ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span class="quatro"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01829</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;TOCA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Nalissa Taila Rodrigues Frota (Universidade Federal do Ceará); Matheus e Silva Duarte (Universidade Federal do Ceará); Glícia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span class="quatro"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Marketing de Experiencia, Midias Digitais, Toca, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A música como forma de arte e prática cultural está presente em diversas manifestações sociais desde a pré-história. Hoje se percebe a música como um potente recurso para reafirmar uma proposta publicitária, levando identidade, estilo e reconhecimento em um modelo flúido e perceptível ao público. Nessa perspectiva, as empresas vêm investindo na realização de eventos e festivais musicais, colaborando e desenvolvendo a experiência adquirida pelos espectadores, potencializando o poder das marcas. Com o intuito de analisar a experiência vinculada a música como um recurso publicitário, surgiu o Toca, um portal criado na disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará, que leva, através de vários recortes, a vivência e as estratégias de marcas em eventos musicais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A música está em todos os lugares, assim como a publicidade. São diversos ritmos, estilos, que interagem com o público, definindo-o, caracterizando-o e envolvendo-o. Grandes festivais musicais trazem essa relação muito forte: definem muito do que o público é e gosta e o envolve durante uma atração e outra, criando experiências especiais a serem vividas, que marcam sua mente e emociona. O Toca, portal de geração de conteúdo sobre marketing de experiência, leva o público a compreender como se dá a interação marca x festival, marca x público e quais os resultados de tudo isso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do Projeto Toca é explorar o universo de ativações de marca nos grandes festivais musicais e, assim, levar a equipe e o público do portal a compreender como se dá esse processo de presença das marcas em shows, o tipo de ativação que é feita, como o público recebe essas informações e o retorno comercial que dá às marcas. Assim, o portal foi criado com a proposta de gerar conteúdo sobre marketing de experiência, além de entrevistas com profissionais da área e cobertura de eventos para mostrar, com o olhar voltado para as marcas presentes, situações que muitas vezes passam despercebidos pelo grande público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através das experiências, marcas conseguem levar algo memorável para o público que repassa para seu ciclo e dissemina essa interação, potencializando os efeitos da ação para seu ciclo mais próximo e assim por diante.Vendo o potencial dessa nova forma de comunicação, as marcas perceberam que as mídias tradicionais já não apresentavam a mesma efetividade e assim a inovação na forma de atingir e envolver o target se tornou algo completamente inevitável. Desta forma, o investimento realizado nessas ações tem resultados de maneira orgânica, vindo a ter retorno financeiro de curto, médio ou longo prazo. A nova forma de interação entre marca e público vinculado com os novos aparatos tecnológicos resultou em uma migração de parte do público para a Internet.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A estratégia utilizada foi a de reter e entreter a atenção do público interessado nos temas de música, publicidade, atualidades, comportamento e outros, com conteúdo produzido de modo autoral levando um olhar diferenciado sobre as ativações de marca e sobre as novidades no cenário musical. A idealização e a produção do projeto Toca tiveram o apoio e o embasamento em teorias que esquematizam o processo de inovação, interação com o consumidor e reafirmação de valores e imagens da marca diante dele.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span class="quatro"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pensando em um modo de levar todo o conteúdo referente ao assunto, de uma maneira interativa, inovadora, e viável, foi decidido a utilização do recurso de um portal para transmitir sensações de festivais locais, perspectivas dos integrantes da equipe sobre os eventos e assuntos, e interação com o público leitor, ultrapassando os limites da sala de aula e da UFC, trabalhando com os mais variados tipos de mídia, seja ele audiovisual, sonoro ou escrito, algo essencial para tratar de forma ampla e rica o assunto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Pensando em um modo de levar todo o conteúdo referente ao assunto, de uma maneira interativa, inovadora, e viável, foi decidido a utilização do recurso de um portal para transmitir sensações de festivais locais, perspectivas dos integrantes da equipe sobre os eventos e assuntos, e interação com o público leitor, ultrapassando os limites da sala de aula e da UFC, trabalhando com os mais variados tipos de mídia, seja ele audiovisual, sonoro ou escrito, algo essencial para tratar de forma ampla e rica o assunto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span class="quatro"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AGOSTINHO, Pedro Filipe Lopes. Marketing de Experiências: Comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo. Coimbra, 2013. <br><br>BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para Eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002. <br><br>FLÔR, Priscilla; UMEDA, Guilherme, Branding sensorial: a integração do marketing de experiência às estratégias de comunicação. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2009.<br><br>GIÁCOMO, Cristina. Tudo acaba em festa. São Paulo: Página Aberta, 1993<br><br>KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002. Disponível em: <http://www.repositorio.uniceub.br/.../2089/2/20564451.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.<br><br>KOTLER, Philip (1985). Marketing (edição compacta). (3ª edição). São Paulo: Atlas.<br><br>KOTLER, Philip. (2009). Marketing para o Século XXI. Ed. Ediouro: São Paulo<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2005. <br><br>SCHMITT, Bernd H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2001. <br><br> </td></tr></table></body></html>