INSCRIÇÃO: 00250
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO09
 
TÍTULO: Mulheres: empoderamento no mercado de trabalho do Cariri
 
AUTORES: JAINARA DE SOUSA SABINO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); DEBORA SILVA COSTA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI)
 
PALAVRAS-CHAVE: Empoderamento, Espaços sociais, Mercado de trabalho, Mulher, Radiojornalismo
 
RESUMO
O presente trabalho busca apresentar a reportagem em Radiojornalismo Mulher: empoderamento no mercado de trabalho do Cariri, uma produção desenvolvida na disciplina de Laboratório de Radiojornalismo, no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri. A construção narrativa da reportagem se apoia em depoimentos, e, dessa forma, o tema é problematizado com as declarações expostas. Os depoimentos usados na reportagem foram relatos de vivência de 3 mulheres da região metropolitana do Cariri cearense inseridas no mercado de trabalho. Esses ambientes geralmente “masculinizados” ou com baixa presença feminina. Com isso, o objetivo foi desenvolver um produto radiofônico com o intuito de compreender as práticas do jornalismo, a realidade da região e a valorização da mulher em qualquer que seja o espaço social em que esteja inserida.
 
INTRODUÇÃO
É mais do que um olhar superficial possa ver. Essa é a primeira impressão que coloco em questão no início da reportagem. A partir da abordagem do tema em sua proximidade, relevância e interesse, Marcelo Parada (2000) elenca a necessidade de abordagem do que “se vê na rua, no trajeto para a empresa, na conversa com alguém da família, na observação da televisão, enfim, de tudo o que faz a vida [...]”. Com isso, a proposta desse trabalho é descrever o desenvolvimento da construção de uma reportagem radiofônica, baseada na luta social constante da mulher pela conquista de espaços. A produção buscou os elementos necessários para desconstrução da discriminação contra a mulher no mercado de trabalho, com um olhar voltado para o Cariri cearense. ਀ Além disso, a produção tem a intenção de absorver o que foi proposto no decorrer do laboratório em relação a classificação das produções em gêneros e formatos. A produção em questão se caracteriza, segundo a classificação de Barbosa Filho, com um formato Reportagem dentro do gênero Jornalístico. A produção foi feita pensando na lógica da internet, visto que foi veiculada na WebRádio .COMverGente fruto do Laboratório de Radiojornalismo 2017. A reportagem passa a ter uma estrutura diferenciada, viabilizando o acesso e compartilhamento em vários canais e plataformas nas mídias digitais e offline.਀ A mulher está quebrando cada vez mais paradigmas. Muitas são as mulheres guerreiras que lutam todos os dias em seus ambientes cotidianos e ao entrarem em espaços sociais onde dizem que não são seus. A luta da mulher hoje é para tentar fazer com que a população não discrimine o trabalho que as pessoas acham que é masculino. Não existe mais negócio de trabalho só para homem ou só para mulher, o trabalho é o mesmo, e, a capacidade pode vir de ambos.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 圀攀戀刀搀椀漀 ⸀䌀伀䴀瘀攀爀䜀攀渀琀攀Ⰰ 爀搀椀漀 眀攀戀 挀爀椀愀搀愀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 搀愀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀䌀䄀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 戀甀猀挀漀甀 琀爀愀稀攀爀 攀猀挀氀愀爀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 挀愀爀椀爀椀Ⰰ 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀⼀昀甀渀攀猀 挀漀洀 戀愀椀砀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 猀攀 瀀爀漀瀀猀 愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 攀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀攀猀猀攀猀 攀猀瀀愀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 攀猀琀愀爀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀猀 攀猀瀀愀漀猀 挀椀琀愀搀漀猀 攀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 昀愀稀攀洀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀攀洀 攀 瀀攀爀洀愀渀攀愀洀 攀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 愀猀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 瀀漀爀 搀椀爀攀椀琀漀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 猀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 愀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 焀甀攀猀琀攀猀 琀愀戀甀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 挀愀爀爀攀最愀洀 挀漀渀猀椀最漀 漀 爀攀挀攀椀漀 攀 愀 挀漀渀昀甀猀漀 焀甀攀 爀攀最攀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 最渀攀爀漀Ⰰ 攀猀瀀愀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀愀 爀攀最椀漀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀 䌀攀愀爀攀渀猀攀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀渀琀爀漀 搀漀 最渀攀爀漀 䨀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀漀猀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 刀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀  㤀⤀ ᰀ挠漀渀猀攀最甀攀 愀洀瀀氀椀愀爀 漀 挀愀爀琀攀爀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀瀀漀爀琀甀渀椀稀愀爀 嬀⸀⸀⸀崀 甀洀愀 渀漀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀漀 昀愀琀漀 渀愀爀爀愀搀漀ᴀ⸠ 䔀猀猀攀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀攀氀愀 猀甀愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 愀 甀洀 漀氀栀愀爀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀氀漀挀甀琀漀爀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 猀甀樀攀椀琀漀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀⸀ 䔀Ⰰ 洀攀猀洀漀 猀攀渀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 焀甀攀 爀攀氀愀琀愀洀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀戀爀椀爀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀⸀  ਀ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 漀 爀搀椀漀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀甀渀漀 猀漀挀椀愀氀㨀 愀琀甀愀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 昀漀爀洀愀漀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀ᴀ†⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀㐀㤀⤀⸀ 䌀漀洀 攀猀猀愀 愀昀椀爀洀愀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 伀 爀搀椀漀 琀攀洀 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀 渀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀Ⰰ 攀洀 爀攀最椀攀猀 挀漀洀漀 漀 䌀愀爀椀爀椀 挀攀愀爀攀渀猀攀 攀渀琀爀愀 挀漀洀 洀甀椀琀愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 渀漀猀 氀愀爀攀猀⸀ 倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ  愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 猀攀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀⸀ 一愀 漀戀爀愀 搀攀 䈀愀爀戀漀猀愀 䘀椀氀栀漀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 猀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 愀氀最甀洀愀猀 昀甀渀攀猀 搀漀 爀搀椀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀漀爀 䴀挀氀攀椀猀栀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀洀漀猀㨀 ᰀ搠椀瘀甀氀最愀爀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀愀搀椀挀愀椀猀 攀 焀甀攀 氀攀瘀攀洀 愀 渀漀瘀愀猀 挀爀攀渀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 洀甀搀愀渀愀猀ᴀ⸠ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀愀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 氀漀挀愀氀 瀀愀爀愀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀  ਀䔀洀戀漀爀愀 渀漀 爀搀椀漀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 琀攀渀栀愀洀 栀漀爀愀 挀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀攀愀爀 攀 琀攀爀洀椀渀愀爀Ⰰ 漀 攀猀瀀愀漀 ጀ†漀甀 漀 琀攀洀瀀漀 ጀ†搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀爀 渀漀琀挀椀愀  搀攀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 ⠀倀䄀刀䄀䐀䄀Ⰰ ㈀   ⤀⸀ 唀洀愀 搀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 琀爀愀稀椀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 愀瀀氀椀挀愀爀 愀 搀椀渀洀椀挀愀 搀漀 爀搀椀漀 愀琀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 攀砀瀀愀渀搀椀甀 瀀愀爀愀 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 最愀渀栀漀甀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 漀 琀攀砀琀漀 攀 愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ 䌀漀洀 愀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀Ⰰ 栀 漀 愀爀洀愀稀攀渀愀洀攀渀琀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 最愀渀栀愀洀 甀洀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瘀椀搀愀 洀愀椀漀爀 瀀漀爀 瀀漀搀攀爀攀洀 猀攀爀 愀挀攀猀猀愀搀漀猀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 氀甀最愀爀Ⰰ 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀椀猀瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 攀 愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀漀洀攀渀琀漀⸀  ਀ᰀ吠漀搀漀 漀 昀愀氀猀漀 搀椀氀攀洀愀 搀攀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 瘀攀爀猀甀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀 挀愀椀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 樀 渀漀 琀攀洀漀猀 甀洀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 栀漀洀漀最攀渀椀愀 ᠀洠甀氀栀攀爀ᤀ†挀漀渀昀爀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 栀漀洀漀最渀攀愀 ᠀栠漀洀攀洀ᤀⰠ 洀愀猀 愀 洀甀氀琀椀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀ᴀ†⠀䄀娀䔀刀䔀䐀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⤀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 搀攀戀愀琀攀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀漀 戀愀猀攀愀搀愀猀 攀洀 最渀攀爀漀⸀ 匀愀渀搀爀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀 搀椀稀攀渀搀漀 焀甀攀Ⰰ ᰀ愠 搀椀昀攀爀攀渀愀 猀攀砀甀愀氀 攀猀琀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 猀攀洀瀀爀攀 渀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀漀搀漀猀Ⰰ 攀 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 猀甀戀漀爀搀椀渀愀漀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 搀攀 昀漀爀洀愀猀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀猀 攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀ᴀ⸠ 䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀 甀渀椀爀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 氀甀琀愀 愀氀挀愀渀挀攀 搀攀 昀愀琀漀 猀甀愀猀 瀀爀瀀漀猀琀愀猀⸀ ਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 琀漀爀渀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 攀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 爀攀最椀漀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀 挀攀愀爀攀渀猀攀 瀀漀爀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 愀椀渀搀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䔀 挀氀愀爀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀  瀀漀猀猀瘀攀氀 猀甀瀀攀爀愀爀 攀猀猀攀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 琀攀洀 焀甀攀 猀攀爀 甀洀愀 氀甀琀愀 搀椀爀椀愀 攀 搀攀 琀漀搀漀猀⸀ 䔀 搀攀椀砀愀 漀 爀攀挀愀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀猀猀攀洀 愀 猀攀 瀀愀甀琀愀爀 搀攀猀猀愀猀 氀甀琀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 洀甀搀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 椀洀瀀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
De acordo com Prado (1985, p.85), “toda reportagem é, em definitivo, uma agrupação de representações fragmentadas da realidade que em conjunto dão uma ideia global de um tema”. Assim, por não possuir uma estrutura rígida se torna um gênero muito rico para a área informativa. Utilizando as etapas da produção, distribuídas em pauta, captação em campo, roteiro jornalístico, edição e finalização, o trabalho também se expandiu para a web. As recomendações colocadas por Marcelo Parada (2000), foram adotadas quando ele incentiva a procura de “uma linguagem que seja simples e não simplória, e que tenha clareza para não deixar dúvidas ao ouvinte.” Ele continua recomendando que “seja conciso sem ser superficial. Vá direto ao ponto e seja breve sem ser apressado.” (PARADA, 2000). ਀ Tendo isso em vista, a narrativa da reportagem é construída através de intercaladas dos depoimentos de três mulheres que trabalham nessas áreas de preconceito por gênero na região metropolitana do Cariri cearense. Para abrir e fechar e série de depoimentos é utilizada a voz da repórter a fim de se dar uniformidade ao material produzido. Além de reforçar o direcionamento e foco que são apresentados pelos depoimentos. A ideia de focar nos relatos dos próprios sujeitos e não no repórter foi adotada afim de reproduzir o ambiente e os sentimentos “para que não se reduza a mera leitura de um texto com o trecho de uma entrevista” (PARADA, 2000). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䐀椀嘀攀爀䌀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 猀甀瀀爀椀爀 愀 氀愀挀甀渀愀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 攀洀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀攀 爀搀椀漀 搀愀 爀攀最椀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 爀攀最椀漀渀愀氀Ⰰ 攀搀甀挀愀琀椀瘀愀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瘀漀氀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀瘀攀爀猀漀 漀渀搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 猀攀 猀椀渀琀愀洀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 攀 挀漀氀漀焀甀攀洀 猀甀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 攀洀 搀攀戀愀琀攀⸀ 倀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 挀愀爀椀爀椀爀攀渀猀攀Ⰰ 愀 瀀愀甀琀愀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀漀 䐀椀嘀攀爀䌀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀 攀砀椀戀椀搀漀 渀愀 圀攀戀刀搀椀漀 ⸀䌀伀䴀瘀攀爀䜀攀渀琀攀⸀  ਀䴀甀氀栀攀爀㨀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀  甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 ㄀  洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㄀  猀攀最甀渀搀漀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 琀爀愀稀攀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀 最渀攀爀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀挀攀猀猀瘀攀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 愀 栀攀琀攀爀漀最攀渀攀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 搀攀椀砀愀爀 搀攀 搀攀戀愀琀攀爀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 攀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 琀爀愀稀 甀洀 瀀漀甀挀漀 搀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 瘀椀瘀渀挀椀愀猀Ⰰ 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 愀渀猀攀椀漀猀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀 䌀攀愀爀攀渀猀攀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀攀猀⼀昀甀渀攀猀 挀漀洀 戀愀椀砀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 䐀攀渀琀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀洀 愀漀 氀漀渀最漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 爀攀氀愀琀漀猀㨀 ਀ᰀ䄠挀栀漀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀挀栀愀洀 攀猀琀爀愀渀栀漀Ⰰ 甀洀愀 䴀唀䰀䠀䔀刀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 戀愀爀戀攀愀爀椀愀ᴀ⸠ ⠀刀攀渀愀琀愀Ⰰ 戀愀爀戀攀椀爀愀Ⰰ 