ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00494</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Frutose</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pablo Petterson Praxedes da Silva (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Esdras Marchezan Sales (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Game, Jogo educativo, Obesidade Infantil, Roteiro, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Partindo do problema de comunicação proposto em uma disciplina do curso de Comunicação Social da UERN, pensou-se uma plataforma de comunicação que abrangesse as características de ser lúdica, informativa e que abordasse a temática da alimentação saudável para o público infantil, assim surgiu o Roteiro do Game  Frutose . Baseado nas ideias de Huizinga (1971) e Júnior (2007), e utilizando a estrutura do GDD (Game Design Document), o roteiro busca sintetizar na estrutura do jogo informações acerca dos benefícios da ingestão de frutas, de forma que possa despertar a curiosidade da criança e proporcionar o aprendizado fluído. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A mudança nos fatores socioeconômicos e nos hábitos da população brasileira nos últimos anos, como o aumento no poder aquisitivo e o avanço tecnológico (que democratizou o acesso à tecnologia), associados à propagação da ideia de praticidade das comidas pré-prontas, desencadearam um movimento sedentário que atingiu principalmente as crianças em crescimento, que passaram a se alimentar mal e se exercitar cada vez menos. Segundo estudo produzido pela Imperial College em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de adolescentes e crianças obesas no mundo subiu cerca de 10 vezes desde a década de 1970 (O GLOBO, 2017). Em 2016, o Brasil figurou a 5º posição no ranking mundial de países com mais pessoas obesas e apresentou 7,3% das crianças menores de 5 anos acima do peso (EXAME, 2016). Utilizando esse plano de fundo, pensou-se uma ferramenta que contribuísse para resolver o problema de comunicação proposto na disciplina de Planejamento de Mídia ministrada pela Profª Ma. Shemilla Rossana no semestre 2017.1, do curso de Comunicação Social/Habilitação em Publicidade e Propaganda: de atingir seu público alvo (crianças e adolescentes com possíveis tendências à obesidade pela falta de exercícios físicos e principalmente pela falta de informação sobre a necessidade da boa alimentação) e que fosse utilizada como forma de entretenimento com cunho educativo. Surgiu então a ideia de elaborar o Roteiro do Game  Frutose , uma ferramenta educativa sobre os benefícios da ingestão de frutas direcionada para o público infantojuvenil que utiliza uma narrativa lúdica e gameficada para reforçar sua mensagem, e que posteriormente seria pensado como produto a ser submetido ao Expocom e orientado pelo Profº Me. Esdras Marchezan. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A construção deste roteiro tem o principal objetivo de transformar em narrativa gameficada toda a ideia inicial do projeto, de propagar o conhecimento a cerca de um assunto importante, como a alimentação saudável para crianças, com foco nos benefícios das frutas, e transformar esse conceito em uma história lúdica e com propósito educativo. O roteiro constrói também uma base sólida para o projeto, desenvolvendo minuciosamente todas as características técnicas do roteiro para então munir de conhecimento e embasamento à produção do jogo como um possível protótipo.  Frutose é um jogo que objetiva o aprofundamento e propagação do conhecimento sobre alguns tipos de frutas e seus benefícios através de sua narrativa lúdica e nem um pouco "formal", o que gera aproximação de seu público e interesse em desenvolver uma relação natural com o jogo. Através da imersão nas informações, a proposta é fazer com que a criança desenvolva curiosidade sobre as frutas ao associar seu uso no jogo com os benefícios na vida real, construindo uma linha tênue entre o que é jogado e o que se vive. O objetivo também é criar no jogador um gosto pela alimentação saudável sem apelar para frases piegas e sermões, e sim apelando para o que realmente interessa a esse público: a diversão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Definida como uma doença crônica, a obesidade é causada principalmente pelo acúmulo de gordura corporal, sendo também a responsável pelo surgimento de outros males, como depressão, pressão alta e problemas sociais, seu surgimento deve-se principalmente à fatores genéticos e problemas metabólicos (SOTELO, 2004). Fatores como a melhoria na vida econômica do Brasil, que desencadeou algumas mudanças sociais e atingiu os padrões de vida do cidadão brasileiro (JÚNIOR, 2007), também são considerados responsáveis pelos mais de 7% das crianças atingidas pela obesidade em nosso país (EXAME, 2017), transformando a infância em principal alvo dessa doença. Torna-se necessária a educação alimentar, instruindo as crianças sobre os benefícios das frutas, verduras e legumes, como estratégia de prevenção à obesidade infantil. Surgindo assim, a carência de ferramentas capazes de munir essas crianças de informações acerca da alimentação saudável. Partindo da percepção dessa necessidade de orientação sobre a alimentação saudável para crianças, buscou-se uma ferramenta capaz de construir a relação entre informação e diversão de uma forma tênue. Associado ao interesse pessoal do pesquisador em jogos, decidiu-se construir o projeto como o roteiro de um jogo educativo, que segundo Mognon (2017) são games institucionais que geralmente são usados em escolas e plataformas de ensino e são disponibilizados com incentivo do governo por tratar de determinado tema de necessidade pública. Buscando respaldo teórico que também justifique o jogo como uma plataforma ideal para esse tipo de conteúdo para crianças, encontramos em Huizinga (1971) a ideia de que a criança quando joga representa um papel, usando a imaginação para fingir ser um herói ou um príncipe, por exemplo, chegando a quase acreditar no que realmente está jogando, mas sem perder o senso de realidade. Portanto, para a criança as realidades se misturam, o que denota a importância do jogo como plataforma de ensino, capaz de fixar conteúdo de uma forma simples. Percebendo essa característica o jogo mostra-se bastante recomendada no ensino e educação voltada para crianças, Amory (2001) diz que os jogos computadorizados são excelentes para o processo educacional, mas precisam de narrativas interessantes que consigam prender a atenção do jogador, mas que quando conseguem são ótimos em motivar a curiosidade da criança ao permitir a exploração e experimentação do conteúdo exposto. Além disso, a indústria de jogos brasileira vem crescendo nos últimos anos, mostrando ser uma grande janela para novos investimentos. Já são mais de 66,3 milhões de jogadores no Brasil (PORTAL TERRA, 2018), sendo 75,5% dos brasileiros que jogam algum jogo e 84% desses jogadores que utilizam a plataforma mobile como principal plataforma na hora de jogar (PESQUISA GAME BRASIL, 2018), deixando nosso país como principal mercado de jogos na América Latina e o 13º mercado mundial. Essa informação vai ao encontro dos dados que mostram que 9 a cada 10 crianças possuem acesso à internet através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) (A TRIBUNA, 2018), partindo desses dados pode-se perceber a importância do mercado de jogos infantis para o Brasil, tornando-o assim um campo bastante importante a ser explorado através de jogos dos mais variados tipos. Subsequente ao que foi explanado, pensando em construir uma plataforma que abrangesse todas essas caraterísticas, educacionais, de entretenimento e fácil acesso pelo público alvo, chegou-se a conclusão do jogo mobile, voltado para dispositivos móveis, como a ferramenta ideal, por abranger essas principais características. Portanto, o jogo  Frutose é um jogo educacional em forma de aplicativo para dispositivos móveis centrado na orientação e instrução acerca dos benefícios da boa alimentação, mais precisamente os benefícios das frutas na alimentação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro ao qual se refere este paper utiliza como principal base para sua construção a técnica do Game Design Document, ou apenas GDD, técnica essa utilizada para construção de roteiros de jogos.  GDD, ou Game Design Document, é um registro de todas as características que formam um projeto de game, tanto do ponto de vista conceitual quanto tecnológico. (JOGOS DIGITIAS  PUC/SP, n.p., 2010.). O roteiro foi elaborado na plataforma de texto Microsoft Word 2016 e utiliza da técnica de narração descritiva para descrever em detalhes as principais funções e especificações do jogo. Partindo dessa ideia, buscou-se construir um GDD coeso e objetivo em demostrar todas as principais características e funções do jogo Frutose de forma minuciosa e clara. Destacou-se principalmente os conceitos de História, Gameplay e Funcionalidades gerais do jogo, considerados pelo autor os mais importantes para o entendimento da ideia geral do jogo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O roteiro foi construído ao decorrer de aproximadamente dois meses, onde buscou-se referências de jogos populares para a formulação das mecânicas de gameplay e informações técnicas sobre os atributos nutritivos das frutas que se encaixariam na realidade dos jogadores. A partir do recolhimento dessas informações desenvolveu-se toda a história do jogo e suas especificações técnicas. HISTÓRIA: Os habitantes da ilha Frutose viviam em paz e harmonia, aproveitando toda a saúde que possuíam para se divertir e trabalhar em prol da ilha. Até que certo dia um misterioso objeto vindo do espaço cai em Frutose e com ele traz os principais inimigos desse povo: O general Çucar e seu exército. Banidos há muitos anos, eles voltaram e estão determinados a controlar todos os habitantes e sugar suas energias, além de destruir as frutas que encontrarem pela frente. Para evitar que o general controle a ilha você precisa aceitar o desafio e se tornar o herói de Frutose! Escolha seu personagem, utilize a energia das frutas, enfrente o general e seu exército e salve a ilha antes que o general Çucar consiga destruir todas a frutas. PERSONAGENS E INIMIGOS: Dentro da narrativa do jogo existem alguns personagens principais, como dois jogáveis que podem ser usados de acordo com a escolha do jogador, o vilão e seu exército e alguns cidadãos da ilha, estes sendo Personagens Não Jogáveis (NPC do inglês non player character.) - Caco e Frô Caco e Frô são os personagens principais do jogo, possuem 12 anos e são irmãos gêmeos. Todos os habitantes da ilha os conhecem pois sempre estão ajudando em algumas tarefas. Possuem traços indígenas, assim como os outros habitantes da ilha e amam a natureza, e possui a reponsabilidade de colher todas as frutas. Suas roupas são em tons verdes, como de costume na ilha, e possuem uma ecobag, utilizada para carregar frutas por onde vão. Os irmãos não possuem nenhuma habilidade especifica, mas quando consumem alguma fruta, conseguem absorver a habilidade da fruta para si. - General Çucar O vilão do jogo vem de um planeta distante e é líder de um grande exército. Possuí como principal objetivo destruir todas as frutas da ilha e fazer com que todos os habitantes da ilha comam apenas doces, para poder controlá-los. Sua forma se assemelha a de um morro de areia, porém ele é todo feito de açúcar refinado, branco e brilhoso. Geralmente é visto sentado em sua nave, de onde comanda eu exército. É o principal e último desafio do jogo e possuí as habilidades de deixar seu inimigo lento e preguiçoso, ganhando vantagem sobre eles. - Habitantes da Ilha/Exército do General Çucar - NPCs A ilha Frutose possui centenas de habitantes, divididos em 5 territórios e são responsáveis pelo cultivo e colheita de cada área. Vivem em paz e harmonia, e são seres pacíficos. Todos possuem características indígenas e roupas em tons verdes e marrons. No jogo não são personagens jogáveis, possuem apenas a responsabilidade de ajudar aos personagens principais em sua missão. O exército do General Çucar é composto por milhares de soldados, que possuem a forma de um cubo de açúcar, quadrado, branco e brilhoso. Não possuem habilidades, mas estão sempre armados e às ordens de seu general. São vistos por toda a ilha após a chegada do General Çucar, onde possuem a missão de recolher as frutas e destruí-las. - Inimigos Existe apenas um grande inimigo no jogo todo, o General Çucar. O vilão comanda um grande exército e está em busca da destruição total de todas as frutas da Ilha Frutose. General Çucar e seu exército são compostos de açúcar puro e buscam eliminar as frutas para forçar que todos os habitantes consumam mais doces e açúcares nada saudáveis. GAMEPLAY: Após receber todas as informações sobre a história do jogo e os objetivos do vilão, o jogador poderá escolher seu jogador e começar o jogo. A seguir estará disponível o mapa da ilha com suas respectivas 5 áreas para o jogador visualizar por qual fase o jogo inicia, podendo, caso queira, jogar a mesma fase mais de uma vez. Ao início da partida, o jogador encontrará disposto os seguintes comandos na tela: Direcional para cima ao lado direito, que quando acionado faz com que o personagem salte sobre os inimigos, podendo assim eliminá-los. E o botão A, ao lado esquerdo da tela, que quando utilizado aciona o uso do poder/arma disponível. A medida que forem adicionadas mais de uma arma/poder, com limite de até três, os botões B e C também ficarão visíveis ao lado do A. O objetivo principal de cada fase é eliminar todos os inimigos de cada área da ilha, para isso o jogador precisará ou saltar sobre o inimigo, ou utilizar os poderes das frutas colhidas durante a passagem da fase. Estarão dispostas algumas frutas durante o percurso para serem colhidas e acumuladas até o fim da fase, quanto mais frutas acumuladas, mais munido o jogador estará para próxima fase, pois só será permitido utilizar uma arma/poder caso o jogador tenha alguma fruta correspondente no estoque da ecobag. Sempre que uma fruta diferente for colhida pelo jogador pela primeira vez, uma caixa de diálogo aparecerá na tela, pausando o jogo e informando os benefícios e poderes daquele tipo de fruta. Ao fim da fase, caso tenha eliminado todos os inimigos, o jogador ganhará de um NPC, habitante da ilha, a capacidade de utilizar a arma/poder referente as frutas daquela área nas próximas fases. Caso não tenha conseguido salvar aquela área, receberá uma mensagem informando que precisará jogar aquela mesma fase novamente. A capacidade de utilizar a arma/poder em outras fases só será ganha quando aquela área tiver sido salva e será necessário ter a fruta referente à arma/poder. Quando a fase for concluída com êxito, o jogador voltará para a tela do mapa da ilha e poderá seguir para a próxima fase. Antes disso, ele poderá acessar a ecobag e colocar em ordem as armas/poderes que quer utilizar na próxima fase. O jogo acaba quando esse processo for repetido em todas as 5 fases, e o jogador enfrentar o General Çucar, o derrotando. Caso não consiga derrotar, o vilão conseguirá reerguer seu exército e conquistar a ilha, fazendo com que o jogador precise recomeçar o jogo do zero. MUNDO DO JOGO: O jogo todo se passa na Ilha Frutose, uma ilha composta por 5 áreas distintas, como mostra a Figura, onde cada área representa um cultivo de determinado tipo de fruta. Cada área é representada por uma cor e possui características próprias, além de representar uma fase do jogo. Em cada fase será possível encontrar pelo menos um NPC, que seria um cidadão da ilha, antes do início da fase. As cinco áreas da ilha possuem plantações diferentes, e com isso, possui algumas características próprias. Como por exemplo, a área das Frutas D'água é possível encontrar um rio, assim como a área das Frutas Doces possuí montanhas nevadas. Em cada área da ilha existem algumas casas dos habitantes das respectivas áreas, casa que se assemelham a ocas e poderão ser vistas durante o trajeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Ao fim da elaboração deste projeto percebeu-se a relevância do jogo dentro de um contexto nacional e educacional, destacando sua importância na educação de crianças e sua crescente necessidade dentro dos contextos sociais da educação em nosso país. Em paralelo a isso, percebe-se mais uma vez a necessidade de ferramentas comunicacionais voltadas para públicos que fogem da esfera do consumismo, mas que ainda carecem de comunicação voltadas para assuntos sérios da nossa sociedade, como a obesidade infantil. Destacando assim, a importância da construção de tais ferramentas com temas sociais por parte dos governos, em busca de satisfazer essa necessidade de orientação sobre tal tema. Ademais, ao passar dos anos é perceptível o campo de games no Brasil como uma dos mais desenvolvidos e carentes de ações comunicacionais que utilizem de seus benefícios em estratégias que agreguem valor social a esse tipo de plataforma. Por isso, é necessário construir-se cada vez mais ideias e projetos que usufruam do jogo como o que ele é: uma ferramenta comunicacional eficaz, que foge dos padrões das grandes mídias, mas que consegue atingir seu público fiel de uma forma eficaz e eficiente, mas para isso é ainda mais necessário saber como fazer tais ações, para alcançar os objetivos de comunicação com eficácia. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">AMORY, Alan. Building an Educational Adventure Game: Theory, Design and Lessons In: Journal of Interactive Learning Research. 2001, v.12 num. 23. pp.249-263.<br><br>GIACOMO, Fred Di. Serious Games: como jogos sérios podem ajudar a construir um mundo melhor. Disponível em: http://super.abril.com.br/blog/newsgames/serious-games-como-jogos-serios-podem-ajudar-a-construir-um-mundo-melhor/ Acesso em: 24 de Março de 2018.<br><br>HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971. <br><br>JOGOS DIGITAIS  PUC/SP. A importância de um GDD bem feito. Disponível em http://blog.pucsp.br/jogosdigitais/2010/12/03/a-importancia-de-um-gdd-bem-feito/ Acesso em 13 de Março de 2018. <br><br>JÚNIOR, Ismael Forte Freitas. Sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes brasileiros. Salusvita, Bauru, vol. 26, n. 2, p.229-256, 2007.<br><br>MERCADO, de games nacional é um mundo inexplorado de oportunidades. Portal Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/dino/mercado-de-games-nacional-e-um-mundo-inexplorado-de-oportunidades,5cd0affd43ee184903db06153df8dc31aomryyai.html Acesso em: 25 de Março de 2018. <br><br>NOVE em cada dez crianças e jovens acessam a internet por smartphones. Portal A Tribuna. Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/economia/pesquisa-revela-que-nove-em-cada-dez-criancas-e-jovens-acessam-a-internet-por-smartphones/?cHash=bc8f5963ff99dbc3e9fd2e3934388ddb Acesso em: 25 de Março de 2018.<br><br>NÚMERO de crianças e adolescentes obesos aumenta dez vezes em 40 anos. Portal O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/numero-de-criancas-adolescentes-obesos-aumenta-dez-vezes-em-40-anos-21934113 Acesso em: 24 de Abril de 2018.<br><br>OS PAÍSES com mais obesos no mundo (Brasil é um deles). Portal Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/os-paises-com-mais-obesos-no-mundo-brasil-e-um-deles/ Acesso em: 24 de Abril de 2018.<br><br>PESQUISA GAME BRASIL. Disponível em: https://pesquisagamebrasil.com.br/ Acesso em: 25 de Março de 2018.<br><br>PESQUISA: 80% da população brasileira entre 9 e 17 anos usam a internet. Portal Agência Brasil. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/pesquisa-80-da-populacao-brasileira-entre-9-e-17-anos-usam Acesso em: 24 de Abril de 2018.<br><br>SEGUNDO dados, 7,3% das crianças menores de cinco anos encontram-se acima do peso no Brasil. Portal Exame. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-dados-73-das-criancas-menores-de-cinco-anos-encontram-se-acima-do-peso-no-brasil/ Acesso em: 24 de Março de 2018.<br><br>SOTELO, Yêda de Oliveira Marcondes; COLUGNATI, Fernando A. B.; TADDEI, José Augusto de Aguiar Carrazedo. Prevalência de sobrepeso e obesidade entre escolares da rede pública segundo três critérios de diagnóstico antropométrico. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000100040&lng=pt Acesso em: 22 de Março 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>