ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00193</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Práticas em radiojornalismo com uma programação educativa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Maria Jamile Amaral Alves (Universidade do Estado da Bahia); Maydilla Nayane da Silva Santos (Universidade do Estado da Bahia); Fabíola Moura Reis Santos (Universidade do Estado da Bahia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Radiojornalismo, Educação, Rádio, Eufonia., </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho trata da relação de práticas em radiojornalismo com uma programação educativa na Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, através da revista radiofônica semanal Eufonia e de como essa possibilidade de experiência acaba sendo essencial para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, do curso de Jornalismo em Multimeios, assim, como para a sociedade. Quatro edições especiais foram selecionadas para exemplificar esse processo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Mesmo com o surgimento de outros meios de comunicação e apesar das novas tecnologias, o rádio se renova, se reinventa, se adapta ao novo e por conta disso e de sua linguagem contemporânea, possui grande força e continua sendo um dos meios de comunicação de maior audiência. Ele funciona tanto como meio de debate, de informação, de entretenimento, de promoção da cultura, como também de educação. As rádios educativas por sua vez, devem preparar e investir numa programação educativa e cultural. Quando em conjunto com o jornalismo, é importante transmitir assuntos de interesse social, com distintas abordagens, dando voz a diferentes fontes e pautas, já que as rádios comerciais costumam não incentivar o debate e a criticidade nos ouvintes, muitas vezes manipulando o público a aceitar os interesses de uma minoria, repassando apenas um lado da história. Portanto os conteúdos do jornalismo de uma rádio educativa devem discutir diversos temas ligados à sociedade, regionalizando as informações. No caso do Eufonia, o objetivo é praticar o Jornalismo, com conteúdos educativos, buscando fazer valer as características de uma rádio educativa na prática e proporcionando aos estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios, experiências diversas, participando de toda construção da produção do produto, como escrita, narrativa, apuração de fatos, entre outras atividades referentes à comunicação e educação. Nesse artigo vamos analisar quatro edições do programa semanal que funciona como espaço para a formação e a experimentação do radiojornalismo educativo na Universidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Durante as férias de Janeiro, o programa é apresentado e produzido de forma diferente, pois reportagens especiais de radiojornalismo são elaboradas para serem veiculadas no lugar dos quadros fixos da revista radiofônica Eufonia. Cada aluno voluntário do projeto se engaja em produzir, gravar e editar o especial para que ele seja transmitido nas rádios e através da internet. O programa experimental permite que os alunos (as) da Universidade do Estado da Bahia tenham uma experiência na sua área. Além de ser um espaço para temas que a  grande mídia não tem interesse em abordar, mantendo um compromisso ético com a comunidade. Os alunos têm a oportunidade de exercer a narração, o texto jornalístico, as entrevistas e a edição. Os estudantes, de forma voluntária, exercem todas as funções de uma redação: pauteiro, produtor, repórter e apresentador, com a orientação e coordenação da professora Fabíola Moura. Barbeiro e Lima (1946) explicam que o pauteiro (a) tem na sua essência, um ser racional por convicção, aquele que se aprofunda nos acontecimentos da sociedade e percebe o que pode ser transformado em reportagem jornalística. Esse trabalho é muito mais do que uma seleção de assuntos, uma vez que o seu dever é planejar reportagens exclusivas, fugir do conceito já estabelecido de que o rádio, quando não está cobrindo o factual, se limita a repercutir o que foi notícia em outros meios, como a televisão e a internet. A proposta do eufonia é justamente essa, de produzir conteúdo que esteja fora deste padrão, que foi consagrado dentro do rádio. Para o ouvinte é de extrema importância ter reportagens diversificadas de qualidade, um conteúdo educativo, que saia do convencional da mídia massificada. Freire (1985) explica, que na alfabetização o homem não está paciente no processo, pois sua virtude é suportar o abismo entre sua experiência existencial e o assunto que lhe oferecem para sua aprendizagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O programa Eufonia traz um conteúdo educativo que permite que os ouvintes sejam críticos, que os tirem do lugar comum, que eles conheçam sobre sua realidade, não de forma  alienada e sim como seres  pensantes . Além disso, a interação é outro ponto chave que durante os 11 anos de existência o Eufonia consolidou. Ferramentas como o correio