INSCRIÇÃO: 01885
 
CATEGORIA: CA
 
MODALIDADE: CA05
 
TÍTULO: Playground, a websérie (Roteiro)
 
AUTORES: ALYNNE SUSAN ALBUQUERQUE PEREIRA (Universidade Federal do Ceará); Laura Angeli Brito do Nascimento (Universidade Federal do Ceará); Gabriel de Oliveira Monte (Universidade Federal do Ceará); Aigon Almeida Pinho (Universidade Federal do Ceará); Glícia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará); Jorge Luís Vidal de Lima Alencar (Universidade Federal do Ceará); Lucas Vieira dos Santos (Universidade Federal do Ceará)
 
PALAVRAS-CHAVE: formação, publicidade, roteiro, série , websérie
 
RESUMO
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OBJETIVO
O objetivo geral foi produzir um material audiovisual (wébsérie) capaz de apresentar determinados perfis e trajetórias de alunos observados na graduação em Publicidade e Propaganda da UFC, fomentando o debate acerca da formação dos alunos do curso desta IES.
O objetivo específico foi gerar um roteiro de ficção para a produção audiovisual ‘Playground, a websérie’, considerando as pesquisas previamente realizadas com alunos da instituição para a concepção dos personagens e desencadeamento da temática.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ ᠀倠氀愀礀最爀漀甀渀搀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀ᤀ☠渀戀猀瀀㬀 猀甀猀挀椀琀愀 甀洀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀 昀爀攀渀琀攀  昀漀爀洀愀漀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 漀氀栀愀爀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀氀甀渀漀⸀㰀戀爀㸀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 䴀漀爀愀渀琀攀 攀 䠀攀爀渀渀搀攀稀 ⠀㈀ ㄀㈀⤀ 挀漀洀漀 ᰀ琠漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 猀爀椀攀猀 搀攀 昀椀挀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 挀爀椀愀搀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀洀椀琀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀ᴀⰠ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀攀 洀愀椀漀爀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 渀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀⸀㰀戀爀㸀䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀挀椀洀愀Ⰰ 愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 昀椀挀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀氀洀椀挀愀猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ ਀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro passo consistiu na elaboração de um formulário para mapear os perfis dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Pela praticidade, optou-se por criar um Formulário de Pesquisa do Google e divulgá-lo de forma on-line utilizando as redes sociais (Facebook, em específico). As perguntas eram: 1) nome; 2) idade; 3) gênero; 4) cor/raça; 5) semestre; 6) forma pela qual ingressou no curso (através de cotas ou não); 7) motivação para a escolha por Publicidade e Propaganda; 8) a escolha pela Universidade Federal do Ceará; 9) o que mudaria no curso; 10) se já cursou Publicidade e Propaganda em alguma outra instituição; 11) sobre a contribuição do uso das cotas raciais e sociais e o fazer publicitário; 12) se considera o curso da UFC é diferente dos demais; 13) se houve mudança de visão em relação à publicidade ao longo da graduação; 14) a experiência com publicidade e propaganda; 15) a experiência em agência de publicidade; 16) breve análise sobre o mercado local de publicidade; 17) publicidade e responsabilidade social; 18) sobre a produção do aluno durante o curso. Com base nas respostas obtidas, foram determinados três perfis gerais dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda: mercado, acadêmico e artístico. A partir disso, três personagens protagonistas foram criados de forma a representar essas três áreas. A construção visual e psicológica foi pensada através de pesquisas de referência e clichês observados, todavia, é importante salientar que os personagens não eram reduzidos apenas ao estereótipo. Houve um cuidado para não apresentá-los de maneira simplista e caricatural. Os nomes e perfis foram definidos da seguinte forma: Marina, a personagem do perfil mercadológico; Tiago, a personagem do perfil acadêmico; Leo, a personagem do perfil artístico; Jéssica, a tutora responsável pelo perfil mercadológico; Silvia, a tutora responsável pelo perfil acadêmico e Letícia, a tutora responsável