Trabalhos


Área: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 
728-1 - "EU TORÇO SIM", SE EU QUISER
Ana Isabel de Castro Oliveira Passos (Universidade do Estado da Bahia); Dalila Carla dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  GÊNERO, PUBLICIDADE, MULHERES, PRODUTO DE LIMPEZA, FUTEBOL
[Trabalho]


 
458-1 - #FREEKESHA: DISCUSSÕES ACERCA DAS BRECHAS NA LÓGICA DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA POP
Eduardo José Melo Rodrigues da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura Pop, Indústria Musical, Kesha, Mídia
[Trabalho]


 
624-1 - A BONECA E O SILÊNCIO: REFLEXÕES SOBRE VIDEOATIVISMO E ABORTO
Josenilda Barbosa Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  aborto, debate público, lugar de fala, mídia hegemônica, videoativismo
[Trabalho]


 
867-1 - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NAS SÉRIES DE TV: UMA ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DE 13 REASONS WHY
Ingrid Marques de Sousa (Universidade Federal de Campina Grande); Juliana Rodrigues de Aquino (Universidade Federal de Campina Grande); Rostand de Albuquerque Melo (Universidade Federal de Campina Grande)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Bullying; , Comunicação;, Consumo;, Identificação; , Seriado;
[Trabalho]


 
878-1 - A CONSTRUÇÃO DO FAZER JORNALÍSTICO NO CINEMA HOLLYWOODIANO
Rostand Tiago Vasconcellos Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, hollywood, jornalismo, representação
[Trabalho]


 
1266-1 - A CRIAÇÃO DA AGÊNCIA JÚNIOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS, IMG RELAÇÕES PÚBLICAS
Gleydson Monteiro da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Ayrton Hiago Corrêa Costa dos Santos (Universidade Federal de Alagoas); Danielly Bezerra dos Santos (Universidade Federal de Alagoas); Fabiana da Silva Santos Soares (Universidade Federal de Alagoas); Lauro Artomiro de Araújo Neto (Universidade Federal de Alagoas); Sandra Nunes Leite (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação organizacional, agência júnior, relações públicas
[Trabalho]


 
76-1 - A EDUCOMUNICAÇÃO É CONHECIDA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CAMPINA GRANDE?
Lays Mayane de Araújo Leite (Universidade Federal de Campina Grande); Jose Henrique de Sousa Costa (Universidade Federal de Campina Grande); Giovanna Alves Leão (Universidade Federal de Campina Grande); Rodrigo Emanuel de Freitas Apolinário (Universidade Federal de Campina Grande)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Educomunicação, Ensino Médio, Epistemologia, Escola
[Trabalho]


 
886-1 - A FLUIDEZ DO DESIGN EDITORIAL: ANÁLISE COMPARATIVA DAS VERSÕES IMPRESSA E DIGITAL DA REVISTA ANOTHER MAN
Luiza Clara Falcão Fruet (Universidade Católica de Pernambuco); Isadora Carolina Crespo Pereira (Universidade Católica de Pernambuco); Carla Patrícia Pacheco Teixeira (Universidade Católica de Pernambuco); Larissa Feijão Lemos Vasconcelos (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  another man, comunicação, design editorial, jornalismo visual
[Trabalho]


 
860-1 - A FOLKCOMUNICAÇÃO A PARTIR DO GRUPO FOLCLÓRICO PARAFUSOS
Flávio Menezes Santana (Universidade Tiradentes)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Folclore, Folkcomunicação, Parafusos
[Trabalho]


 
460-1 - A FOTOGRAFIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO: UMA ANÁLISE DO PROJETO #MINHAHISTÓRIA
Luisa Ambrosina de Medeiros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Eloisa Joseane da Cunha Klein (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Fotografia Social, Contra-hegemonia, Mídia Ninja , Empoderamento, Inteligência Coletiva
[Trabalho]


