INSCRIÇÃO: 00389
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: #NãoÉnormalUFC - Saúde mental na universidade
 
AUTORES: Bruna Kelvyla Sousa da Silva (Bruna Kelvyla Sousa); Rosana Roseo Batista (Bruna Kelvyla Sousa); Antonio Cesar da Silva (Bruna Kelvyla Sousa)
 
PALAVRAS-CHAVE: Universidade, Saúde mental, depressão, ,
 
RESUMO
O presente trabalho consiste em um podcast desenvolvido por alunos da disciplina de Produção Publicitária em Mídias Sonoras, do curso Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal do Ceará. Ele foi desenvolvido a partir de pesquisas diversas que constatam a importância da investigação aprofundada sobre vulnerabilidades e o bem-estar psicológico de estudantes universitários, já que é crescente o número destes com problemas físicos e mentais a partir da à pressão recebida tanto em sala de aula, quanto por familiares. Para abordarmos essa temática, utilizamos uma estratégia já abordada por outras universidades, como criação de hashtags, por exemplo, e unimos os dados levantados com as opiniões de uma especialista da área, no intuito de descobrirmos juntos possíveis saídas para que os efeitos negativos causados pela vivência acadêmica sejam atenuados.
 
INTRODUÇÃO
Uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2015 revelou que 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, o que representa um aumento de 18,4% com relação a dez anos anteriores. Contudo, apesar dos dados alarmantes, das produções cinematográficas e dos constantes relatos nas redes sociais, o assunto ainda é pouco discutido nos lares e na universidade, além de ser ridicularizado por uma parcela significativa da população, que trata a doença como “frescura” ou “mimimi”.਀一愀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 琀攀洀 猀椀搀漀 挀愀搀愀 洀愀椀猀 洀愀椀漀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀漀 愀挀漀洀攀琀椀搀漀猀 瀀漀爀 猀渀搀爀漀洀攀猀 搀攀瀀爀攀猀猀椀瘀愀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀愀猀 瀀爀攀猀猀攀猀 爀攀挀攀戀椀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 攀砀椀最渀挀椀愀猀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 瀀攀氀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 焀甀攀 漀猀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀 渀攀猀猀愀 樀漀爀渀愀搀愀⸀ 伀 愀猀猀甀渀琀漀 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 琀漀 猀爀椀漀 焀甀攀 愀 唀䘀䔀刀匀䄀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 刀甀爀愀氀 搀漀 匀攀洀椀ⴀ섀爀椀搀漀⤀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 渀切挀氀攀漀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 氀愀渀漀甀 攀洀 ㈀ ㄀㘀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀琀攀爀渀愀 攀 焀甀攀 最愀渀栀漀甀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 椀渀琀椀琀甀氀愀搀愀 ᰀ丠漀  戀攀猀琀攀椀爀愀Ⰰ  挀漀椀猀愀 猀爀椀愀ᴀ†渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀猀 戀愀渀愀椀猀⸀ Uma outra campanha que nos inspirou foi desenvolvida pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) em 2017, intitulada “Não é normal UFV”, onde os alunos da instituição ganharam espaço física e virtualmente para relatar situações sobre opressões vivenciadas dentro da universidade, apenas por estarem na condição de estudantes e, portanto, hipossuficientes.਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 漀戀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀一漀준一漀爀洀愀氀唀䘀䌀Ⰰ 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ᰀ䌠椀琀愀攀猀 䌀氀攀戀爀攀猀 搀愀 唀䘀䌀ᴀⰠ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀漀搀挀愀猀琀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀  倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀攀搀椀洀漀猀 焀甀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 最爀愀瘀愀猀猀攀洀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀洀漀猀 甀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 洀攀搀椀挀椀渀愀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀 瀀愀猀猀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 搀攀瀀爀攀猀猀漀 搀攀瘀椀搀漀  瀀爀攀猀猀漀 猀漀昀爀椀搀愀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 甀洀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀⸀
 
OBJETIVO
· Proporcionar aos estudantes da Universidade Federal do Ceará um espaço para que eles se manifestem quanto à sua saúde mental e o quanto a instituição e seus constituintes, além de sua família, têm contribuído para sua realidade psicológica atual;਀  · Alertar estudantes e professores sobre uma realidade de problemas psicológicos que assomam milhares de brasileiros e, por vezes, são potencializados dentro da universidade, devido a pressões, situações de abuso, etc.;਀  · Ouvir profissionais que lidam diretamente com esses estudantes, como professores universitários e psicólogos, para oferecer soluções reais para os alunos e entender como se dá essa relação professor-aluno pela visão do docente.
 
