INSCRIÇÃO: | 01885 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA05 |
TÍTULO: | Playground, a websérie (Roteiro) |
AUTORES: | ALYNNE SUSAN ALBUQUERQUE PEREIRA (Universidade Federal do Ceará); Laura Angeli Brito do Nascimento (Universidade Federal do Ceará); Gabriel de Oliveira Monte (Universidade Federal do Ceará); Aigon Almeida Pinho (Universidade Federal do Ceará); Glícia Maria Pontes Bezerra (Universidade Federal do Ceará); Jorge Luís Vidal de Lima Alencar (Universidade Federal do Ceará); Lucas Vieira dos Santos (Universidade Federal do Ceará) |
PALAVRAS-CHAVE: | formação, publicidade, roteiro, série , websérie |
RESUMO | |
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OBJETIVO | |
O objetivo geral foi produzir um material audiovisual (wébsérie) capaz de apresentar determinados perfis e trajetórias de alunos observados na graduação em Publicidade e Propaganda da UFC, fomentando o debate acerca da formação dos alunos do curso desta IES. O objetivo específico foi gerar um roteiro de ficção para a produção audiovisual ‘Playground, a websérie’, considerando as pesquisas previamente realizadas com alunos da instituição para a concepção dos personagens e desencadeamento da temática. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀渀搀漀 甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀攀猀 搀愀 爀攀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ ᠀倠氀愀礀最爀漀甀渀搀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀ᤀ☠渀戀猀瀀㬀 猀甀猀挀椀琀愀 甀洀 渀漀瘀漀 漀氀栀愀爀 昀爀攀渀琀攀 昀漀爀洀愀漀 攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 漀氀栀愀爀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 愀氀甀渀漀⸀㰀戀爀㸀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 眀攀戀猀爀椀攀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 䴀漀爀愀渀琀攀 攀 䠀攀爀渀渀搀攀稀 ⠀㈀ ㈀⤀ 挀漀洀漀 ᰀ琠漀搀愀猀 攀猀猀愀猀 猀爀椀攀猀 搀攀 昀椀挀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 挀爀椀愀搀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀洀椀琀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀ᴀⰠ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀攀 洀愀椀漀爀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 渀愀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 渀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀⸀㰀戀爀㸀䌀漀洀漀 挀椀琀愀搀漀 愀挀椀洀愀Ⰰ 愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 昀椀挀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀攀猀 昀氀洀椀挀愀猀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O primeiro passo consistiu na elaboração de um formulário para mapear os perfis dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Pela praticidade, optou-se por criar um Formulário de Pesquisa do Google e divulgá-lo de forma on-line utilizando as redes sociais (Facebook, em específico). As perguntas eram: 1) nome; 2) idade; 3) gênero; 4) cor/raça; 5) semestre; 6) forma pela qual ingressou no curso (através de cotas ou não); 7) motivação para a escolha por Publicidade e Propaganda; 8) a escolha pela Universidade Federal do Ceará; 9) o que mudaria no curso; 10) se já cursou Publicidade e Propaganda em alguma outra instituição; 11) sobre a contribuição do uso das cotas raciais e sociais e o fazer publicitário; 12) se considera o curso da UFC é diferente dos demais; 13) se houve mudança de visão em relação à publicidade ao longo da graduação; 14) a experiência com publicidade e propaganda; 15) a experiência em agência de publicidade; 16) breve análise sobre o mercado local de publicidade; 17) publicidade e responsabilidade social; 18) sobre a produção do aluno durante o curso. Com base nas respostas obtidas, foram determinados três perfis gerais dos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda: mercado, acadêmico e artístico. A partir disso, três personagens protagonistas foram criados de forma a representar essas três áreas. A construção visual e psicológica foi pensada através de pesquisas de referência e clichês observados, todavia, é importante salientar que os personagens não eram reduzidos apenas ao estereótipo. Houve um cuidado para não apresentá-los de maneira simplista e caricatural. Os nomes e perfis foram definidos da seguinte forma: Marina, a personagem