ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00004</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Deu Like: Agência Júnior Experimental do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;KLEOMARLISSON DA SILVA DE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); ADRIANA MORAES PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); BEATRIZ ABRANTES LOPES SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DANIEL AUGUSTO DA SILVA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DANIEL SOUSA DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DARA DE SOUSA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); MATHEUS LOPES DE SOUSA ARAUJO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); NILMA REGINA MENDES LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Jr. DEU LIKE, Relações Públicas, Organização, Evento, Comunicação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho visa apresentar a Agência Jr. DEU LIKE, que nasceu a partir do engajamento e do desejo de alguns estudantes em unir uma equipe para realizar eventos na área de comunicação e mídias sociais, que tivessem grande repercussão local. A Agência Experimental de Relações Públicas buscou desenvolver um trabalho que atuasse em cinco pontos na organização de um evento: Relações Públicas e Cerimonial; Marketing e Divulgação; Infraestrutura; Organização Social e Cultural; e, Patrocínio e Financeiro. A partir de todo o planejamento, realizamos nosso primeiro evento, o "DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento", organizado na disciplina de Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, no período de 2017.2</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Ao utilizar as redes sociais digitais, as empresas que estão inseridas nesse campo podem gerar uma melhoria no gerenciamento do relacionamento com seus públicos de interesse a partir do conteúdo publicado nas plataformas operadas. Considerando essa perspectiva, e com o intuito de desenvolver projetos voltados à área de comunicação, a Agência Junior Experimental de Relações Públicas DEU LIKE, auxilia os estudantes e empregar, de forma eficaz, estratégias comunicacionais dirigidas aproximativas por meio de um planejamento estratégico aos seus públicos de interesse. Com a evolução das tecnologias de informação, comunicação e sua decorrente apropriação pelos indivíduos, fez surgir novas possibilidades e plataformas de interação. A relação entre instituições e seus públicos foi adaptando-se ao surgimento de novos canais de mídia e produção de conteúdo. Uma vez que a internet se tornou um espaço primordial para comunicação com públicos, as organizações passaram a investir cada vez mais na interação virtual e na inovação. Estar presente nas redes sociais digitais permite que as empresas estabeleçam relação de confiabilidade, que pode até ocasionar uma certa influência entre seus usuários. Para uma marca, desenvolver e cultivar um perfil nas redes sociais é uma oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e, posteriormente, resultar numa melhora nos seus resultados de marketing. (BRAKE, 2010) A partir desse cenário, durante a disciplina de Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais, do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, A Agência Junior Experimental DEU LIKE resolveu desenvolver o projeto DEU LIKE, através do evento "DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento". O painel trouxe novos debates sobre o avanço das tecnologias, no qual estas geram novas ferramentas de diálogo, e as organizações seguem esse ritmo e passam a utilizá-las, de maneira a incentivar o uso das mídias na busca por aproximação e gerenciamento de públicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Geral " Realizar o planejamento e a execução de eventos organizacionais com o objetivo de aproximar o público de interessa das organizações, gerindo a comunicação integrada em todas as fases do evento. Objetivos Específicos " Realizar o planejamento integrado de eventos organizacionais, acadêmicos ou mercadológicos ligados ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão; " Coordenar e executar eventos, a partir do conceito de comunicação dirigida aproximativa, na área de comunicação e mídias sociais; " Avaliar o evento após a sua realização. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Junior Experimental de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, que está vinculada ao Curso de Comunicação Social da Instituição, traz em suas raízes a Missão, Visão e Valores como propósito de gerir eventos junto à Universidade, no curso em que está vinculada. Ao analisar estratégias comunicacionais por meio da comunicação integrada, a Agência insere-se no campo das redes sociais digitais promovendo um relacionamento no sentido de unir o digital ao presencial, empregando práticas da atividade de relações públicas, por meio da comunicação dirigida aproximativa, na intenção de ampliar os relacionamentos entre público-organização. Esse cenário perpassa as barreiras tecnológicas do mundo digital e chega à expansão do foco de produtos para os consumidores e para as questões humanas (KOTLER, 2010), assume então, diferenciados papéis no clima organizacional e define assim, a importância da comunicação digital dentro da comunicação integrada corporativa, visto o estabelecimento de ações que auxiliam na construção/manutenção do ambiente interno e externo de uma organização. Desta forma, é necessário ações mais humanas, responsáveis e que permitam ao público um protagonismo no meio, para que assim, seja possível a ativação destes enquanto parte essencial dos planejamentos corporativos, tendo em vista a abordagem digital como forma de construção e manutenção dos relacionamentos e, a partir disso, o desenvolvimento de imagem com maior projeção configuradas nas estratégias elaboradas. A partir dessa holística, a Agência Jr. Experimental do Curso de Relações Públicas DEU LIKE, ao utilizar como base Empresas Juniores, estabelece seus padrões mercadológicos com base no conhecimento adquirido em sala de aula com o sentido de direcionar o estudante às práticas empreendedoras vividas no campo de trabalho. "A Empresa Júnior visa ampliar o relacionamento (...) com o mercado de trabalho, por meio da prática empresarial e da cultura empreendedora, possibilitando o estreitamento acadêmico com o setor produtivo e de serviços, realizando trabalhos de assessoria, consultoria, apoio técnico e desenvolvimento de estudos e projetos, devendo focar, prioritariamente, seus serviços e atividades para o atendimento às instituições públicas. (Portaria Unesp-264, de 7-7-2016)" Desta maneira, através de sua Missão, a Agência Junior Experimental de Relações Públicas DEU LIKE, conduzirá um planejamento de forma adequada para cada situação, seguindo as técnicas características do planejamento estratégico em Relações Públicas. Por meio de sua Visão organizacional objetiva ser reconhecida como uma agência promotora de eventos reconhecida local e nacionalmente, de modo a posicionar sua imagem organizacional na cidade de São Luís; fortalecer vínculos com os públicos de interesse; expandir o alcance de suas atividades e suprir, inicialmente, as demandas da natureza de planejamento organizacional da sociedade maranhense. Norteada por seus Valores prioriza assim, a capacidade do ser humano enquanto ator social, fundamentada nos princípios de igualdade, respeito, alteridade e comunicação unilateral, oportunizando uma informação de caráter qualiquantitativo para seus públicos, respectivamente. Diante dessa conjuntura, percebeu-se a carência de eventos que abordassem o avanço tecnológico como forma de gerar novas ações comunicativas, da mesma forma como as pessoas e organizações aderem a esta abordagem, na busca da melhoria dos relacionamentos por meio das mídias. Assim, o  DEULIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento , tem em seu âmago, nortear as discussões envoltas ao papel das organizações no cenário digital, proporcionando ainda, o entendimento a respeito da importância da utilização estratégica das mídias sociais entrelaçadas ao alicerce das estratégias corporativas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o propósito de unificar teoria e prática, e, a partir do engajamento de alguns alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão na disciplina de Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais, a Agência Experimental DEU LIKE, teve como desafio planejar, avaliar e executar um evento para os cursos de Comunicação Social e de áreas afins da Universidade, além de outras instituições interessadas na temática de mídias sociais digitais. Tendo como objetivo o ensinamento, através de experiências, das técnicas utilizadas por profissionais da área para aproximação e gerenciamento de públicos nas mídias sociais. A partir de reuniões de brainstorming percebeu-se a necessidade em ampliar os objetivos propostos inicialmente para além dos limites da Universidade, elencando assim, uma esfera maior de público. Dessa forma, ficou definido que o evento abrangeria alunos, professores, profissionais de comunicação e a membros da sociedade civil da cidade de São Luís que estivessem interessados em participar do evento. "Técnicas criativas são formas heurísticas de acelerar o processo criativo. Como