INSCRIÇÃO: | 00416 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO13 |
TÍTULO: | Intolerância e Violência num clique |
AUTORES: | CINTIA DA SILVA MARTINS (Universidade de Fortaleza); Adriana Santiago Araújo (Universidade de Fortaleza); Natália Xavier Coelho (Universidade de Fortaleza) |
PALAVRAS-CHAVE: | cibercultura, comunicação, informação, internet, opinião |
RESUMO | |
O trabalho foi produzido a partir de discussões ocorridas na disciplina Sociedade da Informação e Tecnologias, parte do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade de Fortaleza. Tem-se como objetivo apresentar o artigo de opinião "Intolerância e Violência num clique" elaborado para discutir e levar reflexões sobre como notícias violentas são consumidas por usuários de redes sociais online na contemporaneidade, a partir de três casos famosos que geraram ondas de postagens e foram viralizados, o que resultou em alta repercussão nas mídias de comunicação. | |
INTRODUÇÃO | |
O fenômeno da comunicação por meio das redes sociais online trouxe impactos profundos para os atores sociais conectados. Estar atualmente inserido em redes sociais, como o Facebook e Youtube, implica em consumir e disseminar informações em um espaço novo e jamais imaginado. Entretanto, estar conectado nos faz parte de um processo de disseminação de fatos noticiosos, muitos deles de cunho violento. A partir disso, o artigo de opinião "Intolerância e Violência num clique" busca a partir da análise de casos levar reflexões sobre o processo de disseminação dos fatos de cunho violentos, traçando um paralelo entre o que está acontecendo nas ondas de violência das redes sociais online e o jornalismo. O trabalho foi produzido a partir da disciplina Sociedade da Informação e Tecnologias e é resultado de discussões e pesquisas realizadas ao longo do semestre com os objetivos de apresentar, verificar e refletir o modo como a informação é consumida na contemporaneidade, uma vez que um novo capital social (RECUERO, 2012) está se formando a partir dos compartilhamentos nas redes sociais. Sendo assim, o artigo de opinião cumpre sua função de auxiliar na análise atual da sociedade. | |
OBJETIVO | |
O artigo de opinião "Intolerância e violência num clique" tem o objetivo de discutir e levar reflexões sobre o modo como a informação é consumida na contemporaneidade a partir das redes sociais online, principalmente o Facebook. Ao refletir sobre a sociedade em rede (CASTELLS, 2003), observou-se que a informação pode ser compartilhada livremente em redes sociais por seus usuários, ao mesmo tempo em que conteúdos violentos e intolerantes em diversos aspectos sociais são consumidos e disseminados sem critério, finalidade ou privacidade. A partir disso escolhemos colocar à frente da discussão os três casos abordados, uma vez que geraram grande repercussão nas mídias de comunicação de massa, como os portais jornalísticos e nas mídias online, como as redes sociais. Dessa forma colocamos em prática, por meio do artigo de opinião, os fundamentos teóricos e práticos obtidos na disciplina Sociedade da Informação e Tecnologias. | |
JUSTIFICATIVA | |
A partir das novas formas de comunicação em redes, verificou-se que fatos violentos resultam em grande repercussão nas mídias. Esse novo modelo de consumo da informação nos levou a elaborar o produto, abordando três casos de violência que foram viralizados nas redes sociais. São eles: o assassinato da travesti Dandara, no dia 15 de fevereiro de 2017, em Fortaleza; a expulsão de seu terreiro da Mãe de Santo Carmen de Oxum, no Rio de Janeiro, em setembro de 2017; e o assassinato da vereadora Marielle Franco, no dia 14 de março de 2018, também na capital carioca. Os casos abordados provocaram ondas de postagens violentas nas redes sociais sob o estigma de gênero e religiosidade. Para Goffman (1988), o termo estigma se refere a atributo profundamente depreciativo, que pode rotular alguém ou pode confirmar a normalidade de outrem. É preciso, então, observar as dinâmicas de sociabilidade a partir dos microblogs de relacionamento. A comunicação feita nas redes sociais, segundo Lemos (2009), são a “nova esfera conversacional” em que o aumento das tecnologias criam uma nova dinâmica para a comunicação. Os usuários podem agir de forma descentralizada e colaborativa, em que um cidadão comum, por meio de alguma rede social, utiliza a internet para participar da disseminação de informações, de campanhas diretas ou indiretas e até utilizá-los como arma política. “Estes fatos revelam a nova paisagem infocomunicacional contemporânea, exibindo o sintoma de uma crise planetária” (LEMOS, 2009, p.3). Lemos (2009) trata ainda de uma nova esfera pública que é o ciberespaço, em que a informação é divulgada de forma ampliada dentro dos meios de comunicação por qualquer usuário. O espaço social, dessa forma, é impactado pela mídia e pelo jornalismo, da mesma forma que é impactado por ele. Assim, é possível traçar um paralelo entre o que está acontecendo nas ondas de violência das redes sociais e o jornalismo. O compartilhamento de publicações violentas nas redes se relacionam com o que antes era consumido na mídia de massa, o chamado “shownalismo” (ARBEX, 2002). Matérias sensacionalistas em que os fatos são tratadas como espetáculo e reportagens possuem palavras chamativas. Hoje, as redes sociais refletem o que aprenderam com o jornalismo. O conteúdo que se vê nas redes refletem o termo “espreme que sai sangue” (ANGRIMANI, 1994), utilizado para definir meios impressos que dão preferência às notícias sensacionalistas e violentas. Tais publicações são observadas em diversos portais de notícias, pelas quais as cores extravagantes e os títulos chamativos se destacam. O que se observa, são usuários utilizando essa linguagem para disseminar informações aleatoriamente ou, porque que não dizer, com o intuito de criar ondas de ódio.伀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀漀猀 挀栀愀洀愀搀漀猀 猀琀漀爀椀攀猀Ⰰ 昀攀椀琀漀 猀攀洀 挀爀椀琀爀椀漀Ⰰ 挀漀洀 甀猀甀爀椀漀猀 搀椀瘀甀氀最愀渀搀漀 昀愀琀漀猀Ⰰ 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀猀 漀甀 渀漀Ⰰ 猀攀洀 攀洀漀漀Ⰰ 猀漀氀椀搀愀爀椀攀搀愀搀攀 漀甀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀 ⠀䈀䄀唀䴀䄀一Ⰰ ㈀ ㌀⤀Ⰰ 洀愀猀 漀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀愀 猀攀 猀攀渀琀椀爀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ 倀愀爀愀 刀攀挀甀攀爀漀 ⠀㈀ 㠀⤀ 漀 洀甀渀搀漀 漀渀氀椀渀攀 洀愀渀琀洀 挀漀渀攀砀攀猀 洀愀渀琀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀爀瀀爀椀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 漀昀昀氀椀渀攀⸀ 䄀 愀甀琀漀爀愀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 椀洀攀爀猀漀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 琀爀愀渀猀椀攀猀 焀甀攀 椀渀挀氀甀攀洀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ攀 焀甀攀 攀猀琀 猀攀 挀爀椀愀渀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀漀挀椀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀椀猀 搀攀 挀愀搀愀 甀猀甀爀椀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀 瀀攀氀漀 焀甀攀 猀攀 瀀甀戀氀椀挀愀 攀洀 猀甀愀 瀀最椀渀愀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀攀 攀 瀀攀氀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀爀漀瘀愀漀 焀甀攀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀 猀甀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 挀漀渀挀攀搀攀洀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 氀椀欀攀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀洀攀渀琀漀猀⸀ 䔀猀琀愀 爀攀昀氀攀砀漀 氀攀瘀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
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