INSCRIÇÃO: 00286
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO10
 
TÍTULO: Nos muros da cidade
 
AUTORES: Leonardo Gonçalves Teixeira Pereira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Cássio Felipe de Lima Silva Viana (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Larissa Mota da Silva Calixto (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Victória Cristina Rodrigues Resende dos Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA); Fabíola Moura Reis Santos (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)
 
PALAVRAS-CHAVE: Street art, urbanografia, telejornalismo, reportagem , Juazeiro
 
RESUMO
O presente trabalho apresenta os processos teóricos e de produção que foram utilizados para a elaboração da reportagem “Nos muros da cidade”, produto de experiência laboratorial, da disciplina Telejornalismo II. Em um formato voltado para Web, a produção aborda a arte do grafite nas ruas da cidade de Juazeiro, na Bahia, e propõe a desmistificação da marginalização desta arte na cidade. Além de entrevistas com artistas locais, utilizou-se também como alicerce para construção da reportagem o conceito de Street Art (Arte de Rua) ou Urbanografia, um movimento artístico e cultural que se encontra espalhado no mundo inteiro, onde os muros são as telas nas quais o artista sente-se livre para expressar-se. Uma prática que têm colorido as ruas de uma cidade no sertão baiano.
 
INTRODUÇÃO
Segundo o músico capixaba Sérgio Sampaio, um livro de poesia na gaveta não adianta nada, lugar de poesia é na calçada. Os versos da canção Cada Lugar na Sua Coisa, lançada em 1976, dialogam diretamente com a proposta da reportagem web-televisiva “Nos Muros da Cidade”, produzida em Telejornalismo II, componente curricular do curso de Jornalismo em Multimeios, implantado no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).਀ Street art, arte urbana, urbanografia: inúmeras nomenclaturas para as intervenções artístico-visuais que acontecem no meio urbano em forma de pixo, colagem, stencil, folhinha, arte 3D ou muralismo (ALBRECHT; MATTOS, 2013). Podem ser imensas, capazes de serem vistas de longe, inundando a visão; ou pequenas, quase passando despercebidas pelos transeuntes, exigindo um olhar atento ao redor. Mas nunca são silenciosas, pelo contrário: o grafite chegou ao Brasil na década de 1970, com o intuito dar visibilidade e reivindicar direitos de grupos socialmente marginalizados.਀ Do italiano grafitti, que significa marca ou inscrição feita em uma parede: as primeiras manifestações surgiram ainda na pré-história, nas pinturas rupestres feitas com água, suco de plantas e gordura animal. Hoje, feita com diferentes materiais, repercutiu ao redor do mundo e imprimiu nos muros a voz das ruas. ਀䜀爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀琀攀猀琀漀 渀漀 猀攀 愀琀爀攀氀愀洀 愀 渀攀渀栀甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀猀琀琀椀挀漀 瀀愀搀爀漀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀爀琀攀 搀攀 爀甀愀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀 漀甀 洀攀猀洀漀 挀漀渀昀甀渀搀椀搀愀 挀漀洀 甀洀 愀琀漀 搀攀 瘀愀渀搀愀氀椀猀洀漀⸀ 一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀琀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 猀攀 愀猀猀漀挀椀愀洀 琀愀洀戀洀 愀漀 攀猀琀洀甀氀漀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀漀 愀爀琀椀猀琀愀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀 挀漀爀 猀 挀椀搀愀搀攀猀⸀ ਀ᰀ丠漀猀 䴀甀爀漀猀 搀愀 䌀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀 渀漀 挀愀渀愀氀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 搀愀 圀攀戀吀嘀 唀一䔀䈀Ⰰ 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀猀搀攀 ㈀ ㄀ Ⰰ 搀椀猀挀甀琀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 猀琀爀攀攀琀 愀爀琀 挀漀洀漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀爀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀琀甀搀漀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 䰀䜀䈀吀ᤀ猠⸀
 
OBJETIVO
Em Juazeiro, na Bahia, mensagens de respeito e tolerância ao próximo se misturam ao caos urbano. O objetivo desta reportagem web-televisiva é discutir como a street art pode ser utilizada como um instrumento de apropriação do espaço público, como ruas e praças, pelos artistas (que deixam nos muros suas marcas e ideias), além de contribuir com a desmistificação de uma visão preconceituosa acerca dessa manifestação artístico-visual. Buscamos, também, discutir o grafite na perspectiva de mulheres artistas que utilizam a rua para discutir temáticas como machismo e LGBTfobia.
 
