ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01806</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Maneiras de salvar o mundo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vitória Carvalho Brilhante de Alencar (universidade de fortaleza); Iana Couto Monteiro Lemos (universidade de fortaleza); Barbarah Maria Gadelha Freire (universidade de fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (universidade de fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Internet, Redação, Publicidade, Social , Online</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Estar na mente das pessoas não é uma tarefa fácil, ainda mais no meio de tantas informações que são passadas diariamente. Nesse contexto os anúncios online são uma importante maneira de alcançar o público. Esse artigo mostra a construção de uma sequência de postagens para o Facebook, criados para a campanha "Maneiras de salvar o mundo", que promovia o McDia Feliz, ação que arrecada fundos para associações de combate ao câncer infanto-juvenil. A campanha aqui descrita contempla a Associação Peter Pan, que se localiza em Fortaleza - CE. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> A disciplina de Redação Publicitária II está inserida na grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. Nela os alunos são estimulados a utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina e sua criatividade para criar campanhas que resolvessem o problema apresentado no briefing. Nesse caso foi exigido o desenvolvimento de uma campanha, prioritariamente online, de cunho social, que encorajasse a participação na ação McDia Feliz, com objetivo de gerar fundos para a Associação Peter Pan de combate ao câncer. Partindo desse ponto os alunos formaram equipes e desenvolveram suas estratégias para gerar o resultado esperado. A equipe decidiu pelo uso do Facebook como meio para a divulgação das peças da campanha, uma vez que essa rede social permite um grande alcance por um preço baixo. A abordagem escolhida se inspirou no imaginário infantil, tratando o tema de forma mais leve e divertido, com o objetivo de criar uma relação mais amigável com o público. A campanha usava de situações vivenciadas na imaginação das crianças para criar um vínculo com o público e comunicar de criança para  criança . Foram utilizadas competências adquiridas em diversas disciplinas do curso, como Comunicação Visual, Redação Publicitária e Marketing. A campanha em questão resolveu utilizar a rede social Facebook como meio para divulgar a ação e desenvolveu posts que seriam inspirados na imaginação infantil, abordando o tema de maneira diferenciada, ou seja, tornando-o leve e divertido, com o intuito de obter mais reação do público que em outras campanhas realizadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Todo os anos, no mês de Agosto, acontece o McDia Feliz, evento promovido pelo McDonald s, que arrecada fundos para as instituições de combate ao câncer pelo Brasil, através da venda de BigMacs. No Ceará, a instituição que recebe esse investimento é a Associação Peter Pan, que desde 1996 atende, sem fins lucrativos, milhares de crianças e jovens portadoras de câncer. Sabendo dessas informações, a equipe tinha como objetivo desenvolver uma campanha digital, que sensibilizasse a população de Fortaleza para a participação da ação do McDia Feliz. De forma mais específica os objetivos eram: · Divulgar o McDia Feliz para que mais pessoas conheçam a ação; · Informar, de forma simples e rápida, sobre a data; · Trazer o assunto abordado de uma forma leve e divertida; · Persuadir o público a participar da ação; · Ressaltar a importância de uma doação; · Utilizar de forma eficiente os meios digitais; · Produzir uma comunicação mais eficaz possível com baixos custos; · Informar ao público sobre a instituição Peter Pan. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento o crescimento desordenado das células que acabam invadindo tecidos e órgãos de forma descontrolada e agressiva que formam tumores malignos que podem se espalhar pelo corpo, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Ainda de acordo com o Instituto, no Brasil o câncer infanto-juvenil representa a primeira causa de morte por doença (8% do total) entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos e cerca de 3% dos tumores no país, tendo ocorrido 12.600 casos em 2016. Esses números comprovam a importância do trabalho realizado, mostrando também a importância das doações para o combate à doença. O câncer pode aparecer de diversas formas em crianças e