ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00298</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação para o segmento infantil: um planejamento para a Vila Alecrim</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MICHELLE OLIVEIRA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Jessica Carvalho da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Adriano Sampaio (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação integrada, Comunicação para o segmento infantil, Planejamento em comunicação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este relatório tem como objetivo apresentar as etapas percorridas durante o planejamento de comunicação integrada para a Vila Alecrim, um espaço de vivências para crianças de quatro meses a seis anos a ser criado em Salvador. O planejamento em questão foi fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Ao longo do relatório, apresentamos a metodologia e o passo a passo do planejamento de comunicação e o resultado desse processo: um plano de comunicação integrada para a organização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Vila Alecrim é um espaço de vivência para crianças de quatro meses aos seis anos de idade que será inaugurado em 2018, em Salvador. O objetivo do lugar é oferecer uma programação infantil que alia brincadeiras e aprendizado, valorizando a capacidade criativa e a autonomia da criança. Antes mesmo da abertura da casa, os diretores enxergaram a necessidade de investir em comunicação para que os objetivos do espaço de vivências infantil fossem alcançados e para que o local fosse conhecido na cidade. Esse reconhecimento levou-os a contatar as autoras do projeto, dando origem a um trabalho de diagnóstico em comunicação que se iniciou em agosto de 2017. O olhar sobre a imprescindibilidade de esforços orientados de comunicação para o sucesso de uma empresa, segundo Gaudêncio Torquato (2009), teve maior força no Brasil no final da década de 1960, quando as organizações viram que o ato de compra deveria ser embutido pela aquisição do conceito, da identidade, do renome e da fama da empresa. Com o tempo, surgiram inúmeras denominações a esses esforços, até chegar ao que conhecemos hoje como Comunicação Organizacional, que a autora Margarida Kunsch define como: A disciplina que analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos (2003, p. 150 apud KUNSCH 2009, p. 55). Esses públicos de interesse orientarão as ações de comunicação que, por sua vez, devem ser planejadas de modo integrado. Embora Philip Kotler afirme que a comunicação ocorre com ou sem planejamento, o autor também destaca que: As empresas precisam harmonizar o conjunto de impressões geradas por seu pessoal, suas instalações, suas ações, que transmita aos vários públicos o significado e a promessa da marca organizacional (2003, p. 30 apud KUNSCH, 2009, p. 227).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do trabalho foi desenvolver um Planejamento de Comunicação Integrada para a casa de brincar Vila Alecrim que previsse os diferentes momentos pelos quais passariam o espaço e suas respectivas demandas de comunicação  lançamento do empreendimento, consolidação da marca e relacionamento. O desafio consistiu em criar um Plano de Comunicação Integrada (anexo 1) cuja estratégia possibilitasse a construção de uma imagem harmônica junto aos públicos de interesse, bem como desenvolver um produto que sintetizasse os esforços desse planejamento. Além desses, também foi um propósito a contribuição para os estudos em comunicação integrada, em especial aqueles aplicados ao segmento infantil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O planejamento em comunicação é fundamental para que esforços e recursos sejam direcionados de maneira mais adequada à consecução dos objetivos estratégicos de uma empresa. Além disso, é importante para que haja uma unidade nas ações de comunicação, orientando a adoção de estratégias futuras. No entanto, ele deve ser encarado não como o resultado de previsões ou projeções (KUNSCH, 2016), pelo contrário, deve estar baseado em dados e análises científicas dos aspectos que interferem no ambiente organizacional. Com o segmento das casas de brincar, essa imprescindibilidade da comunicação não é diferente. Apesar disso, pouco foi encontrado após levantamento bibliográfico sobre o planejamento de comunicação integrada para esse segmento. Dentre a bibliografia existente, têm-se pesquisas voltadas para instituições de ensino, da educação básica ao ensino superior, que pouco esclareciam a demanda desses espaços que estão entre o brincar e o educar. O primeiro ano de um empreendimento é decisivo para a sua consolidação ou não no mercado, conforme mostra a pesquisa Demografia das Empresas realizada pelo IBGE (2014). Assim, decidiu-se realizar o planejamento de comunicação integrada para implantação no primeiro ano de exercício da Vila Alecrim, prevendo seus momentos de abertura e funcionamento inicial, embora seus valores e objetivos de comunicação devam acompanhar o espaço de vivências em anos posteriores. Além da contribuição para a Vila Alecrim, acredita-se que a condução desse trabalho poderia contribuir com a área de estudos em comunicação, em especial a comunicação integrada no segmento infantil. No curso de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o trabalho pode, ainda, ajudar a suprir a lacuna de disciplinas e projetos específicos para esse campo do saber.