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INSCRIÇÃO: | 02157 |
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CATEGORIA: | PT |
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MODALIDADE: | PT02 |
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TÍTULO: | Revista Fome de Mundo |
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AUTORES: | Mayara Ezequiel de Barros (Universidade Católica de Pernambuco); carla patricia pacheco teixeira (Universidade Católica de Pernambuco); Karoline Gomes de Souza Lopes (Universidade Católica de Pernambuco) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Wanderlust, Revista, Identidade visual, Projeto gráfico, Linguagem editorial |
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RESUMO |
A revista Fome de Mundo busca traduzir em seu projeto gráfico, de forma imagética, um termo alemão que não tem uma palavra correspondente na língua portuguesa: Wanderlust. Significa aproximadamente o sentimento e a vontade de viajar, conhecer e explorar novos lugares. Andar sem rumo definido, como se cada local fosse seu lar. O projeto explora os elementos da linguagem editorial, bem como recursos fotográficos. Uma versão digital dá suporte ao material audiovisual vinculado aos textos. Áudios e vídeos podem ser acessados via qr-codes inseridos nas páginas. O padrão cromático e a tipografia escolhidas remetem ao universo aventureiro dos que tem fome de mundo. |
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INTRODUÇÃO |
Wanderlust é uma palavra alemã que não tem tradução na língua portuguesa, mas muita gente conhece o sentimento que ela representa. O termo expressa a vontade de viajar, conhecer e explorar novos lugares. Andar sem rumo definido, como se cada local fosse seu lar. Esse é o sentimento abordado no projeto.匀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 琀攀砀琀甀愀氀 攀爀愀 椀渀猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀爀椀愀 瀀爀攀挀椀猀漀 椀渀瘀攀猀琀椀爀 攀洀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀 焀甀攀 琀爀愀搀甀稀椀猀猀攀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀 漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀漀 圀愀渀搀攀爀氀甀猀琀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 攀洀 搀漀椀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀㨀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 伀 琀攀洀愀 愀琀攀洀瀀漀爀愀氀㨀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 攀 爀攀愀搀愀瀀琀愀爀 攀洀 氀甀最愀爀攀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 搀攀猀搀攀 焀甀攀 愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀 昀漀椀 挀爀椀愀搀愀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀漀瘀漀猀 渀愀猀挀攀爀愀洀 渀愀 섀昀爀椀挀愀 攀 昀漀爀愀洀 猀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀猀 挀漀渀琀椀渀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 渀漀琀愀爀 焀甀攀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 洀椀最爀愀爀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀漀猀 氀甀最愀爀攀猀 椀渀琀爀渀猀攀挀漀 愀漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀⸀
Nessa perspectiva, o tema permitiu explorar registros fotográficos que contribuíram para fortalecer a narrativa de cada personagem. Reunimos as experiências de pessoas na busca por viver em várias culturas e ter contato com realidades diferentes. Das situações mais simples, como viagens de férias ou folgas, à escolha de viver sem amarras, viajando e explorando o mundo. |
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OBJETIVO |
