Ser mais um padrão. Por isso que ela aparentar estar triste, pois como ficar feliz sendo alguém que não sou? As marcas são a minha identidade que acaba se mostrando. O 4° quadro é denominado "Morte". Representa a morte, a loucura, os sonhos. Representação de um ser místico que não tenho poder sobre. Talvez ele seja a fonte da minha criatividade. O 5° quadro é denominado " Transformação da alma". Esse quadro representa a metamorfose da alma, da transição de uma alma sem cor para uma alma que está sendo colorida com novas perspectivas, representando novas escolhas. O 6° quadro é denominado "Em busca de algo". O peixe é uma representação de mim. Sempre tive uma ligação forte com a água, sempre me senti livre e ao mesmo tempo com medo. Esse quadro mostra eu me escondendo nos meus sentimentos tão confusos e caóticos, que sempre estão em constante mudança. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O propósito deste trabalho foi apresentar minha identidade a partir das minhas obras, fazer com que cada indivíduo que veja a minha exposição seja ouvido e que seja levado a analisar todas as camadas das obras, assim cada um não apenas iria ter uma opinião superficial sobre a obra e sim fazer uma análise profunda de si, pois ele conseguiria, consciente ou inconscientemente, buscar imagens que remetessem a identidade dele nas obras. Eu conseguiria assim, identificar a identidade de cada indivíduo por meio de um debate proposto na exposição ou por meio da escrita, onde cada um escolheria um quadro e escreveria o que achou, quais sentimentos ele sentiu ou o que eu quis passar. E futuramente fazer um trabalho com mais detalhamento, onde seria proposto uma oficina, onde cada individuo faria uma releitura de um quadro meu com o que cada um sentiu. Consequentemente analisando mais afundo e identificando particularidades de cada individuo, e o do porque das representações. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/fatores-que-influenciam-o-desenvolvimento-humano/26668 <br><br>http://www.academia.edu/16331344/BOCK_FURTADO_TEIXEIRA_1999_-_Psicologias <br><br> </td></tr></table></body></html>