INSCRIÇÃO: 00006
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: Mídia: supervalorização do corpo
 
AUTORES: Vinicius Nogueira Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Lidia Cecilia de França Ribeiro (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Shemilla Rossana de Oliveira Paiva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
 
PALAVRAS-CHAVE: mídia, corpo, padrões, ,
 
RESUMO
A sociedade atual tem discutido sobre a constante busca por atingir um padrão de beleza, um culto ao corpo realizado por todos os gêneros e idades. Os meios de comunicação acabam por influenciar as pessoas a buscarem sempre os padrões impostos. Esses, aliados à indústria da moda e da comunicação estão tornando os indivíduos escravos dos estereótipos e consequentemente elevando os índices de pessoas inconformadas com sua aparência física.
 
INTRODUÇÃO
A ensaio fotográfico foi produzido por alunos do 6º período do curso de Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, como produto da disciplina de Psicologia do Consumidor, no ano de 2017.਀䄀猀 洀搀椀愀猀 猀漀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀搀漀爀愀猀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀猀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 戀甀猀挀愀 搀愀猀 洀攀搀椀搀愀猀 瀀攀爀昀攀椀琀愀猀 攀 渀甀渀挀愀 攀猀琀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 猀攀甀猀 挀漀爀瀀漀猀⸀ 伀 焀甀攀 氀攀瘀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 挀椀搀愀搀漀猀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀猀攀渀昀爀攀愀搀漀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 焀甀攀  焀甀攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 昀攀椀琀漀Ⰰ 瀀爀漀樀攀琀愀渀搀漀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀 椀搀攀愀氀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀  甀琀椀氀椀稀愀搀愀 琀漀搀愀 愀 瀀攀爀猀甀愀猀漀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 瘀攀渀搀愀 搀攀 瘀攀猀琀甀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀猀洀琀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀猀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀漀 挀甀椀搀愀搀漀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀 攀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀  A televisão, o cinema, as revistas, as redes sociais e até personalidades são utilizadas para mostrar e fortalecer cada vez mais essa ideia de que é preciso ter um corpo escultural e uma estética que acompanhe as tendências padrões. Toda essa manipulação excessiva dos meios de comunicação vem transformando a cultura da população, que passa a migrar para o que é vendido pela mídia, o sucesso e a falsa sensação de felicidade. ਀䔀猀猀愀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 愀 攀猀琀琀椀挀愀 昀漀椀 爀攀昀漀爀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 倀椀渀琀攀爀攀猀琀Ⰰ 䈀攀栀愀渀挀攀Ⰰ 漀渀搀攀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 挀漀爀瀀漀猀 瀀攀爀昀攀椀琀漀猀 猀漀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀愀搀爀攀猀 椀搀攀愀椀猀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀渀猀 攀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀  Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo é hoje uma preocupação geral, que abrange todas as classes sociais e faixas etárias. ਀匀攀最甀渀搀漀 倀椀攀爀爀攀 䈀漀甀爀搀椀攀甀 ⠀㄀㤀㠀㐀⤀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀漀爀瀀漀爀愀氀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀猀琀椀渀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀 漀 挀漀渀猀甀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀 昀漀爀洀愀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瘀攀猀琀甀爀椀漀Ⰰ 栀椀最椀攀渀攀Ⰰ 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 戀攀氀攀稀愀 攀琀挀⸀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 猀攀 搀椀猀琀椀渀最甀椀爀 搀漀猀 搀攀洀愀椀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀渀猀愀椀漀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 椀渀猀愀琀椀猀昀愀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 挀漀爀瀀漀猀 攀 焀甀愀椀猀 瀀愀爀琀攀猀 洀甀搀愀爀椀愀洀 漀甀 渀漀 攀猀琀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀⸀ 䴀攀猀挀氀愀渀搀漀 愀猀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 挀漀洀 挀漀氀愀最攀渀猀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 愀氀琀攀爀愀搀漀猀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀爀攀猀 攀 挀漀氀愀最攀渀猀Ⰰ 漀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀漀 瀀愀猀琀椀挀栀攀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀昀攀渀搀攀 䐀礀攀爀㨀  O pastiche evoca (ou pode ser tomado para evocar a uma forma ou estilo, passado ou contemporâneo, que de alguma forma é mais inocente e simples, menos autoconsciente. Uma maneira de evocar formas ultrapassadas de representação por meio da imitação estilística. O modo pastiche pode, assim, ser um produto de circunstâncias históricas e/ou um fator de desenvolvimento cultural. De qualquer maneira, é sempre inescapavelmente histórico em dois sentidos: sempre referência a algo surgido antes e sempre sinaliza para este fato (se não o fizer, não é realmente pastiche).਀伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀 倀愀猀琀椀挀栀攀  甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 漀戀爀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀 漀甀 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀洀 焀甀攀 洀攀猀挀氀愀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 瀀愀猀猀愀搀漀猀 挀漀洀 愀甀琀漀爀攀猀 愀琀甀愀椀猀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 猀攀渀琀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 愀爀琀攀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀琀椀挀ⴀ氀愀 漀甀 洀攀猀洀漀 爀攀昀攀爀攀渀挀椀愀ⴀ氀愀⸀  Logo este trabalho tem como objetivos:਀∀ठ䐀攀渀甀渀挀椀愀爀 愀猀 洀搀椀愀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 攀 爀攀昀漀爀漀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 戀攀氀攀稀愀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀㬀  • Mostrar que o número de pessoas insatisfeitas com a aparência física é bastante elevado, devido ao reforço diário que os padrões de beleza possuem nos meios de comunicação.਀∀ठ䜀攀爀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀甀氀琀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀攀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀愀瀀椀琀愀氀椀猀琀愀 攀 猀甀戀漀爀搀椀渀愀搀愀 愀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 
 
JUSTIFICATIVA
Para Mirian Goldemberg (2002) O corpo torna-se visual por sua própria visibilidade: deixa de ser pensado como uma forma viva e torna-se a grande obsessão da supervisibilidade contemporânea. Como uma obra de arte, a corpolatria considera o corpo uma simples imagem que projetamos de nós mesmos.਀倀漀爀琀愀渀琀漀  瘀椀猀瘀攀氀 漀 挀甀氀琀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 焀甀攀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 攀洀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀琀攀渀搀攀渀搀漀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 攀 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 猀攀爀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 挀漀渀猀琀爀椀 攀 戀甀猀挀愀 瀀愀猀猀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀Ⰰ 搀攀洀愀爀挀愀渀搀漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 漀甀 瀀漀搀攀爀 猀漀挀椀愀氀⸀  Nesse sentido, o culto ao corpo deve ser compreendido como forma de consumo cultural, de identidade e disputas sociais o que é corroborado por Canclini (1997) que defende que o ato de consumir faz parte de uma ação sociocultural que define o papel e o poder de um indivíduo na sociedade. É também causador do conflito entre classes diferentes. É demarcador de status e identificador do ser dentro de uma cultura. ਀匀攀最甀渀搀漀 倀椀攀爀爀攀 䈀漀甀爀搀椀攀甀 ⠀㄀㤀㠀㐀⤀ 渀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀 爀愀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀攀 挀漀渀猀琀爀椀Ⰰ 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 渀愀 氀甀琀愀 瀀攀氀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 洀愀猀 搀愀 搀椀猀瀀甀琀愀 瀀攀氀愀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 搀椀猀琀椀渀漀 猀椀洀戀氀椀挀愀⸀  É justamente o que ocorre no ensaio fotográfico, no qual cada participante busca se diferenciar das demais pessoas da sociedade em que vivem, demarcar esse poder sobre os outros, através dos corpos esculpidos, definidos ou outras partes do corpo que buscam alterar, se diferenciando, e na maioria das vezes, entrando e se adequando a um padrão visto como comum e ideal. ਀준 瀀爀攀挀椀猀漀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 昀椀渀愀椀猀Ⰰ 琀洀 甀洀 瀀愀猀猀愀搀漀Ⰰ 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 琀漀搀愀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 栀椀猀琀爀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 搀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀愀猀Ⰰ 愀漀 戀甀猀挀愀爀攀洀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 猀甀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀 搀椀猀琀椀渀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀猀 焀甀攀 昀漀爀洀愀琀愀洀 甀洀愀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 瘀椀搀愀⸀  A forma de expor e divulgar o ensaio através do Pastiche foi uma maneira de mostrar as diferentes faixas etárias dos indivíduos e que todos sofrem ainda influencia da mídia quando o assunto é a forma física ou corporal. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䘀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 渀漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 愀猀 昀漀琀漀猀 猀攀爀椀愀洀 琀椀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 昀甀琀甀爀愀洀攀渀琀攀 猀攀爀 挀漀爀琀愀搀愀猀 攀 瘀椀爀愀爀 挀漀氀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 挀漀琀愀漀 攀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀⸀  As fotos foram realizadas na universidade, em uma parede com o fundo branco para que facilitasse a edição/cortes dos personagens. ਀唀洀 搀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 焀甀攀 挀栀愀洀愀猀猀攀 愀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀 挀甀氀琀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀  Foi utilizada uma: ਀∀ठ䌀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 㘀 䐀⼀ 吀㌀椀Ⰰ 氀攀渀琀攀 㔀 洀洀 攀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀洀洀⸀ Para a edição das fotos foi utilizado o pacote Adobe, os programas Photoshop CC e Illustrator ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀漀搀愀猀 愀猀 愀爀琀攀猀 爀攀猀最甀愀爀搀愀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 琀愀瀀愀猀猀攀 猀甀愀猀 昀愀挀攀猀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 猀椀最椀氀漀 攀 爀攀猀最甀愀爀搀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀⸀  Na primeira arte, foram utilizados elementos como um cocar de índio e um retângulo para não identificação da colaboradora. A parte do corpo que não satisfaz a modelo são as orelhas que foram destacadas na cor real e da forma como ela gostaria que fosse em contraste com a foto em preto e branco, para dar ênfase a parte que a mesma gostaria de mudar. ਀一愀 猀攀最甀渀搀愀 愀爀琀攀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 戀漀爀戀漀氀攀琀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀攀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀渀琀爀愀 攀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀攀 挀漀氀漀爀椀搀愀 焀甀攀 猀漀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 椀渀昀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 戀愀爀爀椀最愀Ⰰ 渀搀攀最愀猀 攀 瀀攀爀渀愀猀 焀甀攀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀愀 攀猀琀愀爀椀愀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀愀 漀甀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 洀甀搀愀爀⸀  Na terceira arte foram utilizadas flores para resguardar o rosto da colaboradora. A fotografia preto e branco mais uma vez entra em contraste com a parte colorida que seriam os seios, motivos de insatisfação da mesma, sendo substituído pelo modo como ela gostaria que fossem. No plano de fundo foram usadas pinups, exemplos de dançarias e modelos com seios grandes trazendo a memória e a identidade da parte do corpo almejada. ਀一愀 焀甀愀爀琀愀 愀爀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀猀最甀愀爀搀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 甀洀 愀爀挀漀ⴀ爀椀猀⸀ 伀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀渀琀爀愀 攀洀 漀瀀漀猀椀漀 愀漀猀 搀攀渀琀攀猀⼀猀漀爀爀椀猀漀猀 瀀愀爀琀攀 焀甀攀 漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 攀猀琀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀 漀甀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 洀甀搀愀爀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 甀猀漀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀 漀爀琀漀搀渀琀椀挀漀⸀  Na quinta arte uma melancia resguarda a identidade do colaborador. As partes inferiores e braços em preto e branco entram em contraste com a parte do corpo indesejada ou que gostaria de mudar, o abdômen e peitoral definidos e representados assim na forma colorida para maior chamada de atenção para os padrões impostos. ਀一愀 猀攀砀琀愀 愀爀琀攀Ⰰ 漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀 琀攀洀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 爀攀猀最甀愀爀搀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀 挀愀挀琀漀 焀甀攀 搀愀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀攀 愀氀琀甀爀愀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀渀琀爀愀 攀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀渀愀猀 搀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀氀漀爀椀搀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 挀愀猀漀 漀 猀攀甀 琀愀洀愀渀栀漀  漀 洀漀琀椀瘀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 攀氀攀 攀猀琀愀爀椀愀 椀渀猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀 漀甀 洀甀搀愀爀椀愀 渀漀 猀攀甀 挀漀爀瀀漀⸀ 䄀 愀氀琀甀爀愀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀  漀 洀漀琀椀瘀漀 搀愀 挀爀琀椀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀攀猀琀愀 愀爀琀攀⸀  Na sétima arte, uma lua com flores resguarda a identidade da colaborada. O preto e branco das partes inferiores e superiores são contrastadas por uma barriga definida que está em cor, mostrando o motivo da insatisfação da personagem ou o que ela gostaria de alterar. ਀一愀 漀椀琀愀瘀愀 愀爀琀攀Ⰰ 漀 爀漀猀琀漀 搀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀  瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 戀漀洀戀愀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 攀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 愀 挀漀渀昀甀猀攀猀 洀攀渀琀愀椀猀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 준 瀀爀攀猀攀爀瘀愀搀漀 漀 瀀攀猀挀漀漀 搀漀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 攀洀 瀀爀攀琀漀 攀 戀爀愀渀挀漀 攀 甀洀 挀漀爀瀀漀 戀攀洀 洀愀椀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀 攀 洀愀氀栀愀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 最漀猀琀愀爀椀愀 搀攀 琀攀爀 漀甀 愀挀栀愀 愀搀洀椀爀瘀攀氀 攀洀 挀漀爀 爀攀愀氀⸀ 䄀 洀漀氀搀甀爀愀 挀漀洀 搀攀猀攀渀栀漀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀 爀攀洀攀琀攀 洀愀椀猀 甀洀愀 瘀攀稀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 昀椀挀漀 搀攀 甀洀 挀漀爀瀀漀 瀀攀爀昀攀椀琀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
O contexto social no qual vivemos demonstra uma mudança nos padrões não só estéticos, mas também nos morais, vivemos em tempo em que ocorre o enfraquecimento dos principais meios de construção da identidade como a religião, e a família, como defende Bourdieu (1984). A preocupação com os valores estéticos e visuais está cada vez mais forte e presente na vida dos indivíduos da sociedade contemporânea. ਀倀漀搀攀ⴀ猀攀 漀戀猀攀爀瘀愀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 挀甀氀琀漀 愀漀 挀漀爀瀀漀 攀 搀愀 愀搀攀焀甀愀漀 搀愀猀 ᰀ映愀氀栀愀猀ᴀ†愀漀猀 瀀愀搀爀攀猀Ⰰ  甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 猀攀 猀攀渀琀椀爀 愀挀攀椀琀漀Ⰰ  瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 椀渀挀氀甀猀漀 愀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ Ao invés da liberdade e processo de individualização do indivíduo, cada vez mais as pessoas estão aprisionadas às formas, a um jeito certo de ser ou na busca do que fazer para ser aprovado, aceito, invejado, desejado. O que leva a uma reflexão de que vivemos em um mundo onde há diversidade, variedade de belezas, mas que muitas delas não são publicizadas ou não estão presentes nos veículos de comunicação, levando a ideia de que não são aceitas ou passam despercebidas ou esquecidas. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ 娀礀最洀甀渀琀⸀ 嘀䤀䐀䄀 倀䄀刀䄀 䌀伀一匀唀䴀伀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 攀搀⸀ ㈀  㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀唀刀䐀䤀䔀唀Ⰰ 倀椀攀爀爀攀⸀ 䄀 搀椀猀琀椀渀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 䐀椀昀攀氀Ⰰ ㄀㤀㠀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀一䌀䰀䤀一䤀Ⰰ 䜀愀爀挀椀愀 一攀猀琀漀爀⸀ 伀 䌀伀一匀唀䴀伀 匀䔀刀嘀䔀 倀䄀刀䄀 倀䔀一匀䄀刀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 䔀搀 唀䘀刀䨀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀夀䔀刀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀⸀ 倀愀猀琀椀挀栀攀⸀ 一攀眀 夀漀爀欀 愀渀搀 䰀漀渀搀漀渀㨀 刀漀甀琀氀搀最攀 ㈀  㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䰀䐀䔀一䈀䔀刀䜀Ⰰ 䴀椀爀椀愀渀 攀 刀䄀䴀伀匀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 匀椀氀瘀愀⸀ ᰀ䄠 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀㨀 漀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀漀 瘀愀氀漀爀ᴀ⸠ 䤀渀㨀 一甀 攀 瘀攀猀琀椀搀漀㨀 搀攀稀 愀渀琀爀漀瀀氀漀最漀猀 爀攀瘀攀氀愀洀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 挀愀爀椀漀挀愀⸀ 䴀爀椀愀渀 䜀漀氀搀攀渀戀攀爀最 攀琀 愀氀⸀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