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a construção do planejamento de comunicação integrada da Vila Alecrim, buscou-se, inicialmente, entender quais os fatores interferentes no ambiente da empresa, tanto no meio em que ela se insere, como os fatores internos à organização. A atividade foi feita por meio de uma sondagem dos ambientes externos, da concorrência e dos públicos estratégicos ligados à Vila Alecrim. A metodologia utilizada seguiu o modelo de diagnóstico proposto pela autora Margarida Kunsch (2016) em sua obra "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada". Para ela, essa ferramenta é uma das que auxiliam o profissional a planejar com maior assertividade e a conhecer o contexto da organização. O diagnóstico é "um juízo de valor, um julgamento que se faz a partir de dados e referências que possibilitam uma análise comparativa" (KUNSCH, 2016, p. 270). Seguida a essa sondagem, realizou-se um exame crítico dos dados através da análise S.W.O.T. De acordo com Kevin Lane Keller e Philip Kotler, o S.W.O.T. (do inglês, S&#8203;trengths, W&#8203;eaknesses, O&#8203;pportunities e T&#8203;hreats) é "a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças" e envolve o monitoramento dos ambientes interno e externo (KELLER; KOTLER, 2002, p.50). Essa ferramenta finaliza a etapa de diagnóstico, apontando quais deverão ser os objetivos e metas do planejamento de comunicação. É importante ressaltar que esses dados partiram de um esforço de pesquisa que envolveu entrevistas com os sócios, aplicação de questionários coletivo e individuais e pesquisas que deram origem ao briefing, importante instrumento para a análise estratégica da comunicação. A Vila Alecrim pode ser entendida como uma empresa que presta serviços no segmento infantil, no entanto, não é possível dizer que a instituição está totalmente enquadrada na área da educação básica (compreendida pela Educação Infantil, com creches e pré-escolas, e pelos Ensinos Fundamentais). A organização oferece serviços diversos daqueles previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), além de não observar as regras comuns deste tipo de instituição (como carga-horária mínima, tipo de jornada, controle de frequência e expedição obrigatória de atestados de aprendizagem). Apesar disso, do ponto de vista mercadológico, é possível identificar alguns pontos de convergência entre o modelo de serviços da Vila Alecrim e o setor educacional. A escolha do espaço de convivência pelos pais é resultado de um processo de decisão complexo, que leva em consideração aspectos como a qualificação dos profissionais, a estrutura física e a proposta pedagógica (2004, BRAGA e COBRA, p. 29). Espera-se desses tipos de organizações uma contribuição à formação da criança como cidadã, assim como se espera algo semelhante das instituições formais de ensino. Assim, buscamos avaliar ao longo do diagnóstico tanto os aspectos internos à casa, seus dados financeiros, suas atividades e serviços oferecidos quanto aqueles relacionados ao ambiente externo ao empreendimento, no setor educacional e no segmento das casas de brincar em Salvador.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Identificou-se no diagnóstico a necessidade de fortalecer marca e valores da Vila Alecrim no mercado em seu primeiro ano de atuação. O objetivo de comunicação, então, é gerar reconhecimento por meio de ações que ressaltem esses princípios. Os valores da comunicação definidos são transparência, ética, agilidade e criatividade. Os dois primeiros pelo respeito ao público, o segundo pelo dever de atender aos pais com rapidez e criatividade pela necessidade de impactar o público de maneira positiva e eficiente. Optou-se por dividir as ações em três eixos: institucional, administrativo e mercadológico, cada um com propósitos e públicos específicos, mas integrados para alcançar o objetivo comunicação (anexo 2). A opção por não dividir em áreas (como assessoria, publicidade) justifica-se pelo desejo de trabalhar uma comunicação integrada. O termo é definido por Kunsch (2016, p. 150) como a filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica do mix de comunicação. O