JUSTIFICATIVA
Segundo a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), metade dos universitários brasileiros já vivenciou algum tipo de crise emocional e a depressão foi a queixa mais representativa, com 15% de abrangência entre os estudantes pesquisados. Psicólogos e professores apontam como causa o fato de que para a maioria dos jovens, a universidade representa o momento de mudança da adolescência para a vida adulta. É neste período que o estudante vai consolidar sua personalidade e passa então a adquirir características do seu curso. Segundo o professor e coordenador da Clínica de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Luiz Henrique Ramos, a universidade é o momento de formação da identidade onde o estudante também sente a necessidade de corresponder às expectativas da família e da sociedade, destas pressões surgem então conflitos emocionais que podem gerar um estado depressivo. As cobranças fazem com que o estudante se sinta pressionado e confuso, resultando na falta de motivação para estudar, baixo desempenho acadêmico, dificuldade de concentração, trancamento de disciplinas, reprovações e até mesmo o abandono do curso.਀䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀渀琀椀洀漀猀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀Ⰰ 樀 焀甀攀 渀攀氀愀 琀愀洀戀洀 猀漀 爀攀氀愀琀愀搀漀猀 挀愀猀漀猀 ⠀挀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 渀漀琀愀搀漀 渀漀 瀀漀搀挀愀猀琀⤀ 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀洀 猀爀椀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 漀甀 愀挀攀渀琀甀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 漀瀀爀攀猀猀漀爀愀 漀甀 愀戀甀猀椀瘀愀 攀洀 猀攀甀猀 挀甀爀猀漀猀Ⰰ 漀甀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 猀漀 搀攀猀琀爀愀琀愀搀漀猀 焀甀愀渀搀漀 搀攀渀甀渀挀椀愀洀 攀猀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 氀甀琀愀 漀渀搀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀甀搀瘀攀氀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para execução do podcast, tivemos uma preparação inicial dividida em 4 partes principais: levantamento de dados sobre a saúde mental dos estudantes universitários brasileiros, criação de uma hashtag para que os estudantes da Universidade Federal do Ceará pudessem dar suas opiniões sobre a temática, relato de um estudante universitário da UFC diagnosticado com depressão sobre sua relação com a Universidade e entrevista com duas profissionais, uma professora e uma psicóloga, para falar sobre suas experiências com o assunto.਀倀愀爀愀 漀戀琀攀爀洀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 唀䘀䌀Ⰰ 渀漀猀 戀愀猀攀愀洀漀猀 攀洀 搀甀愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 唀䘀䔀刀匀䄀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 匀攀洀椀ⴀ섀爀椀搀漀⤀ 攀 瀀攀氀愀 唀䘀嘀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 嘀椀漀猀愀⤀Ⰰ 焀甀攀 挀爀椀愀爀愀洀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀猀 栀愀猀栀琀愀最猀 ⌀渀漀戀攀猀琀攀椀爀愀挀漀椀猀愀猀爀椀愀 攀 ⌀渀漀渀漀爀洀愀氀唀䘀嘀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 搀攀猀洀椀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 猀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀猀 渀漀爀洀愀椀猀⸀ 一漀 䌀攀愀爀Ⰰ 愀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀渀漀渀漀爀洀愀氀唀䘀䌀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 䌀椀琀愀攀猀 䌀氀攀戀爀攀猀 搀愀 唀䘀䌀 攀 氀漀最漀 瘀椀爀愀氀椀稀漀甀 攀渀琀爀攀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 搀攀渀甀渀挀椀愀爀 猀椀琀甀愀攀猀 攀洀 猀攀甀猀 挀甀爀猀漀猀 焀甀攀 氀栀攀 搀攀椀砀愀瘀愀洀 洀攀渀琀愀氀洀攀渀琀攀 搀漀攀渀琀攀猀⸀ Em seguida, entrevistamos o aluno de Medicina da UFC – um dos cursos mais concorridos da universidade e com a maior carga-horária de duração –, Diego Vieira, que é dono da Página Citações Célebres da UFC e que foi diagnosticado com depressão após ingressar no referido curso, para relatar sua vivência na universidade, desde a sua relação com colegas e professores, até o seu tempo de dedicação aos estudos, para entendermos como a universidade tem afetado a sua – e a de muitos outros - saúde mental.਀倀愀爀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀洀漀猀 洀攀氀栀漀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀洀 爀攀氀愀漀  猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀愀渀琀漀 搀攀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 搀漀猀 搀漀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀猀 洀漀猀琀爀漀甀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 琀攀洀琀椀挀愀 瀀攀氀愀 瘀椀猀漀 搀攀猀猀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 攀 猀愀氀椀攀渀琀漀甀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀猀猀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀ Por fim, era preciso conhecer a opinião de um profissional da Psicologia sobre a temática, para embasarmos nosso argumento de que o estudante universitário não é culpado por ter sua saúde mental debilitada, mas esclarecer que há uma responsabilidade das universidades brasileiras para com seus discentes, além de apresentarmos dicas eficazes de como resolver a situação. Assim, após seguirmos por essas quatro fases, iniciamos o processo de construção efetiva do podcast.