|
INSCRIÇÃO: | 00433 |
|
CATEGORIA: | RP |
|
MODALIDADE: | RP04 |
|
TÍTULO: | Plano De Comunicação Estratégica Para a Academia New Life |
|
AUTORES: | Candice Soares Viana (Universidade do Estado da Bahia); João Paulo Brito Alves (Universidade do Estado da Bahia); Suênio Campos de Lucena (Universidade do Estado da Bahia) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Plano de Assessoria Empresarial, Plano de Comunicação, Relações Públicas, Comunicação Estratégica, |
|
RESUMO |
Este trabalho descreve o desenvolvimento do Plano de Comunicação para a New Life, academia localizada na cidade de Salvador que, com seis anos de atuação no mercado, almeja se expandir e captar novos públicos, sobretudo, aqueles próximos da sua região. O principal objetivo da realização desse projeto é a implantação de produtos e estratégias de Comunicação, que buscam beneficiar e fidelizar ainda mais os públicos dessa Organização. |
|
INTRODUÇÃO |
As organizações têm procurado cada vez mais meios para permanecer ativas no mercado. Atualmente, os gestores organizacionais começam a enxergar a área da Comunicação como investimento eficaz na resolução de conflitos e fidelização de clientes. Assim, aliar a Comunicação e suas estratégias de captação e alcance à gestão administrativa tem se tornado imperativo de sobrevivência num mercado bastante competitivo. 䄀 愀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 刀甀愀 搀漀猀 䈀愀渀搀攀椀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 䴀愀琀愀琀甀 搀攀 䈀爀漀琀愀猀 ጀ†匀愀氀瘀愀搀漀爀Ⰰ 琀攀洀 猀攀椀猀 愀渀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 䔀氀愀 漀挀甀瀀愀 栀漀樀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 攀爀愀 搀攀 漀甀琀爀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 ⠀圀䘀椀琀渀攀猀猀⤀ 攀 瀀漀猀猀甀椀 洀愀椀猀 搀攀 ⸀ 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 挀漀洀 搀漀椀猀 愀渀搀愀爀攀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 愀甀氀愀猀 搀攀 搀愀渀愀Ⰰ 氀甀琀愀猀Ⰰ 猀瀀椀渀渀椀渀最 攀 漀甀琀爀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀氀椀洀愀琀椀稀愀搀漀 攀 琀漀搀漀 漀 挀漀渀昀漀爀琀漀 搀攀 甀洀愀 愀瀀愀爀攀氀栀愀最攀洀 洀漀搀攀爀渀愀⸀ 䔀氀愀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 爀攀愀 挀漀洀 漀甀琀爀愀猀 愀挀愀搀攀洀椀愀猀 挀漀洀漀㨀 嘀椀氀愀 䘀椀琀渀攀猀猀Ⰰ 䴀攀最栀愀 䘀椀琀渀攀猀猀Ⰰ 䄀氀瀀栀愀 䘀椀琀渀攀猀猀Ⰰ 䈀漀渀渀愀渀稀愀Ⰰ 儀甀愀氀椀琀礀 䰀椀昀攀⸀
Como forma de avaliação da Disciplina Assessoria e Consultoria, durante o Semestre 2017.1 do Curso de Comunicação Social/Relações Públicas da UNEB, este projeto buscou descrever os processos de diagnóstico, planejamento e detalhamento de ações estratégicas para a Academia New Life, empresa que, apesar do pequeno porte e do ramo competitivo em que está inserida, demonstra interesse na adoção de estratégias que a diferenciem e possam atender às necessidades dos seus públicos, além de possuir reais perspectivas de crescimento, especialmente, no âmbito local. 䄀瀀猀 攀猀琀甀搀漀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 挀漀渀猀琀愀琀漀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀 搀攀洀愀渀搀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 渀攀挀攀猀猀椀琀愀瘀愀 搀攀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀愀 渀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 洀攀氀栀漀爀愀 渀愀 瀀攀爀昀漀爀洀愀渀挀攀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䔀猀琀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 挀漀洀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 愀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 挀愀瀀愀稀攀猀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 爀攀氀愀琀愀爀 愀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 愀攀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 挀漀洀 攀猀琀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 漀 戀攀渀攀昀挀椀漀 洀切琀甀漀 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀猀琀愀挀愀搀漀猀⸀