do perfil mercadológico; Tiago, a personagem do perfil acadêmico; Leo, a personagem do perfil artístico; Jéssica, a tutora responsável pelo perfil mercadológico; Silvia, a tutora responsável pelo perfil acadêmico e Letícia, a tutora responsável pelo perfil artístico. Como não dispúnhamos de de recursos para a contratação de atores profissionaioptamos por convidar alunos e professores do Instituto de Cultura e Arte (ICA) para nos ajudar. A personagem Marina foi interpretada por Brenna Alencar, aluna do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Tiago foi interpretado por Lucas Vieira, aluno do sexto semestre de Publicidade e Propaganda; Leo foi interpretado por Rodrigo Lopes, aluno do quarto semestre de Publicidade e Propaganda. No processo, foram desenvolvidas três personagens secundárias referentes aos perfis determinados anteriormente. Esses personagens seriam mentoras dos protagonistas e, assim, foram criados: uma pesquisadora responsável pelo perfil acadêmico, uma líder de agência responsável pelo perfil mercadológico e uma monitora de projeto artístico responsável pelo perfil artístico, os quais também foram interpretados por alunos e professores do ICA. Jessica foi interpretada por Jessica Carneiro, professora mestre substituta do curso de Publicidade e Propaganda; Silvia por Silvia Belmino, professora doutora do curso de Publicidade e Propaganda e Letícia por Letícia Romana, aluna do sexto semestre do curso de Design de Moda. O passo seguinte foi pensar na história em que esses personagens apareceriam, o conflito e sua resolução, dispostos em 3 episódios ficcionais e um último episódio “extra” com depoimentos reais de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. Cientes da importância do roteiro para a concepção e construção da narrativa audiovisual, buscamos definir um enredo que abordaria o tema escolhido e transmitisse a mensagem da reflexão proposta. Gancho (2004) defende que os enredos podem ser de dois tipos: os de ação, organizados de maneira linear, na seqüência temporal em que aconteceram e os psicológicos, organizados de maneira não-linear, a partir da mente do narrador ou de uma personagem. Para o trabalho, optamos por construir um roteiro a partir de um enredo de ação, entendendo, como explica Antunes (2003) que “A real natureza de um roteiro é nada mais que contar uma história através de imagens no âmbito de uma estrutura mítica dentro de um tempo dramático de uma história com começo, meio e fim.” A fim de guiar a construção do roteiro, foi desenvolvido um argumento de série. No texto, a seguinte configuração: “Marina, Tiago e Leo são estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará.Desde o primeiro semestre, o trio é muito próximo, tendo os três estudantes se tornado bons amigos. Dessa amizade nasceu a vontade de construir um projeto juntos, algo que fosse diferente de agências juniores e outros projetos ligados à publicidade já existentes. Ao longo de seu percurso na universidade, cada qual se especializou em uma área: Marina ficou ligada ao mercado, Tiago à academia e Leo às artes. Em seu segundo ano de faculdade, o trio resolve tocar o projeto. Porém eles já não conseguem se entender e cada qual quer algo diferente. Não conseguindo desenvolver algo juntos, os três resolvem trocar de lugar: Marina fica no lugar de Leo, que fica no lugar de Tiago, que vai ficar no lugar de Marina. Eles iniciam seus novos trabalhos, porém não levam a sério o suficiente. Seus tutores lhe passam tarefas, as quais eles não conseguem cumprir devidamente por conta da postura arrogante. Após reconhecê-la, começam a apreender o que cada colega executava, entendendo, desse modo, a importância daquilo no processo de construção de seu conhecimento enquanto estudante de publicidade. Os três se reúnem novamente uma semana após a troca e agora conseguem se entender.” Definidos o conflito, a resolução e as personagens secundárias, foi pensado a estrutura narrativa e o formato de veiculação. Como base de estrutura narrativa, foi utilizada a sequência proposta por Syd Field (2001) que se dá em: Ato I (apresentação) - ponto de virada I - ato II (confrontação) - ponto de virada II - ato III (resolução). Ao estilo de narrativa, foi pensando em algo similar aos reality shows estadunidenses, onde as cenas de interação entre os personagens se intercalam com depoimentos dos mesmos sobre as situações. Quanto ao formato, foi pensado o modelo de websérie. Morante e Hernández (2012) definem websérie como “todas essas séries de ficção audiovisuais criados a serem emitidas pela Internet”. Elas podem ser divididas em Tradicionais, Videoblogs (Vlogs) e Interativas. Na primeira, o formato é herdado das televisões, apenas com sua veiculação feita na internet. A segunda, a produção utiliza uma única câmera (geralmente), o protagonista se dirige a ela continuamente para contar a história. A terceira é caracterizada pela interatividade do usuário com a trama. (MORANTE e HERNÀNDEZ, 2012). A opção por esse formato se deu pela facilidade em reproduzir o conteúdo e o compartilhar com o público. Dentro da classificação geral de roteiros proposta pelo Screen Writters Guide, que divide os roteiros em seis tipos genéricos: aventura; comédia; crime; melodrama; drama e miscellaneous - que compreende gêneros narrativos diversos, desde os de terror aos erótico - o melodrama destacou-se como guia para a construção do roteiro. Para a construção do documento, procuramos seguir o esquema em seis etapas definido por Comparato (2009), adaptando-o em determinados pontos. Assim, o processo de construção do roteiro seguiu as etapas: 1) definição da ideia; 2) storyline - construção do conflito-matriz do enredo para desenvolvimento 3) sinopse- definição dos personagens (que, neste trabalho já haviam sido definidos anteriormente e foram apenas ajustados nessa etapa); 4) construção da estrutura - detalhamento da ação dramática (organização do enredo em cenas e, consequentemente, em algum lugar no tempo e espaço); 5) primeiro roteiro - definição do tempo dramático e diálogos e 6) roteiro final - execução da unidade dramática (cenas). 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 搀漀 瀀爀攀洀椀愀搀漀 爀漀琀攀椀爀椀猀琀愀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀爀Ⰰ 搀椀爀攀琀漀爀 攀 愀琀漀爀 昀爀愀渀挀猀 䨀攀愀渀ⴀ䌀氀愀甀搀攀 䌀愀爀爀椀爀攀Ⰰ ᰀ漠 爀漀琀攀椀爀漀 漀 猀漀渀栀漀 搀攀 甀洀 昀椀氀洀攀ᴀ⸠ 匀攀洀 攀氀攀Ⰰ 搀椀昀挀椀氀 渀漀爀琀攀愀爀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀⸀䔀洀 ᠀倠氀愀礀最爀漀甀渀搀Ⰰ 愀 眀攀戀猀爀椀攀ᤀⰠ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 最甀椀漀甀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 挀渀椀挀愀 攀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 猀漀渀漀瀀氀愀猀琀椀愀 攀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 愀瀀愀爀愀琀漀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀瘀攀氀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 甀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀搀漀 渀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀⸀ 唀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 漀 琀攀砀琀漀 搀漀 愀爀最甀洀攀渀琀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 挀漀洀 愀猀 搀攀猀挀爀椀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀攀渀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 漀猀 搀椀氀漀最漀猀 搀攀 挀愀搀愀 挀攀渀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 挀攀渀愀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀椀愀㨀 挀愀戀攀愀氀栀漀 搀攀 挀攀渀愀 ⴀ 挀漀洀 愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀愀 氀漀挀愀漀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀漀 瀀爀瘀椀愀 搀漀 攀渀爀攀搀漀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 攀 猀甀最攀猀琀攀猀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀 ⴀ 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 愀漀 攀 戀氀漀挀漀 搀攀 搀椀氀漀最漀猀⸀ 䔀猀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀 挀漀洀 愀 椀渀搀椀挀愀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 猀甀愀猀 昀愀氀愀猀 攀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀 ᠀瀠愀爀攀渀琀栀攀琀椀挀愀氀ᤀ†ⴀ 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 椀渀搀椀挀愀爀 甀洀愀 愀漀Ⰰ 攀洀漀漀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀 昀愀挀椀愀氀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 䄀瀀猀 攀猀猀愀 攀猀挀爀椀琀愀 愀氀琀攀爀渀愀搀愀Ⰰ 漀猀 琀爀猀 爀攀搀愀琀漀爀攀猀 爀攀甀渀椀爀愀洀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 爀攀ⴀ攀猀挀爀攀瘀攀爀 漀 琀攀砀琀漀 