ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00171</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Jr. Foca News: Integrar é o objetivo, formar é a solução!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Lívia Cristina Enders de Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas); Wilmar Rabelo Costa (Universidade Federal de Alagoas); Bárbara Isis Martins (Universidade Federal de Alagoas); Paula Emanuelly de Araújo Lopes da Silva (Universidade Federal de Alagoas); Vitoria Canuto de Alencar (Universidade Federal de Alagoas); Fabiana da Silva Santos Soares (Universidade Federal de Alagoas); Antônio Francisco Ribeiro de Freitas (Universidade Federal de Alagoas); Kelvin Victor de Vasconcellos Gomes (Universidade Federal de Alagoas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto de comunicação integrada, Integração transdisciplinar, Comunicação integrada, Plano de integração, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Jr. de jornalismo experimental Foca News foi idealizada em 2017, mantida pelos estudantes será oficializada em 2019. Após a experiência no desenvolvimento do projeto editorial da revista intitulada Foca News, requisito para obtenção da nota da disciplina: Oficina de Jornalismo Impresso, os alunos adaptaram a revista e criaram a agência Jr. de Jornalismo, que oportunizou a experiência, da organização estrutural, editorial, da apuração e construção de pautas, dentre outros aprendizados. A agência funciona de forma experimental e tem o objetivo de seguir o princípio ético do Jornalismo e possuirá estatuto que servirá como diretriz para todos os trabalhos produzidos nela. Após o diagnóstico foi percebido que a agência seria uma instituição sem fins lucrativos que poderia atender outros segmentos multidisciplinares.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com a orientação do Professor Dr. Antônio Francisco Ribeiro de Freitas foi desenvolvido o projeto experimental da Agência Jr. de jornalismo, que surgiu a partir de ideias de criar um ambiente acadêmico, onde alunos interessados na área coloquem em prática seus conhecimentos e desenvolvê-los na esfera técnica e nas mais diversas áreas inerentes ao empreendedorismo e real mercado de trabalho, que possam ser aplicáveis, às redações de telejornalismo, rádio, web e até mesmo assessoria de imprensa institucional. Analisando o problema como uma oportunidade os alunos criaram um projeto experimental para aliar teoria à prática, que permitisse aos alunos do curso de jornalismo experimentar os desafios do mercado de trabalho, com a orientação de um professor do curso de jornalismo. A ideia é que a agência passe a existir na prática com um estatuto, nomeação de um professor para a coordenação dos laboratórios e buscar doações de equipamentos que possam ser recuperados e reutilizados nas instalações no laboratório, que possa ser um canal para a evolução do Jornalismo empreendedor com seus produtos e mídias alternativas. A partir do briefing, as discussões entre discentes e docentes foi direcionada para que a agência Jr. de Jornalismo trabalhasse as habilidades dos alunos em um sentido mais crítico e visionário e empreendedor, buscando não apenas reproduzir as práticas profissionais adotadas pelo mercado, mas permitir ao aluno a exploração de novas soluções de comunicação e a compreensão contextual das necessidades dos clientes que venham procurar a agência. A agência será mantida em um equilíbrio ideal entre as necessidades de comunicação do curso que é seu público interno. As atividades dos alunos nas diversas áreas serão conectadas com as disciplinas específicas dos conteúdos pedagógicos do curso, permitindo ao mesmo tempo em que os alunos explorem as diferentes possibilidades de trabalho em uma agência ou desenvolvam de forma mais aprofundada suas habilidades práticas já desenvolvidas em uma área de atuação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Projetar e estender, para a comunidade externa e interna, o trabalho jornalístico realizado na Foca News. Possibilitar aos estudantes a produção de veículos reais, bem como aprimorar sua capacidade de mapear o retorno dado pelo público receptor para reconsiderações