adolescentes, como: leucemia, retinoplastoma, neuroblastoma, osteosarcoma, dentre outros. É uma doença que afeta a vida do enfermo e de sua família de várias formas, além de ter um tratamento longo e comprometedor, que pode não gerar resultados. Ela atinge muito além da saúde física, mas também o emocional, tornando ainda mais pesado o fardo de ser portador dessa doença. Existem algumas formas de tratar o câncer, entre elas: radioterapia, feita com radiações para destruir o tumor, quimioterapia, feita com remédios que destroem as células doentes e o transplante de medula óssea, que consiste na substituição da medula doente. Tais tratamentos geralmente são bastante onerosos, principalmente para as famílias de baixa renda. Por isso a importância de instituições como a Associação Peter Pan, e de ações como o McDia Feliz. A divulgação do evento também se faz importante, pois assim chega-se a mais pessoas e mais arrecadações são obtidas. Para compreender ainda mais a importância dessa associação para a sociedade é necessário conhecê-la melhor. O Instituto Peter Pan existe desde 1996 e desenvolve muito mais que o tratamento médico especializado, mas também um atendimento humanizado e um eficaz processo de diagnóstico precoce. A instituição também oferece apoio psicológico aos pacientes e aos familiares, o que é essencial para lidar com a doença. Em parceria com o McDia Feliz, que existe desde 2001 e arrecada, no Brasil e em mais 20 países do mundo, a Associação Peter Pan arrecada fundo para a manutenção do seu espaço e do projeto. Cientes da importância do McDia Feliz e dessas doações para a Associação Peter Pan e suas crianças e jovens com câncer, desenvolveu-se a criação de uma sequência de posts lançados na internet, pois dessa forma seria possível gerar uma grande visibilidade para o cliente, uma vez que esse é um meio que abrangem um público muito grande, como afirma MARTINS (2010, p. 168) é: "Internet é exatamente isso: sua empresa aberta para o mundo e o mundo aberto para sua empresa." A utilização desse veículo se deu também pela possibilidade de alcançar o público de maneira eficaz com o menor custo possível, pois o cliente é uma instituição sem fins lucrativos, ou seja, não disponibiliza de muita verba. As peças iriam ser veiculadas na página do Jornal OPovo, que tem grande relevância entre o público que a equipe queria alcançar. O tema abordado pela equipe mostrou-se de grande importância, uma vez que era necessário trazer a tona um assunto que não é tão discutido atualmente, sendo percebido apenas quando alguém de seu entorno passa por algo relacionado à doença. A ação feita pelo McDonald s e a campanha de divulgação feita pela equipe, eram importantes para o levantamento desse assunto e criação de um hábito de participação campanhas como essa, seja por meio da compra do sanduíche, na ação, seja por meio de doações durante o ano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Tendo como referência as palavras de SAMPAIO (1997, P.101) "Propaganda funciona. Não há dúvida. Mas precisa ser bem feita. Ser notável, pertinente, convincente." Buscou-se desenvolver uma campanha com essas características e de acordo com o briefing. SAN´ANNA (1999, P. 106) define briefing como  as informações preliminares contendo todas as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos.(...) é uma fase completa de estudos e deve conter as informações a respeito do produto, do mercado do consumidor, da empresa e os objetivos do cliente. A equipe recebeu a orientação de desenvolver uma campanha para o McDia Feliz, direcionada a Associação Peter Pan, que estimulasse o público a ir até o McDonald´s nesta data e assim, por meio da compra de um BigMac, efetuar a sua colaboração. Além disso, a campanha deveria ser prioritariamente online, ou seja, por meio da internet, pois a associação não teria verba disponível. Para desenvolver tal projeto de forma inovadora e eficaz o primeiro passo foi à pesquisa, para isso foi necessário a total imersão no tema proposto. Segundo SAMPAIO (1997, P.182)  O tema de campanha é o elemento que integra suas diversas peças de comunicação, uma vez que está presente em todas elas. O tema da campanha também é a essência daquilo que é mais importante dizer em toda a campanha e a própria expressão comunicativa da estratégia de comunicação adotada. A equipe buscou mais informações sobre a Instituição Peter Pan, sobre o câncer, sobre o McDia Feliz e sobre o target. Para isso foram visitados sites e páginas das redes sociais, além de conversas com a representante da instituição. Outro