Desenvolver uma publicação cuja identidade visual conseguisse traduzir o sentimento Wanderlust, destacando as possibilidades do design gráfico e a integração de linguagens entre os suportes impresso e digital. Existem hoje, várias formas de fazer comunicação e diferentes veículos que se propõe a produzir conteúdo. 一漀 挀愀猀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䘀漀洀攀 搀攀 䴀甀渀搀漀Ⰰ 昀愀稀攀洀漀猀 漀 甀猀漀 搀攀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 氀椀洀瀀漀 攀 瘀椀戀爀愀渀琀攀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 甀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀愀猀攀 焀甀攀 琀攀洀琀椀挀漀⸀
O sentimento em questão, que impulsiona a prática das viagens é percebido e vivido por muitas pessoas, mas pouco abordado pelo jornalismo de forma profunda. Daí o interesse em construir uma publicação que chamasse a atenção pela sua identidade e relação com a temática, destacando o universo de experiências que há nas pessoas e em suas vivências, evidenciando o sentimento que as impulsiona. 䌀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀Ⰰ 最攀爀愀爀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀⸀ 匀攀爀 瀀愀爀愀 攀氀愀猀Ⰰ 甀洀愀 昀漀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 搀攀 搀椀挀愀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 攀 猀攀爀瘀椀爀 挀漀洀漀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 渀漀瘀漀猀 氀甀最愀爀攀猀⸀ 儀甀攀爀攀洀漀猀 琀愀洀戀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 渀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 琀愀渀琀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 攀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 焀甀攀 愀琀攀渀搀攀爀 漀 挀栀愀洀愀搀漀 圀愀渀搀攀爀氀甀猀琀 瀀漀搀攀 最攀爀愀爀 渀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀
Como o ato de viajar é visto muitas vezes visto como superficial e descartável, queremos mostrar que isso não se aplica a todas as pessoas e que para alguns, esse desejo é prioridade e um modo de levar a vida. |
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JUSTIFICATIVA |
Pesquisa realizada pelo site Momodo, de buscas de hospedagem e passagens áreas, mostrou que 90% dos entrevistados pretendiam viajar em 2016 mesmo com o momento desfavorável da economia brasileira. A análise apresentou que os brasileiros preferem gastar em viagens do que em bens materiais. O desejo de ir a novos lugares também foi alvo de estudo da Ipsos, consultoria de inteligência de mercado. A pesquisa, feita em junho de 2016, apurou que 64% das pessoas pretendia viajar nos meses seguintes.䄀 椀搀攀椀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 爀漀洀瀀攀爀愀洀 氀椀洀椀琀攀猀Ⰰ 猀攀最甀椀爀愀洀 猀攀甀 搀攀猀攀樀漀 攀 瀀愀爀琀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 漀 洀甀渀搀漀⸀ 䴀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 圀愀渀搀攀爀氀甀猀琀 瀀漀搀攀 猀甀爀最椀爀 攀洀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 最爀愀搀愀攀猀Ⰰ 愀搀愀瀀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 挀漀爀 氀愀爀愀渀樀愀 ⴀ 焀甀攀 椀洀瀀氀椀挀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀椀渀愀洀椀猀洀漀Ⰰ 瘀椀琀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀瘀攀渀琀甀爀愀 ⴀ 猀甀爀最攀 琀愀洀戀洀 攀洀 最爀愀搀愀攀猀⸀ 唀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀爀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀 琀攀洀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 瘀椀猀甀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀 猀椀琀攀 挀甀樀愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀 瘀椀猀甀愀氀 昀愀挀椀氀椀琀愀 愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀搀椀漀Ⰰ 瘀搀攀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀⸀
As entrevistas com profissionais da psicologia, sociologia e antropologia serviram para contextualizar de onde vem esse desejo da migração e o que leva alguém a sair do seu país/cidade e se aventurar em outros lugares. O projeto uniu entretenimento, através das narrativas pessoais, com a análise do comportamento humano. Como o foco do projeto eram justamente os personagens, os profissionais acima elencados foram inclusos em vídeos postados no site. A integração entre as versões digital e impressa também fez parte da identidade, daí o material adicional estar presente nesta última por meio do uso de qr-codes no final das matérias, atraindo o leitor para explorar, assim como os aventureiros, outros conteúdos. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O trabalho foi desenvolvido seguindo duas vertentes: narrativa de histórias e entrevistas, consolidadas no suporte impresso, mas com apoio no digital. Os personagens falam das experiências que tem ou tiveram em outras cidades e países. Quando surgiu a vontade, se valeu a pena, o que teve que fazer para conquistar a viagem, qual o custo, o que conheceu de novo, qual era a expectativa e qual foi a realidade. A ideia é deixar que essas pessoas falem de maneira livre, sem muitos cortes para mostrar a essência real do que tem por trás das histórias.倀愀爀愀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 挀洀攀爀愀猀 搀攀 瘀搀攀漀猀 攀 挀洀攀爀愀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 挀漀洀 愀 搀椀爀攀琀爀椀稀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀㨀 愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 昀椀稀攀猀猀攀洀 漀 氀攀椀琀漀爀 瘀椀愀樀愀爀 瀀愀爀愀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 圀愀渀搀攀爀氀甀猀琀⸀
Um storymap foi usado para mostrar o trajeto feito por um dos personagens, Raphaella Aretakis. Esse recurso favorece o entendimento, gera uma interação do leitor com o site e também é positivo no visual do material na web. Os conteúdos foram distribuídos 䄀氀洀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 漀猀 氀椀瘀爀漀猀 ᰀ䜠氀漀戀愀氀椀稀愀漀㨀 䄀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 栀甀洀愀渀愀猀ᴀ†搀攀 娀椀最洀甀渀搀 䈀愀甀洀愀渀Ⰰ ᰀ匠漀挀椀漀氀漀最椀愀 搀漀 吀甀爀椀猀洀漀ᴀⰠ 搀攀 䨀漀猀琀 䬀爀椀瀀瀀攀渀搀漀爀昀 攀 愀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 最攀渀攀 䐀㐀䐀刀ⴀ㜀爀Ⰰ 氀椀最愀搀漀 洀椀最爀愀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 甀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䔀氀攀猀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀Ⰰ 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀爀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 搀愀爀椀愀洀 猀甀瀀漀爀琀攀 愀漀 琀攀砀琀漀 渀愀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
Personagens: No começo do projeto, alguns personagens que foram cogitados para fazer parte do especial não foram entrevistados por causa da dificuldade de manter contato com eles. Como a proposta do projeto é contar histórias de pessoas que exploram o mundo, alguns de fato, estão em diferentes continentes. A distância entre estudantes e os entrevistados foi um dos obstáculos do trabalho. Num exemplo, Vitor Carrara e Raphaella Aretakis estavam respectivamente na Argentina e na Alemanha durante a apuração. Por causa disso, as fotos tiveram que ser enviadas pelos próprios personagens para ilustrar suas histórias. Já com os outros personagens que estavam ou estão em Recife, a apuração e coleta de dados e imagens foi feita pessoalmente. 䌀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 猀甀愀 挀愀洀椀渀栀愀搀愀Ⰰ 昀漀洀漀猀 䰀愀最漀愀 䄀稀甀氀Ⰰ 攀洀 䨀愀戀漀愀琀漀 搀漀猀 䜀甀愀爀愀爀愀瀀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 刀漀搀爀椀最漀 䰀椀洀愀⸀ 倀愀爀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀Ⰰ 䘀戀椀漀 䌀愀洀瀀漀猀 攀 嘀椀挀琀漀爀 䠀甀最漀Ⰰ 渀漀猀 愀搀愀瀀琀愀洀漀猀 愀漀猀 猀攀甀猀 栀漀爀爀椀漀猀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 刀攀挀椀昀攀 攀 伀氀椀渀搀愀⸀
As fotos foram tratadas por meio do software photoshop e tem resolução de 300 ppi. O projeto foi diagramado no Indesign CC, software de editoração eletrônica da Adobe. A logo foi desenvolvida no Illustrator, também da Adobe. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