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀爀 瀀漀爀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 攀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀漀猀 漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 猀漀戀爀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 挀愀甀猀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 爀攀猀漀氀瘀攀洀漀猀 瀀漀爀 愀戀漀爀搀愀爀 攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀⸀ Então, iniciamos uma grande pesquisa sobre o assunto, para que tivéssemos um aparato teórico para embasar nosso trabalho. Assim, descobrimos pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e obtivemos dados a partir de campanhas realizadas pela UFV (Universidade Federal de Viçosa) e UFERSA (Universidade Federal do Semi-Árido). ਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀洀漀猀 愀猀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 䌀攀愀爀 猀漀戀爀攀 猀椀琀甀愀攀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 ⴀ 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 愀氀甀渀漀猀 ⴀⰀ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 栀愀猀栀琀愀最 ⌀一漀준一漀爀洀愀氀唀䘀䌀 挀爀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ᰀ䌠椀琀愀攀猀 䌀氀攀戀爀攀猀 搀愀 唀䘀䌀ᴀ†攀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 甀猀愀爀 攀猀猀愀猀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 渀漀 瀀漀搀挀愀猀琀 愀渀漀渀椀洀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀 搀椀瘀椀搀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 最爀愀瘀愀爀 搀攀挀氀愀爀愀攀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀洀漀猀 攀洀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀猀猀椀洀 漀 昀椀稀攀洀漀猀⸀  Convidamos um aluno de Medicina da UFC para nos contar sobre sua experiência na instituição, já que ele foi diagnosticado com depressão e, segundo seu relato, a Universidade não tem preparo para lidar com alunos nessa situação, ao passo que os professores preferem ignorar esses problemas à ajudar os discentes a lidar melhor com essa fase da academia.਀䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀甀瘀椀爀洀漀猀 愀 瘀攀爀猀漀 搀攀 甀洀 搀漀挀攀渀琀攀  爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀猀猀愀 猀椀琀甀愀漀 爀攀挀漀爀爀攀渀琀攀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 漀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 愀洀攀渀椀稀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀爀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 渀猀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 攀氀攀猀 琀洀 挀甀椀搀愀搀漀 搀攀 猀甀愀 瀀爀瀀爀椀愀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀⸀  Por fim, mostramos todos os áudios para uma psicóloga, para termos um parecer profissional sobre o que estávamos apurando e para que as soluções sugeridas por nós não viesse a agravar a situação de saúde de nenhum ouvinte do podcast. Ao final de todas as gravações, unimos todos os materiais que conseguimos e, junto à equipe de edição, montamos o produto final baseado em nosso roteiro inicial: ਀ Tema:਀匀愀切搀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ਀倀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀㨀 Dois alunos (apresentadores), um psicólogo convidado, um professor਀ऀ挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 攀 甀洀 愀氀甀渀漀 瀀愀爀愀 渀愀爀爀愀爀 猀甀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀⸀ ਀㄀⸀    䤀渀琀爀漀搀甀漀㨀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 搀攀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀爀爀椀焀甀攀椀爀愀猀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 2. Leitura das respostas à hashtag #NãoÉNormalUFC਀㌀⸀ऀ䘀愀氀愀 搀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 猀漀戀爀攀 愀猀 猀椀琀甀愀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀⸀ 4. Declarações de estudantes de variados cursos sobre situações cotidianas da UFC.਀㔀⸀ऀ刀攀氀愀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 猀漀戀爀攀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 搀攀 搀漀挀攀渀琀攀猀 攀 愀氀甀渀漀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀⸀ 6. Experiência sobre depressão de um aluno da Medicina e a incapacidade que a Universidade tem de lidar com esse tipo de situação.਀㜀⸀ऀ䐀椀挀愀猀 搀愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 搀攀 漀渀搀攀 攀 焀甀愀渀搀漀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 愀樀甀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 8. Agradecimento pela participação de todos e fechamento.