ponto fundamental foi pesquisar sobre o target. MARTINS (2010, p. 135) cita target no trecho  A propósito, qual é mesmo o objetivo da sua comunicação? O St. Target? É ele quem irá comprar seu produto? Então supõe-se que deva ser ele a pessoa que mais deverá gostar, encantar-se com sua comunicação. A partir da definição desse público pode-se traçar uma estratégia com uma base segura para as peças funcionarem. Depois disso houve várias reuniões de brainstorm. SAMPAIO (1997,P.228) define brainstorm como  Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para gerar ideias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem à cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto. Dessas reuniões veio a definição do conceito, onde buscou-se algo inédito e original entre as propagandas desse ramo, a equipe procurou abordar o tema de maneira leve e positiva. Assim surgiu o conceito  Maneiras de salvar o Mundo , no qual se imergiu na imaginação das crianças e suas fantasias. Dessa ideia foi criada uma rede semântica, que CARRASCOZA (1999,P.52) cita no trecho: "Em torno da palavra espetáculo, por exemplo, tema de um anúncio, orbitam outras que fazem parte de seu universo semântico ( palco, cena, plateia, ato, show etc)." Dessa rede semântica e a partir de conversas com crianças na faixa de 10 anos, foi levantada uma lista de formas de salvar o mundo, como parar um asteróide ou impedir uma invasão alienígena. Em meio a essas ações mirabolantes foi incluído  comprar um BigMac , que seria a quebra de expectativa da campanha, que mostrava uma forma possível e simples de salvar o mundo. A intenção era mostrar que qualquer pessoa podia salvar o mundo com a mais simples ação. O próximo passo foi o de construir as peças onde a dupla de criação procurou representar de uma forma criativa e diferenciada os itens que integrariam essa lista. Segundo SAMPAIO (1997, P.240) dupla de criação se define como  Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma área ou outra e o auxilio do diretor e do compositor. Foram criados posts para a rede social  Facebook , pois havia sido decidido pelo uso meio online, ou seja, na internet. Informar de forma que impactasse o público decidido era um dos pontos de maior preocupação para a equipe. Foi então decidido que seriam usadas ilustrações. Para SAMPAIO (1997, P.248): "Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça publicitária." Ilustrações com um traço infantil e divertido, foram escolhidos pela intenção da equipe de comunicar  de criança para criança . Essa decisão se fez do entendimento da equipe que existe uma criança dentro de cada um de nós. A escolha de cores claras se deu para tornar a peça mais amigável, passando leveza e diversão. Segundo MARTINS (2010,P. 113) " Cores claras, deixam mais aberto, mais arejado." Já na parte textual foi imprescindível o uso de títulos, que para MARTINS (1997, P. 122) apresenta grande importância: "A importância do título num anúncio é incontestável. Os bons autores afirmam mesmo que ele responde por mais de 50% da eficiência do anúncio." Eles dão um sentido a imagem e vice-versa, além de ter a função de ancoragem do sentido. Nos título a equipe utilizou a fonte tipográfica Hanoded Heavy, por sua aparência infantil, ao simular a escrita com giz de cera. No corpo do texto, que neste caso vai como a descrição do post , foi usada a argumentação e para desenvolvê-la foram necessárias as três fases, que são, segundo MARTINS (1997,P.127)  a chamada (introdução), a venda do produto (argumentação) e o retorno ao início, fecho ou exortação." Essas fases tornam o texto simples, direto e eficaz. Para aumentar ainda mais a eficácia do texto é necessário o uso de palavras simples, pois a simplicidade na escrita é essencial para que o público entenda a mensagem de forma rápida. Além disso a linguagem simples faz parte da internet, que foi o meio utilizado. Ainda sobre o uso do meio internet através da rede social Facebook, nota-se que ela pode gerar uma relação mais próxima com o público, pois segundo FIGUEIREDO (2014, p.133): "Na net o consumidor relaciona-se diretamente com a marca pelos diversos canais que esta disponibiliza: seu site, redes sociais, microblogs, hotsite... " Para reforçar essa proximidade e deixar a campanha na lembrança do público determinou-se que os posts seriam veiculados um por dia, próximos da data, como uma contagem regressiva.