ainda não se tem um modelo formal para obter criatividade (e pode ser que nunca venhamos a tê-lo), pode-se utilizar diversas técnicas de livre-associação e análise para a geração de alternativas de projeto. (ALVES; CAMPOS; NEVES, s/p. 2007)" Durante essas reuniões e, a partir de pesquisas realizadas na internet e na comunidade universitária sobre o cenário local, decidiu-se realizar um evento que discutisse as mídias sociais. Um evento que geraria interesse por trazer uma temática atual e que está presente no dia-a-dia de todos e, principalmente, das organizações, que seriam nosso foco de interesse. Dessa forma, buscou-se identificar os principais pontos que dessem sustentação para o planejamento do evento, assim, a partir da análise SWOT, identificou-se os Pontos Fracos; Pontos Fortes; Oportunidades e Ameaças. A análise SWOT, é uma ferramenta utilizada na administração que analisa o ambiente interno e externo, objetivando a estruturação adequada de estratégias para uma empresa (RIBEIRO NETO, 2011). Do inglês, S.W.O.T., significa Forças (Strengths), Fraquezas (Warnesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). "Esta análise deve ser confeccionada e interpretada de forma a unir as peças chaves, que são os elementos da análise interna e externa, por que vão formar o diagnóstico e este deve ser confiável e com suporte de uma boa fonte de informação, e que esteja integrado às necessidades da gestão estratégica, pois irão fundamentar a médio e longo prazo na organização. (RIBEIRO NETO, 2011, p. 17.)" A análise SWOT ficou assim descrita: Pontos Fortes - Desenvoltura e adaptação no gerenciamento do planejamento que se adequasse a realidade local; Pontos Fracos - Quantidade de membros limitados para execução do projeto, visto a exigência da disciplina de serem discentes da mesma; Oportunidades - Aproximação dos públicos de interesse e a busca por patrocínio em troca da divulgação das marcas auxiliantes do projeto; Ameaças - Eventos locais na área de mídias sociais digitais. A partir da análise, a Agência Experimental DEU LIKE seguiu com o processo do planejamento e prestou assessoria a todos os processos do evento nas fases pré-evento, evento e pós-evento. Assim, a partir das competências e habilidades dos integrantes da equipe, surgiram as comissões, dentre descantam-se: Relações Públicas e Cerimonial; Marketing e Divulgação; Infraestrutura; Organização Social e Cultural e Patrocínio e Financeiro. Com a definição das comissões da Agência DEU LIKE e a realização do planejamento do evento, elencamos as ações necessárias à efetivação do mesmo e assim, cada atividade a ser realizada ficaria a cargo do setor específico. Isso tornaria mais fácil a execução das demandas do painel e o decorrer do processo, visto que planejar é essencial para as relações públicas, pois a partir do planejamento é possível realizar o (re)direcionamento das ações, processos e atividades pensadas (KUNSCH, 2013), como afirmam Catunda; Neto e Cardoso: "...é um conjunto de dois ou mais donos de trabalho que formam uma unidade organizacional identificável que é considerada como parte permanente ou não de uma organização (...). São pedras fundamentais da construção do desempenho da organização. Estas são unidades onde o trabalho dos indivíduos é reunido para gerar bens e serviços que são despachados para um usuário dentro ou fora da organização. (CATUNDA; NETO, 1996, p.8)" e "O trabalho em grupo normalmente tem apenas uma pessoa exercendo o papel de liderança. Os novos modelos de gestão propõe a transformação dos grupos de trabalho em times, em que se caracteriza o processo de trabalho em equipe. (CARDOSO, 1998, p. 42)" Após a realização do planejamento, observando todas as particularidades para o andamento do evento, seguiu-se as fases de execução e avaliação do mesmo. E, por consequência, nasceu o  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento , evento sobre comunicação e mídias sociais, com o desejo da repercussão e abrangência local. Surgia então o desafio de encontrar estratégias para alcançar o público de interesse. Utilizando da gestalt para a percepção de uma imagem como ferramenta para a descoberta do todo para uma parte possibilitando a significação da figura (FIGUEIREDO, 1991), e com a definição dos objetivos, foram sugeridas ideias que expressassem à imagem visual do evento. Assim, relacionando-a não somente ao aparato simbólico, mas apoiada na arte como um todo, através de sua multiplicidade, criou-se o logotipo adotado pela Agência para o Painel e pela Agência. O logotipo escolhido foi utilizado em todas as peças gráficas promocionais do Painel e inserido nos mais diferenciados momentos, além de ser