pelo perfil artístico. Como não dispúnhamos de de recursos para a contratação de atores profissionaioptamos por convidar alunos e professores do Instituto de Cultura e Arte (ICA) para nos ajudar. A personagem Marina foi interpretada por Brenna Alencar, aluna do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Tiago foi interpretado por Lucas Vieira, aluno do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Leo foi interpretado por Rodrigo Lopes, aluno do quarto semestre de Publicidade e Propaganda. No processo, foram desenvolvidas três personagens secundárias referentes aos perfis determinados anteriormente. Esses personagens seriam mentoras dos protagonistas e, assim, foram criados: uma pesquisadora responsável pelo perfil acadêmico, uma líder de agência responsável pelo perfil mercadológico e uma monitora de projeto artístico responsável pelo perfil artístico, os quais também foram interpretados por alunos e professores do ICA. Jessica foi interpretada por Jessica Carneiro, professora mestre substituta do curso de Publicidade e Propaganda; Silvia por Silvia Belmino, professora doutora do curso de Publicidade e Propaganda e Letícia por Letícia Romana, aluna do sexto semestre do curso de Design de Moda. O passo seguinte foi pensar na história em que esses personagens apareceriam, o conflito e sua resolução, dispostos em 3 episódios ficcionais e um último episódio “extra” com depoimentos reais de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Cientes da importância do roteiro para a concepção e construção da narrativa audiovisual, buscamos definir um enredo que abordaria o tema escolhido e transmitisse a mensagem da reflexão proposta. Gancho (2004) defende que os enredos podem ser de dois tipos: os de ação, organizados de maneira linear, na seqüência temporal em que aconteceram e os psicológicos, organizados de maneira não-linear, a partir da mente do narrador ou de uma personagem. Para o trabalho, optamos por construir um roteiro a partir de um enredo de ação, entendendo, como explica Antunes (2003) que  “A real natureza de um roteiro é nada mais que contar uma história através de imagens no âmbito de uma estrutura mítica dentro de um tempo dramático de uma história com começo, meio e fim.” A fim de guiar a construção do roteiro, foi desenvolvido um argumento de série. No texto, a seguinte configuração: “Marina, Tiago e Leo são estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará.Desde o primeiro semestre, o trio é muito próximo, tendo os três estudantes se tornado bons amigos. Dessa amizade nasceu a vontade de construir um projeto juntos, algo que fosse diferente de agências juniores e outros projetos ligados à publicidade já existentes. Ao longo de seu percurso na universidade, cada qual se especializou em uma área: Marina ficou ligada ao mercado, Tiago à academia e Leo às artes. Em seu segundo ano de faculdade, o trio resolve tocar o projeto. Porém eles já não conseguem se entender e cada qual quer algo diferente. Não conseguindo desenvolver algo juntos, os três resolvem trocar de lugar: Marina fica no lugar de Leo, que fica no lugar de Tiago, que vai ficar no lugar de Marina. Eles iniciam seus novos trabalhos, porém não levam a sério o suficiente. Seus tutores lhe passam tarefas, as quais eles não conseguem cumprir devidamente por conta da postura arrogante. Após reconhecê-la, começam a apreender o que cada colega executava, entendendo, desse modo, a importância daquilo no processo de construção de seu conhecimento enquanto estudante de publicidade. Os três se reúnem novamente uma semana após a troca e agora conseguem se entender.” Definidos o conflito, a resolução e as personagens secundárias, foi pensado a estrutura narrativa e o formato de veiculação. Como base de estrutura narrativa, foi utilizada a sequência proposta por Syd Field (2001) que se dá em: Ato I (apresentação) - ponto de virada I - ato II (confrontação) - ponto de virada II - ato III (resolução). Ao estilo de narrativa, foi pensando em algo similar aos reality shows estadunidenses, onde as cenas de interação entre os personagens se intercalam com depoimentos dos mesmos sobre as situações. Quanto ao formato, foi pensado o modelo de websérie. Morante e Hernández (2012) definem