em seus produtos; Objetivos específicos: " Atender as demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Jornalismo; " Atender a demanda de uma agência de Jornalismo solicitada pela comissão de avaliação; " Possibilitar a realização de produtos jornalísticos voltados às reais necessidades de informação da comunidade, buscando assim uma prática jornalística ligada à cidadania; " Estender e praticar o conhecimento do processo cotidiano da elaboração de notícias e de outros produtos jornalísticos, em diferentes áreas; " Trazer aos estudantes ferramentas práticas para experimentar possíveis formatos jornalísticos; " Estimular a autonomia intelectual e a postura empreendedora do jornalista; " Formalizar um espaço físico para o andamento dos projetos laboratoriais do curso, de modo aperfeiçoar sua produção.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As atividades prática em sala de aula, nem sempre oferecem ao aluno do curso de Jornalismo o desafio de um problema real na área da comunicação. Isso ocorre não apenas pela natureza acadêmica voltada para o aprendizado mais crítico e a necessidade de desenvolver a perspectiva teórica, mas especialmente pela dificuldade de enquadrar no ritmo da sala de aula e no calendário curricular as características de um planejamento adequado de assessoramento. A criação da Agência Jr. De Jornalismo proporcionará ao aluno, a oportunidade de vivenciar a busca de soluções para os problemas do cliente, o diagnóstico crítico, o planejamento e o desenvolvimento criativo, além da experiência que será vivida com o contato direto com o cliente e demandas complexas, cujas decisões são pautadas pelas necessidades impostas pelo seu contexto de mercado, todos os aspectos que escapam do ambiente controlado e seguro da sala de aula. Todas essas características, e muitas outras, do cotidiano de uma agência experimental farão com que elas sejam não apenas uma estrutura de apoio à atividade acadêmica, mas um compromisso que tem impactos na própria identidade do curso. Em relação aos serviços disponibilizados, a orientação da Agência Foca News se dará principalmente pelos convênios com parceria em causas sociais que demandem consultoria na área de comunicação social, mas que de outra forma teriam dificuldades para conseguir arcar com os custos, como organizações não governamentais (ONG) e campanhas sociais diversas da sociedade civil organizada. Ao mesmo tempo, a proposta de adaptar conhecimentos adquiridos, colocando-os em prática de forma independente e criativa necessária para ampliar o aproveitamento dos anos de graduação como tempo/espaço de formação. Segundo Bertrand (2002), os cursos de Jornalismo são a solução, em longo prazo, para grande parte dos problemas referentes à qualidade dos serviços prestados pela mídia. Fonseca (2009) contribui nessa perspectiva, dizendo que  o melhor método de aprendizagem é por meio do fazer, ensinando os fundamentos da prática ética . Nas justificativas pedagógicas da agência, infere-se que o trabalho na agência contribuirá para  sanar a carência de atividades práticas no curso e preparar os alunos para o mercado profissional, introduzindo-os à dinâmica e à rotina da prática da profissão (BUSCH, 2012), além de; Aperfeiçoar a qualidade editorial e de produção dos alunos nas diversas vertentes do jornalismo, preparando-os para atuarem no mercado da imprensa por meio da simulação do ofício jornalístico nas mídias rádio, online, impresso e TV. (FONSECA, 2009). O contato dos alunos com esse tipo de demanda desenvolverá não apenas suas habilidades técnicas; Terá também um intenso crescimento humano, tornando-os pessoas proativas, incluindo-se no compromisso da Universidade Federal de Alagoas com a formação de profissionais éticos e atentos aos problemas sociais e culturais do país, a agência envolverá os alunos com problemas em que a sensibilidade é fundamental para tomadas de decisões.