O projeto de identidade visual da revista Fome de Mundo foi desenvolvido inicialmente com a pesquisa de imagens que pudessem traduzir a perspectiva de viajar, de não-pertencimento a um só lugar, de Wanderlust. A equipe foi orientada a realizar uma pesquisa visual em bancos de imagens e vetores, sites de viagens e o flickr, para obterem referenciais imagéticos no tocante à forma como o logotipo e o símbolo poderiam ser criados. A pesquisa visual permite identificar padrão de cores, símbolos, tipografias em produtos, logos e serviços, fornecendo pistas sobre elementos comuns e padrões pouco explorados (LUPTON, 2013). 䄀瀀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 爀攀甀渀椀攀猀 攀渀琀爀攀 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 攀 漀 搀攀猀椀最渀攀爀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 爀漀猀愀 搀漀猀 瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 猀洀戀漀氀漀 搀愀 搀椀爀攀漀Ⰰ 搀攀 甀琀椀氀椀稀愀漀 渀愀 挀愀爀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䄀 爀漀猀愀 搀漀猀 瘀攀渀琀漀猀 爀攀洀攀琀攀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 猀愀椀爀 攀洀 瘀椀愀最攀洀Ⰰ 愀瘀攀渀琀甀爀愀爀ⴀ猀攀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 猀漀 漀 愀稀甀氀Ⰰ 渀漀 猀洀戀漀氀漀Ⰰ 挀漀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀洀 氀愀爀愀渀樀愀 攀 戀爀愀渀挀漀⸀ 伀 氀愀爀愀渀樀愀 琀愀洀戀洀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 挀漀洀 愀 昀漀渀琀攀 䜀攀漀猀氀愀戀 㜀 ㌀ 䴀搀 䈀琀⸀ 䌀漀洀 猀攀爀椀昀愀猀 焀甀愀搀爀愀搀愀猀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 昀漀爀琀攀Ⰰ 琀攀洀 戀漀愀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 椀渀猀攀爀攀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 渀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 挀漀洀 愀 挀愀爀琀漀最爀愀昀椀愀⸀
O nome escolhido, Fome de Mundo, surgiu após a realização de um mapa mental, no qual foram trabalhadas palavras-chave relacionadas ao tema. A proposta foi fortalecer a identidade do projeto com o tema escolhido, saindo do lugar-comum presente em revistas de viagem, sites e blogs sobre o assunto.䄀瀀猀 攀猀猀愀猀 搀攀昀椀渀椀攀猀Ⰰ 昀漀椀 愀 瘀攀稀 搀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀爀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀攀猀猀甀瀀漀猀琀漀 焀甀攀 愀 最爀昀椀挀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀漀猀猀甀椀 洀愀焀甀椀渀爀椀漀 挀漀洀 戀椀琀漀氀愀猀 焀甀攀 爀攀猀琀爀椀渀最攀洀 漀 猀愀渀最爀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 愀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀 搀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 猀漀㨀 ㈀㌀挀洀 砀 ㌀㘀挀洀 ⠀昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 搀漀戀爀愀⤀⸀ 䄀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 洀切氀琀椀瀀氀愀 搀攀 焀甀愀琀爀漀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀甀 愀 搀漀椀猀 爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀㨀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 一漀 挀愀猀漀Ⰰ ㈀ 瀀最椀渀愀猀⸀
O projeto gráfico seguiu os cinco elementos da linguagem editorial apresentados por Márcia Okida (2016): tipografia, geometrização, gestalt, equilíbrio e cores. Com relação ao número de colunas e sua relação com o formato e os conteúdos, o trabalho apoia-se em Samara (ano), quando aborda as relações de alinhamento entre os elementos de uma publicação e os tipos de grid mais comuns: de colunas, modular, hierárquico e retangular. 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 攀猀琀甀搀漀 漀戀猀攀爀瘀漀甀 焀甀攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀攀爀椀愀洀 洀攀氀栀漀爀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 最爀椀搀 搀攀 挀漀氀甀渀愀猀⸀ 䔀氀愀猀 猀攀 愀氀琀攀爀渀愀洀 攀洀 渀切洀攀爀漀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 搀甀愀猀Ⰰ 琀爀猀 漀甀 焀甀愀琀爀漀 挀漀氀甀渀愀猀 搀攀 琀攀砀琀漀⸀ 䔀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 漀 最爀椀搀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀椀渀搀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 最攀漀洀攀琀爀椀稀愀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 戀氀漀挀愀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀漀爀 甀渀椀搀愀搀攀猀 猀攀洀渀琀椀挀愀猀⸀ 倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 椀洀愀最攀渀猀 愀最爀甀瀀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀 爀攀愀猀 愀琀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 攀 琀攀砀琀漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 挀漀渀搀甀稀椀爀 漀 漀氀栀愀爀 搀漀 氀攀椀琀漀爀⸀