eixo institucional é de fortalecimento da imagem da Vila Alecrim e divulgação da identidade da organização junto aos públicos estratégicos. No planejamento, foi chamado de  Brincar , referência a um dos valores mais importantes da marca. No eixo administrativo estão processos comunicativos e fluxos informativos da empresa. O objetivo é desenvolver uma comunicação baseada na confiança mútua entre empresa, colaboradores e clientes. Por isso, foi chamado  Confiar . A confiança deve aparecer na comunicação interna, resultando em processos colaborativos e de mão dupla entre sócios e funcionários. Deve estar presente também na ideia de que os pais podem confiar na instituição. O eixo mercadológico busca destaque no mercado por meio de volume de vendas. Foi chamado de  Crescer , como uma busca pela expansão mediante ações de vendas e publicidade. Crescer também é um dos conceitos ligados à infância e à Vila Alecrim, que deseja acompanhar as crianças durante seu desenvolvimento. A noção de crescimento, portanto, deve ser um norte na comunicação: sempre será necessário alcançar melhor posicionamento no segmento, ampliando as possibilidades de atuação. Os três eixos orientam ações com objetivos, metas e orçamento definidos. As atividades a seguir se relacionam com eles de maneira integrada. 1. Identidade visual - demonstrar valores da empresa e explicitar seu segmento de atividades, já que a marca é o primeiro ponto de comunicação com os clientes. A meta estabelecida é criar a identidade visual até 2 meses antes das outras ações. Os eixos envolvidos são Brincar, Confiar e Crescer. 2. Evento de lançamento - apresentar a Vila, iniciar as atividades da casa e atrair a atenção dos públicos. O objetivo é ter &#8203;a presença de 80% dos convidados e repercussão em forma de uma nota em veículo impresso, uma publicação em veículos digitais e menções à Vila Alecrim em redes sociais. Os eixos envolvidos são Brincar, Confiar e Crescer. 3. Campanha  Confiar para Crescer - captar depoimentos de colaboradores sobre metodologias que usam na Vila Alecrim e transformá-los em material institucional. O objetivo é valorizar aquele que trabalha na organização, demonstrar a confiança depositada pela empresa e sensibilizá-la junto aos pais. Receber dos colaboradores 90% de feedbacks positivos é a meta dessa ação. Os eixos envolvidos são o Brincar, Confiar e Crescer. 4. Mailing - envolvendo os eixos Brincar e Crescer, possibilita criação de vínculo com a mídia e construção de imagem positiva da empresa. Aqui, a finalidade é criar lista com contatos das principais redações locais um mês antes do início previsto para envio de releases e sugestões de pauta. 5. Sugestão de pauta - ação dos eixos Confiar e Crescer, consiste em enviar release institucional e sugestão de pauta relacionada à palestra principal do evento de lançamento. O objetivo está em inserir a organização na agenda da mídia e tentar elevar pessoas próximas à empresa a condição de fontes confiáveis. A principal meta é transformar em matéria uma sugestão de pauta em um veículo impresso. 6. Eventos - mapear eventos de Salvador na área de atuação da organização de forma a planejar a sua participação. Essa é uma maneira de fazer a marca ser conhecida e gerar autoridade para o mercado. Fazer a listagem dos eventos previstos a cada quinzena de funcionamento da casa é o objetivo. Os eixos envolvidos são Brincar e Crescer. 7. Campanha de abertura - no momento de abertura do empreendimento, é preciso levar a marca aos locais nos quais o público se encontra. Criar o conceito da campanha, definir objetivos e locais de veiculação são os objetivos. Os eixos envolvidos são &#8203;Brincar e Crescer. 8.  Correio da Vila - criar newsletter que apresente aos pais as principais atividades realizadas durante a semana, gerando um vínculo maior com eles. A meta é enviar a primeira newsletter na primeira semana após a abertura da Vila. Essa ação faz parte do eixo &#8203;Brincar. 9. Panfletagem - apesar dos novos meios digitais terem se mostrado úteis na comunicação das empresas, formas tradicionais ainda são consideradas efetivas. Por isso o objetivo de selecionar locais estratégicos da cidade que sejam frequentados pelo público para realizar panfletagem. A meta é distribuir 1000 panfletos em 15 dias no mês antes de abertura da casa. Aqui, trata-se do eixo&#8203; Crescer. 10. Calendário de campanhas - o setor de atuação da Vila Alecrim tem forte demanda sazonal. Elaborar um calendário anual com datas importantes para a criação de campanhas com foco em vendas tem o objetivo de aproveitar esses momentos para criar ações publicitárias focadas nas necessidades de cada período. Prever as atividades relacionadas às vendas de 2018 até fevereiro é o objetivo. Essa ação faz parte do eixo Crescer. 11.  