ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00362</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Critica.Ba</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;MARINA MONTENEGRO LOPES MACHADO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;agregador, bahia, cinema, crítica, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Crítica.Ba (www.critica-ba.com) é um agregador de críticas cinematográficas baianas. Livre e gratuita, a plataforma online visa reunir críticas de filmes escritas por críticos baianos, funcionando como um espaço que guia o público para os trabalhos desses profissionais. Com o grande volume de conteúdo presente na internet e a pluralidade de emissores de informações, torna-se dispersa a produção crítica baiana. A partir desta premissa, o Crítica.Ba se propõe a reunir o trabalho dos profissionais especializados que atuam na esfera virtual, valorizando a produção crítica baiana e fomentando a criação de uma rede de conexões. De forma inovadora, a plataforma é a única brasileira a propor um agregador estadual de críticas de cinema.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Pensar a crítica de cinema produzida para a web significa compreender o novo formato que esta assume: enquanto os jornais impressos reservam cada vez menos espaço para a crítica cinematográfica (BARRETO, 2014; CARREIRO, 2009; CARVALHO, 2017; CRUZ, 2013; CURTIS, 2007; PIZA, 2013) a internet surge como uma alternativa para a publicação de uma grande quantidade e diversidade de textos críticos sobre o cinema. No primeiro capítulo buscamos tensionar essas questões, além de discorrer sobre a pluralidade de vozes presente nos conteúdos publicados online, bem como de que forma a web modificou a relação entre público e críticos. Por fim, propomos uma análise de agregadores, cujas experiências foram decisivas no momento de elaborar o site Crítica.Ba. Olhar para agregadores como o Rotten Tomatoes, Metacritic, AdoroCinema e Kritz nos auxiliou a pensar as características que seriam incorporadas na plataforma baiana, e que aspectos seriam descartados. No segundo capítulo, apontamos algumas características do Crítica.Ba, bem como seu objetivo geral e objetivos específicos. Também relatamos como foi realizado o mapeamento e os critérios adotados para a inclusão dos trabalhos dos críticos baianos em nosso portal, além das características do site. Por fim, relatamos o percurso durante o desenvolvimento do projeto, desde o surgimento da ideia, a concepção da plataforma, as dificuldades encontradas até a rotina produtiva. Sugerimos, assim, iniciar a leitura a partir de um panorama sobre a crítica de cinema na internet e de esclarecimentos sobre agregadores de críticas. Estes aspectos permitirão compreender as etapas que cumprimos para o desenvolvimento deste projeto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Crítica.Ba é um agregador de críticas cinematográficas, produzidas por críticos baianos. O site reúne avaliações de filmes nacionais e internacionais, matérias sobre a crítica de cinema e é norteado pelos seguintes objetivos: Objetivo Geral O objetivo é agregar críticas cinematográficas de críticos baianos em uma plataforma online, criando, assim, um espaço de divulgação da crítica baiana de cinema. A proposta é que a página seja um espaço de consulta para o público, ao reunir trechos das críticas (além de links para as páginas originais dos textos), matérias e perfis dos críticos baianos que atuam na internet. Objetivos específicos: O primeiro passo para a construção da plataforma foi o mapeamento de críticos baianos que atuam na internet. Devido à imensidão de conteúdos da internet, existe uma dificuldade em encontrar a produção crítica baiana. Portanto, procuramos saber, através de um questionário enviado aos críticos mapeados, se conheciam outros profissionais, além de buscarmos em páginas de redes sociais e grupos do Facebook sobre cinema e audiovisual na Bahia. O objetivo do mapeamento é tentar abranger o maior número de críticos atuantes, a fim de produzir um agregador que contemple o cenário baiano, além de dar visibilidade aos profissionais baianos cujos trabalhos se perdem na internet. Também desenvolvemos um questionário para esclarecer questões como formação acadêmica, especializações na área de crítica/cinema, tempo de atuação, além de coletar informações para a criação de perfis, como filmes e diretores favoritos, como surgiu a paixão pelo cinema, etc. O material extraído das respostas foi utilizado para traçar um perfil de cada crítico. Identificar quem são os críticos, para que canal produzem e suas trajetórias são um esforço para que o Crítica.Ba funcione como um espaço de consulta, além de possibilitar que os próprios críticos conheçam uns aos outros, criando, assim, uma rede de conexões e fortalecendo o cenário local de crítica de cinema. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Crítica.Ba (www.critica-ba.com) é uma plataforma online que visa agregar críticas e avaliações de críticos baianos que atuam na internet. A contínua perda de espaço da crítica cinematográfica nos meios impressos e sua expansão e adaptação à internet, abriu portas para a liberdade de produções, crescentes e volumosas no âmbito online. A partir da grande quantidade de textos, o surgimento dos agregadores é fundamental para oferecer ao público diferentes materiais e opiniões em um único espaço. A vastidão de textos publicados no âmbito online colabora com uma pluralidade de vozes na discussão sobre cinema, uma vez que a internet abre portas para que qualquer um produza e distribua conteúdo. Neste cenário, é importante o surgimento de sites agregadores de críticas cinematográficas, que propõem identificar e reunir discursos mais fundamentados na internet, valorizando a crítica de cinema e retomando a noção tradicional de autoridade do crítico, ao tempo em que possibilita uma experiência mais democrática, ao permitir que o leitor escolha que críticas incluídas no site corroboram com sua própria percepção do filme. Um dos propósitos do nosso produto é nortear o público, em meio a uma pluralidade de vozes e conteúdos na esfera online: possibilitar um espaço em que o leitor encontre diversas opiniões e argumentos distintos sobre obras cinematográficas, sem a necessidade de pesquisá-las individualmente. A contribuição do Crítica.Ba é filtrar e agrupar os discursos mais fundamentados, no cenário baiano, para, assim, facilitar a vida do leitor. O ponto central da página é funcionar como um espaço de consulta para o público, ao reunir trechos das críticas (além de links para as páginas originais dos textos), como também matérias e perfis dos críticos baianos que atuam na internet. Por ser um produto voltado para o cenário baiano, buscamos também fortalecer um senso de coletividade entre esses críticos, proporcionando a criação de uma rede de conexões. A pluralidade de vozes e a dispersão característica da internet, não apenas dificulta que o público saiba quem movimenta o cenário local de crítica cinematográfica, mas também que os próprios críticos não tenham acesso aos textos de seus conterrâneos. Através dos perfis individuais, disponíveis no Crítica.Ba, os críticos e o público podem conhecer outros profissionais baianos, além de ter um acesso mais fácil à produção dos mesmos. Propomos, através da agregação do material desse grupo, uma forma do público conhecer a crítica que é produzida na Bahia, mediante, não só a reunião das críticas em um único portal, mas também da identificação e do perfil desses críticos, com links para as páginas originais das críticas. A partir das experiências bem sucedidas de plataformas similares, como o Rotten Tomatoes e o Metacritic, salvo suas devidas proporções e objetivos, identificamos que construir um agregador de críticas baianas seria uma forma viável de tentar suprir a falta de uma iniciativa que fortalecesse o senso de coletividade dos críticos baianos. Ao inserirmos também notícias sobre a crítica de cinema e curiosidades sobre o cenário baiano, buscamos criar um espaço de fortalecimento da crítica na internet e combater a ideia de que a web representa "a morte da crítica". Uma das motivações deste trabalho é justamente colocar em evidência que o cenário baiano de crítica cinematográfica é um campo fértil, com uma diversidade de produções. A proposta do Crítica.Ba é abrir espaço para o trabalho de críticos baianos que atuam na internet, agregando esses profissionais em uma única página online. Com a inserção de links para as críticas originais e para os portais mantidos por esses críticos, buscamos também valorizar e dar visibilidade ao trabalho desses profissionais, além de possibilitar que o público conheça quem movimenta o cenário local.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o desenvolvimento da plataforma, o primeiro passo foi a análise de outros agregadores bem sucedidos. A partir da observação de plataformas como o Rotten Tomatoes, o Metacritic e o Adorocinema, foi possível identificar o que seria viável para um agregador em nível estadual e que aspectos seriam descartados. Em seguida, foi necessário realizar um mapeamento dos críticos baianos que atuam na internet. Partimos de um mapeamento realizado em 2014, pela mesma proponente deste projeto, e buscamos saber, através dos críticos, se novos nomes haviam surgido. Também entramos em contato com a assessoria de cabines de imprensa em Salvador, bem como com universidades na capital e no interior do estado sobre projetos, cursos ou oficinas de crítica. Além disso, buscamos atividades relacionadas ao exercício da crítica e, por fim, em redes sociais, como grupos voltados para a crítica de cinema. Com o mapeamento em mãos, desenvolvemos um questionário a ser enviado para os críticos encontrados. Este questionário buscava dar conta de questões como trajetória profissional, tempo