eletrônico e principalmente as redes sociais tem um papel fundamental no feedback dos temas que estão sendo abordados. Martins (2008) diz que as novas tecnologias carregam consigo outras possibilidades de comunicação entre as pessoas, como a interação pelo Messenger, as conversas pelo Skype, as postagens de vídeos no Youtube, o compartilhamento da vida e da privacidade pelo Orkut e atualmente é o Facebook que faz esse papel. Por causa das novas formas de se comunicar que Bill Gates (1995),  diz que as maiores alterações que se prevêem para o futuro serão ao nível da forma como as pessoas se comunicarão (p.11) . Objetivando oferecer através de um programa de rádio uma programação educativa, que mantém o espaço para a comunidade através de temáticas relacionadas aos interesses da população e também proporcionar aos estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios o exercício da prática, através de diversas atividades, seja a escolha do tema a ser pautado, a apuração dos fatos, a escolha de fontes, a escrita do texto radiofônico, a oralidade ou aprender a organizar o tempo, é que surge a discussão sobre a importância de ter um projeto como o Eufonia em uma Universidade que oferece um curso de Comunicação Social. As emissoras de rádio ultimamente têm priorizado o entretenimento dos ouvintes, visando em sua maioria, o interesse econômico e político. Essa prática deixa de lado a utilização do rádio como instrumento de democratização, como um ambiente que estimule a criticidade e o exercício da cidadania. Flávia Bespalhok e Patrícia Heitzmann afirmam: Não que a mídia não esteja preocupada com o receptor, mas ele é visto principalmente como alguém capaz de consumir não só produtos, mas também formas de vida. [...] Ela afasta -se de seu papel de formar e educar quando faz uma escolha pelo homem-consumidor e não pelo homem-sujeito, que poderia contribuir para criar formas de expressão e manifestação de singularidades (BESPALHOK; HEITZMANN, 2003, p.1). Muitas rádios pertencem explicitamente ou não a políticos, donos de grandes empresas e representantes de determinadas religiões. O conteúdo desses veículos se volta para os interesses dos proprietários, mesmo que a constituição afirme no parágrafo 5° do artigo 220 que os meios de comunicação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. Quando estes parlamentares não são os próprios donos, conseguem encaixar na programação dos meios de comunicação os assuntos de seu interesse, através da troca de favores. O que atualmente recebe o termo de coronelismo eletrônico. No Brasil o  coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras.  Não é possível, pois, compreender o fenômeno sem referência à nossa estrutura agrária, que fornece a base de sustentação das manifestações de poder privado ainda tão visíveis no interior do Brasil.  (LEAL, 1980, p.44) Portanto, é possível perceber que o coronelismo está presente ainda nos dias de hoje, com a mesma base de conceito, mas manifestado de maneiras diferentes, inclusive através dos meios de comunicação. Através da percepção desses fatores, a iniciativa de construir um projeto de programa de rádio diferente e inovador, que ofereça a sociedade o cumprimento do seu direito, discutindo temas educativos, culturais, artísticos e também informativos, além de estimular nos alunos a produção independente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os alunos que fazem parte do programa Eufonia são orientados a escolher temas sociais e regionais, procurando apurar as informações de maneira diversificada, porém certificando-se da veracidade dos fatos, priorizando a entrevista pessoal e intransferível e creditando os meios e as fontes que forneceram determinada informação. Para além das instruções iniciais, na produção dos programas especiais de férias, cada aluno individualmente apura seus dados, escolhe suas fontes e técnicas de apuração, entrevista e realiza a construção do texto a ser narrado pelo próprio estudante em parceria com um convidado de sua escolha, também aluno do curso. Antes da edição do programa ser gravada, o texto passa pela orientação e correção da coordenadora do projeto, para que nesse processo de aprendizagem de produção jornalística seja sempre possível a troca de conhecimento e o aprimoramento. Depois do programa ser transmitido é feito um relatório de auto-avaliação, considerando o que poderia ser diferente em uma próxima edição e em que aspectos é possível melhorar. Mesmo que a temática de cada especial seja escolhida por cada aluno responsável em produzir um programa, e os métodos sejam escolhidos por cada, é possível identificar métodos comumente utilizados: 1. A pesquisa bibliográfica - é feita através de referências teóricas, seja em livros, artigos, no impresso ou eletrônico: Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta. (FONSECA,2002, p.31). 2. A pesquisa de campo - segundo o professor João José Saraiva da Fonseca:  se caracteriza pelas investigações em que para além da pesquisa bibliográfica ou documental, se coletam dados junto de pessoas, utilizando diversos tipos de pesquisas (FONSECA, 2002, p.32).