挀漀渀樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀氀椀渀栀ⴀ氀漀Ⰰ 攀砀挀氀甀椀渀搀漀 攀瘀攀渀琀甀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀攀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 爀攀瀀愀猀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀⸀ 一漀 昀椀洀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 愀 猀爀椀攀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 昀椀挀挀椀漀渀愀椀猀 攀 甀洀 挀漀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀䘀䌀⸀ 伀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 昀椀挀挀椀漀渀愀椀猀 昀椀挀愀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀 愀猀猀椀洀㨀 䔀瀀椀猀搀椀漀 ⴀ 䈀愀氀愀渀愀搀漀爀㨀 䴀愀爀椀渀愀Ⰰ 吀椀愀最漀 攀 䰀攀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 瀀愀爀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 猀漀戀爀攀 猀攀甀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀 琀爀椀漀 搀攀挀椀搀攀 挀漀洀攀愀爀 瀀攀氀漀 渀漀洀攀⸀ 䔀氀攀猀 愀挀愀戀愀洀 渀漀 最漀猀琀愀渀搀漀 搀愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀猀攀渀挀愀搀攀椀愀 攀洀 甀洀愀 戀爀椀最愀 猀漀戀爀攀 攀最漀猀⸀ 䌀愀搀愀 焀甀愀氀 搀攀猀瀀爀攀稀愀 愀 爀攀愀 搀漀 漀甀琀爀漀Ⰰ 愀挀栀愀渀搀漀 焀甀攀 愀 猀甀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 攀 漀 切渀椀挀漀 挀愀洀椀渀栀漀 愀 猀攀最甀椀爀⸀ 䰀攀漀 攀渀琀漀 琀攀洀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀氀攀猀 琀爀漀焀甀攀洀 搀攀 爀攀愀猀 瀀漀爀 甀洀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀猀椀洀 瀀漀猀猀愀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 洀攀氀栀漀爀 漀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 昀愀稀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 䰀攀漀 瘀愀椀 瀀愀爀愀 漀 猀攀琀漀爀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 吀椀愀最漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀最椀漀 攀洀 愀最渀挀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䴀愀爀椀渀愀 瀀愀爀愀 漀 愀琀攀氀椀 搀攀 愀爀琀攀⸀ 䔀瀀椀猀搀椀漀 ㈀ ⴀ 吀爀愀洀瀀漀氀椀洀㨀 伀 琀爀椀漀 爀攀挀攀戀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 琀甀琀漀爀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 爀攀愀 攀 挀愀搀愀 甀洀 椀渀挀甀戀椀搀漀 搀攀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀爀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䔀氀攀猀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 猀甀戀攀猀琀椀洀愀洀 愀猀 琀甀琀漀爀愀猀 攀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀愀洀 愀猀 昀甀渀攀猀 猀攀洀 爀攀昀氀攀琀椀爀Ⰰ 挀漀洀 搀攀猀瀀爀攀稀漀 瀀漀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 愀氀椀 攀猀琀漀 昀愀稀攀渀搀漀⸀ 伀 琀爀椀漀 爀攀挀攀戀攀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 渀攀最愀琀椀瘀漀 搀愀猀 琀甀琀漀爀愀猀 攀 昀椀挀愀洀 昀爀甀猀琀爀愀搀漀猀⸀ 䔀瀀椀猀搀椀漀 ㌀ ⴀ 䜀愀渀最漀爀爀愀㨀 䄀瀀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 攀爀爀愀搀漀猀Ⰰ 漀 琀爀椀漀 搀攀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀 瀀愀猀猀愀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 挀愀搀愀 挀愀洀瀀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀☀渀戀猀瀀㬀 瀀漀搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 攀 琀攀渀琀愀 瘀攀爀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 挀漀洀 攀猀猀愀 漀甀琀爀愀 爀攀愀⸀⸀ 䄀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀攀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀氀攀猀 猀攀 瀀攀搀攀洀 搀攀猀挀甀氀瀀愀猀 瀀攀氀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀最椀爀愀洀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀攀洀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 椀渀椀挀椀愀爀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䴀愀爀椀渀愀 猀甀最攀爀攀 漀 渀漀洀攀 搀攀 倀氀愀礀最爀漀甀渀搀⸀ 䐀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀瀀椀猀搀椀漀Ⰰ 攀氀攀猀 愀最漀爀愀 挀漀渀挀漀爀搀愀洀 攀 猀攀渀琀攀洀ⴀ猀攀 愀瀀琀漀猀 愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀攀洀 樀甀渀琀漀猀⸀ 伀 攀瀀椀猀搀椀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 ㈀ 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 唀䘀䌀Ⰰ 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 猀攀洀攀猀琀爀攀猀Ⰰ 昀愀氀愀洀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 挀漀洀 漀 挀甀爀猀漀⸀ 䌀漀洀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀愀洀Ⰰ 漀 焀甀攀 最漀猀琀愀洀Ⰰ 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 昀爀愀挀漀猀 攀 漀 焀甀攀 瘀漀 猀攀最甀椀爀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀猀 挀攀渀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 搀攀 昀愀氀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀 愀搀攀焀甀愀爀攀洀 洀攀氀栀漀爀 挀漀洀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 攀 挀漀洀 漀 爀椀琀洀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀攀渀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 搀椀氀漀最漀 渀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀瘀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 