INSCRIÇÃO: 00211
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO09
 
TÍTULO: "Um tiro no peito, um buraco na alma"
 
AUTORES: Rafael de Lima Almeida (Universidade Tiradentes); Juliana Correia Almeida (Universidade Tiradentes)
 
PALAVRAS-CHAVE: Reforma Agrária, Josael de Lima, Conflitos Agrários, Ditadura, Morte no Campo
 
RESUMO
A radiorreportagem traz um relato jornalístico da história de Josael de Lima, líder sindical assassinado em 1986 em decorrência dos conflitos agrários e disputas de terra no Oeste da Bahia, nas décadas de 1970 e 1980. Com o título “Um tiro no peito, um buraco na alma” a reportagem laboratório revela sentimentos de impunidade e tristeza de uma família que convive com o luto e a certeza de que, mesmo com a perda, nada foi em vão. Por meio desta radiorreportagem feita em 2017 para a disciplina de Radiojornalismo II, a história é contada utilizando recursos como a paisagem sonora e as técnicas de redação radiofônica.
 
INTRODUÇÃO
Josael de Lima nasceu em uma família de classe média do interior da Bahia, mais especificamente na cidade de Tapiramutá, em 1936. Trabalhou em diversos órgãos estatais e se firmou como membro da Fundifran – Fundação do Desenvolvimento Integrado do São Francisco. Como técnico fez levantamentos e demarcou terras junto ao Incra com o objetivo de estabelecer a distribuição de terras de forma democrática.਀ Assassinado brutalmente com um tiro à queima-roupa, Josael de Lima é mártir da Diocese de Barra, sendo homenageado anualmente na celebração dos mártires e permanentemente no Memorial dos Mártires, na cidade de Ipupiara. ਀ Hoje, Josael de Lima é considerado Mártir da Diocese de Barra, na Bahia. Em 2015, o restos mortais de Jota foram levados até o Memorial dos Mártires, local onde são feitas homenagens a todos os seis mártires da Diocese.਀ Por meio da radiorreportagem foi possível reavivar uma história que ficou esquecida da mídia por mais de 30 anos. O Assassinato de Josael de Lima é um momento triste da história recente de um país marcado por problemas sociais que atingem, além das grandes cidades, a população camponesa. A linguagem radiofônica foi utilizada para promover um ‘diálogo mental’ pensando no rádio hipermidiático que pode se adaptar as novas realidades e a convergência midiática.਀ Entre as ferramentas disponíveis atualmente, a internet é uma das mais presentes nas redações de rádio. Embora não seja a única tecnologia protagonista das mudanças do rádio, nem seja a única nas redações, pode-se afirmar que a rede mundial de computadores foi a que permitiu maior aproximação entre os jornalistas e suas fontes, novas técnicas para a construção da notícia e, consequentemente, a que demanda do jornalista maior atualização em relação às suas habilidades e técnicas. (LOPEZ, 2010, p. 110).਀ Contar a história de Josael de Lima e sua luta por mais democracia no campo em uma radiorreportagem é transformar um história triste em uma representação da luta camponesa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀愀 爀愀搀椀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀愀攀氀 搀攀 䰀椀洀愀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 猀甀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 渀愀 洀攀搀椀愀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 搀攀 琀攀爀爀愀 渀漀 漀攀猀琀攀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 瘀椀猀Ⰰ 瀀漀搀攀爀攀洀漀猀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 挀漀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀 渀漀 挀愀洀瀀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 甀洀 洀攀爀最甀氀栀漀 渀愀 猀甀愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 琀爀愀愀渀搀漀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 搀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 漀甀琀爀愀 瘀椀猀漀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 爀攀昀漀爀洀愀 愀最爀爀椀愀 瀀愀爀愀 漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀瀀氀椀挀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 渀漀 爀搀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀琀愀 爀愀搀椀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 攀 瀀甀戀氀椀挀椀琀愀爀 愀 氀甀琀愀 瀀攀氀愀 爀攀搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 瀀攀氀愀 搀椀洀椀渀甀椀漀 搀愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 焀甀攀 漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 猀攀爀 挀甀洀瀀爀椀搀漀⸀ 倀漀甀挀漀  搀椀瘀甀氀最愀搀漀 渀愀 洀搀椀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀 ⠀愀 渀漀 猀攀爀 挀愀猀漀猀 攀洀戀氀攀洀琀椀挀漀猀 挀漀洀漀 搀愀 洀椀猀猀椀漀渀爀椀愀 䐀漀爀漀琀栀礀 匀琀愀渀最 攀 搀漀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 䌀栀椀挀漀 洀攀渀搀攀猀⤀ 漀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀漀爀琀愀猀 瀀漀爀 搀攀昀攀渀搀攀爀 甀洀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀甀挀漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 攀 挀漀洀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 戀愀琀攀渀搀漀 攀洀 猀甀愀 瀀漀爀琀愀⸀ É possível ainda compreender que o papel formador, crítico e analítico da sociedade traz perspectivas de uma construção de um mundo cada vez mais justo e informado. Os problemas sociais possuem solução e a radiorreportagem é um dos instrumentos de mediação dos problemas e formador de opinião, o que possibilita o acesso a acontecimentos que poderiam ficar esquecidos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀愀搀椀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀爀爀愀 攀 䤀瀀甀瀀椀愀爀愀Ⰰ 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀愀 䈀愀栀椀愀 攀 渀愀爀爀愀攀猀 昀攀椀琀愀猀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 搀漀 䌀漀洀瀀氀攀砀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 吀椀爀愀搀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀渀挀氀甀椀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 昀攀椀琀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀愀攀氀 搀攀 䰀椀洀愀⸀ 䌀漀洀漀 洀琀漀搀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀攀 挀愀洀瀀漀 攀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 愀搀焀甀椀爀椀爀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 爀攀愀氀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 猀漀渀漀爀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 渀漀 氀漀挀愀氀 搀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 琀爀椀氀栀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 攀 猀漀渀猀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀琀漀猀 攀洀 爀漀琀攀椀爀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 洀攀椀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀猀琀愀 爀愀搀椀漀爀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 漀 搀攀猀氀漀挀愀洀攀渀琀漀 愀琀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀爀爀愀Ⰰ 渀漀 漀攀猀琀攀 搀愀 䈀愀栀椀愀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀爀 漀猀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀漀渀琀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䨀漀猀愀攀氀 搀攀 䰀椀洀愀⸀ 䌀漀洀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 氀攀瘀愀渀琀愀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀琀攀 瀀漀渀琀漀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 愀琀甀愀漀 搀攀 䨀漀琀愀 愀琀 猀甀愀 洀漀爀琀攀 攀洀 洀愀椀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㘀⸀  Após coletar os depoimentos em Barra com Dona Josefa Elze, esposa de Jota, e amigos, o material bruto foi decupado e separado para utilização no produto final. Com os depoimentos decupados, foi construída uma narrativa radiofônica em que foi preservada a sequência temporal da descrição dos acontecimentos feita pelos entrevistados, mas com intuito de chamar a atenção do ouvinte foi iniciada a radiorreportagem com a morte. Por fim, com textos prontos e sonoras cortadas, foi feita a edição do material e montagem da paisagem sonora.
 