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O nome do programa radiofônico Eufonia significa som agradável, um produto que surgiu da necessidade de ter uma programação educativa no Vale do São Francisco. Para isso os alunos produzem conteúdos experimentais através de quadros e, no período de férias, reportagens especiais. O produto foi criado através de uma consulta no campus da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro. Com o auxílio de um formulário desenvolvido pelos estudantes, a comunidade acadêmica votou no formato do programa e sugeriu um nome. O programa radiofônico tem características de uma revista educativa eletrônica, tem meia hora de duração, periodicidade semanal e é exibido em seis emissoras de rádio no Vale do São Francisco, precisamente no Semiárido nordestino. O Eufonia é veiculado gratuitamente todos os sábados e domingos nas rádios: comercial Emissora Rural, na educativa Petrolina FM, ambas na cidade de mesmo nome, em Pernambuco, além das comunitárias Liberdade FM, Vitória FM e Curaçá FM, respectivamente em Juazeiro e Curaçá, na Bahia e na Orocó FM, também em Pernambuco. A exibição se mantém graças a um contrato de cooperação técnica entre a universidade e os veículos. O programa também é veiculado na página do programa no Facebook, no Instagram e no serviço de compartilhamento de arquivos 4shared, plataforma de onde é enviado o link de cada edição para as rádios parceiras. Todo o conteúdo é produzido pelos alunos, uma monitora e oito voluntários do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios  que apuram, levantam informações, fazem entrevistas, apresentam e editam o programa no laboratório de rádio do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, no Campus III. O processo conta com a supervisão da professora coordenadora do projeto, que serve como espaço experimental para os alunos do curso. Ao escolher essa proposta musical diferente do que se ouve nas emissoras, o programa opta por possibilitar o acesso a outros tipos de produção, uma vez que a maior parte da população não teria essa opção pela grande mídia e até mesmo pelas rádios comunitárias, que muitas vezes reproduzem o formato comercial. Dessa forma, os ouvintes conhecem um outro repertório e os artistas tem espaço para divulgar sua obra. Além da oferta musical diferenciada, o Eufonia também compartilha conteúdos informativos e educativos em seus nove quadros. São dicas de livros e filmes, divulgação de projetos realizados por escolas públicas e privadas, entrevistas com artistas, poetas e escritores sobre suas obras e outras informações que detalhamos agora. Rato de biblioteca: Nesse quadro são indicados de livros que não estão no circuito comercial, trazendo de forma resumida informações sobre a obra. Esse quadro incentiva aos nossos ouvintes terem o hábito da leitura. Historiando: Esse quadro é para trazer algo relevante e curioso sobre a história da humanidade. Ele sempre traz abordagem diferenciada dos fatos que marcaram época. Eufonia apresenta: É um quadro quinzenal que entrevista bandas, artistas, escritores, dançarinos e outras formas de expressão artística. O critério para participar desse quadro é que o trabalho esteja fora do circuito comercial ou que não seja reconhecido pela indústria cultural. Eufonia na escola: Sua periodicidade é quinzenal e divulga os projetos ou iniciativas nas escolas públicas e privadas. Contém entrevistas com o responsável por essas práticas, para compreensão melhor de como as iniciativas funcionam. O ouvinte tem a oportunidade de conhecer escolas que têm uma atitude diferenciada. Curiosidades: Esse quadro é um espaço para descobrir o universo da curiosidade, que muitas das vezes o público ouvinte não conhece. Ele também informa fatos que conhecemos, mas que nunca tinha percebido que aconteciam daquela maneira. E é o momento de desconstruir pensamentos que criamos sobre as coisas que nos rodeiam. De bem com a vida: Traz dicas de saúde, entrevistas com profissionais da área, pesquisas relacionadas ao bem-estar e doenças. Além de descobrir cada detalhe do nosso corpo que merece toda nossa atenção e cuidado. Neste quadro, o público pode tirar suas dúvidas sobre o que está relacionado ao universo da saúde. Sala de cinema: É um espaço para falar de filmes, documentários e curtas, que não fazem parte do circuito comercial. O quadro faz um breve resumo sobre assunto abordado na produção audiovisual. Agenda Cultural: São informações sobre atrações, cinema, museu, sarau e eventos culturais, que estão fora do circuito comercial. O quadro informa o que está acontecendo naquela semana na região. Por Dentro do Campus: Notícias sobre o que acontece nas universidades, eventos e iniciativas. Além, de coberturas jornalística da programação. Esse quadro é importante tanto para os universitários quanto para a comunidade externa, que pode ter ao acesso e participar