INSCRIÇÃO: 00282
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT08
 
TÍTULO: Dependência Digital Infantil: Endenda os riscos e quais são os limites para uma prática digital saudável
 
AUTORES: Leilane Cristina Sversuti (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Manuela Yasmin Scipioni (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Carmen Regina de Oliveira Carvalho (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
 
PALAVRAS-CHAVE: Dependência digital infantil, Internet, Novas Tecnologias, ,
 
RESUMO
A presente história em quadrinhos, busca alertar sobre a dependência digital infantil, uma prática cada vez mais comum com os avanços tecnológicos na sociedade, que pode causar grandes transtornos físicos e psicológicos. Para a produção da presente história, buscamos pesquisas que comprovam como este índice vem crescendo no Brasil, entrevistamos duas mães que possuem filhos(as) que utilizam o aparelho celular e tem acesso a internet desde os 2 anos de idade, e conversamos com a psicóloga Zelma Borges de Souza, para elucidar sobre este mau uso, seus riscos e o que os pais podem fazer para impor limites e erradicar o uso exacerbado da rede.
 
INTRODUÇÃO
O uso das novas tecnologias e da internet como um todo, tornou-se intrínseco ao dia a dia das pessoas devido a praticidade que oferece, seja para o lazer e novos conhecimentos. Devido a essas facilidades, a sociedade construiu a necessidade desse uso, e com isso tornou-se dependente deste acesso para tudo. Todas essas características contribuem para a construção de um vício, que sem limites, acarreta em sérios riscos à saúde das pessoas, tanto no sentido físico como emocional. Este problema torna-se ainda mais grave quando crianças, que estão em processo de crescimento e formação, nascem imersas em um mundo repleto de tecnologias e utilizam este acesso digital de modo desenfreado acabando por se desenvolver diante de uma compulsão. Pensando nesse contexto problemático ao qual todos nós estamos sujeitos e inseridos, resolvemos abarcar essa temática em uma história em quadrinhos, visto que este gênero híbrido comporta uma linguagem simples, lúdica e acessível, capaz de alavancar a promoção do debate a todas as camadas da sociedade, descrita por Eisner (1999) com o conceito de "arte sequencial" que foi aperfeiçoado por Mccloud em (1995), alegando ser não apenas a arte sequencial, mas sim "Imagens pictóricas e outras justapostas em seqüência deliberada destinadas a transmitir informações e/ou a produzir uma resposta no espectador" (MCCLOUD, 1995, p. 9), diferenciando o conceito do audiovisual que também utiliza a arte sequencial em sua construção.
 
OBJETIVO
Nosso principal objetivo é o de promover o debate e a conscientização acerca do tema "dependência digital infantil", além é claro, de buscar tornar este material jornalístico acessível, e de tratar do tema com leveza e a seriedade necessária. Para isso, utilizamos da linguagem das histórias em quadrinhos, que tem este poder de abranger diversos públicos para importantes temas na sociedade que devem ser discutidos. Temos também como foco, desmistificar a generalização/preconceito imposto na sociedade de que as histórias em quadrinhos abarcam apenas temas humorísticos e de cunho infanto-juvenil, apresentando uma história que trata de um tema atual e problemático vivenciado na sociedade.
 
