ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00186</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Fortaleza é São João</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Tomaz Felipe Freire de Aquino (Universidade Federal do Ceará); Antônio César da Silva (Universidade Federal do Ceará); Monalisa Ellen Barros de Castro (Universidade Federal do Ceará); Mariana Felix Paim (Universidade Federal do Ceará); Mirella Lemos da Costa Lima (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Festa, Fortaleza , Jingle, Rádio, São João</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Animados com a proximidade do São João e a vontade de participar dos festejos, iniciou-se um debate em sala de aula sobre onde ocorreriam algumas festas, festivais de quadrilha e seria possível encontrar barraquinhas de comidas típicas, durante a cadeira de Produção Publicitária em Mídia Sonora, em 2017.1, na Universidade Federal do Ceará. Desta forma, foi proposta a criação de um jingle com duração máxima de 45 sobre o tema, e assim surgiu a peça "Fortaleza é São João". O jingle tem como anunciante a própria universidade e apresenta de forma animada os diversos locais da nossa cidade que abraçam os festejos juninos e oferecem diferentes formas de se aproveitar a data.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O São João como é conhecido hoje é uma grande mistura de influências que vão desde algumas festas regionais trazidas ao Brasil pelos europeus, principalmente portugueses e italianos, até a influência de tradições e comidas típicas africanas. O que não se pode negar é o fato de que os festejos juninos são uma grande marca da diversidade cultural brasileira e que é uma data amada e comemorada por muitos. Em Fortaleza o São João é comemorado de diversas formas e em diferentes locais, agradando a todos os gostos, no entanto algumas dessas festas acabam não sendo tão divulgadas e é deste ponto que surge a necessidade de se criar uma peça publicitária que venha a suprir essa falha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com intenção de informar os alunos sobre a proximidade das festas juninas e os locais da cidade onde ocorreriam as diversas formas de expressão cultural referentes à data, como as quermesses e os festivais de quadrilha, foi proposta pelo professor a produção de um jingle que tivesse como cliente a Universidade Federal do Ceará e que viria a ser veiculado na Rádio Universitária, além de atender às exigências da disciplina, sendo elas a produção de um trabalho que seja criativo e experimental, produzido coletivamente e se mostrar pertinente para a realidade e o local de origem dos estudantes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio chega no Brasil na década de 20, marcado pela transmissão histórica do então presidente Epitácio Pessoa, e a partir desse momento iniciou se um período de experimentação e aperfeiçoamentos técnicos até que entre as décadas de 40 e 50 o rádio chegue a seu ápice, a famosa era de ouro. O rádio então assume um papel de extrema importância para a sociedade se tornando um dos principais meios de comunicação e veículo publicitário. Bighetti (1997) define o jingle como um mensagem publicitária em formato de música que é geralmente de fácil entendimento e absorção do público, criado por marcas para divulgar produtos e serviços. E exatamente por esse ponto que o jingle se torna o formato ideal para divulgar a mensagem pretendida, pois o São João é um evento que exala música. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle é uma formato publicitário que se torna muito positivo quando se tem como objetivo fixar a mensagem na mente do consumidor, causando assim um efeito chiclete, onde se torna impossível esquecer da letra ou ta melodia presente na peça. Tendo como objetivo alcançar esse efeito chiclete a equipe então se dispõe a compor a letra do jingle de uma forma que uma palavra se repita várias vezes durante a música sendo essa palavra  tem , conjugação do verbo  ter que foi escolhida pelo fato de transmitir bem o objetivo do trabalho, que é mostrar que em Fortaleza tem São João. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle é uma formato publicitário que se torna muito positivo quando se tem como objetivo fixar a mensagem na mente do consumidor, causando assim um efeito chiclete, onde se torna impossível esquecer da letra ou ta melodia presente na peça. Tendo como objetivo alcançar esse efeito chiclete a equipe então se dispõe a compor a letra do jingle de uma forma que uma palavra se repita várias vezes durante a música sendo essa palavra  tem , conjugação do verbo  ter que foi escolhida pelo fato de transmitir bem o objetivo do trabalho, que é mostrar que em Fortaleza tem São João. Descrição do Produto (500-8000) O jingle foi composto pela equipe tem como fundo musical uma música gratuita e livre de direitos autorais. Uma trilha típica de Forró, ritmo característico nordestino e que comanda a animação nas noites de São João, o que contribui para deixar bem claro para o público qual o tema da peça. A partir do tema definido o grupo então se reuniu para definir os principais pontos que deveriam ser abordados no trabalho, sendo eles: elementos típicos juninos, bairros e pontos de Fortaleza onde ocorreriam festejos e por fim convidar a população para a festa. Após a composição e a escolha da trilha musical fomos então para o laboratório de rádio onde gravamos o trabalho usando apenas vozes dos membros da equipe, resultando assim no jingle Fortaleza é São João, segue a letra: Prepara a roupa que O dia  tá chegando Vai ter muito forró Pé-de-moleque e vatapá Em Messejana TEM No José Walter TEM Também tem festa no Conjunto Ceará Na Sapiranga TEM Jardim Iracema TEM E festival truando no Dragão do Mar Vem meu amor Fortaleza é São João Abra a porta pra alegria Entrar no seu coração. A assinatura da campanha foi então definida como: Em Fortaleza o São João acontece, vem festejar com a gente. Uma campanha dos alunos da Universidade Federal do Ceará. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">No mais, é de extrema importância ressaltar que mesmo diante de limitações técnicas e estruturais a experiência de compor e produzir um jingle agregou muito à nossa vivência acadêmica e certamente irá ser muito útil se considerarmos seguir em alguma profissão nesse ramo. Além disso, o trabalho tem um valor sentimental para os integrantes da equipe pois o São João é uma data que todos gostam, cada um por um motivo especial e por ter esse ponto em comum e agradar a todos o tema trouxe um ar de cooperatividade e animação, integrando todos da equipe e tornando o trabalho realmente prazeroso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BIGHETTI, H. Criação Publicitária. Originais cedidos pelo autor no curso de AdministraÁ o de Propaganda e Publicidade, ministrado na Universidade Regional de Blumenau (Furb), 1997. <br><br> </td></tr></table></body></html>