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a conclusão do projeto ficou acordado entre as partes que a agência Foca News será implantada em um espaço físico laboratorial, contando com estrutura já existente chamada - Núcleo de Estudos Midiático - NEMI. A equipe será organizada e orientada por um professor do curso, nomeado para o cargo com esse fim específico. O funcionamento da agência experimental de Jornalismo ocorre a partir de uma solicitação feita internamente pela própria agência junto a coordenação para atender projetos independentes tais como; de entidades filantrópicas, assistenciais, organizações não governamentais, disponibilizando à agência seus serviços de comunicação como; trabalho jornalístico de acordo com o formato e as características desejadas para atender determinada demanda de público. A cada quatro anos serão selecionados 05 (cinco) estudantes do curso de jornalismo, para que atuem no conselho diretivo em Cinco áreas gerais distintas: 1 Diretoria de Presidência, 2 Diretoria Administrativa / Financeira, 3 Diretoria de Projetos e Criação Multidisciplinares, 4 Diretoria de Projetos e Logística, 5 Diretoria de Gestão de Pessoas. Estes terão a tarefa crítica de atuarem como líderes de equipes, e, portanto serão escolhidos com base em suas capacidades práticas já desenvolvidas em sala de aula. De forma geral, são alunos do curso que demostrem habilidades relativamente avançadas em suas áreas, e que podem garantir a qualidade dos serviços da agência. Para que haja equidade a cada quatro anos acontecerão o remanejo dos alunos, formando uma nova equipe administrativa. Os demais componentes da equipe serão compostos pelos alunos envolvidos em atividades práticas regulares do curso, organizados em equipes multidisciplinares em torno de cada demanda ou trabalho, conforme a necessidade específica de cada disciplina. Embora cada disciplina busque a capacitar os alunos com atividades específicas, os alunos nessa situação serão estimulados a se envolverem com as outras áreas, conforme a integração da equipe. A preocupação é desenvolver no dia a dia uma perspectiva global da atividade da agência e a flexibilidade na busca por mediações e soluções que não estejam presas a um modelo fixo de estrutura, como indicam as tendências de diversificação e inovação da atividade comunicacional. O fluxo de trabalho da agência envolverá as etapas previstas de um planejamento de comunicação: desenvolvimento de diagnóstico e elaboração de briefing; plano comunicacional e elaboração de conceito criativo; realização de veículos, mídias alternativas e produção. Como a demanda de muitos trabalhos é múltipla em termos de produtos, é possível que outros alunos do curso, ou mesmo de outros cursos da área de comunicação da Universidade, sejam envolvidos. O processo de trabalho se iniciará com uma reunião com o cliente, onde os dados serão coletados e realizados diagnóstico. Além do profissional de atendimento, outros membros da equipe poderão está presente, de forma a estimular a participação da equipe em todo o processo. Esse encontro e as informações obtidas com o cliente orientará a elaboração do briefing. De posse deste último, são realizados os brainstorming de planejamento (em geral com a participação do professor orientador) e os alunos. Uma vez concretizadas a ação proposta, as soluções são apresentadas e defendidas para o cliente pela equipe. Durante o processo de produção e veiculação haverá o acompanhamento dos resultados. 4.1 Descrição estrutural da agência A agência Jr. Foca News constitui-se no trabalho conjunto entre as Diretorias; Diretoria de Presidência, Diretoria Administrativa / Financeira, Diretoria de Projetos e Criação Multidisciplinares, Diretoria de Projetos e Logística, Diretoria de Gestão de Pessoas. A Diretoria se estrutura da seguinte forma: 05 (cinco) diretorias divididas por funções, conforme o trabalho a ser realizado na agência. A cada uma delas está ligado dois estagiário (bolsista) que entram na agência por meio de um processo seletivo de duas etapas  uma dinâmica em grupo e uma entrevista individual. Cabe a Diretoria administrar, organizar e gerir os projetos. O modelo de gestão obedecerá às diretrizes programadas semanalmente em reuniões para discutir tudo o que foi feito, o que será feito, além do que já está em andamento. Os gestores junto com a equipe poderão realizar suas atividades e receber clientes que venham procurar a agência. É importante citar que não existe hierarquia entre as diretorias da agência, tendo a Diretoria de Presidência apenas o direito ao voto de minerva. Além disso, a agência Jr. De jornalismo é autônoma no que se diz a decisões sobre eventos, processos e produtos. Embora ela tenha, oficialmente, um professor coordenador e um colaborador, que atua como tutor, toda a organização, estrutura da agência e decisões fica a cargo da Diretoria Executiva. 