JUSTIFICATIVA
Ao utilizarmos o gênero história em quadrinhos, buscamos trazer uma característica de imersão ao leitor, que é evidenciada por Mccloud: “O desenho animado é um vácuo pro qual nossa identidade e consciência são atraídas... uma concha vazia que nós habitamos pra viajar a um outro reino. Nós não só observamos o cartum. Nós passamos a ser ele” (MCCLOUD, 1995, p. 36).਀圀漀氀昀攀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 昀甀渀搀愀搀漀爀攀猀 搀漀 最渀攀爀漀 一攀眀 䨀漀甀爀渀愀氀椀猀洀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀攀最愀 漀 甀猀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 愀瀀漀猀琀愀 渀漀 甀猀漀 搀愀 椀洀攀爀猀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 氀攀椀琀漀爀㨀 ᰀ漠昀攀爀攀挀攀爀 愀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 漀 焀甀攀 攀氀攀猀 琀椀渀栀愀洀Ⰰ 愀琀 攀渀琀漀Ⰰ 猀漀洀攀渀琀攀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀㨀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀甀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 渀愀爀爀愀搀漀猀ᴀ†⠀圀伀䰀䘀䔀Ⰰ ㄀㤀㜀㘀Ⰰ 瀀 ㌀㈀⤀⸀ Além da imersão, Wolfe, apoiava inovações no jornalismo, principalmente se fossem utilizados para aperfeiçoá-lo:਀一攀猀琀攀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 栀 瀀攀挀愀搀漀猀 挀愀瀀椀琀愀椀猀㬀 渀漀 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀漀搀漀⸀⸀⸀ 匀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 焀甀攀爀 洀甀搀愀爀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 攀洀 琀攀爀挀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀 渀愀 洀攀猀洀愀 挀攀渀愀Ⰰ 漀甀 猀攀 焀甀攀爀 攀渀琀爀愀爀 攀 猀愀椀爀 搀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 漀甀 猀攀 焀甀攀爀 猀愀氀琀愀爀 搀愀 瘀漀稀 搀漀 渀愀爀爀愀搀漀爀 漀渀椀猀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 漀甀琀爀漀 愀氀最甀洀 ⠀⸀⸀⸀⤀ 攀氀攀 漀 昀愀稀⸀ 倀愀爀愀 攀猀猀攀猀 最氀甀琀攀猀 搀漀 攀猀琀椀氀漀Ⰰ 愀 切渀椀挀愀 爀攀最爀愀  愀 搀漀 昀漀爀愀ⴀ搀愀ⴀ氀攀椀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀  琀挀渀椀挀愀㨀 琀漀洀攀ⴀ愀Ⰰ 甀猀攀ⴀ愀Ⰰ 洀攀氀栀漀爀攀ⴀ愀 ⠀圀伀䰀䘀䔀Ⰰ ㄀㤀㜀㘀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㌀⤀⸀ É nesse sentido que o gênero híbrido do jornalismo em quadrinhos, conhecido como JHQ, contribui para a reportagem, agregando na imersão, por trazer uma riqueza de detalhes à história apresentada para o seu público, além é claro de tratar de importantes temáticas promovendo a discussão das mesmas, como neste caso, em que falamos da dependência digital infantil, um tema cada vez mais próximo da nossa realidade e pertinente não só no âmbito infantil, mas em um cenário estrutural que representa toda a sociedade sujeita do meio digital, inclusive, para manter as relações interpessoais, que segundo os psicólogos Abreu e Young (2011), estão sendo cada vez mais transferidas para o mundo digital, transformando o usuário em uma parte da rede: A facilidade de acesso à internet, de qualquer lugar, torna o usuário uma parte da rede de internet em si. As pessoas, literalmente, se tornaram nodos em um vasto sistema de rede impessoal, e esse sistema agora é móvel e portátil (ABREU;YOUNG, 2011, p.175). ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 愀焀甀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀甀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 洀攀猀 焀甀攀 琀洀 昀椀氀栀漀猀⠀愀猀⤀ 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 渀攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 猀攀甀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 攀猀琀愀猀 洀攀猀 戀甀猀挀愀洀 椀洀瀀漀爀 氀椀洀椀琀攀猀 攀 戀漀渀猀 栀戀椀琀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 愀 猀攀甀猀 昀椀氀栀漀猀⠀愀猀⤀ 瀀漀爀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 攀猀琀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀⸀ Entrevistamos também a psicóloga Zelma Borges de Souza, que informou importantes dicas para os pais manterem-se alertas e de como podem intervir com limites, além do tratamento existente hoje no Brasil para este tipo de compulsão, que se equipara ao vício de drogas como a cocaína, que estimulam o prazer de seus usuários ao terem acesso.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 一愀瘀攀最最 ⠀攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 愀甀搀椀渀挀椀愀 漀渀氀椀渀攀⤀ 攀洀 ㈀ ㄀㘀 攀 瀀攀氀愀 䄀嘀䜀 吀攀挀栀渀漀氀漀最椀攀猀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㐀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀洀 攀洀 搀愀搀漀猀Ⰰ 攀猀琀攀 瘀挀椀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 攀砀愀挀攀爀戀愀搀漀 渀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 漀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 愀挀攀猀猀漀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀  Outra importante técnica utilizada, foi a inserção de um questionário desenvolvido pelo Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do impulso (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na história em quadrinhos, o que contribui para uma característica ainda mais profunda no que se refere a imersão nessa leitura, proporcionando ao leitor, a chance de realizar no momento em que está lendo a história o teste em conjunto dos personagens para identificar o grau de dependência em que se encontra. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀 ∀䐀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 䐀椀最椀琀愀氀 椀渀昀愀渀琀椀氀㨀 䔀渀琀攀渀搀愀 漀猀 爀椀猀挀漀猀 攀 焀甀愀椀猀 猀漀 漀猀 氀椀洀椀琀攀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀椀最椀琀愀氀 猀愀甀搀瘀攀氀∀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀㨀 ਀㄀ⴀ 倀愀甀琀愀㨀 䔀猀猀愀 瀀愀甀琀愀 昀漀椀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀愀 愀瀀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀⼀爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 攀氀攀渀挀愀猀猀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 猀攀 搀攀戀愀琀攀爀 攀 攀砀瀀漀爀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 渀漀猀猀愀 愀琀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 2- Entrevistas: Este foi o processo base que possibilitou que a partir da entrevistas com mães que vivenciam essa realidade com seus filhos, pudéssemos então, pôr em prática essas experiências transmitidas pela entrevista na história. Além da entrevista com a psicóloga, que nos trouxe possibilidades de tratamento e da importância do mesmo devido a esta crescente dependência na sociedade.਀㌀ⴀ 倀攀猀焀甀椀猀愀猀㨀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 洀漀搀漀猀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀洀漀猀 攀 搀攀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀洀漀猀 挀漀洀漀 漀猀 渀切洀攀爀漀猀 猀漀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀猀 攀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 爀攀昀漀爀愀爀 攀猀猀攀 搀椀猀挀甀爀猀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀最爀攀最愀爀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀ 4- Roteiro: Parte fundamental, em que fazemos a junção de todo o material coletado até aqui, para construímos o início, meio e fim da história, além de elencarmos os elementos fundamentais para compor o conteúdo da mesma, como as onomatopeias, falas, e descrição de como será feito a parte visual da história. ਀㔀ⴀ 椀氀甀猀琀爀愀漀㨀 䔀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀最爀攀最愀 琀漀搀愀 愀 瀀愀爀琀攀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 瀀愀爀琀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 焀甀攀 椀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 愀猀 猀攀渀猀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 昀愀挀椀愀椀猀 攀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀    6- Edição: Aqui, por meio do programa de edição de imagem, Photoshop, fazemos a coloração da ilustração destacando as cores mais chamativas para quadros que queremos dar destaque, fazemos também a inserção de balões de fala, recuos, efeitos, box informativos e margens necessárias para completar a história. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀刀攀琀爀愀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 攀猀琀 琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 渀漀猀猀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀栀攀最愀 愀 猀攀爀 椀洀瀀攀爀挀攀瀀琀瘀攀氀 愀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀Ⰰ 猀攀 渀漀 琀爀愀琀愀搀漀Ⰰ 爀攀洀攀琀攀 愀 最爀愀瘀攀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 琀愀渀琀漀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀猀 挀漀洀漀 昀猀椀挀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 渀愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 甀洀愀 搀漀攀渀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀氀愀爀洀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀爀 攀氀愀猀 樀 渀愀猀挀攀爀攀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀搀愀猀 愀 昀愀稀攀爀 漀 甀猀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 琀攀挀渀漀氀最椀挀漀猀 瀀爀攀挀漀挀攀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 愀搀甀氀琀漀猀 攀 瀀攀氀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀⸀ Viemos então, aliar o gênero história em quadrinhos ao jornalismo, que tem o papel de retratar importantes temáticas na sociedade, para promover um debate e conscientização acerca da dependência digital voltada para o meio infantil, exemplificando as formas de tratamento e sintomas em uma linguagem clara, acessível e dinâmica para retratar com riqueza e imersão, sobre um tema atual e pertinente que pode atingir a todos nós, independente de idade, sexo e nível econômico.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀刀䔀唀Ⰰ 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀 一愀戀甀挀漀 搀攀㬀 夀伀唀一䜀Ⰰ 䬀椀洀戀攀爀氀礀 匀⸀ 䐀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 搀攀 䤀渀琀攀爀渀攀琀㨀 䴀愀渀甀愀氀 攀 最甀椀愀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀漀 攀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀⸀ 䈀爀愀猀椀氀㨀 䄀爀琀洀攀搀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀

EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. Tradução: Luís Carlos Borges. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䌀䰀伀唀䐀Ⰰ 匀挀漀琀琀⸀ 䐀攀猀瘀攀渀搀愀渀搀漀 漀猀 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀愀欀爀漀渀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀

WOLFE, Tom. El nuevo periodismo. Barcelona: Editorial Anagrama, 1976.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