ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00443</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Spot: Liberdade de Reinventar</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Paula Matias de Lima Assis (Paula Matias de lima Assis); Lídia Cecília de França Ribeiro (Paula Matias de lima Assis); Vinícius Nogueira Silva (Paula Matias de lima Assis); Juliana de Oliveira Teixeira (Paula Matias de lima Assis)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;spot, publicidade e propaganda, UERN, rádio, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho tem a finalidade de mostrar como foi o processo de criação e produção de um spot publicitário criado para o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e propaganda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pretende-se apresentar as escolhas e etapas realizadas para a produção do spot, que tem como objetivo principal divulgar o curso no rádio. Foi desenvolvido por alunos para a disciplina de Produção e Direção de Rádio e TV para Publicidade, durante o período 2017.2.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No quinto período do curso de Publicidade e Propaganda da UERN, os alunos são apresentados ao campo audiovisual, com aulas inicialmente teóricas com apresentação de autores que abordem o assunto. Posteriormente é lançada a ideia de colocar em prática tudo o que foi teorizado. Deste modo, este documento pretende demonstrar o processo de criação e produção de um spot com a finalidade de divulgar o curso de Publicidade e Propaganda. O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da UERN que existe há 14 anos no campus central em Mossoró/RN, e deixa, em 2017.2 de ser unificado com a Comunicação Social passando a ser somente Bacharelado em Publicidade e Propaganda. Com uma nova grade curricular, novos professores foram contratados e mudanças começaram a ser implementadas  como a criação da marca e slogan para o curso. O spot foi criado e produzido por três alunos do quinto período, como produto da disciplina de Produção e Direção de Rádio e TV para Publicidade, no ano de 2017, com orientação da Professora Juliana Teixeira, foi proposta a criação de um spot que divulgasse o novo curso, e, também, o seu novo slogan ("Liberdade de reinventar") e marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O spot tem como objetivo divulgar o curso de Publicidade e Propaganda da UERN e informar da mudança na grade curricular para a comunidade externa, ou seja, a transição de ser uma graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda para ser um bacharelado independente em Publicidade e Propaganda. A disciplina de Produção e Direção de Rádio e TV para Publicidade, para o qual o spot foi produzido, acredita que, ao longo das aulas, os alunos dispusessem da experiência de produzir áudios e vídeos, e que aplicassem seus conhecimentos no processo de criação, roteirização e finalização das produções. O grupo cumpriu o desafio de forma dinâmica, realizando reuniões para redigir o roteiro, debater as melhores alternativas e logísticas para que o objetivo fosse alcançado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O rádio como meio de comunicação de massa, se torna um veículo importante na propagação de informações locais, pois além de eficiente é uma excelente fonte de entretenimento. Segundo SANT'ANA (2002), uma de suas vantagens do rádio seria o impacto com o uso da música e da sonoplastia aliadas aos textos publicitários. E, uma de suas desvantagens, seria sua ação exclusivamente pelo ouvido, limitando a experiência do ouvinte. No rádio, pode-se ter como produção comercial meios como os textos falados, spot e jingles. A escolha de um spot para esta produção local foi uma alternativa para criar diferentes oportunidades de destaque, associando o texto falado com o fundo musical e os efeitos sonoros. Buscou-se mostrar com o spot que o curso de Publicidade e Propaganda da UERN deixava de ser unificado, abrindo possibilidades para que o aluno ingressante tivesse a oportunidade de reinventar algo que já existia há 14 anos no campus criando assim, uma ligação com a nova marca e slogan do curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A redação foi pensada para atingir psicologicamente o público-alvo com componentes básicos de um anúncio que são: atrair a atenção, fixar o interesse, criar convicção, provocar uma resposta e fixar na memória. Pensando nisto foi planejada uma redação clara e simples que transmitisse a informação de que o curso passava por mudanças de uma forma clara e objetiva e que despertasse interesse aos ouvintes. Para chamar a atenção dos ouvintes que não estivessem atentos, logo nos primeiros segundos, faz-se o apelo com "Socorro, Socorro, fui selecionada no SISU " para demonstrar a alegria de uma jovem que acabava de ser aprovada na universidade. Logo em seguida, uma voz standart traz as informações sobre o curso e as novidades nele ocorridas. A essa redação é somada um fundo musical jovem e atrativo para atingir o público-alvo da campanha: estudantes pré-universitários e universitários. O novo slogan do curso da UERN: "Liberdade de Reinventar", assina o spot reforçando-o na memória do ouvinte, e buscando alcançar novos estudantes, prontos para escrever uma nova história. A escolha desse formato de mídia eletrônica é justificada pelas técnicas de narrativas requeridas que devem se apresentar de forma direta e dramatizada, sempre reforçando a proximidade entre locutor e ouvinte e transparecendo uma relação de informalidade. Além disso, anunciantes nacionais, como o cliente selecionado pelo grupo, fazem uso do spot para fortalecer a marca. (REIS, 2008) Quando as informações necessárias foram fornecidas em aulas teóricas, e levando em consideração a linguagem informal e direta do rádio e também de seu público, foi elaborado um texto que atendesse todos os objetivos que esperava-se que fosse repassados no spot. O grupo quis aproximar o público de fora, que possivelmente desconhecia o curso ou não era informado sobre a nova grade curricular. Assim, desde os primeiros segundos, a redação abordou temas que gerassem interesse. A estratégia de utilizar uma voz feminina animada com a sua aprovação logo no início do spot chama a atenção do ouvinte. A trilha sonora animada e descontraída completam o ar jovial ao spot. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No decorrer do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda da UERN na disciplina de Produção e Direção de Rádio e TV para Publicidade, foi repassado um briefing onde o principal intuito era criar spots e jingles para o curso para informar sobre as reformulações de sua grade curricular. O spot que aqui é abordado foi criado para atender esse objetivo. Além disso, era uma oportunidade de mostrar técnicas de produção e direção de spots e jingles a fim de simular uma realidade de mercado. O spot foi uma alternativa de colocar em prática o que foi visto em sala de aula, como também uma maneira de inovar utilizando o rádio que é considerado "Um veículo de apelo popular, com o qual pode-se atingir rapidamente grandes massas" (SANTANA,2002, p.218). O grupo responsável pela produção escolheu dois alunos do curso de Rádio e TV, também da UERN, que tinham boa dicção e entendiam de técnicas direcionadas a esse tipo de mídia. São duas vozes, uma masculina e outra feminina, sendo que a masculina cumpre o papel de standart e a feminina, jovem e animada, chama a atenção inicial no spot. Na redação, o ouvinte é convidado a prestar atenção na mensagem já nos primeiros segundos, por isso foi utilizado "Socorro, Socorro, fui selecionada no SISU" em tom mais enaltecido, evidenciando que a voz feminina estava motivada com a notícia de sua aprovação. A partir daí, a voz masculina entra descrevendo que o curso foi reformulado, deixando de ser um curso unificado e com um tom convidativo para que mais pessoas, estudantes em potenciais, se interessassem pelo curso que a UERN oferece. No final do spot é apresentado o slogan "Liberdade de Reinventar" que também foi criado pelos estudantes do quinto período em outra disciplina. O resultado é um spot com duração de 27 segundos que pretende despertar o interesse de novos estudantes para o curso de Publicidade Propaganda. A seguir, a redação publicitária e as técnicas que foram desenvolvidas: Técnica Locução bg: Jovial Loc 1 (Menina Gritando): SOCORRO, SOCORRO!! Fui selecionada no SISU, vou cursar publicidade. Loc 2 (Standart): O curso de Publicidade e Propaganda da UERN, foi reinventado. A nova grade de Comunicação Social não é mais unificada. É mais liberdade para os novos estudantes e uma melhor formação para os futuros publicitários. VEM CRIAR COM A GENTE! Curso de Publicidade e Propaganda da UERN. Liberdade de reinventar. Fim do fundo Jovial Ao finalizar o roteiro, o grupo responsável definiu o dia que ocorreria a gravação juntamente com a professora orientadora, no laboratório de rádio da UERN. A trilha sonora, escolhida para criar um clima descontraído e jovem na produção foi selecionado na plataforma Youtube Library. O spot foi finalizado pelo técnico responsável pelo laboratório, Moisés Élcio. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir da produção do spot, os criadores. com ajuda do técnico e da Professora orientadora, tiveram conhecimento de como ocorria a produção de áudio além de seus elementos no laboratório de rádio. Deixarem pronto um produto para ser utilizado pela universidade, na rádio universitária ou demais rádios, divulgando o curso de Publicidade e Propaganda e suas possibilidades. Para a realização de um bom spot, a narração precisa ser clara e límpida, e ao mesmo tempo, precisa transmitir a informação,chamando a atenção e cativando o público-alvo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">LIBRARY, Youtube. Above and beyond. Disponível em: <https://www.youtube.com/audiolibrary/music>. Acesso em: 02 mar. 2017.<br><br>PINHO, José Benedito. Comunicação em Marketing. 6 ed. Campinas: Papirus, 2001.<br><br>REIS, Clóvis. Propaganda no Rádio: os formatos de anúncio. Blumenau. Edifurb, 2008. <br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>