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 琀漀挀愀爀 攀洀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀瘀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 琀攀洀瀀漀猀 攀洀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 攀猀琀漀 漀 琀攀洀瀀漀 琀漀搀漀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀渀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 甀洀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀 搀漀 焀甀攀 渀漀猀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀洀愀 瘀椀搀愀 昀攀氀椀稀⸀ 䤀猀猀漀 瀀漀搀攀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 渀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀琀愀爀 猀漀稀椀渀栀漀⠀愀⤀ 攀洀 洀攀椀漀 愀 琀漀搀愀 愀 挀漀戀爀愀渀愀 猀漀昀爀椀搀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 瘀攀洀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 氀愀搀漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 ⠀氀愀爀攀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀琀最椀漀⼀琀爀愀戀愀氀栀漀⤀Ⰰ 愀挀愀爀爀攀琀愀渀搀漀 渀漀 搀攀猀最愀猀琀攀 昀猀椀挀漀 攀 洀攀渀琀愀氀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 漀 焀甀攀 琀攀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀椀爀攀琀愀 攀洀 猀攀甀 搀攀猀攀洀瀀攀渀栀漀⸀ 䄀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀瘀攀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 攀 愀猀猀甀洀椀爀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 甀洀愀 昀漀爀洀愀漀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 爀攀搀甀稀椀渀搀漀 漀猀 搀愀渀漀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀 焀甀攀 琀攀洀 挀愀甀猀愀搀漀 攀洀 猀攀甀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀椀猀瀀漀爀 搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀愀爀 漀 猀甀瀀漀爀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀氀最甀洀 琀椀瀀漀 搀攀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 猀攀樀愀 爀攀搀甀稀椀搀漀 漀 洀砀椀洀漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀  伀 瀀漀搀挀愀猀琀 渀漀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 攀猀挀甀琀愀 焀甀愀渀琀漀 猀 猀甀愀猀 椀渀搀椀最渀愀攀猀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 爀攀挀攀戀椀搀漀 攀洀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 漀昀攀爀攀挀攀渀搀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀Ⰰ 焀甀攀 渀漀  爀漀洀愀渀琀椀稀愀搀愀Ⰰ 搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀琀攀洀瀀爀椀攀猀 搀愀 最爀愀搀甀愀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 琀愀洀戀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀搀漀 愀猀 焀甀攀椀砀愀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀  瀀爀攀猀猀漀 猀攀渀琀椀搀愀 瀀漀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀  瘀椀猀漀 搀攀 焀甀攀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 渀漀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 昀漀猀猀攀 猀椀渀渀椀洀漀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀 最愀爀愀渀琀椀搀漀⸀ 䔀猀瀀攀爀愀洀漀猀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀攀爀 挀漀渀琀爀椀戀甀搀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 攀渀琀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀瀀攀琀攀渀琀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 攀猀琀愀爀 洀愀椀猀 愀琀攀渀琀愀猀 猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 渀愀 攀猀挀甀琀愀 攀 渀愀 爀攀猀漀氀甀漀 搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ 刀攀猀猀愀氀琀愀洀漀猀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 琀攀洀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 樀甀渀琀漀猀 瀀漀猀猀愀洀漀猀 瀀攀渀猀愀爀Ⰰ 搀椀猀挀甀琀椀爀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 挀愀洀椀渀栀漀猀 洀攀渀漀猀 愀渀最甀猀琀椀愀渀琀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 瀀攀爀挀漀爀爀椀搀漀猀 攀洀 洀戀椀琀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀⸀       
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BOHRY, Simone. Crise psicológica do universitário e trancamento geral de matrícula por motivo de saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília. Brasília, p. 240, 2007.

FACEBOOK. Não é normal UFV. Disponível em: . Acesso em: 16 de maio de 2018.

FACEBOOK. #NãoÉNormalUFC. Disponível em: . Acesso em: 16 de maio de 2018.

G1. Depressão cresce no mundo, segundo OMS; Brasil tem maior prevalência da América Latina. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio de 2018.

GAZETA DO POVO. Bate-papo sobre depressão entre estudantes. Disponível em: . Acesso em: 16 de maio de 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀䘀䔀刀匀䄀⸀ 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀 瀀爀漀洀漀瘀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀漀爀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ⌀一漀준䈀攀猀琀攀椀爀愀준䌀漀椀猀愀匀爀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀愀猀猀攀挀漀洀⸀甀昀攀爀猀愀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㤀⼀㈀㔀⼀瀀猀椀挀漀氀漀最椀愀ⴀ瀀爀漀洀漀瘀攀ⴀ挀愀洀瀀愀渀栀愀ⴀ瀀漀爀ⴀ猀愀甀搀攀ⴀ洀攀渀琀愀氀ⴀ渀愀ⴀ甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀ⴀ渀愀漀攀戀攀猀琀攀椀爀愀攀挀漀椀猀愀猀攀爀椀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㄀ 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