 
752-1 - A HIPER-REALIDADE NO CINEMA: DA PRODUÇÃO AO PRODUZIDO
Bárbara Isis Martins (Universidade Federal de Alagoas); Lívia Cristina Enders de Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas); Rian Paulo Ferreira Silva (Universidade Federal de Alagoas); Magnólia Rejane Andrade dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Baudrillard, Cinema, Consumo, Hiper-realidade, Teoria da Comunicação
[Trabalho]


 
1171-1 - A INTERPRETAÇÃO DAS CORES COMO REPRESENTAÇÃO DE SENTIMENTOS NO FILME “O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN”
Tatiane da Silva Ferreira (Faculdade dos Guararapes); Leonardo Castro Gomes (Faculdade dos Guararapes); Lorrayne Bárbara Ferreira do Nascimento (Faculdade dos Guararapes); Irene França Ferrão da Silva (Faculdade dos Guararapes); Paloma Layzza Anselmo Fonseca Pereira (Faculdade dos Guararapes)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, cores , Percepção visual , representação, semiótica
[Trabalho]


 
872-2 - A MULHER NORDESTINA NO CINEMA: CONSTRUÇÃO E ROMPIMENTO DE ESTEREÓTIPOS
Maria Gabriela Gonçalves de Araújo Almeida (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Estereótipo, Filme, Machismo, Mulher Nordestina
[Trabalho]


 
1765-1 - A RELAÇÃO DO HOMEM COM A TECNOLOGIA: ANÁLISE CRÍTICA DO FILME “ELA”, DE SPIKE JONZE
Lucas Bruno de Morais Sales (Universidade de Fortaleza); Ana Dilara Maciel de Brito Soares (Universidade de Fortaleza); Inara Maria Menezes Silveira (Universidade de Fortaleza); Marina Sales de Carvalho Rocha (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, análise, tecnologia, relacionamentos, comunicação
[Trabalho]


 
1942-1 - A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO K-POP E SEUS REFLEXOS NOS PADRÕES DE CONSUMO E COMPORTAMENTO SOCIAL
Mariah de Siqueira Ximenes (Universidade Federal de Pernambuco); Arthur Aguiar Lafayette Pinto (Universidade Federal de Pernambuco); Herbertt Cabral Pereira E Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Kpop, Estudo de Gênero, Análise Midiática, Entretenimento, Comportamento de Consumo
[Trabalho]


 
536-1 - ALMA SEBOSA: O QUEER, A DRAMATICIDADE E O CAMP NO VIDEOCLIPE DE JOHNNY HOOKER
Gleicy Louis Souza Santiago (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Bruno Luiz de Oliveira Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Camp, Estética, Música popular brasileira, Teoria queer
[Trabalho]


 
1715-1 - ANÁLISE DO “ESTOURO” NA PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS PARA NEGROS E NEGRAS
Renilson da Silva Santos (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cosméticos, Empoderamento, Indústria Cultural, Negros
[Trabalho]


 
380-1 - ARGO: CRÍTICA DIAGNÓSTICA DE UMA NOVA POLÍTICA EXTERNA ESTADUNIDENSE
Maria Clara de Oliveira Martins (Universidade Federal de Pernambuco); José Tarisson Costa da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Filme, Cultura da mídia, Relações Internacionais , Estados Unidos
[Trabalho]


 
1037-1 - AS FACES DO SAMBA: DOS QUINTAIS ÀS TELAS DE TV
Mayane Cristina dos Santos Silva (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cultura de massa, indústria cultural, mulheres, samba
[Trabalho]


 
3-1 - AS MENINAS SUPER PODEROSAS: A RELAÇÃO DE GÊNERO NOS PERSONAGENS DA SÉRIE INFANTIL
Adriano Alves dos Santos (Universidade do Estado da Bahia); Dalila Carla dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  gênero, representatividade, animação, série, comunicação
[Trabalho]


 
1616-1 - CASO ALEZZIA E REPRESENTAÇÃO FEMININA: A MATERIALIZAÇÃO DO ANTAGONISMO POLÍTICO NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO
Leideane Macario Diniz (Universidade Federal de Pernambuco); Thais Rodrigues de Moura Lima (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Alezzia, Anti-feminismo, Feminismo, Objetificação da Mulher, Posicionamento Midiático
[Trabalho]