JUSTIFICATIVA
Situada no norte da Bahia, a cidade de Juazeiro possui uma quantidade expressiva de grafites espalhados em ruas e praças. Obras que ultrapassam as paredes de galerias e museus e encontram na rua um local de diálogo com o público. A arte urbana busca justamente transgredir uma ideia vendida através de visuais estéticos padronizados pela mídia.਀ऀ䌀漀洀 琀爀愀漀猀 攀 挀漀爀攀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀Ⰰ 愀 甀爀戀愀渀漀最爀愀昀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀渀攀砀攀猀 攀 愀爀琀椀挀甀氀愀攀猀 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀搀攀 漀甀 ᰀ愠焀甀椀氀漀 焀甀攀 最攀爀愀 甀洀愀 愀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀爀漀搀甀稀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 搀椀昀攀爀攀渀愀ᴀ†⠀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㈀⤀⸀ 一漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 搀愀 猀琀爀攀攀琀 愀爀琀 栀 甀洀愀 攀猀琀爀攀椀琀愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀渀爀愀椀稀愀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀猀 洀愀猀猀椀瘀漀猀⸀ 䄀 愀爀琀攀  甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 搀愀爀 瘀漀稀  挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 搀椀愀氀漀最愀爀 挀漀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 氀甀最愀爀 渀漀猀 洀攀椀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀 渀漀猀 洀甀爀漀猀 甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 愀琀椀瘀愀爀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 攀猀琀愀 瘀漀稀⸀ 䤀猀猀漀 琀甀搀漀 愀琀爀攀氀愀搀漀 愀漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀⸀ 一攀猀琀漀爀 䜀愀爀挀椀愀 䌀愀渀挀氀椀渀椀 搀攀昀攀渀搀攀 焀甀攀㨀 ਀䄀 攀砀瀀愀渀猀漀 甀爀戀愀渀愀  甀洀愀 搀愀猀 挀愀甀猀愀猀 焀甀攀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀爀愀洀 愀 栀椀戀爀椀搀椀稀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 嬀⸀⸀⸀崀 倀愀猀猀愀洀漀猀 搀攀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 搀椀猀瀀攀爀猀愀猀 攀洀 洀椀氀栀愀爀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀猀 爀甀爀愀椀猀 挀漀洀 挀甀氀琀甀爀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 氀漀挀愀椀猀 攀 栀漀洀漀最渀攀愀猀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀最椀攀猀 挀漀洀 昀漀爀琀攀猀 爀愀稀攀猀 椀渀搀最攀渀愀猀Ⰰ 挀漀洀 瀀漀甀挀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 漀 爀攀猀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 渀愀漀Ⰰ 愀 甀洀愀 琀爀愀洀愀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀攀 搀攀 甀洀愀 漀昀攀爀琀愀 猀椀洀戀氀椀挀愀 攀 栀攀琀攀爀漀最渀攀愀Ⰰ 爀攀渀漀瘀愀搀愀 瀀漀爀 甀洀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 椀渀琀攀爀愀漀 搀漀 氀漀挀愀氀 挀漀洀 爀攀搀攀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀 琀爀愀渀猀渀愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ⠀䌀䄀一䌀䰀䤀一䤀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㠀㔀⤀⸀ ਀䔀猀琀愀 栀椀戀爀椀搀椀稀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 愀甀琀漀爀 猀攀 爀攀昀攀爀攀Ⰰ 氀攀瘀愀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀 焀甀攀 漀 洀甀渀搀漀 樀 渀漀 瀀漀搀攀 洀愀椀猀 猀攀爀 攀渀琀攀渀搀椀搀漀 猀漀戀 愀 洀攀猀洀愀 琀椀挀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀愀 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀瘀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 漀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀 攀爀甀搀椀琀漀Ⰰ 爀甀爀愀氀 攀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀洀 搀漀洀椀渀愀 攀 焀甀攀洀 攀猀琀 猀攀渀搀漀 搀漀洀椀渀愀搀漀⸀ 䄀 愀爀琀攀 甀爀戀愀渀愀 焀甀攀戀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀 瀀漀爀 渀漀 猀攀 氀椀最愀爀 愀 攀猀琀攀猀 瀀愀搀爀攀猀Ⰰ 愀 攀猀琀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ ਀伀 攀猀挀爀椀琀漀爀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䔀搀甀愀爀搀漀 䜀愀氀攀愀渀漀 攀猀挀爀攀瘀攀甀 焀甀攀 愀 瘀漀稀 栀甀洀愀渀愀 渀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀 焀甀攀洀 愀 搀攀琀攀渀栀愀㨀 ᰀ匠攀 氀栀攀 渀攀最愀洀 愀 戀漀挀愀Ⰰ 攀氀愀 昀愀氀愀 瀀攀氀愀猀 洀漀猀Ⰰ 漀甀 瀀攀氀漀猀 漀氀栀漀猀Ⰰ 漀甀 瀀攀氀漀猀 瀀漀爀漀猀Ⰰ 漀甀 瀀漀爀 漀渀搀攀 昀漀爀⸀ 倀漀爀焀甀攀 琀漀搀漀猀Ⰰ 琀漀搀漀猀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀氀最漀 愀 搀椀稀攀爀 愀漀猀 漀甀琀爀漀猀ᴀ†⠀㈀  ㈀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㈀⤀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀  挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀 最爀愀昀椀琀攀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀琀椀最洀愀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 挀漀洀漀 愀 猀琀爀攀攀琀 愀爀琀 瀀漀搀攀 猀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀 渀甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Iniciamos o percurso metodológico por meio de pesquisa sobre o conceito de street art. Reportagens, pesquisas acadêmicas e entrevistas com profissionais que atuam na área do grafite também foram utilizados para que se construísse um estudo prévio sobre o tema. Já em campo, na produção da reportagem, a equipe colocou em prática¬ conceitos comuns à produção de qualquer material jornalístico: a elaboração da pauta, apuração, produção, gravação e edição do material.