“Essa é Quente” é um trabalho audiovisual realizado como avaliação final do componente curricular obrigatório COM103 – Estética da Comunicação, do curso de Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, ministrado pela 倀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀漀甀琀漀爀愀 刀攀最椀渀愀 䜀漀洀攀猀⸀
A narrativa do videoclipe consiste nas peripécias de um rapaz negro para adentrar a uma festa na cidade de Salvador, mostrando o público na noite soteropolitana, as casas noturnas, as peculiaridades e as desigualdades no bairro mais boêmio de Salvador. As imagens foram gravadas no bairro do Rio Vermelho, intercaladas entre locações internas e externas, com planos que destacam objetos que representam as baladas típicas do gênero eletrônico, queimados junto a cédulas de dinheiro em uma montagem ritmada com as batidas da música.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 愀渀氀椀猀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 搀漀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 ᰀ䔠猀猀愀 儀甀攀渀琀攀ᴀ†搀愀 洀切猀椀挀愀 栀漀洀渀椀洀愀 搀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 搀攀 䐀䨀ᤀ猠 猀漀琀攀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀漀猀 䐀攀渀搀 䐀甀戀⸀ 伀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀 渀漀瘀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瀀愀爀愀 愀 挀攀渀愀 洀甀猀椀挀愀氀 搀攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 氀椀最愀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀漀甀渀搀 猀礀猀琀攀洀 挀漀洀 漀 氀攀漀 搀攀 搀攀渀搀 戀愀猀琀愀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀甀氀椀渀爀椀愀 戀愀椀愀渀愀⸀ 伀 最爀甀瀀漀 瀀漀猀猀甀椀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 洀甀猀椀挀愀椀猀 焀甀攀 瀀攀爀瀀愀猀猀愀洀 瀀攀氀愀 洀切猀椀挀愀 猀愀挀爀愀 搀漀 挀愀渀搀漀洀戀氀 挀漀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀 瀀漀瀀甀氀愀爀 愀昀爀漀ⴀ戀愀椀愀渀愀Ⰰ 樀愀洀愀椀挀愀渀愀Ⰰ 爀愀最最愀 洀甀渀昀椀渀Ⰰ 搀甀戀 猀琀攀瀀Ⰰ 洀切猀椀挀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 攀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 䈀愀猀猀⸀ 伀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 昀漀椀 搀攀猀昀攀椀琀漀 攀洀 ㈀ 㘀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 愀猀 猀甀愀猀 洀切猀椀挀愀猀 猀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀猀 渀愀猀 渀漀椀琀攀猀 猀漀琀攀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀猀 攀 攀猀猀攀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀漀 挀漀洀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀猀琀琀椀挀愀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀漀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀 䔀猀琀琀椀挀愀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀 栀愀戀椀氀椀琀愀漀 攀洀 倀爀漀搀甀漀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䌀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 搀愀 䘀愀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 䈀愀栀椀愀Ⰰ 洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䐀漀甀琀漀爀愀 刀攀最椀渀愀 䜀漀洀攀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 猀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀 攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀椀渀挀爀漀渀椀稀愀爀 愀猀 戀愀琀椀搀愀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀 攀氀攀琀爀渀椀挀愀 挀漀洀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀愀瀀琀愀搀愀猀Ⰰ 攀砀椀戀椀渀搀漀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀漀琀攀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 渀漀琀甀爀渀愀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀攀最爀漀猀 攀 䰀䜀䈀吀ᤀ猠 攀 挀漀渀琀愀渀搀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 渀攀最爀漀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 猀攀洀 瀀漀猀猀甀椀爀 漀 瘀愀氀漀爀 搀漀 椀渀最爀攀猀猀漀Ⰰ 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀 搀攀 愀爀琀椀洀愀渀栀愀猀 瀀愀爀愀 攀渀琀爀愀爀 渀甀洀愀 挀愀猀愀 渀漀琀甀爀渀愀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 洀愀椀猀 戀漀洀椀漀 搀攀 匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ 搀攀洀漀渀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀猀 椀渀琀爀渀猀攀挀愀猀 愀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 愀 猀甀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 猀攀 搀椀瘀攀爀琀椀爀 渀愀 渀漀椀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 椀渀琀攀爀瀀漀猀琀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀愀氀瘀愀搀漀爀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀愀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 渀攀最爀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 愀猀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 猀漀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀攀 甀洀愀 挀椀搀愀搀攀 挀椀渀搀椀搀愀 爀愀挀椀愀氀 攀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 伀猀 樀漀瘀攀渀猀 猀漀琀攀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 瀀漀甀挀愀猀 漀瀀攀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 氀愀稀攀爀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀 攀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 攀猀琀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀渀琀爀攀 漀 挀攀渀琀爀漀 攀 愀 漀爀氀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀猀 切渀椀挀愀猀 漀瀀攀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 猀漀挀椀愀氀椀稀愀漀 猀漀 愀猀 挀愀猀愀猀 渀漀琀甀爀渀愀猀Ⰰ 瀀甀戀猀 攀 攀猀瀀愀漀猀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀 焀甀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀椀稀愀洀 漀 愀挀攀猀猀漀 攀 挀漀戀爀愀洀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀砀漀爀戀椀琀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀最爀攀猀猀漀 攀 漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 伀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀 猀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀 渀愀 焀甀攀猀琀漀 猀挀椀漀ⴀ攀挀漀渀洀椀挀愀 琀爀愀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 渀愀 氀攀琀爀愀 搀愀 洀切猀椀挀愀 攀 愀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 攀渀琀爀攀 愀猀 瀀愀氀愀瘀爀愀猀 渀漀 爀攀昀爀漀㨀 ᰀ䔠猀猀愀 儀甀攀渀琀攀 ⼀ 儀甀攀渀琀攀 ⼀ 儀甀攀洀 琀攀 挀漀渀瘀椀搀漀甀ᴀⰠ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀 攀砀挀氀甀猀漀 猀漀挀椀愀氀 挀漀氀漀挀愀搀愀 瀀攀氀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 昀攀猀琀愀猀⸀ 䄀 氀攀琀爀愀 愀椀渀搀愀 琀爀愀稀 挀漀渀猀椀最漀 最爀椀愀猀 攀 琀攀爀洀漀猀 焀甀攀 挀愀爀爀攀最愀洀 愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 甀猀漀 搀漀 氀砀椀挀漀 昀愀氀愀搀漀 瀀漀爀 戀愀椀愀渀漀猀Ⰰ 椀渀挀漀爀瀀漀爀愀搀愀 愀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 渀漀 戀愀椀爀爀漀 洀愀椀猀 戀漀洀椀漀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 猀漀琀攀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀Ⰰ 漀 刀椀漀 嘀攀爀洀攀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀洀 瀀爀愀椀愀猀Ⰰ 栀漀琀椀猀 氀甀砀甀漀猀漀猀Ⰰ 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀猀 挀愀爀漀猀 攀 洀愀渀猀攀猀 攀洀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 挀漀洀 愀猀 昀愀瘀攀氀愀猀Ⰰ 戀愀爀爀愀挀漀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀愀洀戀洀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瀀愀椀猀愀最攀洀 搀愀 爀攀最椀漀⸀ 䄀 樀甀瘀攀渀琀甀搀攀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 挀漀猀琀甀洀愀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀 戀愀椀爀爀漀 渀漀猀 昀椀渀愀椀猀 搀攀 猀攀洀愀渀愀 搀攀瘀椀搀漀 愀 洀愀椀漀爀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀攀 攀猀瀀愀漀猀 攀洀 焀甀攀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 愀猀 昀攀猀琀愀猀 攀Ⰰ 攀洀 瘀椀猀琀愀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瘀椀猀愀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 瀀氀甀爀愀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀攀挀甀氀椀愀爀椀搀愀搀攀猀 搀漀猀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀 戀愀椀爀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 䌀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 吀㔀椀 搀攀 氀攀渀琀攀 㠀ⴀ㌀㔀洀洀 攀洀 ㈀㐀 昀爀愀洀攀猀 瀀漀爀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 搀漀 漀戀琀甀爀愀搀漀爀 搀攀 ⼀㔀 Ⰰ 攀洀 氀漀挀愀攀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 攀 攀砀琀攀爀渀愀猀 渀漀猀 戀愀椀爀爀漀猀 伀渀搀椀渀愀 攀 刀椀漀 嘀攀爀洀攀氀栀漀 攀洀 匀愀氀瘀愀搀漀爀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀 昀漀爀愀洀 挀愀瀀琀愀搀愀猀 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 挀漀渀琀甀搀漀 瀀爀攀挀椀猀漀 猀愀氀椀攀渀琀愀爀 焀甀攀 搀攀瘀椀搀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 瀀爀攀挀爀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 焀甀愀琀爀漀 氀愀渀琀攀爀渀愀猀 搀攀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀⸀
Na locação externa, a Praia da Paciência no Rio Vermelho, foram registradas cerca de quatro horas de imagens contendo uma diversidade de mulheres, negros e LGBT’s em momentos de socialização, dançando, conversando e se divertindo. Um filtro de cor foi adicionado como recurso de pós produção aos planos das externas para que tivesse um aspecto de luz branca que destoasse da estética utilizada nas cenas em que a narrativa do personagem é apresentada ao espectador. Os planos dos objetos queimados foram captados na Universidade Federal da Bahia em 60 frames por segundo para que fosse introduzida a técnica do slow motion, buscando evidenciar o movimento das chamas ao queima-los.䄀 氀漀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀 搀漀 戀愀椀爀爀漀 挀栀愀洀愀搀漀 䐀攀氀挀椀愀猀 䰀漀甀渀最攀Ⰰ 焀甀攀 樀 瀀漀猀猀甀愀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀 挀漀氀漀爀椀搀愀 搀攀 戀漀愀琀攀 攀 挀漀洀瀀攀 愀 挀攀渀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 昀椀氀洀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀爀攀猀 猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䤀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 昀漀爀愀洀 最爀愀瘀愀搀愀猀 搀甀愀猀 栀漀爀愀猀 挀漀洀 漀 愀琀漀爀 猀漀稀椀渀栀漀 渀漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 攀 洀愀椀猀 甀洀愀 栀漀爀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀猀 昀椀最甀爀愀渀琀攀猀 攀洀 挀攀渀愀 渀愀 昀攀猀琀愀⸀
A decupagem foi apresentada de forma que a linearidade da narrativa ficasse nítida para o espectador e a montagem realizada no Premiere CC, constituindo um processo bastante minucioso devido a grande quantidade de material captado e a dificuldade em realizar a sincronização com as batidas da música eletrônica que são bastante rápidas, levando a uma dinâmica interessante de se acompanhar ao assistir o filme. Ainda foram adicionados recursos técnicos de slow motion, fast motion, rewind e filtros de cor. |