 
1733-1 - COLETIVO MULHERES NO GRAFFITI: TOMA A RUA, QUE A RUA É TUA
Naiana Evangelista Gomes (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Feminismo, Graffiti, Grafite, Empoderamento, Coletivos
[Trabalho]


 
1025-1 - COMUNICAÇÃO DIGITAL E ELEIÇÕES: UM ESTUDO DA CAMPANHA PARA A PREFEITURA DE IMPERATRIZ EM 2016
Daniele Silva Lima (Universidade Federal do Maranhão); Suzete Gaia de Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Nayara Nascimento de Sousa (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  campanha online, Facebook, análise de conteúdo
[Trabalho]


 
643-1 - CORES DA DIVERSIDADE: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA SKOLORS NO FACEBOOK
Kamylla Silva Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba); Maria Karolina de Souza Silva (Universidade Federal da Paraíba); Luis Augusto de Carvalho Mendes (Universidade Federal da Paraíba); Patrícia Monteiro Cruz Mendes (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Redes Sociais, Posicionamento, Marca, Skolors
[Trabalho]


 
1188-1 - CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NOS MODELOS DE STARTUPS: UM ESTUDO DE CASO DA STARTUP CEARENSE COMERCITY
Gerdnara Saraiva Fontinele (Centro Universitário Estácio do Ceará); Carina Jordão (Centro Universitário Estácio do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Criatividade, Inovação, Comunicação, Startup
[Trabalho]


 
874-1 - CRÍTICA DIAGNÓSTICA DAS REPRESENTAÇÕES FAMILIARES NOS DESENHOS INFANTIS
Maik Simão dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco); Débora Rodrigues Costa Aleluia (Universidade Federal de Pernambuco); Juliana Maia Albuquerque Pessoa (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  crítica diagnóstica, desenhos animados, família, imaginário, representatividade
[Trabalho]


 
387-1 - DAS GUERRAS CULTURAIS À ELEIÇÃO DE DONALD TRUMP: A RELAÇÃO ENTRE O “POLITICAMENTE CORRETO” E AS LUTAS POR RECONHECIMENTO
Luiza Ribeiro de Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Heitor Costa Lima da Rocha (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  politicamente correto, análise do discurso, comunicação, reconhecimento, Donald Trump
[Trabalho]


 
29-1 - DE ARTISTA MARGINALIZADO A MÍDIA PROPAGÁVEL: DESVENDANDO AS ESTRATÉGIAS DE MERCADO DO MC JAPÃO
Túlio Vinícius Carvalho de Souza Feitosa (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Jameson Ramos do Nascimento (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  propagação, brega, multimídia, marginal
[Trabalho]


 
1628-1 - DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS: A HOMOSSEXUALIDADE DO HOMEM NEGRO EM MOONLIGHT
Luíza Maria Rocha de Araújo (Universidade Federal da Paraíba); Laís Renata dos Santos Suassuna Lima (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  estudos culturais, identidade, masculinidade, sexualidade
[Trabalho]


 
548-1 - DESIGUALDADE DE GÊNERO NO MERCADO DE MÍDIA: AS MULHERES NA REALIZAÇÃO DE LONGAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS ENTRE 1997 E 2016
Bruna de Almeida Gomes (Universidade Católica de Pernambuco); Crystal Ribeiro Costa (Universidade Católica de Pernambuco); Maria Júlia de Queiroga Vieira (Universidade Católica de Pernambuco); Victória Louise Brito Rodrigues Barbosa (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  mulheres, cinema, Pernambuco, economia política da comunicação
[Trabalho]


 
710-1 - DISPOSITIVO-PASSARELA: PARA UMA EMANCIPAÇÃO DOS CORPOS DÓCEIS
Rodrigo Lopes Costa (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Corpo, Dispositivo, Poder
[Trabalho]


 
1699-1 - EDUCOMUNICAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS EM TRAIRI
Francisco George Costa Torres (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Educomunicação, Mídia, Direito à Comunicação
[Trabalho]