A tipografia dos títulos é a mesma do logotipo, reforçando a identidade criada. A dos textos é sem serifa - myriad -, básica, vinculada às escolas modernas, como a Bauhaus e a Internacional Suíça. A escolha deve-se, principalmente à necessidade de criar contrastes entre os elementos textuais principais, ou seja, título e texto, atraindo o olhar e dando harmonia à página. Os contrastes tipográficos são descritos por Willians (1995) por meio dos pesos das fontes, cores e formas. Toda a tipografia do título vem na cor laranja e a dos textos em grafite (80% de preto na escala CMYK). 䄀 最攀猀琀愀氀琀 猀甀爀最攀 渀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 愀 洀愀渀挀栀愀 最爀昀椀挀愀 攀 愀猀 洀愀爀最攀渀猀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 爀攀愀 搀攀 爀攀猀瀀椀爀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀⸀ 一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 攀焀甀椀氀椀戀爀椀漀Ⰰ 攀氀攀 琀攀渀搀攀 愀猀猀椀洀攀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 瘀椀渀挀甀氀愀爀 瀀爀瀀爀椀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 搀漀 圀愀渀搀攀爀氀甀猀琀Ⰰ 渀漀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀爀 攀洀 渀攀渀栀甀洀 氀甀最愀爀 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀⸀ 䄀 愀猀猀椀洀攀琀爀椀愀 戀甀猀挀愀 挀爀椀愀爀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀猀 瀀漀爀 漀瀀漀猀椀漀 搀攀 昀漀爀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀搀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀 猀 爀攀愀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 猀 椀洀愀最攀渀猀 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀猀椀漀 愀漀猀 琀攀砀琀漀猀⸀
As cores buscam valorizar as imagens, a grande maioria pertencente ao acervo pessoal dos entrevistados. Os lugares visitados são registrados, assim como a inserção dos personagens nestes espaços, por meio de fotografias coloridas. A identidade traz a vibração do laranja criando a identificação com o espírito aventureiro dos personagens. 伀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀攀 椀渀琀攀最爀愀洀 搀攀 洀漀搀漀 猀椀洀椀氀愀爀 渀愀 瘀攀爀猀漀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 焀甀攀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 猀攀攀猀 攀 琀爀愀稀 渀愀 甀洀愀 栀漀洀攀 焀甀攀 爀攀瀀爀漀搀甀稀 愀 挀愀瀀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀 甀洀愀 瀀最椀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀 愀挀攀猀猀愀爀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 瘀攀爀琀椀挀愀氀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀椀渀洀椀挀愀猀⸀ 伀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀渀琀愀 愀椀渀搀愀 挀漀洀 漀 爀攀挀甀爀猀漀 搀攀 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀 甀猀愀搀漀猀 渀愀 瘀攀爀猀漀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 攀 甀洀Ⰰ 攀砀挀氀甀猀椀瘀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀 搀椀最椀琀愀氀㨀 漀 猀琀漀爀礀洀愀瀀⸀ 䔀氀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀 琀攀砀琀漀 搀攀 刀愀昀愀攀氀氀愀 䄀爀攀琀愀欀椀猀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 渀漀 洀愀瀀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀甀最愀爀攀猀 焀甀攀 攀氀愀 挀漀渀栀攀挀攀甀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀爀漀搀甀稀椀爀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 甀洀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 椀渀挀氀甀椀甀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 甀洀 琀攀洀愀 瀀漀甀挀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀⸀ 䐀攀猀愀昀椀漀猀 昀漀爀愀洀 猀甀爀最椀渀搀漀 愀漀 瀀愀猀猀愀爀 搀漀 琀攀洀瀀漀⸀ 䐀攀猀挀漀戀爀椀洀漀猀 焀甀攀 渀漀 昀挀椀氀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 焀甀愀氀 渀漀 栀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀
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