distribuídos nos materiais impressos durante o evento. Esse, expressa de forma simplista uma caixa de diálogo (balão de mensagens) anexado a um  três , potencializando assim, a construção da imagem do Painel acerca da potencialidade dos três setores da sociedade civil, criando relacionamento através das mídias sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os integrantes da Agência Jr. Experimental de Relações Públicas DEU LIKE puderam colocar os conhecimentos adquiridos durante o curso e a disciplina em prática e trabalhar com Planejamento de Comunicação, Gestão de Eventos e Planejamento Gráfico. A Agência buscou desenvolver um trabalho que atuasse em cinco pontos na organização de um evento. Assim, dividiu seus setores em: Relações Públicas e Cerimonial; Marketing e Divulgação; Infraestrutura; Organização Social e Cultural; e, Patrocínio e Financeiro. As atividades e organização dos grupos foram determinadas de acordo com o prazo delimitado para a execução do evento, que seria de 4 semanas até o fim do período letivo  período condizente com o volume de alunos e servidores na Universidade  de modo a ter o maior alcance público possível. Segue abaixo as atividades a serem realizadas por cada setor específico. O setor da Agência de Relações Públicas e Cerimonial ficou responsável por selecionar em conjunto com os demais integrantes da equipe os convidados a serem painelistas do evento e as autoridades a se fazerem presentes na mesa de abertura; entrar em contato através de e-mail, telefone e/ou presencialmente com os painelistas, autoridades, convidados e inscritos no evento; Sanar, durante o período de inscrição dos participantes, as dúvidas surgidas ou erros inesperados na plataforma digital wixsite ; selecionar monitores; dividir as tarefas entre os integrantes e monitores; elaborar release e manter contato com a imprensa para divulgação do evento; elaborar o script, mailings, convites e certificados; composição da mesa diretora e seguimento do protocolo do cerimonial público; entre outras atribuições. Deste modo, reuniões foram feitas para chegar a nomes que fossem atrativos ao público, sempre respeitando a ideia do evento de debater a construção de relacionamento nas mídias sociais como estratégia de aproximação das organizações com seus públicos. Escolhidos os nomes, a equipe de RP e Cerimonial cuidou de toda a parte protocolar em contatar painelistas e organizações que estariam envolvidas no evento, fora criar mailing de autoridades (coordenadores de curso, gestores da universidade e entidades parceiras). A equipe de Marketing e Divulgação criou a identidade visual que deveria ser utilizada em todas as peças do evento; produziu as peças gráficas do painel; criou playlist no Spotify, a fanpage no Facebook e um perfil no Instagram; fez o gerenciamento das redes sociais; desenvolveu estratégias de divulgação do evento; desenvolveu site na plataforma digital wix site com o intuito de realizar inscrições do público interessado; elaborou as camisas utilizadas pela organização e monitores; produziu e diagramou backdrop, banners, cartazes, entre outros recursos utilizados. A criação da identidade visual foi tratada com bastante cuidado por se tratar de uma espécie de vitrine do evento. Todo o alcance desejado ao Painel DEULIKE dependeu em boa parte do trabalho realizado por esta comissão. Desenvolvemos uma identidade condizente com os preceitos da agência que era criar uma marca que transmitisse ao público a alma dinâmica, instigante e fomentadora de discussões acerca do assunto. A linguagem das peças, posts e até mesmo das respostas dadas aos seguidores das páginas seguiram a mesma fórmula. Aos componentes da equipe de Infraestrutura ficou a tarefa de elaborar e entregar os ofícios necessários para a realização do evento; providenciar materiais audiovisuais como projetores, notebooks, caixa de som, microfones e iluminação; providenciar auditório climatizado com capacidade mínima de 200 pessoas; providenciar cadeiras para o palco, bebedouro, copos descartáveis, suporte para banner, mesas, toalhas, periféricos eletrônicos e suporte multimídia, backdrop e materiais de apoio, tais como fita adesiva, grampeador, papel sulfite; verificar se todos os recursos solicitados estavam no auditório no dia do evento; acompanhar a instalação de estruturas (backdrop, bebedouro, sonorização); e, organizar o local no dia do evento, a fim de que ocorresse tudo conforme planejado. A equipe de Organização Social e Cultural ficou responsável pelo coquetel; por providenciar atrações culturais para o painel; brindes para sorteios; lembranças que seriam entregues aos painelistas, convidados e mediadora; elaboração