 
511-1 - EIKE LOUCURA! UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE CAPAS DO JORNAL MEIA-HORA SOBRE A PRISÃO DE EIKE BATISTA
Gabriel Henrique Ferreira Severino (Universidade Federal do Maranhão); Jordana Fonseca Barros (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise do discurso, capa de jornal, Meia-Hora, intertextualidade, Eike Batista
[Trabalho]


 
853-1 - ENTRE PRESENÇA E A AUSÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS CAPAS REVISTAS VEJA E ÉPOCA SOBRE A MORTE DO TEORI ZAVASCKI
Lorenna Silva Sousa (Universidade Federal do Maranhão); Lianna Carolina Arraes Oliveira (Universidade Federal do Maranhão); Jordana Fonseca Barros (Universidade Federal do Maranhão)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise do Discurso, Época, Mídia Impressa, Teori Zavascki, Veja
[Trabalho]


 
437-1 - ESTÁTUAS DO RIO SÃO FRANCISCO: A VOZ DO OUTRO, A VOZ DO MESMO
Diosvaldo Pereira Novais Filho (Universidade do Estado da Bahia); Rose Caroline Souza Oliveira (Universidade do Estado da Bahia); João José Santana Borges (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Analise de discurso, Rio São Francisco, Imagem, Iemanjá, Nego d’agua
[Trabalho]


 
870-1 - FERNANDO COLLOR DE MELO: A INTERVENÇÃO MIDIÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM PÓS RENUNCIA À PRESIDÊNCIA
Rian Paulo Ferreira Silva (Universidade Federal de Alagoas); Bárbara Isis Martins (Universidade Federal de Alagoas); Delanisson de Araújo Pereira (Universidade Federal de Alagoas); Lívia Cristina Enders de Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Fernando Collor de Mello, Imagem, Mídia, Oratória, Política
[Trabalho]


 
1462-1 - FITEIROS: TUDO QUE É BOM PRESTA. UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DO ESPAÇO URBANO SOB A ÓTICA DO COMÉRCIO INFORMAL À LUZ DA SEMIÓTICA PEIRCEANA
Tsuey Lan Bizzocchi (Universidade Católica de Pernambuco); Brenda Moraes de Brito (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comércio informal, Espaços urbanos, Fiteiro, Fotografia, Semiótica peirceana
[Trabalho]


 
996-1 - FLUXOS CIRCULATÓRIOS DA COMUNICAÇÃO NA TRAJETÓRIA DA QUITOSANA E DA FOSFOETANOLAMINA
Laryssa Sarmento Bittencourt (Universidade Federal de Alagoas); Sandra Nunes Leite (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  circulação, Teoria Ator-rede, dispositivos interacionais, quitosana, fosfoetanolamina
[Trabalho]


 
15-1 - GÊNERO E REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA NO TWITTER: O CASO DA HEINEKEN NA FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES EM 2014 E 2016
Isabela Bezerra de Alencar Barros (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco); Bruna de Oliveira (Universidade Católica de Pernambuco); Larissa Soares Mendes Costa (Universidade Católica de Pernambuco); Thayná Aguiar de Andrade (Universidade Católica de Pernambuco); Evelyne Alves Valgueiro (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Gênero, Políticas e estratégias de comunicação, Representação Social, Twitter
[Trabalho]


 
190-1 - INDÚSTRIA CULTURAL E A MANIPULAÇÃO DA MASSA
Allane Marreiro de Sousa (Faculdade Nordeste); Paulo Júnior Silva Pinheiro (Faculdade Nordeste)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Teorias da Comunicação, Manipulação das Massas, Indústria Cultural
[Trabalho]


 
68-1 - INTRODUÇÃO SOBRE A SINGULARIDADE TECNOLÓGICA E POSSÍVEIS REFLEXOS NO JORNALISMO
Lucas Bernardo Reis (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Inteligência artificial, Jornalismo, Jornalismo digital, Singularidade tecnológica
[Trabalho]


 
1893-1 - KANYE WEST: A RELAÇÃO SIMBIÓTICA ENTRE MÚSICA E MODA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO
Wilson Belarmino Santos da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Alexsandra Cabral Silva (Universidade Federal de Alagoas); Karolynne Gomes da Rocha (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Identidade, Moda, Música
[Trabalho]