Seu evento na Vila - a locação do espaço da empresa para festas e outros eventos deveria ser explorada de forma a aumentar a rentabilidade. Assim, pensa-se em oferecer descontos aos clientes para locar o espaço. O direcionamento da campanha para eles aproveita o público infantil, além da relação já estabelecida com os pais. O objetivo é ter 1 evento por fim de semana em até 1 mês de campanha. O eixo envolvido é o Crescer. 12. Site - pesquisas indicam que as pessoas buscam informações na internet antes de comprar um produto ou serviço. Assim, um site institucional seria um excelente canal para ser encontrado por possíveis clientes, além de demonstrar autoridade e credibilidade. O site, integrante do eixo Brincar, deve ser lançado até dois meses antes da abertura de inscrições. 13. Blog - criação de espaço no site da empresa destinado à produção de conteúdo constante com o objetivo de tornar a marca referência em sua área de atuação, ser encontrada em buscas na internet e educar potenciais clientes. O eixo envolvido é o&#8203; Brincar. 14. Google Maps - Vila Alecrim ainda não é conhecida, então é preciso facilitar o acesso a informações como endereço e telefone. Inserir dados da empresa no Google Maps é uma das ações com esse objetivo. É preciso criar uma entrada do local até um mês antes da abertura do empreendimento. Essa ação faz parte do eixo Brincar. 15. Redes sociais - o planejamento de redes sociais envolve os eixos Brincar, Confiar e Crescer. Um posicionamento da marca nas plataformas digitais mais adequadas para o público deve ser feito, com os objetivos de manter um relacionamento constante e de atingir bons resultados de maneira orgânica ou com pouco investimento. Como metas, tem-se o início das atividades nas redes até dois meses antes da abertura da casa e a entrega do manual de uso até um mês e meio depois. 16. Guias de Salvador - a ação destina-se a ampliar as possibilidades de tornar Vila Alecrim conhecida e ampliar os canais de presença da empresa no ambiente virtual em sites que reúnem informações sobre estabelecimentos de Salvador (como o Kekanto e Local Guide). Inserir informações da empresa assim que o endereço for confirmado é o objetivo da ação. Os eixos envolvidos são Brincar e Crescer.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Destacamos como a comunicação faz parte da natureza das organizações e acontece em diferentes dimensões (KUNSCH, 2016, p.112). Por isso, foi necessário a realização de um planejamento comunicacional que considerasse esse fenômeno e estivesse preparado para lidar com diferentes situações. Apesar de a teoria já ter indicado essa importância, foi ao longo da execução desse trabalho que o valor da atividade ficou ainda mais claro. Como resultado do processo de planejamento, que envolveu as etapas de diagnóstico e análise estratégica das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Vila Alecrim, obtivemos um produto que acredita-se ser necessário para tornar integradas as atividades de comunicação da organização: o plano de comunicação integrada (anexo 1). Durante a elaboração desse produto, pudemos aplicar conceitos de comunicação integrada aprendidos durante a graduação, como a prática do planejamento, além de outros como a execução de um projeto gráfico para o plano de comunicação. Assim como pudemos aplicar esses conceitos já familiares, aprendemos outros, em especial, como a lidar com pessoas de organizações reais que possuem expectativas e uma visão de seu próprio empreendimento. Isso demandou maior compromisso profissional e responsabilidade quanto a entrega de bom resultado. Acredita-se que os resultados alcançados foram condizentes com o que foi proposto no início do trabalho, bem como pôde-se contribuir com os estudos de comunicação integrada, em especial para o segmento infantil. A experiência de desenvolver um planejamento de comunicação integrada para uma organização que ainda não está em funcionamento, mas que já possui objetivos claros, foi, ao mesmo tempo, um desafio e uma satisfação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS DO DISTRITO FEDERAL. Tabela de Referencial de Valores. Disponível em: https://www.adegraf.org.br/publicacoes. Acesso em: 20 de novembro de 2017.<br><br>BUENO, Wilson. Comunicação Integrada. Disponível em: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php. Acesso em 05 de novembro de 2017.<br><br>BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivi_03/leis/L8069.htm. Acesso em 08 dezembro 2017.<br><br>COBRA, Marcos; BRAGA, Ryon. Marketing educacional: ferramentas de gestão para instituições de ensino. São Paulo: Cobra, 2004.<br><br>COURY, Rafaella. O ensino que respeita o tempo da criança. Gazeta do Povo, Curitiba, 29 jan. 2015. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-ensino-que-respeita-o-tempo-da-crianca/. Acesso em 02 novembro 2017.