਀䔀洀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀㨀 䌀氀愀爀椀猀猀愀 䌀愀洀瀀攀氀氀漀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀攀 䄀爀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 嘀愀氀攀 搀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 ⠀唀一䤀嘀䄀匀䘀⤀Ⰰ 攀 䈀爀戀愀爀愀 䴀愀爀琀椀渀猀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀攀 䄀爀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 挀漀洀 甀洀 渀最甀氀漀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 猀琀爀攀攀琀 愀爀琀 瀀愀爀愀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 伀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀猀琀愀挀漀甀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀 瀀漀搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 甀爀戀愀渀漀最爀愀昀椀愀 挀漀洀漀 挀漀渀挀攀瀀漀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 挀漀洀瀀漀爀琀愀 愀爀琀椀昀挀椀漀猀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀漀猀 搀攀 愀爀琀攀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 焀甀攀 愀挀愀戀愀洀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 攀洀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀 最愀氀攀爀椀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ Esse formato de reportagem especial jornalística foi escolhido por proporcionar uma ação mais prática e direta sobre a vida das pessoas que estão inseridas neste contexto, tanto com quem pratica a arte do grafite, quanto quem assiste e conhece a sua história, no que refere à influência e proximidade, pois, o fato de mostrar uma realidade implica em um vínculo ainda mais próximo com o telespectador.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀砀椀戀椀搀愀 攀洀 㐀 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 圀攀戀吀嘀 唀一䔀䈀 ጀ†一切挀氀攀漀 䨀甀愀稀攀椀爀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 ㈀ 洀椀渀甀琀漀猀 攀 ㄀㜀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 猀攀 椀渀椀挀椀愀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀 挀愀琀椀挀漀 搀攀 瘀攀挀甀氀漀猀 攀 瀀攀搀攀猀琀爀攀猀 瀀攀氀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䌀漀洀漀 氀漀挀愀漀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀愀洀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 栀 洀愀椀漀爀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀猀 洀甀爀愀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 愀爀琀椀猀琀愀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 挀攀渀琀爀漀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀Ⰰ 愀猀 椀洀攀搀椀愀攀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 嘀愀氀攀 搀漀 匀漀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 ⠀唀一䤀嘀䄀匀䘀⤀ 攀 愀 䤀氀栀愀 搀漀 䘀漀最漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀攀 氀愀稀攀爀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀 ⠀䈀䄀⤀ 攀 倀攀琀爀漀氀椀渀愀 ⠀倀䔀⤀⸀ Com um livro do poeta curitibano Paulo Leminski nas mãos, o repórter inicia o off relembrando o público que “a rua é a parte principal da cidade” (2013, p. 13). Em seguida, as entrevistadas discutem o conceito de arte urbana e suas próprias experiências com a street art, pautando, também, a importância das mulheres ocuparem as ruas com suas manifestações artísticas que abordam o machismo e a LGBTfobia.਀        ऀ䄀 搀椀爀攀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 挀椀渀攀最爀愀昀椀猀琀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 搀愀 䈀愀栀椀愀 ⠀唀一䔀䈀⤀ 攀 瀀攀氀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 昀椀氀洀愀搀漀爀愀 匀漀渀礀 一砀㌀ 攀 䌀愀渀漀渀 㘀 䐀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀 猀攀洀 昀椀漀 攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀氀 挀漀洀 昀椀漀 瀀愀爀愀 挀愀瀀琀愀爀 漀 甀搀椀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀ A escolha das fontes não foi arbitrária: por opção, decidimos priorizar mulheres artistas a fim de discutir, também, a presença feminina na produção da street art na cidade, além de episódios recentes de LGBTfobia. Em 2017, foram realizadas inúmeras pichações no centro de Juazeiro associando LGBTs à AIDS. A professora Clarissa Campello cobriu algumas pichações com murais que discutiam respeito e diversidade. Sua entrevista foi realizada no local de um dos murais da ação.਀        ऀ伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 圀攀戀吀嘀 唀一䔀䈀 搀甀爀愀渀琀攀 搀漀椀猀 搀椀愀猀 挀漀渀猀攀挀甀琀椀瘀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 攀搀椀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瘀搀攀漀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 倀爀漀 ㈀ ㄀㘀⸀
 