Buscou-se desenvolver ações que facilitassem o bom posicionamento da empresa no mercado local, atraindo um maior número de clientes interessados nos procedimentos estéticos e de bem-estar oferecidos por ela. Assim, a intenção foi alcançar e ampliar todos os públicos de interesse por meio de ações direcionadas, a fim de dar início à execução de uma comunicação de excelência na Organização.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 䄀猀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀猀 栀漀樀攀 猀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀猀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀 愀 搀椀愀Ⰰ 洀愀猀 椀渀攀昀椀挀愀稀攀猀 渀愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀⸀ 䌀漀洀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 挀漀洀瀀攀琀椀琀椀瘀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀猀猀攀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀瘀攀 猀攀爀 愀戀愀渀搀漀渀愀搀漀Ⰰ 愀戀爀椀渀搀漀 愀猀 瀀漀爀琀愀猀 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 洀愀椀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀漀猀⸀ 䐀椀愀渀琀攀 搀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 渀瘀攀氀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀ⴀ猀攀 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 愀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 攀洀瀀爀攀猀爀椀漀猀 焀甀攀 搀攀猀攀樀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀攀 甀洀 倀氀愀渀漀 䔀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 渀愀 最攀猀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 愀瘀愀氀椀愀爀 愀 爀攀愀氀 攀昀椀挀挀椀愀 搀攀 猀甀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀⸀
A academia New Life, antes sem qualquer ambiência profissional com a comunicação estratégica, experimentava ações e comunicações amadoras com os seus públicos de interesse. Nas mídias digitais, os materiais produzidos eram de baixa qualidade e de pouco incentivo de alcance. No ambiente interno, a Comunicação formal praticamente inexistia, uma vez que a Organização surgiu sem qualquer plano de comunicação. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀攀 挀愀爀渀挀椀愀猀 攀 瀀爀攀挀愀爀椀攀搀愀搀攀猀 攀洀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀爀椀愀搀漀 攀 椀洀瀀氀愀渀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 爀攀瘀攀氀漀甀ⴀ猀攀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀 甀爀最攀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀椀愀渀琀攀 搀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀愀搀愀猀 渀漀 琀瀀椀挀漀 ᰀ䐠攀猀挀爀椀漀 搀漀 倀爀漀搀甀琀漀 攀 倀爀漀挀攀猀猀漀ᴀⰠ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 爀攀愀 搀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 最攀猀琀漀爀攀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 倀愀甀氀漀 搀攀 嘀愀猀挀漀渀挀攀氀氀漀猀 䘀椀氀栀漀Ⰰ ᰀ倠氀愀渀攀樀愀爀 Ⰰ 愀渀琀攀猀 搀攀 琀甀搀漀Ⰰ 愀猀猀甀洀椀爀 甀洀愀 瀀漀猀琀甀爀愀 搀攀 愀渀琀攀挀椀瀀愀漀 攀 瀀爀漀猀瀀攀挀漀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 攀洀 挀攀渀爀椀漀猀 昀甀琀甀爀漀猀ᴀ†⠀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 㤀㠀㌀⤀⸀ 伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 猀甀爀最攀 攀渀琀漀 挀漀洀漀 甀洀愀 爀攀瀀漀猀琀愀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 昀爀攀渀琀攀 愀漀猀 渀漀瘀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 攀 猀 洀甀搀愀渀愀猀 焀甀攀 瘀椀渀栀愀洀 漀挀漀爀爀攀渀搀漀 渀愀 瀀漀挀愀 渀漀 洀愀挀爀漀愀洀戀椀攀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀⸀
O desenvolvimento do Plano de Comunicação objetiva obter comprometimento da organização para garantir a execução do plano, prover um meio de um retorno sobre o plano estratégico para a organização; educar a empresa sobre ações estratégicas, e como fazer dessa estratégia uma tarefa de todos em um processo contínuo. 䄀漀 猀攀最甀椀爀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 搀攀瘀攀 攀砀攀爀挀攀爀 猀甀愀 昀甀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀攀渀琀愀爀 最愀爀愀渀琀椀爀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀琀漀 漀 爀攀氀愀攀猀ⴀ瀀切戀氀椀挀愀猀 搀攀瘀攀 戀甀猀挀愀爀 渀愀猀 爀攀愀猀 愀昀椀渀猀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 䬀甀渀猀挀栀 ⠀㈀ 㘀⤀ 搀攀猀琀愀挀愀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 挀漀洀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀
Como ancorador da atitude em Relações Públicas, segundo Tavares (2010), o plano de comunicação é o processo pelo qual objetivos, metas, estratégias, planos e ações, controle e avaliação otimizam o negócio do cliente. “O plano estratégico de comunicação tem como proposta básica estabelecer as grandes diretrizes, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas organizações.” (TAVARES, 2010). 倀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 洀琀漀搀漀猀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀洀 愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 攀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 爀攀氀愀琀椀瘀愀猀 愀漀 挀氀椀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 愀漀猀 猀洀戀漀氀漀猀 攀 愀漀猀 椀搀攀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 䔀洀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 挀漀洀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 搀漀渀漀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 攀 搀攀 搀椀爀攀琀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀洀漀猀 搀愀搀漀猀 焀甀愀氀椀琀愀琀椀瘀漀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀 愀甀砀氀椀漀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 愀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀⸀
Em um segundo momento, a Análise SWOT, apontada por Roche (2002) como uma das formas mais utilizadas no diagnóstico e análise do entorno das organizações, foi aplicada através da observação dos ambientes onde a academia está inserida. Em seguida, após o mapeamento de públicos, tendo como base a conceituação lógica proposta por França (2012), sondou-se a realidade da organização internamente e o relacionamento entre cliente e empresa. 䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 氀攀瘀愀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 洀攀搀椀搀愀猀 焀甀攀 瘀椀猀愀洀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 愀猀 挀愀爀渀挀椀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀猀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 䔀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀Ⰰ 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀 攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 㠀 攀椀砀漀猀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 攀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀⸀
A Propaganda Institucional foi utilizada como um recurso informativo, com intuito de desenvolver uma demanda inicial e transmitir ao público-alvo as informações necessárias referentes academia. Para além disso, este instrumento visou também a divulgação das realizações da empresa, transmitindo sua personalidade e fixando seus conceitos e ideiais básicos. A realização de Promoções visou auxiliar no posicionamento da marca e na captação de novos clientes. As mesmas divulgarão os novos ideais de identidade da academia de forma alternativa e amplamente chamativa. 䄀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 爀攀愀昀椀爀洀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 攀 琀漀爀渀ⴀ氀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 挀漀渀昀椀瘀攀氀Ⰰ 琀爀愀稀攀渀搀漀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 愀 漀瀀椀渀椀漀 瀀切戀氀椀挀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀 洀攀猀洀愀⸀ 一漀 洀攀猀洀漀 瘀椀猀Ⰰ 漀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最 匀漀挀椀愀氀 猀攀爀瘀椀甀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀攀猀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀 愀搀漀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 漀甀 挀愀甀猀愀猀 搀攀 猀愀切搀攀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 瀀爀漀琀攀漀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 愀氀瘀漀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 瘀椀猀愀渀搀漀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Com o objetivo de fortalecer as imagens institucionais e potencializar os ideais da academia, passou-se a utilizar as Campanhas como uma comunicação interna mais dinâmica, que motivassem a aderência do público por uma ação ou uma ideia proposta pela New Life. 䄀猀 䴀搀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀猀挀攀渀猀漀 搀攀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 愀攀猀 渀攀猀琀攀 洀戀椀琀漀 猀漀 椀渀搀椀猀瀀攀渀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 焀甀愀氀焀甀攀爀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀洀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 攀 瀀漀渀琀甀愀氀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀渀洀椀挀愀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 切渀椀挀漀 攀 愀氀琀愀洀攀渀琀攀 切琀椀氀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 洀愀椀猀 最椀氀 攀 愀琀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 愀瀀漀椀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 嘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀⸀
Por fim, Apuração dos Resultados tornou-se um elemento importante para a performance nas mídias e na análise das ações, objetivando mensurar o resultado, custo-benefício, identificação de erros, acertos e falhas, resultando na adequação do Plano de Assessoria Empresarial. |
|
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Diagnóstico 䄀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 匀圀伀吀 琀攀渀琀愀 椀渀琀攀最爀愀爀 渀甀洀愀 洀攀猀洀愀 愀渀氀椀猀攀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀猀 攀 椀渀琀攀爀渀漀猀 焀甀攀 攀砀攀爀愀洀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 漀甀 渀攀最愀琀椀瘀愀 猀漀戀爀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 一漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 倀漀渀琀漀猀 䘀漀爀琀攀猀 昀漀爀洀愀 漀猀 戀漀渀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 焀甀愀氀椀昀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 漀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀漀洀椀渀最漀 愀 搀漀洀椀渀最漀Ⰰ 攀 攀洀 昀攀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 瘀愀爀椀愀搀漀 搀攀 愀甀氀愀猀 愀攀爀戀椀挀愀猀⸀
No que diz respeito aos Pontos Negativos, considera-se que a Academia não investiu em pesquisa de mercado e não possui uma comunicação especializada. Nas Oportunidades, temos preços baixos, planos de pagamento variados e a capacidade de atender um número maior de clientes, enquanto que a as Ameaças consistem em empresas com marcas fortes e já consolidadas na cidade, além do surgimento de novas modalidades de atividades físicas. 䔀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 倀攀爀昀椀氀 搀漀猀 䌀氀椀攀渀琀攀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀愀 昀漀椀 搀攀 㜀 愀 㘀㌀Ⰰ 猀攀渀搀漀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀ 匀漀戀爀攀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 匀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀愀稀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀挀甀爀愀 瀀漀爀 甀洀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 猀漀㨀 猀愀切搀攀Ⰰ 戀攀氀攀稀愀 攀 搀椀瘀攀爀猀漀⸀ 䄀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀猀猀愀爀愀洀 愀 琀攀爀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 搀攀 焀甀攀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 昀猀椀挀愀 琀爀愀稀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ 䌀漀洀 椀猀猀漀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀ⴀ猀攀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 瀀漀爀 愀挀愀搀攀洀椀愀猀 焀甀攀 漀昀攀爀攀挀攀洀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 昀漀挀愀搀愀 渀攀猀猀攀 焀甀攀猀椀琀漀⸀
ⴀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 䤀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀
Realização periódica de campanhas institucionais envolvendo os alunos para darem depoimentos e mostrar as experiências que eles estão tendo na Academia. A intenção é divulgar ações que mostrem e vendam os ideais da New Life, seja também através de eventos, novos serviços e divulgação de informações essenciais.
- Promoção䄀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 搀愀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀愀 䈀氀愀挀欀 䘀爀椀搀愀礀 Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 倀氀愀渀漀猀 搀攀 愀搀攀猀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 渀漀瘀漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀漀猀 樀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀漀猀 渀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 愀 昀愀稀攀爀攀洀 甀洀愀 愀搀攀猀漀 挀漀洀 甀洀 琀攀洀瀀漀 洀愀椀漀爀⸀ 䔀洀 瀀攀爀漀搀漀猀 猀愀稀漀渀愀椀猀Ⰰ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 洀愀琀爀挀甀氀愀 挀漀洀 戀爀椀渀搀攀猀 攀 搀愀爀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀砀琀攀爀渀漀 搀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 攀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀愀 一攀眀 䰀椀昀攀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀⸀
ⴀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀
A partir de uma demanda observada, criar estratégias de aproximação da Academia New Life ao bairro, do Matatu de Brotas, foi a escolha. Além disso, optou-se por ações que consolidassem a imagem de uma empresa responsável, engajada com a qualidade de vida e família, além da fidelização e valorização dos públicos de interesse da academia (clientes e colaboradores) e captação de novos clientes.
- Marketing Social刀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀攀猀 攀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀漀洀 琀攀洀琀椀挀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 一愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 ⠀愀甀氀愀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 搀攀 搀愀渀愀⤀ 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 ᰀ传甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀ᴀⰠ 氀攀瘀愀渀搀漀 漀猀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 渀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀瘀愀洀 甀洀 搀漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀
ⴀ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀猀
Atrelar a marca à valores e momentos que estão diretamente ligados a prática de exercício físico e relacionamento saudáveis, como foi o exemplo da campanha “Verão New Life”, realizada durante o Verão de 2018, trazendo eventos de dança com temática no Carnaval, além de divulgação de dicas e curiosidades nas mídias sociais.
- Mídias Sociais 伀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 攀ⴀ洀愀椀氀 洀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 搀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 搀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀⸀ 一攀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀攀猀 最攀椀猀 攀 愀琀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀Ⰰ 猀攀爀瘀椀漀猀Ⰰ 挀愀氀攀渀搀爀椀漀 攀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 切琀攀椀猀 愀 猀攀爀瘀椀漀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 搀愀爀 攀猀瀀愀漀 琀愀洀戀洀 渀愀猀 猀甀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 猀攀甀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀漀 爀攀瀀漀猀琀愀爀 猀甀愀猀 昀漀琀漀猀 攀 猀甀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀椀爀椀愀猀 渀漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 一攀眀 䰀椀昀攀⸀
ⴀ 䤀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 嘀椀猀甀愀氀
Em um primeiro momento, a definição de cores para a composição da identidade ficou pelo azul, branco e amarelo. A logo da academia deve aparecer na parte inferior das peças gráficas e cards digitais, sempre acompanhada por um fundo branco, permitindo uma maior visibilidade da marca. Além disso, criou-se um padrão para comunicados nas mídias sociais, na tentativa de facilitar para os clientes a identificação de postagens com informações mais relevantes.
- Avaliação dos Resultados 䌀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀攀渀猀甀爀愀漀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀攀焀甀愀漀 搀攀 愀攀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 䄀瘀愀氀椀愀漀 搀漀猀 刀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀猀 搀攀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䄀猀猀攀猀猀漀爀椀愀 䔀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 搀愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 洀愀琀爀椀挀甀氀愀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 愀攀猀 攀 瀀爀漀洀漀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀猀 渀切洀攀爀漀猀 搀攀 挀甀爀琀椀搀愀猀 攀 猀攀最甀椀搀漀爀攀猀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 愀攀猀 愀猀猀攀爀琀椀瘀愀猀 攀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 椀渀愀搀攀焀甀愀搀愀猀⸀
Como exemplo, a New Life, no início da execução do Plano, possuía 1.403 curtidas no Instagram, entre alguns clientes, colaboradores e pessoas que conheciam a academia. No período atual, a academia passou para 2.061 seguidores no Instagram. Esse número mostra que mais pessoas passaram a seguir a conta por causa das informações relevantes, das promoções realizadas na plataforma, além de ter um maior número de conteúdo referente ao mundo fitness e aos valores de saúde e bem-estar. 䄀猀 愀攀猀 挀漀洀 瀀漀甀挀漀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀漀爀愀洀 洀攀氀栀漀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 渀漀瘀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀攀猀⸀ 䄀攀猀 挀漀洀 昀漀爀琀攀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 猀攀 洀愀渀琀椀瘀攀爀愀洀 愀猀 洀攀猀洀愀猀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 愀氀最甀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀氀⸀ 䔀 愀攀猀 焀甀攀 爀攀猀甀氀琀愀爀愀洀 攀洀 甀洀 瀀猀猀椀洀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀愀猀猀漀甀 愀 猀攀爀 爀攀瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 倀氀愀渀漀Ⰰ 瘀椀猀愀渀搀漀 猀甀愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 漀甀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀攀爀挀攀戀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀猀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 挀漀渀琀渀甀漀 攀 愀搀愀瀀琀瘀攀氀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 琀愀洀戀洀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀漀 倀氀愀渀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 昀漀椀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀 甀洀 洀愀椀漀爀 猀甀瀀漀爀琀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 愀挀愀搀攀洀椀愀 愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀ⴀ挀栀愀瘀攀 搀攀 猀攀甀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀
Através da investigação teórica e da análise desenvolvida, desenvolveu-se um Plano de Comunicação capaz de reforçar os pontos positivos da organização e atender a demandas apresentadas por seus públicos interno e externo. Ao longo deste processo, observaram-se detalhes específicos na empresa estudada, como, por exemplo, a existência de uma cultura e clima organizacionais fortes e que influenciam positivamente na satisfação dos clientes. 吀愀洀戀洀 昀漀椀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀琀攀挀琀愀爀 焀甀攀 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 猀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀猀 攀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 洀攀氀栀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀猀 愀漀 瀀攀爀昀椀氀 搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 昀漀爀洀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀 䄀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀 昀漀爀渀攀挀攀甀 琀漀琀愀氀 愀瀀漀椀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀⸀
A abertura dada pela empresa permitiu a elaboração de ações capazes de evidenciar o papel estratégico das Relações Públicas, que, conforme explicita Penteado (1984), envolve um mix de funções, dividindo-se em pesquisa; assessoramento; planejamento; execução; controle e avaliação. Além disso, comprovou-se também que o trabalho deste profissional é necessário e possível em organizações pequeno porte. 䄀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀焀甀椀瘀愀氀攀洀 愀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 愀攀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀 攀昀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀猀 搀漀 瀀氀愀渀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 最攀猀琀漀爀攀猀 搀愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 搀愀爀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 愀 愀挀愀搀攀洀椀愀 一攀眀 䰀椀昀攀 甀洀愀 愀琀甀愀氀 挀氀椀攀渀琀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 挀漀洀瀀氀攀琀愀渀搀漀 ⠀甀洀⤀ 愀渀漀 攀洀 ㈀ 㠀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀洀甀渀攀爀愀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䄀一윀䄀Ⰰ 䘀戀椀漀⸀ 倀切戀氀椀挀漀猀㨀 䌀漀洀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀ⴀ氀漀猀 攀洀 渀漀瘀愀 瘀椀猀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀⸀ ㌀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 夀攀渀搀椀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀愀爀最愀爀椀搀愀 䬀⸀ 䬀爀漀栀氀椀渀最⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 䔀搀椀漀 刀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一吀䔀䄀䐀伀Ⰰ 䨀漀猀 刀漀戀攀爀琀漀 圀栀椀琀愀欀攀爀⸀ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 洀漀搀攀爀渀愀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀Ⰰ㤀㠀㐀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䌀䠀䔀Ⰰ 䘀攀爀渀愀渀搀漀 倀愀爀椀猀⸀ 䜀攀猀琀漀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀㨀 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 渀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䄀爀琀洀攀搀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䴀愀甀爀挀椀漀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 䔀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀 攀 倀氀愀渀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀 匀⸀䄀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀匀䌀伀一䌀䔀䰀伀匀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 倀愀甀氀漀 搀攀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 挀漀渀琀爀漀氀攀 攀洀瀀爀攀猀愀爀椀愀氀㨀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀椀猀琀洀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䰀吀䌀Ⰰ 㤀㠀㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|