websérie como “todas essas séries de ficção audiovisuais criados a serem emitidas pela Internet”. Elas podem ser divididas em Tradicionais, Videoblogs (Vlogs) e Interativas. Na primeira, o formato é herdado das televisões, apenas com sua veiculação feita na internet. A segunda, a produção utiliza uma única câmera (geralmente), o protagonista se dirige a ela continuamente para contar a história. A terceira é caracterizada pela interatividade do usuário com a trama. (MORANTE e HERNÀNDEZ, 2012). A opção por esse formato se deu pela facilidade em reproduzir o conteúdo e o compartilhar com o público. Dentro da classificação geral de roteiros proposta pelo Screen Writters Guide, que divide os roteiros em seis tipos genéricos: aventura; comédia; crime; melodrama; drama e miscellaneous - que compreende gêneros narrativos diversos, desde os de terror aos erótico - o melodrama destacou-se como guia para a construção do roteiro. Para a construção do documento, procuramos seguir o esquema em seis etapas definido por Comparato (2009), adaptando-o em determinados pontos. Assim, o processo de construção do roteiro seguiu as etapas: 1) definição da ideia; 2) storyline - construção do conflito-matriz do enredo para desenvolvimento 3) sinopse- definição dos personagens (que, neste trabalho já haviam sido definidos anteriormente e foram apenas ajustados nessa etapa); 4) construção da estrutura - detalhamento da ação dramática (organização do enredo em cenas e, consequentemente, em algum lugar no tempo e espaço); 5) primeiro roteiro - definição do tempo dramático e diálogos e 6) roteiro final - execução da unidade dramática (cenas).਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 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CONSIDERAÇÕES
De forma geral, os comentários sobre a websérie nas duas plataformas digitais foram bastante positivos, a destacar pedidos de continuação e a realização de outras webséries com outros cursos. Dentro do próprio curso de Publicidade e Propaganda, os comentários também foram positivos. Foi percebido que os estudantes se identificaram com os personagens e seus conflitos. O argumento, roteiro e criação de personagens de “Playground, a websérie” foi eficaz para atingir os objetivos propostos, sendo possível mostrar alguns dos perfis de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, seus caminhos e conflitos. Apesar da estereotipização das personagens, a websérie trabalhou sua desconstrução, tendo como mensagem final que o estudante deve procurar passar por diferentes caminhos dentro do curso para que se vivencie uma melhor formação. O produto final se encaixa com sua proposta inicial: a de trabalhar com storytelling. Desse modo, foi possível mostrar o curso de Publicidade e Propaganda sem que tivesse um cunho institucional ou de relatório. Entendendo o trabalho como um propulsor da reflexão sobre a formação e destacando o formato audiovisual como um meio interessante de apresentação da discussão, posteriormente, durante a primeira semana do semestre letivo de 2017.1, a equipe construiu um espaço de debate e apresentação da websérie, dentro da programação da Semana de Recepção dos calouros do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC.਀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一吀唀一䔀匀Ⰰ 嘀⸀䜀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 愀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 伀 䴀漀猀愀椀挀漀Ⰰ ㈀  ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 䌀爀椀愀漀 愀漀 刀漀琀攀椀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀一䌀䠀伀Ⰰ 䌀⸀嘀⸀ 䌀漀洀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 匀爀椀攀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀  㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀一吀䔀Ⰰ 䘀⸀䴀⸀㬀 䠀䔀刀一섀一䐀䔀娀Ⰰ 倀⸀ 䰀愀 眀攀戀猀攀爀椀攀㨀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀挀椀愀猀 礀 搀椀瘀攀爀最攀渀挀椀愀猀 搀攀 甀渀 昀漀爀洀愀琀漀 攀洀攀爀最攀渀琀攀 搀攀 氀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀渀 刀攀搀⸀ 䤀渀㨀  䌀漀渀最爀攀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 氀愀 刀攀搀 䤀戀攀爀漀愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀攀猀 ⠀刀攀搀 䤀一䄀嘀⤀⸀ 䴀氀愀最愀ⴀ匀攀瘀椀氀氀愀Ⰰ ㈀㌀ⴀ㈀㔀 搀攀 洀愀礀漀 搀攀 ㈀ ㄀㈀⸀ 䔀搀椀琀漀爀攀猀㨀 嘀椀爀最椀渀椀愀 䜀甀愀爀椀渀漀猀Ⰰ 䴀愀爀愀 䨀攀猀切猀 刀甀椀稀 ⠀瀀瀀⸀ ㄀㠀㜀ⴀ㄀㤀㘀⤀⸀ 匀攀瘀椀氀氀愀 㨀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