 
109-1 - MACHISMO NA POLÍTICA E SEU PESO NO IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
Thais Rodrigues de Moura Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Leideane Macario Diniz (Universidade Federal de Pernambuco); Brenda Caroline Araújo Rodrigues da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Machismo, Mulheres na Política, Representatividade
[Trabalho]


 
355-1 - MAD MEN, A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO FEMININO NO MERCADO DE TRABALHO E AS RELAÇÕES DE ASSÉDIO E PODER
Roberta Cristina Sales da Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  trabalho, assédio, mulher, feminismo, igualdade
[Trabalho]


 
1513-1 - MEMÓRIAS DA INSTALAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA DE PICOS-PI: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Mateus Milton da Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); José Mateus Luz Silva (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); Guilherme dos Santos Alves (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá); Mayara Sousa Ferreira (Instituto de Educação Superior Raimundo Sá)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura, Memória, Primeira igreja de Picos-PI
[Trabalho]


 
1735-1 - MINECRAFT: UMA ANÁLISE EDUCOMUNICATIVA DO VIDEOGAME
José Wellington Lima Moreira Júnior (Universidade Federal do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Educomunicação, Minecraft, Jogos
[Trabalho]


 
763-1 - MULHERES E RESISTÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DO RAP COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO E MANIFESTAÇÃO FOLKCOMUNICACIONAL
Daiane de Medeiros Lima (Universidade Federal da Paraíba); Cileide Batista de Santana (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  empoderamento feminino, folkcomunicação, rap
[Trabalho]


 
254-1 - O CINZA QUE CALA: GRAFFITI E EXPRESSÃO URBANA
Gabriela Güllich Silva (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  graffiti, comunicação, cultura, expressão
[Trabalho]


 
1335-1 - O ESPECTADOR COMO CONTINUAÇÃO DO ESPETÁCULO NO CYBERBULLYING
Karinne Mireli da Silva Costa (Faculdade Boa Viagem); José Gustavo Andrade Militão (Faculdade Boa Viagem); Juliana Patrícia Dias de Azevedo (Faculdade Boa Viagem)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cibercultura, cyberbullying, espectador, plateia virtual, redes sociais
[Trabalho]


 
821-1 - O FRAMEWORK 3P E A INOVAÇÃO NAS STARTUPS DO PORTOMÍDIA
Isadora Carolina Crespo Pereira (Universidade Católica de Pernambuco); Dario Brito Rocha Jr (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  framework 3p, inovação, inovação na comunicação, portomídia
[Trabalho]


 
1186-1 - O JORNALISMO COMO FORMA DE CONHECIMENTO E O DESAFIO DA PROPRIEDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Marya Edwarda Souza Lapenda (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Mendonça Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  jornalismo, conhecimento, dominação, democracia, regulação
[Trabalho]


 
1412-1 - O MITO DO AMOR MATERNO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA MATERNIDADE PELA REVISTA PAIS & FILHOS
Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira (Universidade do Estado da Bahia); Dalila Carla dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  amor materno, construção social, família, gênero, maternidade
[Trabalho]


 
97-2 - O NAVEGAR DA INDÚSTRIA CRIATIVA NO RECIFE ATÉ O PORTO DIGITAL
Maria Júlia de Queiroga Vieira (Universidade Católica de Pernambuco); Aline Maria Grego Lins (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Economia Criativa, Indústria Criativa, Porto Digital, Recife
[Trabalho]


 
1686-1 - O PAPEL DA MÍDIA COMO DIFUSORA DE INOVAÇÃO EM PERNAMBUCO
Rafaela Almeida Burity (Universidade Católica de Pernambuco); Jarbas Espíndola Agra Jr (Universidade Católica de Pernambuco); Dario Brito Rocha Jr (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Difusão, Discurso, Informação, Mídia, Porto Digital
[Trabalho]