CONSIDERAÇÕES
A street art se refere às manifestações artísticas realizadas no espaço público. O grafite é uma destas formas de expressão. Em Juazeiro, as pinturas nos murais se misturam ao caos urbano e deixam mensagens sobre respeito e tolerância – sobretudo com os grupos socialmente marginalizados, como mulheres e LGBT’s. ਀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀椀 愀戀漀爀搀愀爀 挀漀洀漀 漀 最爀愀昀椀琀攀 挀漀洀漀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀攀氀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀⸀ 䐀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀甀愀稀攀椀爀漀Ⰰ 渀漀 猀攀洀椀爀椀搀漀 戀愀椀愀渀愀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀甀 挀漀洀漀 攀猀琀愀 愀爀琀攀 琀攀洀 猀椀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 愀漀 洀愀挀栀椀猀洀漀 攀 愀 䰀䜀䈀吀昀漀戀椀愀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 漀瀀爀攀猀猀攀猀⸀ Com o objetivo de desfazer a imagem pejorativa e marginalizada na qual o grafite é colocado, a reportagem procurou ainda refletir sobre a importância de que espaços públicos precisam ser conquistados cada vez mais, fazendo com que o clamor do artista e de toda a comunidade que ele traz em seu contexto, seja validado pela sociedade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀䈀刀䔀䌀䠀吀Ⰰ 䘀爀愀渀挀礀猀㬀 䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ 倀愀甀氀愀⸀ 䨀漀最甀攀 匀瀀爀愀礀 渀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 ⸀ ㄀㠀 攀搀⸀ ㈀ ㄀㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀漀爀愀氀⸀甀昀猀洀⸀戀爀⼀爀攀瘀椀猀琀愀琀砀琀⼀㼀瀀㴀㄀㌀ 㔀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀伀刀䜀䔀匀Ⰰ 刀攀樀愀渀攀 ⸀ 伀 䴀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 䄀爀琀攀 唀爀戀愀渀愀 ⠀匀琀爀攀攀琀 䄀爀琀⤀ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ⸀ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀漀戀瘀椀漀甀猀洀愀最⸀漀爀最⼀愀爀挀栀椀瘀攀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀ ㌀⼀漀开洀漀瘀椀洀攀渀琀漀开搀攀开愀爀琀攀开甀爀戀愀渀愀开猀琀爀攀攀琀开愀爀琀开渀漀开戀爀愀猀椀氀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀  洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䄀䰀䔀䄀一伀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 伀 氀椀瘀爀漀 搀漀猀 䄀戀爀愀漀猀⸀ 㤀⸀ 䔀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䰀☀倀䴀Ⰰ ㈀  ㈀⸀ ㈀㄀ⴀ㈀㈀ 瀀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀搀攀氀甀戀椀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀⼀眀瀀ⴀ挀漀渀琀攀渀琀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀㈀ ㄀㐀⼀ ㌀⼀伀ⴀ䰀椀瘀爀漀ⴀ搀漀猀ⴀ䄀戀爀愀挀开漀猀ⴀ䔀搀甀愀爀搀漀ⴀ䜀愀氀攀愀渀漀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀䤀一匀䬀䤀Ⰰ 倀愀甀氀漀 ⸀ 吀漀搀愀 倀漀攀猀椀愀 ⸀ ㄀⸀ 攀搀⸀ 嬀匀⸀氀⸀崀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀ ㄀㌀ 瀀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀昀椀氀攀㨀⼀⼀⼀䌀㨀⼀唀猀攀爀猀⼀愀渀愀挀爀⼀䐀攀猀欀琀漀瀀⼀吀漀搀愀─㈀ 倀漀攀猀椀愀─㈀ ⴀ─㈀ 倀愀甀氀漀─㈀ 䰀攀洀椀渀猀欀椀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 洀愀椀漀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀㨀 琀攀漀爀椀愀 愀琀漀爀ⴀ爀攀搀攀 攀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀渀渀愀戀氀甀洀攀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