䨀甀愀稀攀椀爀漀 搀漀 一漀爀琀攀 ⴀ 䌀䔀⤀⸀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 戀愀爀戀攀椀爀愀Ⰰ 刀攀渀愀琀愀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀漀氀琀愀搀漀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 栀漀洀攀渀猀Ⰰ 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀椀稀愀搀漀 攀洀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 䠀漀樀攀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀挀栀愀 攀猀琀爀愀渀栀漀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀猀猀攀 洀攀椀漀⸀ 䴀愀猀 猀攀爀 焀甀攀 漀 猀攀砀漀 椀渀琀攀爀昀攀爀攀 渀漀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀漀 挀漀爀琀攀㼀  ਀ᰀ䄠 渀漀猀猀愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀 愀椀渀搀愀  戀攀洀 洀攀渀漀爀 搀漀 焀甀攀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 猀攀最甀爀愀渀愀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀ᴀ⸠ ⠀䄀搀樀愀渀椀爀Ⰰ 愀最攀渀琀攀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 䨀甀愀稀攀椀爀漀 搀漀 一漀爀琀攀 ጀ†䌀䔀⤀⸀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 愀最攀渀琀攀 搀攀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 䄀搀樀愀渀椀爀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀漀 搀愀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀⸀ 䌀漀洀漀 渀漀  渀漀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀 琀爀渀猀椀琀漀  甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀愀琀椀挀漀 攀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 瘀椀漀氀攀渀琀漀Ⰰ 攀渀琀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀挀栀愀 焀甀攀 愀氀椀 渀漀  氀甀最愀爀 搀攀 洀甀氀栀攀爀⸀ 䴀愀猀 愀琀 焀甀愀渀搀漀 漀 洀攀搀漀 焀甀攀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 氀甀最愀爀 漀渀搀攀 愀 洀甀氀栀攀爀 瀀漀搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀㼀  ਀ᰀ䄠猀猀搀椀漀  渀漀爀洀愀氀Ⰰ 洀愀猀 猀 焀甀攀 愀 最攀渀琀攀 琀攀渀琀愀 搀爀椀戀氀愀爀⸀ 䴀愀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀 洀甀椀琀漀⸀ 䄀挀栀漀 焀甀攀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 攀甀 猀攀爀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 漀猀 栀漀洀攀渀猀 瀀攀渀猀愀洀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 愀猀猀攀搀椀愀爀ᴀ⸠ ⠀匀栀攀椀氀愀Ⰰ 洀漀琀漀琀愀砀椀猀琀愀Ⰰ 䈀愀爀戀愀氀栀愀 ጀ†䌀䔀⤀⸀ 䴀甀氀栀攀爀Ⰰ 洀漀琀漀琀愀砀椀猀琀愀Ⰰ 匀栀攀椀氀愀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 椀渀猀攀最甀爀愀渀愀⸀ 䄀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 愀挀栀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀猀琀爀愀渀最攀爀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 攀洀 猀攀甀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀漀爀 攀氀愀 猀攀爀 戀漀渀椀琀愀⸀ 䴀愀猀 愀琀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀搀椀漀 瘀愀椀 猀攀爀 戀愀渀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀㼀
 
CONSIDERAÇÕES
“Para que a participação feminina seja cada vez maior é necessário que as mulheres não apenas atendam aos critérios de um concurso, por exemplo, mas que elas tenham consciência de que aquele lugar também é delas e de que elas têm o direito de exigir o devido respeito.” (Adjanir Nascimento, agente de trânsito de juazeiro do Norte - CE).਀ Essa é a frase que resume a síntese do que foi proposto na abordagem desse tema. E foi escolhida inteligentemente para ser a frase de finalização da série de depoimentos na reportagem. A participação feminina vem crescendo, e na região do Cariri Cearense muitas mulheres vem quebrando paradigmas sociais. A mulher tem tomado consciência de seu papel na sociedade e de que todos os lugares podem ser conquistados. O direito de ocupar espaços, de não precisar se submeter para subir de cargo, o de ser valorizada pelas suas qualidades profissionais. A mulher só quer respeito.਀ Dessa forma, a reportagem passa por meio dos depoimentos, o anseio das mulheres em estarem inseridas nos mais diversos espaços sociais e, da viabilidade da sua permanência neles através de uma conscientização da população. A igualdade e o respeito devem andar juntos e, só assim, para que a discriminação contra a mulher e as suas capacidades profissionais sejam transformadas em força e empoderamento e ela possa estar inserida do ambiente social que desejar e merecer. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀娀䔀刀䔀䐀伀Ⰰ 匀愀渀搀爀愀⸀ 倀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 ᰀ洠甀氀栀攀爀ᴀ†嬀䰀椀瘀爀漀 攀氀攀琀爀渀椀挀漀崀㨀 搀椀昀攀爀攀渀愀Ⰰ 瀀漀攀洀愀猀 攀 挀漀爀瀀漀猀⸀ ⠀䌀漀氀攀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀㬀 嘀漀氀甀洀攀 ㄀⤀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀㨀 漀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀洀 甀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀甀氀椀渀愀猀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䄀刀䄀䐀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀⸀ 刀搀椀漀㨀 ㈀㐀 栀漀爀愀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀愀渀搀愀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀刀䄀䐀伀Ⰰ 䔀洀氀椀漀⸀ 䔀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