4.2 Descrição econômica da agência A agência será mantida através de convênios com a Fundação de Amparo a Pesquisa  FAPAL, Programas do governo Federal, Fundos perdidos direcionados a Educação e parcerias com empresas que necessite de serviços ofertados pela agência. 4.3 Atuação da diretoria: " Diretoria de Presidência: cuida dos trâmites legais da agência, além da mediação das reuniões da Diretoria Executiva. Também atua como fiscal na gestão da agência: Fica ciente de tudo o que acontece; " Diretoria Administrativa / Financeira: elabora as demonstrações financeiras, relatórios de atividades e orçamento anual, bem como cuida dos trâmites burocráticos, em conjunto com o Diretor Presidente, e do patrimônio da agência; " Diretoria de Projetos e Criação Multidisciplinares: é responsável por elaborar e buscar novos projetos e parcerias para a agência, dentro e fora da universidade. Além disso, busca a inovação tanto na organização interna quanto na produção veículos de comunicação e no desenvolvimento de novos produtos e inerentes a comunicação; " Diretoria de Projetos e Logística: é responsável pelo contato com clientes passivos, traçando as diretrizes das parcerias, além de avaliar quais deles são interessantes para a agência. Também é responsável por montar os planos de cobertura e dividir as funções que os membros da agência terão nos eventos em que a Foca News estiver envolvida; " Diretoria de Gestão de Pessoas: coordena as equipes de trabalho (reportagem e diretoria), promove a capacitação dos diretores, acompanha o desenvolvimento das atividades da agência, avalia a gestão dos membros e promove a harmonia profissional entre os componentes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para que a agência Jr. Foca News não fique só no papel e deixe de ser apenas um projeto, foi criada uma identidade visual para a marca mãe, marca Guarda-Chuva que atenderá ao conjunto da obra, que deu origem a marca da agência e outros produtos midiáticos no decorrer da sua construção. Os alunos ficaram encarregados pelas criações dos produtos midiáticos e suas respectivas marcas e produtos, produtos estes que serão utilizados para os exercícios das atividades prática da agência do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Nesse sentido, destacamos os produtos abaixo relacionados e suas representativas fases de produção: Produto 1 - Criação da marca guarda chuva Foca News; Produto 2 - Criação da marca da Agência Experimental Foca News; Produto 3 - Criação da marca da Revista Laboratório Foca News; Produto 4  Criação da marca TV Foca News: Oficina de Gêneros Televisivos; Produto 5 - Logomarca do CH Foca News: Oficina de Telejornalismo; De antemão, foi criada uma marca guarda chuva que pudesse ser utilizada em outros segmentos da comunicação. Tratou-se da necessidade de destacar o potencial da marca como canal de negócios, não só para revista, mas, para todas as mídias alternativas que farão parte de um conglomerado de produtos da agência. O desafio foi encontrar formas de percepção positiva para dá visibilidade e projeção a marca, desenvolver uma consciência positiva sobre a sua utilização que venha criar sinergia aos alunos do curso jornalismo. Produto 1 - Criação da marca guarda-chuva Foca News - A nomenclatura da marca mãe  Foca News foi escolhida por representar bem os acadêmicos de jornalismo que estão começando no mercado de trabalho, representa o desejo de engessar em um  mar de oportunidades que a comunicação proporciona, optou-se pela utilização da mascote  Foca , por ser um animal que mergulha em profundidade e vive em coletividade, demostra ter muita inteligência e resiliência. O termo  News do idioma inglês significa  notícia , notícias estas que devem ser levadas de forma precisa ao público