CONSIDERAÇÕES
A partir do resultado dessa radiorreportagem, é possível concluir que a contribuição do rádio para a difusão de informações para a população é fundamental. Aplicar as técnicas aprendidas em sala de aula na produção de um conteúdo que tem uma relevância social, mostra que o rádio tem o poder de impactar através da criação de imagens mentais e através de um diálogo que compreende uma relação verbo-voco-sonoplástica. Além disso, é possível compreender que os processos de planejamento, produção, pós-produção e finalização no rádio são etapas importantes para a construção de uma boa narrativa.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CARTER, Miguel (Org.). Combatendo a desigualdade social: O MST e a reforma agrária no Brasil. Tradução de Cristina Yamagami. São Paulo: Editora Unesp਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀䌀䠀䔀Ⰰ 䐀攀渀礀猀⸀ 䄀 渀漀漀 搀攀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀猀 挀椀渀挀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀 嘀椀瘀椀愀渀攀 刀椀戀攀椀爀漀⸀ ㈀ꨀ 攀搀⸀ 䈀愀甀爀甀㨀 䔀䐀唀匀䌀Ⰰ ㈀  ㈀

DUARTE, Nestor. A Ordem Privada e a Organização Política Nacional. 2ª Edição. São Paulo: Cia Nacional, 1966਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䨀漀猀愀攀氀⸀ 䔀渀挀漀渀琀爀漀 搀攀 䌀愀猀愀椀猀 挀漀洀 䌀爀椀猀琀漀⸀ 䈀愀爀爀愀Ⰰ 䈀䄀⸀ ㄀㤀㠀 ⸀ 倀愀氀攀猀琀爀愀 愀漀猀 挀愀猀愀椀猀

LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilha, PT. Labcom. 2010਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀쌀伀 倀䄀唀䰀伀⸀ 䄀爀焀甀椀瘀漀 倀攀猀猀漀愀氀⸀ 䄀猀 愀洀攀愀愀猀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀⸀ 䨀漀爀渀愀氀 搀漀猀 吀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 匀攀洀 吀攀爀爀愀⸀ 䨀甀渀⸀ ㄀㤀㠀㘀⸀ 倀⸀ ㄀㐀⸀

STÉDILE, João Pedro. A questão agrária no Brasil: o debate tradicional – 1500-1960. São Paulo, SP, Ed. Expressão Popular, 2011.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀준䐀䤀䰀䔀Ⰰ 䨀漀漀 倀攀搀爀漀⸀ 䄀 焀甀攀猀琀漀 愀最爀爀椀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 漀 搀攀戀愀琀攀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㤀 ⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀Ⰰ 䔀搀⸀ 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 倀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㄀㌀

TAVARES, Mariza. Manual CBN de Jornalismo. Rio de Janeiro, RJ, Globo Livros, 2011.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䄀一䄀Ⰰ 䜀椀氀渀攀礀 䄀洀漀爀椀洀⸀ 䌀愀洀瀀漀渀攀猀攀猀 洀漀爀琀漀猀 攀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀椀搀漀猀㨀 攀砀挀氀甀搀漀猀 搀愀 樀甀猀琀椀愀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 匀攀挀爀攀琀愀爀椀愀 搀攀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀 搀愀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