 
1977-1 - O USO DA FOLKCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E INSTITUCIONAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CARNAVAL DE RECIFE EM 2017
Allan Nunes de Brito Oliveira (Universidade Federal da Paraíba); Maria Clara Rezende Costa (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  carnaval de Recife, folkcomunicação, folkmarketing, mulher
[Trabalho]


 
542-1 - O VAQUEIRO, A MISSA E O COURO - A HISTÓRIA DA MISSA DO VAQUEIRO DE SERRITA E SUA REPRESENTAÇÃO CULTURAL
Laina Ramos dos Santos (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Missa do Vaqueiro , Cultura Popular , Cultura, Nordeste
[Trabalho]


 
165-1 - OBJETIFICAÇÃO E BRASILIDADE: ANÁLISE DE LAURA MATSUDA (STREET FIGHTER V)
Pedro de Souza Melo (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, cultura, feminismo, jogos eletrônicos, semiótica
[Trabalho]


 
1427-1 - OS MANDATOS DE LULA E SUA IMAGEM NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2002 E 2006
Philipi Accete Nicácio Plácido (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Eleições, Imagem, Lula, Mandato, Presidente
[Trabalho]


 
1528-1 - P1 RAPPERS: UM CANAL DE FOLKCOMUNICAÇÃO EM JUAZEIRO-BA
Tamires de Lima Sousa Santos (Universidade do Estado da Bahia); Dalila Carla dos Santos (Universidade do Estado da Bahia); Luis Osete Ribeiro Carvalho (Universidade do Estado da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  rap, hip-hop, folkcomunicação
[Trabalho]


 
836-1 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA: O CASO DO PORTO DIGITAL E DO PORTO MÍDIA COMO FOMENTO ÀS INDÚSTRIAS CRIATIVAS EM PERNAMBUCO
Maria Eduarda Alves de Andrade (Universidade Católica de Pernambuco); Erika Muniz da Cunha Pinto (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Indústria Criativa , Políticas Públicas , Agendamento, Porto Digital, Porto Mídia
[Trabalho]


 
49-1 - PRESOS PROVISÓRIOS: APRESENTAÇÃO À IMPRENSA OU EXPOSIÇÃO VEXATÓRIA?
Guilherme Lins dos Santos (Universidade Federal de Alagoas); Ingrid Andressa de Almeida Querino Azevedo (Universidade Federal de Alagoas); Naftali de Oliveira Silva (Universidade Federal de Alagoas); Magnolia Rejane Andrade dos Santos (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  apresentação, Defensoria Pública, imprensa, decisão judicial, presos provisórios
[Trabalho]


 
1018-1 - REGIONALIZAÇÃO DA MÍDIA TELEVISIVA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE REGIONAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA TV ESPORTE INTERATIVO
Ana Flávia Nóbrega Araújo (Universidade Estadual da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Esporte , Cultura, Regionalização, Nordeste
[Trabalho]


 
1418-1 - REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NA MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO SOBRE ENQUADRAMENTO A PARTIR DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DO RECIFE EM 2016
Ricardo Verçoza Mendes (Universidade Católica de Pernambuco); Anna Novaes (Universidade Católica de Pernambuco); Juliano Domingues da Silva (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação Política, Enquadramento, Política, Representação Política
[Trabalho]


 
120-1 - REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DE UMA IDENTIDADE AFRO LGBT: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Michelle Oliveira Santos (Universidade Federal da Bahia)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  afro, comunicação, cultura, LGBT, redes sociais
[Trabalho]


 
1146-1 - REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO FEMINEJO DE MARÍLIA MENDONÇA
Heloísa Freitas Leite de Macêdo (Universidade Federal de Pernambuco); Joyce Rafaelle dos Santos Lacerda (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  feminejo, Marília Mendonça, representações, sertanejo
[Trabalho]


 
805-1 - REPRESENTAÇÕES NEGRAS NAS SÉRIES TELEVISIVAS: UMA CRÍTICA DIAGNÓSTICA SOBRE THIS IS US E OS MATIZES DO RACISMO
Emanuely Gonçalves de Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Winglison Henrique do Nascimento Tenório (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Racismo, Negro, Séries Televisivas, Representações, Estados Unidos
[Trabalho]