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após as reuniões de brainstorm onde decidiu-se o conceito e o formato do projeto, deu-se início ao processo de criação e produção das peças. Concluiu-se que para os objetivos das peças o melhor lugar para veicular anúncios. Segundo SANT´ANNA (1999, P. 77) anúncios se definem como  O anúncio é a grande peça do imenso tabuleiro publicitário e o meio publicitário por excelência para comunicar algo com o propósito de vender serviços ou produtos, criar uma disposição, estimular um desejo de posse ou para divulgar e tornar conhecido algo novo e interessar a massa ou um de seus setores. Foi definido que a internet teria as vantagens necessárias para o objetivo da campanha. Para MARTINS (2010, P.179) esses benefícios são "A primeira é o custo; mais que isso, é o custo/benefício. (...) Outra vantagem, volto a frisar, é o alcance da sua comunicação: é o alcance que você quiser, mundial ou regional. " Por isso a rede social Facebook foi escolhida e seria utilizada pelo lançamento de uma sequência de posts. A sequência de posts foi utilizada para funcionar como uma contagem regressiva para a data, onde o primeiro post fosse lançado no dia 23 de agosto e o último no dia anterior ao da ação, 26 de agosto. O posts foram ordenados desta maneira para lembrar, durante aproximadamente uma semana, do evento. A intenção era fazer com o que a campanha e a ação permanecessem na memória do público e persuadissem, um pouco a cada dia, as pessoas para que estas participassem desse dia de doação ao próximo. Na sequência dos posts foi utilizada uma lista, desenvolvida com base na imaginação infantil, de maneiras de salvar o mundo, sendo para cada dia um post e para cada post um item da lista. Cada post foi pensado e produzido da seguinte forma: Post 1- lançado dia 23 de agosto: Para esse post foi escolhida a ação " Parar um asteróide ", onde foi produzido primeiro um rafe que SAMPAIO (1997,P. 269) define como "É o primeiro ou primeiros rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra como ficar no final do processo de criação e produção." No processo de ilustração foi definido o tipo de traço que o desenho teria: um traço simples e que remetesse a esse universo infantil, foi criado o personagem da ilustração, o "Mr. P", que seria um super-herói e se vestiria como tal, com um "P" estampado no peito e uma capa. Por fim foi montada uma ambientação feita no espaço, onde o herói está salvando a terra por impedir um asteroide de atingi-la. Depois de receber essa ilustração foi a hora de passá-la para o digital, com o auxílio do programa Adobe Illustrator, onde na direção de arte foi utilizada a técnica de vetorização. Outra fase muito importante foi a de colorir essa ilustração, na qual foram utilizadas as cores azul, variações de cinza na ambientação, para dar ainda mais forma a esse ambiente no espaço e rosa, verde e amarelo para dar destaque a roupa de herói do "Mr. P". As cores da roupa do personagem se deram em referência às cores da Associação Peter Pan, assim como o P em seu peito. Depois foi inserida a parte textual, na qual foi usado o título  Maneiras de Salvar o Mundo que segue as peças por toda a campanha, criando uma identidade textual para os posts. FIGUEIREDO (2014, P.19) define títulos como  Título ou chamada é a frase que tem por objetivo capturar a atenção do consumidor em seu primeiro contato com o anúncio. Por essa razão, nos anúncios com diagramação tradicional, o título aparece em caracteres grandes no topo da página. Trata-se de uma chamada forte, cujo objetivo é fisgar a atenção do leitor. Foi utilizada a cor branca para dar destaque sobre a ilustração. Depois disso usou-se no texto o item da lista escolhido.  Parar um asteróide Para o texto que acompanha a publicação utilizou-se a estrutura circular, que CARRASCOZA (199, p. 32) mostra sua importância no trecho: "O texto em circuito fechado evita o questionamento e objetiva levar o leitor a conclusões definitivas." Nesse ponto explica-se que para uma criança essa ação pode salvar o mundo mas que para a instituição só a compra do sanduíche é suficiente, além de chamar para a ação. Na parte inferior do anúncio foram introduzidas todos os os símbolos gráficos das empresas envolvidas no processo, sempre no mesmo nível e tamanho, para dar uma hierarquia igual a todas. Post 2- lançado dia 24 de agosto: Para esse post foi escolhida a ação " Impedir uma invasão alienígena" onde a partir do rafe foi possível passar a ideia da ilustração. Na ilustração foi utilizado o mesmo traço, sempre remetendo ao universo infantil. O personagem, um alienígena, foi colocado dentro de sua nave e o ambiente faz referência ao universo através da cor azul escura. Para o alienígena