para qual o  Foca trabalha. A marca intenciona levar os estudantes a atualizações no mercado de trabalho, modo de vida, convívio, socialização e inclusão. Produto 2 - Criação da marca da Agência Jr. de Jornalismo Foca News  A Agência Jr. De Jornalismo proporcionará ao aluno, a oportunidade de vivenciar a busca de soluções para os problemas do cliente, o diagnóstico crítico, o planejamento e o desenvolvimento criativo, além da experiência que será vivida com o contato direto com o cliente e demandas complexas, cujas decisões são pautadas pelas necessidades impostas pelo seu contexto de mercado, todos os aspectos que escapam do ambiente controlado e seguro da sala de aula. Todas essas características, e muitas outras, do cotidiano de uma agência experimental farão com que elas sejam não apenas uma estrutura de apoio à atividade acadêmica, mas um compromisso que tem impactos na própria identidade do curso. Produto 3 - Criação da marca da Revista Laboratório Foca News - A Revista Foca News é uma revista acadêmica sem fins lucrativos, que servirá como ferramenta para o aprendizado dos alunos do curso de comunicação, com função interdisciplinar que reúne outras disciplinas em uma só estrutura de veiculações de mídia interna e externa; Produto 4 - Criação da marca TV Foca News: Oficina de Gêneros Televisivos  É uma oficina de gêneros televisivos que produzirá programas de diversos formatos, serão produzidos por estudantes para Canal Web, será disponível para os alunos praticarem e desenvolver as técnicas de produção e programas de entretenimento, um trabalho que será realizado para promover às habilidades dos produtores de programas de TV. A proposta é descobrir novos talentos em produção de formatos; Produto 5 - Logomarca do CH Foca News: Oficina de Telejornalismo. É uma oficina de telejornalismo que produzirá conteúdos informativos produzidos por estudantes para Canal Web, será disponível para os alunos praticarem e desenvolver as técnicas de produção e apresentação de telejornal, um trabalho que será realizado para promover às habilidades dos apresentadores de Telejornais de TV. A proposta é provocar a curiosidade em relação a produção, de forma a transformar os acadêmicos em exímios apresentadores;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O processo de criação da Agência Foca News foi um laboratório que contribuiu para a formação conceitual, teórica, técnica e ética dos estudantes do Curso de jornalismo. É de fundamental importância que o aluno, integrante da produção organizacional e editorial, compreenda a importância da gestão nos processos de organização do jornalismo e que, ao término de suas atividades da produção ele possa aplicar o conhecimento e a experiência adquiridos em outros projetos. Deve se ressaltar também que através das atividades realizadas na agência, por exemplo, o aluno deva notar o seu real papel como mediador social na produção de produtos midiáticos e informações jornalísticas. Papel este que deve ser feito pautado na ética jornalística, ou seja, na responsabilidade social do jornalista para com seu público. A complementação técnica do integrante da Agência é outro ponto a ser levado em consideração, visto que, diariamente, repórteres e diretores atuam na produção de pautas, na captação de conteúdos e na produção e edição de textos. A criatividade é outra habilidade trabalhada na produção dos produtos. Dessa forma, a Agência Foca News cumpre sua principal e essencial função, que é complementar a formação do estudante de Jornalismo para que estes estejam cada vez mais capacitados para o ingresso no real mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia: sistemas de responsabilização da mídia. Bauru, SP: Edusc, 2002.<br><br>BUSCH, Marcela D Andréa. Agência Júnior de Jornalismo da UNESP  Jornal Júnior. In: XVIII Prêmio Expocom, 2012. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2012/expocom/EX33-1028-2.pdf><br><br>FONSECA, Cristiane Campo Valesco. Agência Brasileira de Jornalismo: espaço para simulação do ofício jornalístico. In: XVI Prêmio Expocom, 2009. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/expocom/EX14-0914-2.pdf><br><br> </td></tr></table></body></html>