ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00510</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;FAB - Fundação de Apoio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;pedro sales albuquerque (Universidade Federal do Ceará); HILLARY MACIEL MONTE (Universidade Federal do Ceará); LAURA MARCHIORO STRAGLIOTTO (Universidade Federal do Ceará); KAUANY DUARTE BARBOSA DOS SANTOS (Universidade Federal do Ceará); FERNANDO LUÍS MAIA DA CUNHA (Universidade Federal do Ceará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Diversidade, LGTB+, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como parte da disciplina Produção Publicitária em Audiovisual, criou-se a peça FAB - Fundação de Apoio aos Bissexuais, visando aumentar a conscientização acerca da discriminação tão comum no meio LGBT+. Os Bissexuais foram priorizados para o filme publicitário por serem rotineiramente ignorados pelas campanhas de defesa dos direitos LGTB+, aumentando ainda mais o estigma em cima de um grupo já tradicionalmente mal representado. Inteiramente produzido, roteirizado, captado, editado e finalizado pela equipe, o filme buscou a informalidade e a descontração na forma como a mensagem seria passada aos espectadores, sempre tratando de forma lúdica e leve, de modo a gerar maior empatia com o público alvo da campanha e aumentando as chances de sucesso na transmissão da mensagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT+, a mais grave consequência da desinformação tão comum na sociedade. Como trabalho final da disciplina "Produção Publicitária em Audiovisual", ministrada pelo Professor Fernando Luís Maia da Cunha, elegeu-se a conscientização acerca da importância das liberdades individuais como temática central do filme publicitário entitulado "FAB - Fundação de Apoio aos Bissexuais". Visando uma melhor identificação com o público alvo proposto, trabalhou-se a temática tradicionalmente tão pesada de forma mais lúdica e descontraída, como detalharemos a seguir. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com este trabalhos, objetivou-se aumentar o engajamento em defesa dos direitos da população LGBT+, ao mesmo tempo que entendeu-se que o público alvo, composto por pessoas menos engajadas na defesa dos direitos fundamentais desta população em específico, não poderia ser trabalhado de maneira condescendente, tendo em vista a pouca receptividade para discutir o tema proposto. Dessa forma, trabalhar a linguagem verbal e visual do trabalho de maneira lúdica, simples e acessível foram objetivos norteadores do trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Grupo Gay da Bahia, que levanta dados sobre assassinatos cometidos contra a população LGBT+ no Brasil há mais de 30 anos concluiu que a cada 19 horas, uma pessoa LGBT+ morre no Brasil vítima de homofobia, tornando o Brasil o país que mais mata pessoas LGBT+ no mundo. Com um aumento de 30% no número desses homicídios em 2017 em comparação com 2016, o tema passou a ter uma urgência ainda maior. Dentro do grupo LGBT+, escolheu-se trabalhar com os Bissexuais por serem tradicionalmente mal representados, tanto em produções culturais correntes, quanto em campanhas de conscientização a respeito da importância da preservação das diversidades.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a concepção artística de como a temática seria retratada, buscou-se campanhas audiovisuais de conscientização da importância da proteção dos direitos LGBT+ dos últimos anos de modo a identificar as principais características dos produtos analisados. Partindo desse referencial, identificou-se características desejadas para a produção audiovisual a ser desenvolvida. Em seguida, passando para a pré produção, procurou-se as melhores locações que contextualizassem o filme seguindo as características desejadas. Ainda como parte da pré produção, a direção de arte do filme, também realizada da equipe, já trabalhava com os adereços cênicos que transmitissem direta e indiretamente a simbologia desejada. Durante a captação, trabalhou-se arduamente ao longo de 3 diárias de gravação para que os personagens, o cenário e os adereços estivessem representados da maneira mais compatível com a realidade representada, de acordo com o que foi roteirizado. Assim, um trabalho paralelo foi feito pela equipe de modo que a locução de áudio transmitisse a entonação desejada para casar perfeitamente com o produto audiovisual em desenvolvimento. Durante a montagem e a finalização, priorizou-se cortes secos e as cores quentes, trazendo para o produto audiovisual a percepção de calor humano e receptividade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">sequências em movimento foram usadas de modo a transmitir maior proximidade com a dinâmica urbana retratada. Planos fechados intercalados com planos abertos foram usados para contextualizar e universalizar as cenas retratadas. Movimentos de câmera foram utilizados de modo a dinamizar as cenas retratadas. Com texturas menos saturadas e contraste reduzido objetivando a percepção de fantasia próxima da realidade. Dado o processo delicado e desafiador de captação, a montagem foi ainda mais cuidadosa. Cortes precisos em harmonia com a locução e a trilha sonora garantiam a junção de todos os sentido trabalhados ao longo do produto audivisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Neste trabalho, o foco maior foi dado a humanização da temática tão dificilmente trabalhada. Com a análise detalhada do material já produzido, a proposta audiovisual inédita promovia uma abordagem comumente caracterizada como sonhadora. Dessa forma, diversos foram os cuidados estéticos tomados ao longo do processo de roteirização, pré produção, direção de arte, captação e na montagem final. Assim, uma unidade audiovisual foi facilmente alcançada ao trabalhar-se, de maneira tão característica, de maneira cinematográfica. Portanto, obteve-se um trabalho que alcançava todas as metas previamente estabelecidas, com um resultado visualmente muito característico, único e que passava a mensagem da melhor maneira possível.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992. SANT'ANA, Armando, JUNIOR, Isamael, GARCIA, LUIZ. Propaganda: Teoria, Técnica, Prática. São Paulo. Cengage Learning, 2009. BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 segundos: Manual do Roteiro para Filme Publicitário  2ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2010.<br><br> </td></tr></table></body></html>