 
1824-1 - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MÍDIAS: UM ESTUDO DA APLICABILIDADE DAS PESQUISAS
Viviane da Silva Lima (Universidade Federal de Alagoas); Jorge Ferreira da Silva Filho (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  representações sociais, mídia, sociologia, comunicação
[Trabalho]


 
379-1 - ROBERTO CLÁUDIO X CAPITÃO WAGNER: O USO DO FACEBOOK COMO ESTRATÉGIA ELEITORAL
Rafael Rocha Alves da Silva (Centro Universitário Estácio do Ceará)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Política, Ciberpolítica, Marketing Eleitoral, Internet
[Trabalho]


 
351-1 - SAM WILSON: O PODER DA AMÉRICA OPRIMIDA
George André Pereira de Souza (Faculdade dos Guararapes); Lorrayne Bárbara Ferreira do Nascimento (Faculdade dos Guararapes); Julianna Nascimento Torezani (Faculdade dos Guararapes)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  América oprimida, Capitão América, Sam Wilson, Identidade, Teorias da Comunicação.
[Trabalho]


 
1300-1 - SEMIÓTICA DA CULTURA: ANÁLISE DO CLIPE FORMATION DA CANTORA BEYONCÉ
Vanessa Gonçalo Braga (Universidade de Fortaleza); Isabela Gaby Coimbra (Universidade de Fortaleza)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  beyoncé, semiótica russa, texto da cultura, videoclipe
[Trabalho]


 
1581-1 - STARTUPS NO PORTO DIGITAL E A PRODUÇÃO INOVADORA NO CENTRO DO RECIFE
Guilherme Mendes Rodrigues (Universidade Católica de Pernambuco); Jarbas Espíndola Agra Júnior (Universidade Católica de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Criatividade, Empreendedorismo, Inovação , Recife, Startup
[Trabalho]


 
576-1 - TECNOLOGIAS E PROBLEMAS DE GÊNERO EM ORLANDO: DE VIRGINIA WOOLF À SALLY POTTER
Marina dos Santos Santiago (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  genero, tecnologia de genero, teoria do cinema
[Trabalho]


 
140-1 - TELAS DE GLITTER: O PODER DAS DRAG QUEENS NA CULTURA DA MÍDIA
Lívia Maria Dantas Pereira (Universidade Federal da Paraíba)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  drag queens, cultura da mídia, RuPaul's Drag Race, mainstream, cultura pop
[Trabalho]


 
753-1 - TRAVESTI NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: OS ARRANJOS ENTRE ABJEÇÃO, MÍDIA E NECROPOLÍTICA
Ribamar José de Oliveira Junior (Universidade Federal do Cariri); Rosana Costa de Sousa (Universidade Federal do Cariri)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Travesti, Comunicação, Necropolítica
[Trabalho]


 
1289-1 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E TELENOVELA
Maria Luisa Leonidas Ferro (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  estudos de gênero, feminismo, telenovela, violência contra a mulher
[Trabalho]


 
953-1 - “OUSADIA, INFORMAÇÃO E DIVERSÃO”: A PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE NO DISCURSO DO PROGRAMA AMOR & SEXO
Thainá Evellyn Martiniano Alexandre (Universidade Federal de Alagoas); Danyelle Alves da Paixão (Universidade Federal de Alagoas)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Televisão, Amor & Sexo, discurso, diversidade, representação
[Trabalho]


 
128-1 - “SOMEONE’S MOUTH SAID, “PAINT THEM ALL RED””: O GENOCÍDIO ARMÊNIO E A LUTA DO SYSTEM OF A DOWN PELO SEU RECONHECIMENTO
Klisman Gama Lima (Universidade Federal de Pernambuco); Sofia Torres Alves (Universidade Federal de Pernambuco); Vanessa Lima da Mota Silveira (Universidade Federal de Pernambuco)

IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Genocídio Armênio, Reconhecimento, System Of A Down
[Trabalho]

 





2017 © Todos os direitos reservados à INTERCOM.
Adaltech