de kits a serem entregues aos inscritos e outros convidados; cobertura fotográfica para o dia do evento; a confecção das camisas do evento para os membros da organização e monitores; além do contato relacionamento com os veículos de comunicação locais. Coube a equipe de Patrocínio e Financeiro realizou contatos com possíveis patrocinadores; manter contato com organizações de apoio ao evento; elaborar proposta de patrocínio a ser exibida durante reuniões com possíveis patrocinadores; solicitar patrocínio do material a ser entregue aos inscritos no evento; providenciar patrocínio para o coquetel e para as atrações culturais; providenciar patrocínio para financiar o backdrop; controlar o orçamento disponível - entrada e saída de caixa; fiscalizar a entrada de todo material solicitado e controlar recibos e notas fiscais; elaborar documento especificando de que forma cada cota de patrocínio foi usada para enviar aos patrocinadores como prestação de contas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental Júnior do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão   DEU LIKE , considerou que as organizações necessitam voltar o olhar para as mídias sociais como estratégia de relacionamento. Esse reconhecimento corrobora para que a percepção dos públicos de interesse seja positiva, fidelizando esse receptor e tornando-o seguidor da proposta da empresa, instituição ou ONG. O relacionamento não está vinculado ao corpo a corpo, somente, hoje as relações de credibilidade e reputação vem sendo construídas nos espaços virtuais primariamente. Nessa lógica, os objetivos do  DEU LIKE foram alcançados com êxito, pois foi possível através do painel, destacar a aplicabilidade dessa ferramenta comunicacional nos três setores da economia. O planejamento conseguiu abarcar as ações recomendadas, permitindo a troca de conhecimento e experiências entre especialistas, graduandos e profissionais de Comunicação Social e áreas afins. Após o "DEU LIKE  painel sobre o uso das mídias digitais como estratégia de relacionamento , os presentes no evento conseguiram identificar a importância de se investir nas Mídias Sociais como aposta para adesão de novos seguidores e como técnica assertiva para um bom reposicionamento de imagem institucional. Assimilaram que esse trabalho não pode ser realizado por qualquer profissional, mas por um especialista que entenda a necessidade do seu público de interesse, compreendendo o valor do diálogo emissor/receptor  como emitir a informação e responder às sugestões, críticas e elogios do leitor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALVES, H.; CAMPOS, F.; NEVES, A; M. Aplicação da técnica criativa  brainstorming clássico na geração de alternativas na criação de games. In: VI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTER GAMES AND DIGITAL ENTERTAINMENT. 2., 2007. São Leopoldo. Anais SBGames 2007. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. 2007, s/p.<br><br>CARDOSO, M. E. Trabalho em equipe uma estratégia de gestão. 1998, 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1998.<br><br>CATUNDA, R.; CERQUEIRA NETO, E. P. Times de Trabalho Autodirigido. São Paulo Editora Pioneira, 1996.<br><br>CAVALHEIRO, Isabela; RODRIGUES, Larissa Ferracine. O papel do Relações Públicas na Organização de Grandes Eventos. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017.<br><br>COSTA, Thaís. Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos. Blog Marketing de Conteúdo. 20 de junho de 2017. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/relacoes-publicas/>. Acesso em: 10 ABR 2018.<br><br>KOTLER, F.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>MARTINS, Juliane. Agência Experimental como Projeto de Extensão Universitária. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, nr.10, jul/dez 2014<br><br>MEIRELLES, Gilda Fleury. Classificação de Eventos. In. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999, pp. 25-69.<br><br>MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área [recurso eletrônico] / Cláudia Peixoto de Moura (Org.)  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.<br><br>PURPER, Vanessa. Relações Públicas: peça-chave para um evento de sucesso. 28 de novembro de 2011. Disponível em: <http://rrpponline.com.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017.<br><br>RIBEIRO NETO, E. ANÁLISE SWOT  Planejamento Estratégico para Análise de Implantação e Formação de Equipe de Manutenção em uma Empresa de Segmento Industrial. 2011, 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Faculdade Pitágoras, São João Del Rei, 2001.<br><br>SAFKO, Lon; BRAKE, David. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>