e sua nave foram utilizados tons de verde e amarelo. Na parte textual repete-se o título, mantendo a mesma cor branca para obter contraste com a ilustração e troca-se apenas a ação, que sempre é colocada na mesma coloração e mesma tipografia para obter unidade entre as peças. No texto que acompanha o post foi utilizado mesmo no segundo anúncio trocando apenas a ação citada. Os símbolos gráficos das marcas envolvidas foram postas da mesma maneira na parte inferior da peça. Post 3- lançado dia 25 de agosto: Nesse post foi posta a ação " Derrotar um dragão" onde do rafe, a ilustração construída possui o mesmo traço infantil, e onde foi traçado o perfil da personagem "Sofia", que é uma princesa guerreira que enfrenta o dragão representado cuspindo fogo. Na coloração foi usado um tom verde para a ambientação, lembrando uma floresta, o dragão foi representado na cor roxa, remontando a imaginação infantil, com suas flamas em tons de amarelo e laranja. Já a personagem Sofia está vestida com tons marrom e rosas, com cabelos lilás e coroa amarela. Na parte textual ainda repete-se o título, mantendo a cor branca, e troca-se apenas a ação, sempre da mesma cor e tipografia. No texto que acompanha o post novamente é usado o mesmo texto, trocando apenas a ação. Os símbolos gráficos das marcas envolvidas foram postas da mesma maneira na parte inferior da peça. Post 4- lançado dia 26 de agosto: Neste post apresenta-se a última e mais importante ação: "Comprar um BigMac". Ele se diferencia dos outros pois sua ilustração é de um sanduíche, o BigMag, dentro de sua caixa, cercado de outros de tamanhos diferentes. Na coloração são usados cores para representar o sanduíche, tons de marrom e verde, e as cores típicas do Mcdonald´s, o vermelho e o amarelo, para as caixas e a ambientação. A parte textual também se difere da dos demais posts: apesar de usar a mesma tipografia e o mesmo título com a mesma cor, a tipografia da ação é a mesma porém em cor amarela, para fazer referência às cores da marca McDonald s, como também para se destacar das outras. O texto de acompanhamento informa que no dia seguinte é a vez do leitor salvar o mundo de muitas crianças e jovens através da compra do BigMac. Os símbolos gráficos das empresas envolvidas foram igualmente postas na parte inferior, com a mesma hierarquia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Além de atingir sua proposta de explorar o conteúdo ministrado na cadeira de Redação publicitária 2 e ter obtido uma avaliação positiva do corpo docente da Universidade de Fortaleza, a campanha fez compreender a importância da mídia online e sua força atualmente. Outro ponto foram as experiências na área de Redação publicitária e Direção de arte, que fizeram dos membros da equipe profissionais mais completos e com mais conhecimentos adquiridos. Atingir o público de uma maneira que os persuadissem a participar da ação McDia Feliz foi uma experiência de alto valor por estar usando a publicidade para ações sociais, que na visão da equipe, é algo muito importante. Contribuir para a causa, o combate ao câncer, que é algo tão sério e importante, mas que muitas vezes foge a lembrança do público, foi engrandecedor. Somando tudo isso com a importância social da campanha, que é poder influenciar o público a realizar um ato que melhorará de alguma forma a sociedade, e assim poder mudá-la o pouco que seja, foi de grande satisfação e uma experiência única para a equipe. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANT´ANNA, Armando. Propaganda Teoria  Técnica  Prática. São Paulo: Ed. Pioneira, 1999. <br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí. São Pulo, Ed. Saraiva, 2010. <br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária sedução pela palavra. São Paulo Ed. Cengage Learning, 2014. <br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro Ed. Campos, 1997. <br><br>CARRASCOZA, João A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Ed. Futura, 1999. <br><br>MARTINS, Jorge S. Redação publicitária: teoria e prática. São Paulo Ed. Atlas, 1997.<br><br>No Brasil o câncer infanto-juvenil representa a primeira causa de morte por doença: disponível em http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/infantil <br><br>O câncer pode aparecer de diversas formas em crianças e adolescentes: disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/infantil/sintomas <br><br>Existem algumas formas de tratar o câncer, entre elas: disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/cancer/site/tratamento <br><br> </td></tr></table></body></html>