de atuação, formação na área de crítica/cinema, além de aspectos mais íntimos, como diretores e filmes favoritos, como avalia a crítica de cinema e o método de avaliação. O objetivo deste questionário era extrair um perfil dos críticos mapeados, a ser disponibilizado no site www.critica-ba.com, com o propósito de dar conta da identidade desses profissionais. Uma vez que o Crítica.BA se propõe a filtrar os trabalhos que circulam na internet, foi necessário a criação de critérios para inclusão dos críticos na plataforma. A definição de critérios para colaborar com o portal contribui para que, tanto a crítica amadora do grande público, quanto estúdios de cinema que queiram elevar a nota de seus filmes não interfiram na avaliação geral das obras. Como a proposta do nosso projeto se encontra no âmbito estadual, ou seja, com um corpo de críticos relativamente pequeno (no total foram mapeados 22), os critérios a serem estabelecidos não poderiam restringir demais o objeto. Esses critérios foram estabelecidos de forma a conquistar a confiança do público leitor de que os críticos do Crítica.Ba possuem um lugar de fala legítimo dentro do campo da crítica de cinema. São eles: 1. É necessário possuir (ou contribuir com) uma página online de crítica de cinema há pelo menos dois anos. Consideramos que as críticas necessitam estar disponíveis para leitura online, de forma que o nosso agregador possa direcionar o público a continuar a leitura do texto completo. Também julgamos como dois anos o tempo de atuação, por ser um período razoável de experiência do crítico no âmbito online. 2. As críticas devem emitir juízos de valor e não podem se basear apenas em descrever a sinopse do filme. Com o objetivo de valorizar a crítica que se propõe a analisar a obra e explicar ao leitor determinados aspectos fílmicos, buscamos excluir as plataformas que oferecem apenas o enredo do filme, além dos textos meramente informativos. 3. O (A) crítico (a) deve possuir alguma formação na área de comunicação/cinema ou ter realizado algum curso/oficina/workshop voltado para a área de cinema/roteiro ou de crítica cinematográfica. Este item tem o propósito de verificar a formação dos críticos mapeados nas áreas que tangem o exercício da crítica de cinema. 4. As críticas devem possuir, no mínimo, 200 palavras. A partir da análise das críticas produzidas, consideramos que este é um tamanho razoável para que o crítico contextualize a obra e apresente argumentos para convencer o leitor de suas hipóteses. 5. O crítico precisa, necessariamente, ser baiano ou residir no estado. Uma vez mapeados os críticos, passamos ao desenvolvimento da plataforma. A fim de dialogar com a principal proposta do projeto, de ser um agregador de críticas, buscamos, ao desenvolver o site, uma forma de valorizar a principal característica do Crítica.Ba: os textos críticos. Portanto, na homepage do site, o público encontra os filmes divididos em três categorias: 1) em cartaz no cinema, 2) obras que são lançadas exclusivamente para TV e canais de streaming (como Netflix, Amazon Prime, etc.) e 3) filmes não tão recentes que estão disponíveis em diferentes plataformas (Net Now, HBO GO, DVD, Telecine Play, etc.). Cada uma dessas divisões tem como objetivo dialogar com as críticas coletadas para o portal: os filmes em cartaz no cinema despertam maior interesse do público em consumir essas obras, mas, por outro lado, não possuem tantas críticas, uma vez que são recém lançados. Já a segunda categoria, foi pensada nos moldes em que as obras cinematográficas são consumidas atualmente, com uma diversidade de produções em diferentes plataformas. Uma vez constatado que os críticos produziam textos sobre os filmes lançados para canais de streaming, e tendo em vista o grande público que essas plataformas atingem, tornou-se necessária a criação desta aba no Crítica.Ba. A terceira divisão, de filmes mais antigos, tem como premissa o fato de que as obras retornam às rodas de discussão e ganham uma sobrevida com o relançamento em plataformas como DVD e em canais de streaming. Ao pensarmos na identidade visual da página, visamos escolher cores que remetessem, de alguma forma, à Bahia. Portanto, escolhemos como cores base vermelho, azul e branco, que sugerem a cor da bandeira do estado. Estas três tonalidades foram utilizadas para dar destaque a certos elementos, enquanto empregamos cores básicas como preto e cinza para elementos referentes à leitura, como as críticas, as notícias e os perfis dos críticos. A justificativa para a escolha de cores neutras tem como base a proposta de possibilitar uma leitura mais leve. De acordo com Pedrosa e Toutain, no artigo  O Uso das Cores como Informação em Interfaces Digitais :  [...] a cor, se utilizada indiscriminadamente, pode ter um efeito negativo ou de distração, afetando a reação do usuário em relação às informações das páginas web (PEDROSA;TOUTAIN, 2005, p.1). Após o desenvolvimento da plataforma, passamos à coleta das críticas. Para esta atividade, tornou-se parte de nossa rotina verificar, diariamente, se haviam novas críticas disponíveis. No entanto, como este projeto experimental é individual e a quantidade de críticos incluídos na plataforma é relativamente numerosa, criamos uma tabela que nos auxiliasse nesta missão. Dividimos os filmes por semana de estreia no cinema e, em seguida, a cada crítica coletada, marcávamos na tabela de acordo com o crítico correspondente. Assim, ao verificarmos diariamente se havia novas críticas, não precisávamos olhar as páginas de todos os críticos. Este checklist facilitou o nosso trabalho e trouxe um controle maior sobre as críticas que já estavam disponíveis no portal. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Crítica.Ba (www.critica-ba.com) é uma plataforma online que visa agregar críticas e avaliações de críticos baianos que atuam na internet. Como vimos, a contínua perda de espaço da crítica cinematográfica nos meios impressos e sua expansão e adaptação à internet, abriu portas para a liberdade de produções, crescentes e volumosas no âmbito online. A partir da grande quantidade de textos, o surgimento dos agregadores é fundamental para oferecer ao público diferentes materiais e opiniões em um único espaço. A vastidão de textos publicados no âmbito online colabora com uma pluralidade de vozes na discussão sobre cinema, uma vez que a internet abre portas para que qualquer um produza e distribua conteúdo. Neste cenário, é importante o surgimento de sites agregadores de críticas cinematográficas, que propõem identificar e reunir discursos mais fundamentados na internet, valorizando a crítica de cinema e retomando a noção tradicional de autoridade do crítico, ao tempo em que possibilita uma experiência mais democrática, ao permitir que o leitor escolha que críticas incluídas no site corroboram com sua própria percepção do filme. Um dos propósitos do nosso produto é nortear o público, em meio a uma pluralidade de vozes e conteúdos na esfera online: possibilitar um espaço em que o leitor encontre diversas opiniões e argumentos distintos sobre obras cinematográficas, sem a necessidade de pesquisá-las individualmente. A contribuição do Crítica.Ba é filtrar e agrupar os discursos mais fundamentados, no cenário baiano, para, assim, facilitar a vida do leitor. O ponto central da página é funcionar como um espaço de consulta para o público, ao reunir trechos das críticas (além de links para as páginas originais dos textos), como também matérias e perfis dos críticos baianos que atuam na internet. A proposta de reunir críticos baianos provém do meu primeiro Trabalho de Conclusão de Curso, na graduação de Produção Cultural. Na pesquisa, detectei que, devido à grande quantidade de informação na internet, os críticos deste meio precisam encontrar formas de se destacar a fim de que seu trabalho seja reconhecido. No mapeamento realizado em 2014, observei que todos os onze críticos identificados pela pesquisa possuíam alguma formação acadêmica ou especialização, através de cursos e oficinas, na área de cinema ou em crítica cinematográfica. Esta constatação comprovou que os críticos baianos atuantes na web possuem um lugar de fala legítimo, enquanto críticos cinematográficos, mas não existia uma iniciativa que agregasse o material desses profissionais. A partir da produção desta primeira pesquisa, conclui que muito do que se discute sobre a crítica cinematográfica fica restrito ao meio acadêmico. O presente projeto tem também o objetivo de trazer para o público, para a esfera virtual, informações sobre quem produz crítica de cinema na Bahia. Por ser um produto voltado para o cenário baiano, buscamos também fortalecer um senso de coletividade entre esses críticos, proporcionando a criação de uma rede de conexões. A pluralidade de vozes e a dispersão característica da internet, não apenas dificulta que o público saiba quem movimenta o cenário local de crítica cinematográfica, mas também que os próprios críticos não tenham acesso aos textos de seus conterrâneos. Através dos perfis individuais, disponíveis no Crítica.Ba, os críticos e o público podem conhecer outros profissionais baianos, além de ter um acesso mais fácil à produção dos mesmos. Propomos, através da agregação do material desse grupo, uma forma do público conhecer a crítica que é produzida na Bahia, mediante, não só a reunião das críticas em um único portal, mas também da identificação e do perfil desses críticos, com links para as páginas originais das críticas. A partir das experiências bem sucedidas de plataformas similares, como o Rotten Tomatoes e o Metacritic, salvo suas devidas proporções e objetivos, identificamos que construir um agregador de críticas baianas seria uma forma viável de tentar suprir a falta de uma iniciativa que fortalecesse o senso de coletividade dos críticos baianos. Ao inserirmos também notícias sobre a crítica de cinema e curiosidades sobre o cenário baiano, buscamos criar um espaço de fortalecimento da crítica na internet e combater a ideia de que a web representa  a morte da crítica . Uma das motivações deste trabalho é justamente colocar em evidência que o cenário baiano de crítica cinematográfica é um campo fértil, com uma diversidade de produções. A proposta do Crítica.Ba é abrir espaço para o trabalho de críticos baianos que atuam na internet, agregando esses profissionais em uma única página online. Com a inserção de links para as críticas originais e para os portais mantidos por esses críticos, buscamos também valorizar e dar visibilidade ao trabalho desses profissionais, além de possibilitar que o público conheça quem movimenta o cenário local. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">De fóruns voltados para a cibercinefilia aos agregadores de críticas, a web aparece como um meio propício para a produção de conteúdos sobre o cinema. Nesta nova configuração, os agregadores se propõem a identificar os indivíduos mais legitimados para o exercício do fazer crítico. A partir disso, criamos o Crítica.Ba, cujo propósito é proporcionar um espaço de consulta sobre a crítica de cinema produzida na Bahia, além de fortalecer o cenário. Através de um mapeamento, identificamos os críticos baianos cujos discursos carregam certa credibilidade. Ao incluirmos trechos das críticas desses profissionais em nossa plataforma, buscamos dar visibilidade a críticos cujos trabalhos encontram-se dispersos na internet e aproximar o público de quem contribui com o cenário crítico baiano. Constatamos que a Bahia possui um cenário crítico de grande efervescência: foram encontrados 22 críticos baianos. Apesar de grandes esforços para contemplar todos os que escrevem sobre cinema para a internet, o volumoso conteúdo disponível na internet não permite que essa tarefa seja cumprida em sua totalidade. Por isso, consideramos que o conteúdo do site está sempre em expansão. Também observamos que o atual período da crítica de cinema representa a existência de novos formatos e de novas possibilidades: os agregadores possibilitam uma nova forma de produzir e consumir. No entanto, percebemos que as notas atribuídas aos filmes em centralizadores de opinião se mostraram simplificadoras, uma vez que possibilita ao público se contentar apenas com a numeração atingida pelo filme. A partir desta colocação, buscamos não utilizar numerações para os filmes e permitir que o público tenha acesso aos textos. O Crítica.Ba é a única plataforma conhecida a propor um agregador em nível estadual. Com esta característica, visamos fortalecer o senso de coletividade entre esses críticos enquanto grupo, além de proporcionar que os críticos e o público tenham consciência da dimensão do cenário baiano. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARAÚJO, R. P. O Esvaziamento da Crítica nos Cadernos Culturais: Um Estudo de Caso do  Segundo Caderno . Rio de Janeiro, 2009. <br><br>BARRETO, R. Crítica Ordinária. A crítica de cinema na imprensa brasileira. Belo Horizonte, 2005. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/barreto-rachel-critica-ordinaria.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.<br><br>BORDWELL, David. Making Meaning. Inference and Rethoric in the Interpretation of Cinema. Londres, 1989. <br><br>CARVALHO, R. O. Contornando Crises e Reafirmando a Autoridade na Web: Os Desafios da Crítica de CInema Online no Brasil. Salvador, 2017.<br><br>CRUZ, Á. A. Z. A crítica cinematográfica na Internet. São Paulo: Campinas, 2013. Disponível em: <www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000917281&#8206;>. Acesso em: 18 set. 2017.<br><br>FREY, M. Film Criticism in the Digital Age. Estados Unidos, 2015.<br><br>FREY, Mattias. The permanent crisis of film criticism: The anxiety of authority. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2015.<br><br>CARREIRO, R. História de uma crise: a crítica de cinema na esfera pública virtual. Recife, 2009. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3642/2874>. Acesso em 16 set. 2017.<br><br>LEMOS, A. Ciber-socialidade: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. In: Logos: Comunicação e Universidade. 1997, p. 12-14. <br><br>MACHADO, M. M. L. Crítica baiana de cinema na internet: Mapeamento e análise de sites e blogs. Salvador, 2014.<br><br>PACHECO, L. Marketing, recepção e crítica cinematográfica na era digital. Lisboa, 2012. Disponível em: <www.ec.ubi.pt/ec/12/pdf/EC12-2012Dez-18.pdf&#8206;>. Acesso em: 18 set. 2017.<br><br>PEDROSA, T. M. C. e TOUTAIN, L. D. O Uso das Cores como Informação em Interfaces Digitais. Salvador, 2008. Disponível em: http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/TaisPedrosaLidiaToutain.pdf. Acesso em 22 jan. 2018.<br><br>PIZA, D. Jornalismo Cultural. São Paulo: Contexto, 2004. Revista Imagens. Campinas, n. 8, maio/ago. 1998.<br><br> </td></tr></table></body></html>