do ambiente acadêmico. Eufonia Musical: Nesse quadro, o público pode pedir músicas que estejam fora do circuito comercial e conhecer trabalhos que não tocam no rádio. O programa experimental permite que os alunos (as) da Universidade do Estado da Bahia tenham uma experiência na sua área. Durante as férias de Janeiro, o programa é apresentado e produzido de forma diferente. Reportagens especiais de radiojornalismo são elaboradas para ser veiculadas substituindo os quadros fixos. Cada aluno voluntário do projeto se engaja em produzir, gravar e editar o especial para que ele seja transmitido nas rádios e através da internet. Entre os especiais já produzidos estão a história do eterno rei do baião, Luiz Gonzaga o programa sobre Cazuza, que marcou na história do rock na banda Barão Vermelho.Entre as produções de especiais de férias, quatro foram selecionadas para discutir essa prática jornalística com conteúdo educativo: as edições 535, 537, 539 e 542. A edição 535, produzida pelo aluno George Lola, foi dedicada à vida e obra do cantor e compositor Edésio Raimundo dos Santos, mais conhecido como Edésio Santos. Ele viveu a maior parte de sua vida na cidade de Juazeiro, na Bahia, contribuindo para a cultura da cidade.A sua contribuição teve tamanho reconhecimento na região e nacionalmente que o seu nome foi dado a uma avenida na cidade Juazeiro, a avenida Edésio Santos e a um festival nacional de música, o Festival Edésio Santos da Canção. A edição traz algumas de suas composições de Edésio Santos na programação musical e entrevistas com pessoas que acompanharam de perto a sua trajetória. A edição 537 foi produzida pela aluna Mayzze Menezes e discute sobre gordofobia, trazendo além dos conceitos e características, exemplos e músicas que vão de encontro a essa prática preconceituosa. A edição debateu através do relato de distintas fontes, a importância de trabalhar a beleza da diversidade na educação e de perceber que palavras e gestos que podem parecer não significar muita coisa, se caracterizam como gordofobia. A edição 539, produzida pelo aluno Márcio Reges, relata a história do Samba de Véio na comunidade quilombola Rodeadouro em Juazeiro. O programa mostra as nuances e riquezas dessa manifestação cultural e sua importância para a região. As entrevistas foram feitas com moradores da comunidade que são ativos na atividade do grupo de Samba de Véio e a programação musical apresenta as músicas tocadas durante essa manifestação cultural. A edição 542, produzida pela aluna Cátia Lopes, faz uma viagem no tempo para contar a contribuição econômica e cultural dos vapores do Rio São Francisco, as embarcações que além de carregar pessoas e mercadorias, ficaram marcadas na história de na região do Rio São Francisco. As fontes variam desde pessoas que construíram os acervos sobre essas embarcações até quem escutou histórias e lendas sobre elas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O programa experimental Eufonia permite que os alunos (as) da Universidade do Estado da Bahia tenham uma experiência na sua área, além de ser um espaço para debater temas que não estão na grande mídia. Um projeto que proporciona o aprendizado e crescimento profissional aos alunos por meio da experimentação e também oferece à sociedade diversidade de temas discutidos, de maneira diferente da prática da maior parte dos meios de comunicação. O projeto além de proporcionar o aprendizado e crescimento profissional aos alunos, também oferece a sociedade, diversidade de temas discutidos, de maneira diferente do que a maior parte dos meios de comunicação fazem. Os especiais de férias foram feitos pelos alunos através da elaboração, produção e execução de conteúdo radiofônico. Os estudantes são estimulados a colocar em prática pautas diferenciadas, entrevistas especiais, seleção musical fora do circuito comercial e a pesquisar conteúdos informativos, artísticos e educativos, regionalizando sempre que possível as informações, respeitando e valorizando os diferentes aspectos sociais e culturais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo R. Manual de Radiojornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003  5ª impressão.<br><br>BESPALHOK, Flávia L.B. e HEITZMANN, Patrícia Z. Radiojornalismo e subjetividade: em busca de vozes singulares. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Belo Horizonte-MG, 2003.<br><br>BLOIS, Marlene. Rádio Educativo no Brasil. Uma história em construção. In: HAUSSEN, Dóris e CUNHA, Magda (Orgs), 2003.<br><br>FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S. A., 1985.<br><br>FONSECA, J. J. S. D. Metodologia da Pesquisa Científica. Apostila (Apostila de Disciplina)  Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2002.<br><br>LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras. 1980. 4. ed. <br><br>MARTINS, N. Webrádio: Novos gêneros, novas formas de interação. Tese Doutorado - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte. 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>