漀爀最渀椀挀愀Ⰰ 攀爀愀 愀氀琀攀爀愀搀漀 愀琀 焀甀攀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀洀 攀猀猀愀 漀爀最愀渀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 愀氀琀攀爀愀攀猀 昀漀爀愀洀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 瀀漀椀猀 洀攀氀栀漀爀愀爀愀洀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 搀椀氀漀最漀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ漀猀 洀愀椀猀 昀愀挀琀瘀攀椀猀⸀ 䄀瀀猀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀搀椀琀漀爀 搀愀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 挀漀洀漀 甀洀 最甀椀愀 瀀愀爀愀 愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀渀搀漀 漀 攀搀椀琀漀爀 渀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 搀攀 挀漀爀琀攀 搀愀猀 昀愀氀愀猀 攀 焀甀愀椀猀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀⸀ 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 渀漀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 猀琀漀爀礀戀漀愀爀搀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀渀搀漀 渀愀 栀漀爀愀 搀愀 最爀愀瘀愀漀 漀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀 漀猀 渀最甀氀漀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 愀猀 猀甀最攀猀琀攀猀 瀀爀ⴀ攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀猀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ 䔀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 椀渀挀椀漀 氀漀最漀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀 栀漀甀瘀攀 瀀爀攀樀甀稀漀猀 焀甀愀渀琀漀 愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 樀 栀愀瘀椀愀 猀椀搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 猀攀洀瀀爀攀 最爀愀瘀愀爀 愀 挀攀渀愀 椀渀琀攀椀爀愀 挀漀洀 甀洀 瀀氀愀渀漀 攀 渀最甀氀漀 攀 搀攀瀀漀椀猀 最爀愀瘀愀爀 渀漀瘀愀洀攀渀琀攀 愀 洀攀猀洀愀 挀攀渀愀 攀洀 瀀氀愀渀漀猀 攀 渀最甀氀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀☀渀戀猀瀀㬀 | |
CONSIDERAÇÕES | |
De forma geral, os comentários sobre a websérie nas duas plataformas digitais foram bastante positivos, a destacar pedidos de continuação e a realização de outras webséries com outros cursos. Dentro do próprio curso de Publicidade e Propaganda, os comentários também foram positivos. Foi percebido que os estudantes se identificaram com os personagens e seus conflitos. O argumento, roteiro e criação de personagens de “Playground, a websérie” foi eficaz para atingir os objetivos propostos, sendo possível mostrar alguns dos perfis de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, seus caminhos e conflitos. Apesar da estereotipização das personagens, a websérie trabalhou sua desconstrução, tendo como mensagem final que o estudante deve procurar passar por diferentes caminhos dentro do curso para que se vivencie uma melhor formação. O produto final se encaixa com sua proposta inicial: a de trabalhar com storytelling. Desse modo, foi possível mostrar o curso de Publicidade e Propaganda sem que tivesse um cunho institucional ou de relatório. Entendendo o trabalho como um propulsor da reflexão sobre a formação e destacando o formato audiovisual como um meio interessante de apresentação da discussão, posteriormente, durante a primeira semana do semestre letivo de 2017.1, a equipe construiu um espaço de debate e apresentação da websérie, dentro da programação da Semana de Recepção dos calouros do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀一吀唀一䔀匀Ⰰ 嘀⸀䜀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 愀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 伀 䴀漀猀愀椀挀漀Ⰰ ㈀ ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 䌀爀椀愀漀 愀漀 刀漀琀攀椀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀一䌀䠀伀Ⰰ 䌀⸀嘀⸀ 䌀漀洀漀 愀渀愀氀椀猀愀爀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀⸀ 匀爀椀攀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀Ⰰ ㈀ 㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀伀刀䄀一吀䔀Ⰰ 䘀⸀䴀⸀㬀 䠀䔀刀一섀一䐀䔀娀Ⰰ 倀⸀ 䰀愀 眀攀戀猀攀爀椀攀㨀 挀漀渀瘀攀爀最攀渀挀椀愀猀 礀 搀椀瘀攀爀最攀渀挀椀愀猀 搀攀 甀渀 昀漀爀洀愀琀漀 攀洀攀爀最攀渀琀攀 搀攀 氀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀渀 刀攀搀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀渀最爀攀猀漀 䤀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 氀愀 刀攀搀 䤀戀攀爀漀愀洀攀爀椀挀愀渀愀 搀攀 一愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀攀猀 ⠀刀攀搀 䤀一䄀嘀⤀⸀ 䴀氀愀最愀ⴀ匀攀瘀椀氀氀愀Ⰰ ㈀㌀ⴀ㈀㔀 搀攀 洀愀礀漀 搀攀 ㈀ ㈀⸀ 䔀搀椀琀漀爀攀猀㨀 嘀椀爀最椀渀椀愀 䜀甀愀爀椀渀漀猀Ⰰ 䴀愀爀愀 䨀攀猀切猀 刀甀椀稀 ⠀瀀瀀⸀ 㠀㜀ⴀ㤀㘀⤀⸀ 匀攀瘀椀氀氀愀 㨀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |