ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00505</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Deu Like: Painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;ADRIANA MORAES PEREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); BEATRIZ ABRANTES LOPES SOUSA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); KLEOMARLISSON DA SILVA DE SOUZA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DANIEL SOUSA DE OLIVEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DANIEL AUGUSTO DA SILVA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); DARA DE SOUSA SANTOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); MATHEUS LOPES DE SOUSA ARAUJO (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO); NILMA REGINA MENDES LIMA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Evento, DEU LIKE, Mídias sociais, Relacionamento, Relações Públicas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem por finalidade apresentar o evento  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento , planejado e realizado pelos estudantes da disciplina de Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais, do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, no período de 2017.2. O tema central do evento se deu a partir do interesse dos alunos pelos novos papéis diferenciados que as tecnologias digitais têm assumido nos diversos ambientes organizacionais. Para tanto, realizamos todo o planejamento do painel DEU LIKE. Em seguida, o evento foi executado, contando com a participação de representantes do 1º, 2º e 3º setor, que abordaram o uso das mídias sociais em suas instituições. Por fim, tivemos o painel do publicitário Eudes Júnior sobre o case do Cemitério Jardim da Ressurreição, conhecido como #Cemi.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando se fala no profissional de Relações Públicas alguns tendem a associar a profissão a promoção de eventos e a  arte de fazer festinhas . Entretanto, o RP pode atuar em diversos setores, seja no setor público, privado ou terceiro setor. Sendo um mediador entre a organização e seus públicos e trabalhando a comunicação de forma integrada, o profissional pode utilizar a organização de eventos como estratégia aproximativa com seus públicos de interesse.  Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia. (MEIRELLES apud CAVALHEIRO e RODRIGUES, 1999, p. 21) Ao contrário de outros profissionais que enxergam a promoção de eventos como atividade-fim, o Relações Públicas enxergar como atividade-meio. Seus objetivos não são pura e simplesmente a realização de um evento, mas gerar a aproximação do público com a organização. Além disso, o profissional de RP utiliza sua visão e planejamento estratégico como ferramentas que auxiliam na construção do seu evento. Também está capacitado para criar objetivos, metas, definir públicos de interesse e, ainda, prever possíveis imprevistos. Assim, a partir das discussões realizadas na disciplina de  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, ministrada pela Professora Nilma Regina Mendes Lima, tivemos a oportunidade de aprender sobre a utilização dos eventos como ferramenta aproximativa e ainda, colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Então, nós da equipe DEU LIKE, planejamos e realizamos o evento  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Geral - Discutir a importância do uso estratégico das mídias sociais nas ações que visam o posicionamento mercadológico, a construção da imagem institucional e o desenvolvimento das relações entre a organização e seus públicos. Objetivos Específicos - Identificar os benefícios da utilização das redes sociais para as organizações; - Apontar as oportunidades do uso das redes sociais no cenário local; - Debater a utilização das mídias sociais na construção e manutenção do relacionamento das organizações com seus públicos de interesse. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O papel da tecnologia dentro das organizações tem remodelado e ressignificado os processos e fluxos comunicacionais. Dependendo da funcionalidade, as ferramentas tecnológicas têm se apresentado em níveis que vão desde suporte ao protagonismo dos agentes e funcionários destas instituições, até elementos de vantagens competitivas e estratégicas. Todo esse cenário tem sido construído em função destes novos papéis diferenciados que as tecnologias digitais têm assumido nos diversos ambientes organizacionais. Nesse contexto, se faz relevante a importância da comunicação digital integrada ao processo de comunicação corporativa que, além de estabelecer canais e ferramentas que estruturam solidamente o ambiente interno, desenvolvem instrumentos que proporcionam à organização a melhor maneira de se relacionar com os seus diferentes públicos. As organizações que são sensíveis a esta abordagem digital como forma de relacionamento e construção da imagem conseguem desenvolver estratégias com maior projeção, tendo em vista o campo digital em que estão inseridas. Portanto, se faz perceptível o anseio da sociedade por ações mais humanas, transparentes e responsáveis e que venham, não somente engajar os públicos de interesses das instituições, mas ativá-los enquanto parte essencial dos planejamentos corporativos. O  like como manifestação de reconhecimento à uma atitude assertiva só se faz possível com o entendimento claro de que é importante criar relacionamentos. Diante desse cenário percebemos a necessidade de realizar um evento que mostrasse como o avanço da tecnologia gera novas ferramentas de diálogo, e como as pessoas e organizações seguem o mesmo ritmo e passam a utilizá-las e incentivar o uso das mídias. O evento foi pensado como um momento que levasse alunos, professores e profissionais do mercado que atuam na área a trocar experiências e a conhecer outras realidades. Queríamos gerar envolvimento e integração por parte destes atores, pois, como coloca Hamam apud Moraes e Soares, um evento é:  um acontecimento excepcional previamente planejado, que ocorre em determinado tempo e local e gera grande envolvimento e mobilização de um grupo ou comunidade, buscando a integração, a difusão e a sensibilização entre os participantes para os objetivos pretendidos. Estes devem ser colocados de forma clara e explícita, para que o público-alvo receba e assimile os temas abordados e as ações desenvolvidas durante os eventos. (HAMAM apud MORAES e SOARES, 2011, p. 130) Assim, o  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento buscou fomentar as discussões que englobam o papel das organizações no cenário digital. Além de proporcionar a todos os presentes o entendimento claro e preciso da importância desse posicionamento, tanto para as organizações quanto para os públicos, através da utilização estratégica das mídias sociais no escopo das estratégias corporativas. O painel abordou os três setores da sociedade, a partir dos painelistas que discutiram sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento no 1º, 2º e 3º setor. Com isso, queríamos que os participantes percebessem como a comunicação é ampla e diversificada partindo da área na qual é utilizada. E que chegou o momento de reconhecer que não somente a fala tem poder de convencer e cativar, mas que as mídias sociais têm atuado fortemente nessa relação público-instituição. Também foi uma oportunidade de aproximar os inscritos no evento aos painelistas participantes, convidados e empresas patrocinadoras do DEU LIKE.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nós, alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrantes da disciplina  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , ministrada pela Professora Nilma Regina Mendes Lima, realizamos como trabalho final o evento nomeado  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento . Inicialmente, na parte teórica da disciplina de  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , aprendemos sobre a importância de um evento para uma organização e os diferentes tipos que podem ser utilizados, sejam palestras, conferências, workshops, congressos, painéis, reuniões, debates, mesas-redondas e outros. Optamos pela realização de um painel por esse tipo de evento possuir características que atendiam às pretensões da equipe DEU LIKE, onde cada painelista apresentaria um case sobre o tema comum. O painel é um:  evento caracterizado por um quadro de apresentações, no qual um orador principal e até quatro painelistas explanam sua visão sobre um tema predeterminado. Sua organização, que soma as regras da conferência com as da mesa-redonda, permite à plateia conhecer todos os ângulos de uma questão, o que torna possível aos participantes refletir, perguntar e discutir pontos de interesses comum. É necessária a presença de um moderador que coordena os trabalhos, fixando as regras do evento. (MEIRELLES, 1999, p. 45) Esse tipo de evento divide-se em dois momentos, onde, primeiramente,  os painelistas apresentam o tema individualmente, obedecendo às regras da conferência, tendo o orador principal maior tempo de explanação, para enfoque geral (MEIRELLES, 1999, p. 45). Em seguida, os participantes debatem entre si e respondem às perguntas da plateia através do auxílio do mediador. O trabalho do Relações Públicas em um evento vai além de  servir cafezinho . Esses profissionais comumente se concentram nos bastidores dos maiores eventos, e perpassam pelo planejamento, promoção e dedicação com a divulgação, elementos cênicos, chegando até a organização do cerimonial, além de cuidar pessoalmente da imagem que o evento pretende passar. (BETTEGA, 2002, p.60) Então, iniciamos o processo de planejamento e, durante as reuniões de brainstorming, decidimos realizar um evento para discutir o posicionamento das organizações frente o cenário digital e como estas fazem uso das mídias em suas ações e relacionamentos. A metodologia para o desenvolvimento do evento considerou fatores que seriam importantes para o sucesso do mesmo: o cenário local e o posicionamento das organizações em suas redes sociais. Assim, levantamos dados sobre a temática do evento e realizamos uma pesquisa exploratória com o auxílio da internet e, principalmente, das redes sociais para selecionar as melhores opções de painelistas. A partir das habilidades e técnicas dos integrantes da equipe DEU LIKE, nos dividimos em grupos menores, que ficaram responsáveis em dar andamento ao evento, para que pudéssemos contemplar todas as demandas do painel. As subequipes foram: Relações Públicas e Cerimonial; Marketing e Divulgação; Infraestrutura; Organização Social e Cultural; e, Patrocínio e Financeiro. A equipe de Relações Públicas e Cerimonial ficou responsável por selecionar em conjunto com os demais integrantes da equipe os convidados a serem painelistas do evento e as autoridades a se fazerem presentes na mesa de abertura; entrar em contato através de e-mail, telefone e/ou presencialmente com os painelistas, autoridades, convidados e inscritos no evento; selecionar monitores; dividir as tarefas entre os integrantes e monitores; elaborar release e manter contato com a imprensa para divulgação do evento; elaborar o script, mailings, convites e certificados; entre outras atribuições. A equipe de Marketing e Divulgação criou a identidade visual que deveria ser utilizada em todas as peças do evento; produziu as peças gráficas do painel; criou playlist no Spotify, a fanpage no Facebook e um perfil no Instagram; fez o gerenciamento das redes sociais; desenvolveu estratégias de divulgação do evento; desenvolveu site na plataforma digital wix site com o intuito de realizar inscrições do público interessado; elaborou as camisas utilizadas pela organização e monitores; produziu e diagramou backdrop, banners, cartazes, entre outros recursos utilizados. Os componentes da equipe de Infraestrutura elaboraram e entregaram os ofícios necessários para a realização do evento; providenciaram materiais audiovisuais como projetores, notebooks, caixa de som, microfones e iluminação; providenciaram auditório climatizado com capacidade mínima de 200 pessoas; providenciaram cadeiras para o palco, bebedouro, copos descartáveis, suporte para banner, mesas, toalhas, periféricos eletrônicos e suporte multimídia, backdrop e materiais de apoio, tais como fita adesiva, grampeador, papel sulfite; verificaram se todos os recursos solicitados estavam no auditório no dia do evento; acompanharam a instalação de estruturas (backdrop, bebedouro, sonorização); e, organizaram o local no dia do evento, a fim de que ocorresse tudo conforme planejado. O grupo de Organização Social e Cultural ficou responsável pelo coquetel; por providenciar atrações culturais para o painel; providenciar brindes para sorteios; organizar as lembranças que seriam entregues aos painelistas convidados e mediadora; providenciar a elaboração de kits a serem entregues aos inscritos e outros convidados; providenciar cobertura fotográfica para o dia do evento; organizar a confecção das camisas do evento para os membros da organização e monitores; e, outras demandas que viessem a aparecer. Já a equipe de Patrocínio e Financeiro deveria realizar contatos com possíveis patrocinadores; manter contato com organizações de apoio ao evento; elaborar proposta de patrocínio a ser exibida durante reuniões com possíveis patrocinadores; solicitar patrocínio do material a ser entregue aos inscritos no evento; providenciar patrocínio para o coquetel e para as atrações culturais; providenciar patrocínio para financiar o backdrop; controlar o orçamento disponível - entrada e saída de caixa; fiscalizar a entrada de todo material solicitado e controlar recibos e notas fiscais; elaborar documento especificando de que forma cada cota de patrocínio foi usada para enviar aos patrocinadores como prestação de contas. A partir do cronograma da disciplina a professora definiu os dias para que fossem realizados os eventos da turma, o painel DEU LIKE ficou com a data de 18 de dezembro de 2017. Com isso, delineamos o horário, o local do evento, nossos públicos de interesse, objetivos, estimativa de participantes, definimos os painelistas, a mediadora, os convidados, as autoridades da Universidade, elegemos nossa identidade visual, trabalhamos nossas redes sociais, abrimos as inscrições, fechamos a programação do evento, entre outras demandas que seriam necessárias. Como forma de avaliar o painel, durante o credenciamento entregamos uma ficha de avaliação contendo perguntas rápidas e objetivas. A avaliação deveria ser realizada de forma não identificada e depositada em uma caixa ao final do evento. A ficha foi composta de 4 perguntas, sendo elas: 1) Qual seu curso ou profissão?; 2) De 0 a 10, como você classifica o evento DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento?; 3) Gostaria da realização de mais eventos como o Painel DEU LIKE?; 4) Faça um comentário sobre o Painel. Assim, com as equipes divididas, as dúvidas esclarecidas e após fazermos todo o planejamento do evento colocamos em prática as ações recomendadas e fomos atrás de todos os recursos necessários para que o  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento fosse realizado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento , aconteceu no dia 18 de dezembro de 2017, às 16h, no Auditório Setorial do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Idealizado a partir de discussões em sala de aula, o projeto contou com a participação de 7 estudantes e a professora orientadora. Nosso primeiro desafio estava na extensão das informações e como elas chegariam aos nossos públicos de interesse, visto que a proposta era justamente esta: a utilização das mídias sociais como estratégia de relacionamento. Para tanto, criamos a identidade visual do DEU LIKE e fizemos a divulgação em nossas redes sociais e outros canais de comunicação. Colocamos no ar o site do evento (https://deulike.wixsite.com/deulike) para os interessados se inscreverem e ficarem sabendo as informações do painel. Criamos o e-mail (paineldeulike@gmail.com) para o envio de dúvidas e a comunicação com painelistas, patrocinadores e órgãos de imprensa. Em seguida, foram enviados releases às assessorias de comunicação de alguns veículos, resultando em matérias sobre o painel em sites populares de São Luís, como: o Imparcial, site Volts, Hora do Portal, blog Maurício Araya e página da UFMA. Participamos também de entrevistas na Rádio Universidade, Mirante AM, TV UFMA e TV ASCOM/UFMA. O plano de mídia destinado às redes sociais buscou uma convergência entre as plataformas. Como estratégia de interação com o público foram criadas as redes sociais: Facebook (/paineldeulike) e Instagram (@paineldeulike). Dentro dessas redes, foram produzidos posts seguindo a identidade visual e o tema a ser discutido no evento. Além disso, todos os posts foram programados a fim de serem alinhados com o cronograma (horário/dia) estabelecido pela equipe. A recepção dos participantes começou conforme a programação, às 15h30min, com o credenciamento dos participantes, através de pulseira de identificação, distribuição de kit (bloco, caneta e adesivo) e ficha de avaliação. A equipe organizadora contou com a colaboração de monitores que auxiliaram na execução do evento. No auditório era possível ouvir a playlist DEU LIKE no Spotify, com músicas no estilo pop, indie, rock e eletrônico. Nos dois extremos do palco foram posicionados telões, onde, antes de iniciar o evento, foi projetado uma apresentação com as logos do painel, dos patrocinadores e apoiadores, e posteriormente foi utilizado pelos painelistas para projeção de suas apresentações. O painel contou com o apoio e patrocínio do Departamento de Comunicação Social, Finesse Boutique, Odonto House, Arch Studio Cursos e Grupo Mateus. Os banners, grid e backdrop foram patrocinados pelo Hospital São Domingos. As passagem, hospedagem e alimentação do painelista principal foram conseguidas através da UFMA. Também tivemos apoio financeiro dos organizadores, familiares e professores. O evento teve início com formação da mesa de abertura, na qual estiveram presentes a Magnífica Reitora, Profª Drª Nair Portela; o Chefe de Departamento do Curso de Comunicação Social, o Profº Dr. Protásio dos Santos; a Coordenadora do Curso de Comunicação Social, a Profª Msª Luiziane Saraiva; a orientadora da disciplina de Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais, Profª Drª Nilma Lima; o aluno da disciplina e um dos organizadores do evento, o discente Daniel Sousa; e, o diretor da Criação e Planer do Hospital São Domingos, no ato representando o Hospital São Domingos, Fabiano Brandão. Eles deram boas-vindas à todos e desejaram sucesso no evento aos organizadores. O DEU LIKE abordou a importância em utilizar as mídias sociais como estratégia de relacionamento das organizações com seus públicos, que, sendo uma teia de comunicação, interliga todos os atores sociais, engajando e cativando de acordo com suas afinidades. Decidimos abranger os três setores da sociedade: Governo, empresas privadas e o Terceiro Setor. Afinal, queríamos que todos dessem  like no evento. Para mediar e coordenar o painel, convidamos a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Gisela Santos de Sousa, doutora em Comunicação Social pelo Programa DINTER (PUCRS  UFMA). Nosso primeiro painelista e representante do 1° setor, foi o Relações Públicas Pablo Monteiro, que apresentou dados relacionados ao trabalho da assessoria de comunicação da UFMA, através de estatísticas de crescimento de seguidores, número de postagens nas redes sociais utilizadas e qualificação dos números obtidos. No 2° setor, Paiva Silva, Relações Públicas e Analista de Marketing Digital, falou sobre o Grupo Mateus, sua história e crescimento no mercado, além de trazer apontamentos acerca da presença digital da empresa, estratégias de produção, fortalecimento da marca e relacionamento com o cliente através das redes sociais. Representando o 3° setor, trouxemos a performer e social media voluntária da Organização Não Governamental em prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia (ONG NAVE), Paula Barros. Na oportunidade, a social media expôs o seu trabalho no âmbito digital à frente da ONG e apontou todos os cenários em que a NAVE está inserida. O principal painelista do evento foi o publicitário e sócio-proprietário da CJFlash, agência de Teresina-PI, Eudes Júnior, responsável pelas mídias sociais do Cemitério Jardim da Ressurreição. Ele falou sobre o trabalho à frente da CJFlash e os desafios que a agência teve ao ter o Cemitério Jardim da Ressurreição como cliente. O painelista abordou a evolução da presença digital do #Cemi ao longo de 3 anos, as estratégias de posicionamento de marca e de produção de posts para as redes sociais, outros trabalhos também desenvolvidos pela CJFlash, os aportes práticos sobre como desenvolver um projeto digital com excelência e os resultados obtidos pela agência. Para não ficar desinteressante e cansativo resolvemos inserir atrações culturais de artistas com uma vasta experiência no cenário local, a fim de enaltecer os talentos da região e como ponto estratégico para atrair público. Foram convidados o humorista Tedd Macc, para um stand-up, e a cantora Milla Camões, para um pocket show. Durante o painel realizamos sorteios de vários brindes. Entre as premiações estavam: livros, bolsas de estudos com 60% de desconto nos cursos da Arch Studio Cursos, e 10 vouchers 'Experience Day' - um dia de experiência no setor de Marketing Digital do Grupo Mateus. Para encerrarmos o painel DEU LIKE de forma a proporcionar um momento de confraternização, foi oferecido um coquetel aos presentes, seguido de fotos com os painelistas, organizadores do evento e professores do curso de Relações Públicas da UFMA. Ao saírem os participantes deveriam colocar suas fichas de avaliação em uma caixa, localizada no hall de entrada do auditório. O painel foi planejado para 200 participantes, contudo devido a procura realizamos um total de 227 inscrições. No dia do evento, além dos convidados, tínhamos 134 credenciados, entre profissionais e estudantes de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, Social Media, Direito, Design, Administração, Hotelaria, Turismo, Serviço Social, Ciência da Computação, Arquiteto e Urbanista e estudantes de pré-vestibular. Nas avaliações os comentários foram em sua maioria positivos:  O painel trouxe uma gama de conhecimento neste dia e eventos dessa categoria incentivam os graduandos da área de comunicação social. Então conhecer a plataforma das redes sociais sendo executado em vários setores é um diferencial (Jornalismo); e,  Eu amei, o evento muito bem planejado e executado (Relações Públicas). Analisando as 73 avaliações respondidas e os comentários dos participantes no dia do evento foi perceptível que o Painel obteve muitos elogios e uma grande aceitação dos presentes, que já esperam uma segunda edição do DEU LIKE. Contudo, como em todo evento, ainda existem alguns pontos que podem e devem ser melhorados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Muitos profissionais utilizam como estratégia aproximativa a realização de um evento para seus públicos de interesse. Este se torna uma ferramenta interessante que consegue reunir e conectar as pessoas. Um evento não é apenas um momento de  festinha , mas um acontecimento previamente planejado, com objetivos, metas e públicos definidos. Assim, na disciplina de  Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais , do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, ministrada pela Professora Nilma Regina Mendes Lima, tivemos a oportunidade de pensar e efetivar o  DEU LIKE: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de relacionamento . Aplicamos todos os conhecimentos adquiridos e objetivamos realizar um evento que discutisse a importância do uso estratégico das mídias sociais nas ações que visam o posicionamento mercadológico, a construção da imagem institucional e o desenvolvimento das relações entre a organização e seus públicos. Para além de anseios particulares, vimos a necessidade de reunir estudantes e profissionais da área para discutir um tema atual e que gera interesse. Entretanto, não pretendíamos realizar qualquer evento, queríamos que nosso painel se tornasse um momento único, marcando de maneira positiva quem participasse. Que fosse uma oportunidade de gerar conhecimento, trocar experiências e motivar a todos. Após o painel, por meio da sondagem avaliativa realizada, percebemos que nossa proposta foi recebida de forma positiva e o DEU LIKE foi abraçado por todos que participaram, sendo reiterado pelos inscritos o desejo da realização de uma segunda edição do painel. Percebemos, então, que os eventos podem e devem ser utilizados como estratégias aproximativas. E que um evento como este se mostra fulcral para envolver e unir estudantes e profissionais da área, além de incentivar a valorização das mídias sociais como estratégia de relacionamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BETTEGA, Maria Lúcia. Eventos e Cerimonial. 2. ed  Caxias do Sul: EDUCS, 2002. <br><br>CAVALHEIRO, Isabela; RODRIGUES, Larissa Ferracine. O papel do Relações Públicas na Organização de Grandes Eventos. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017. <br><br>GIÁCOMO, C. GIÁCOMO, Cristina. O evento nas Relações Públicas. In. Tudo acaba em festa: evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo: Summus, 2007, pp. 45-69.<br><br>MEIRELLES, Gilda Fleury. Classificação de Eventos. In. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999, pp. 25-69. <br><br>MORAES, Elaine Cristina Gomes de; SOARES, Murilo Cesar. Os eventos como estratégia de comunicação nas lutas da cidadania. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: 2011. Disponível em: <http://www3.usp.br/rumores/pdf/2.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017. <br><br>MOURA, Cláudia Peixoto de. História das relações públicas: fragmentos da memória de uma área [recurso eletrônico] / Cláudia Peixoto de Moura (Org.)  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. <br><br>PURPER, Vanessa. Relações Públicas: peça-chave para um evento de sucesso. 28 de novembro de 2011. Disponível em: <http://rrpponline.com.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br> </td></tr></table></body></html>