<br><br>DUARTE, Aldenia Pereira Mota. Contribuições de Maria Montessori para as práticas pedagógicas na educação infantil. Itapeva (São Paulo): dez. 2014. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/1J0bXYEScWvt56S_2015-2-3-14-35-16.pdf. Acesso em 02 novembro 2017.<br><br>De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos, aponta IBGE. UOL. Disponível em: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/09/14/de-cada-dez-empresas-seis-fecham-antes-de-completar-5-anos-aponta-ibge.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em novembro de 2017<br><br>ESPECIAL CIDADANIA. Brincar é um direito garantido pela ONU e pela Constituição brasileira. Brasília, 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/577/brincar-e-um-direito-garantido-pela-onu-e-pela-constituicao-brasileira. Acesso em 02 novembro 2017.<br><br>FACÓ, Marcos. A essência do marketing educacional In: COLOMBO, Sonia Simões. Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. Bookman Editora, 2005.<br><br>FAGUNDES, André. et al. O Consumidor Infantil e sua Influência no Processo de Decisão de Compra da Família. Interface, Natal, v. 9, n. 2, p. 54-77, jul./dez. 2012.<br><br>FILHO, G. G. Interfaces da comunicação mercadológica com o público infantil. 2000. 28 p. Monografia - Escola de Comunicações e Artes da USP e Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul/IMES, São Paulo. 2000.<br><br>FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Brincar: direito garantido pelo Marco Legal da Primeira Infância. São Paulo. Disponível em: http://desenvolvimento-infantil.blog.br/brincar-direito-garantido-pelo-marco-legal-da-primeira-infancia/. Acesso em 02 novembro 2017.<br><br>FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Guia Primeira Infância em Pauta. São Paulo. Disponível em: https://www.primeirainfanciaempauta.org.br. Acesso em 08 dezembro 2017.<br><br>GALINDO, Daniel. A comunicação integrada de marketing e o seu caráter multidisciplinar. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2009. Cap. 10. p. 217-234.<br><br>HIGGS, Rosário Correia; PEREIRA, Francisco Costa. Publicidade dirigida a crianças: personagens, valores e discurso. SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, p. 1799-1808, 2005.<br><br>IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Demografia das empresas, 2014. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298073. Acesso em novembro de 2017.<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2006.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus editorial, 2016<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling et al. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. Difusão, 2016.<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2006.<br><br>LIMA, Alexandre. Gestão de marcas como diferencial competitivo: onde o gerenciamento de marca pode ajudar a mudar as tristes estatísticas de mortalidade das MPE no Brasil?. e-Revista LOGO, v. 1, n. 1, p. 21-27, 2014.<br><br>LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses. EDUFBA, 2008.<br><br>MONSÚ, Michelle Zilli. Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês. 2012.<br><br>OLIVEIRA, Cristiane Gomes. Diga-me com quem andas e eu te direi quem és: a escolha da escola como estratégia de distinção. Rio de Janeiro, RJ:[sn], 2005.<br><br>PINTO, Manuel. A infância como construção social. As crianças: contextos e identidades, p. 33-73, 1997.<br><br>SEBRAE,  SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS NO BRASIL , Brasília. Série Ambiente dos Pequenos Negócios, 2016. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-relatorio-2016.pdf. Acesso em 06 setembro de 2017.<br><br>SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. Summus Editorial, 1995.<br><br>RAMALHO, Eduardo. Estratégias de captação de alunos In: COLOMBO, Sonia Simões. Marketing educacional em ação: estratégias e ferramentas. Bookman Editora, 2005.<br><br>TORQUATO, Gaudêncio. Da gênese do jornalismo empresarial e das relações públicas à comunicação organizacional no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2009. Cap. 1. p. 7-29.<br><br>VELOSO, Andres. Estratégias de segmentação e posicionamento direcionadas para o mercado infantil. 2008. 309 f. Tese (Doutorado em Administração)  Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.<br><br>QUEIROZ, N. L. N.; MACIEL, D. A.; BRANCO, A. U.; Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, 16, 169-179, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3054/305423754005/. Acesso em 02 novembro 2017.<br><br>SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA. Tabela de Serviços Freelance Bahia. Disponível em: http://www.sinjorba.org.br/tabela-free.php. Acesso em 20 de novembro de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>