ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00511</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Expectativa dos Estudantes de Publicidade e Propaganda Sobre o Mercado de Trabalho em Fortaleza</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUANA HOLANDA DA ROCHA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Soraya Madeira da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Hillary Maciel Monte (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Wesley Bernardo da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Thays Soares Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); Kauany Duarte Barbosa dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ); José Gabriel Coutinho Cavalcante (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;alunos, mercadodetrabalho, , expectativa, publicidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa mercadológica de tema "A Expectativa dos Estudantes de Publicidade e Propaganda Sobre o Mercado de Trabalho em Fortaleza" foi desenvolvida na cadeira de Pesquisa Mercadológica, do 4º semestre do curso de Publicidade da Universidade Federal do Ceará, concluída pelos autores em 2017.1. A pesquisa busca compreender as percepções, expectativas e deliberações dos estudantes de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda diante do cenário publicitário local. As impressões sobre o mercado de trabalho e o papel da Universidade pública e das Instituições de Ensino privadas foram colocadas em pauta, proporcionando uma reflexão dos alunos sobre seu espaço enquanto estudante e futuro profissional da área. O tema da pesquisa foi escolhido diante da necessidade de debater a visão crítica dos alunos acerca do mercado publicitário e como a Universidade se insere neste contexto.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A problematização do atual cenário publicitário do mercado cearense foi utilizada como objeto de estudo para o desenvolvimento desta pesquisa, tendo como objetivo a análise e a observação da satisfação dos alunos de publicidade com o curso e suas expectativas sobre o mercado. A partir da hipótese apontada em grupo de que os alunos de Universidades e faculdades de Fortaleza ainda não possuem uma real visão do exercício da profissão no cenário local, tem como consequência o direcionamento desses estudantes a criação de uma visão idealizada do profissional de propaganda. Deste modo, foram levantadas hipóteses como a escassa informação sobre a regulamentação e modo como as universidades e faculdades abordavam a perspectiva de mercado dentro das salas de aula.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Descobrir e analisar as principais expectativas dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda de Fortaleza a respeito do mercado de trabalho e a situação atual da profissão; - Verificar se as expectativas condizem com a realidade do mercado ou não; - Observar a disparidade ou semelhança entre as visões dos alunos iniciantes e concluintes; A divulgação de formulários online em grupos de redes sociais onde se encontra o nosso público e grupo focal foi de suma importância para a realização da pesquisa. O trabalho tem como objetivo transformar as respostas obtidas em dados que evidenciem a realidade na qual estão inseridos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">- Entrevista com os alunos em seus respectivos ambientes universitários. Justificativa: O recolhimento de informações através de entrevistas presenciais, reforça a percepção do ambiente universitário e a interação entre alunos dos mais variados semestres. Além da contribuição para pesquisa no âmbito da observação do grupo focal e suas respostas ao questionário proposto. Entrevista online através de formulários divulgados em grupos de comunicação e publicidade de Fortaleza nas redes sociais Justificativa: Esta pesquisa tem como objetivo saber a visão mercadológica dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, independente da instituição sendo ela pública ou privada. Deste modo, o formulário online se torna a plataforma com maior viabilidade de alcance para os alunos que desejam contribuir com o resultado final da pesquisa. 3. Grupo focal, realizado com cerca de seis alunos na Universidade Federal do Ceará. Justificativa: O grupo focal tem uma importância ímpar para a realização de uma análise sobre as expectativas em relação ao mercado de trabalho publicitário no Ceará. Funcionando como uma espécie de debate, poderemos ter conhecimento acerca da visão de cada aluno na sua particularidade sobre o seu futuro como publicitário em Fortaleza. Será realizado na UFC, com 6 alunos de variados semestres que não se conheçam, para que tenhamos um debate rico e sem influência de ideias por conta de proximidade entre os membros. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a aplicação da pesquisa, foram utilizadas dois tipos de metodologias: o formulário online, através do Google Forms, e um grupo focal, classificadas como qualitativa e quantitativa, respectivamente. Formulário online A decisão pelo formulário online foi devido à praticidade que a plataforma oferece, com armazenamento em tempo real dos resultados e cálculo de porcentagens, além da facilidade em divulgar a pesquisa para o público, que são estudantes de Publicidade e Propaganda em Fortaleza. Para aqueles que fazem das redes sociais um campo de comunicação presente na rotina, o formulário online possibilitou que o alcance da pesquisa fosse alto dentre os grupos de faculdades e de cursos de Publicidade. A pesquisa leva, em média, apenas 3 minutos para ser concluída, o que facilitou a maior adesão dos participantes. O formulário online ficou disponível do dia 12/06/2017 até o dia 26/06/2017. Grupo focal O tema da pesquisa tem grande abertura para respostas mais subjetivas e abertas, uma vez que a proposta era que os alunos refletissem e expusessem seus pensamentos sobre os tópicos abordados. Por isso, o grupo focal surgiu como uma necessidade de fazer entender melhor uma parcela desses estudantes e promover uma discussão entre os mesmos acerca do tema trabalhado, garantindo, assim, uma maior visualização da equipe sobre o comportamento dos entrevistados durante uma conversação. O grupo focal foi realizado no dia 26/06/2017, com a participação de 8 estudantes do 1º ao 3º semestres do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Amostras Durante as duas semanas que a pesquisa online esteve aberta, foi coletado um total de 100 respostas. Já o grupo focal foi trabalhado com 8 estudantes, sendo dois do 1º semestre; três do 2º semestre; e três do 3º semestre. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho é dividido em sete partes que são: Introdução, objetivo, justificativa, metodologias aplicadas, apresentação de resultados e análises e conclusão. O primeiro passo para a realização da pesquisa foi o processo de escolha do tema, em que a motivação foi a insatisfação de muitos alunos do curso quando têm que encarar o mercado de trabalho. Em um segundo momento houve uma reunião com a orientadora e a partir daí foram criadas as perguntas que fariam parte do formulário online e das que guiariam do grupo focal. Com essas informações em mãos, o próximo passo foi o cruzamento de dados para concretizar a nossa pesquisa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A partir das pesquisas realizadas, conclui-se que o mercado publicitário e a abordagem dos cursos universitários da área é motivo de interesse dos alunos, no qual estes se sentem à vontade para falar e relatar suas queixas quanto às deficiências presentes nos dois espaços. A hipótese inicial era que, de fato, os estudantes não tinham boas expectativas sobre o mercado de trabalho e que a maioria não tivesse conhecimento sobre a atual regulamentação instalada. Foi uma surpresa observar quão grande era a insatisfação sobre a metodologia de ensino que as Instituições de Ensino estão aplicando. Para o objetivo traçado no início, a pesquisa cumpriu com sua função. Pôde-se ter uma ideia concreta de como os estudantes se sentem para com o curso e para com eles mesmos, enquanto futuros profissionais da área. Aqueles que já tinham experiência em estágio, relataram a insatisfação quanto a remuneração, mas sem deixar de concordar que a experiência obtida é importante e necessária. Outra hipótese que a equipe traçou foi a disparidade de opiniões entre alunos de semestres iniciais e avançados. Com a coleta de respostas, observa-se que os alunos já entram no curso de Publicidade com uma visão realista sobre o mercado de trabalho e seus problemas, não se distanciando da realidade. Porém, os alunos de semestres mais avançados se mostraram mais desestimulados com o futuro próximo (que apesar de terem conhecimento da realidade nociva do mercado, não se perde a esperança que a situação se contorne e haja uma evolução). Diante de tantas opiniões e dados coletados sobre o futuro, é importante que esse projeto de pesquisa assuma um rumo maior, a fim de compreender com afinco todas as ressalvas dos estudantes sobre o mercado, ampliando a pesquisa para esse âmbito, sem deixar de leva-la aos docentes das Instituições, para que os receios dos alunos sejam levadas em consideração como um ponto inicial de uma futura mudança na forma de estudar, fazer e ser publicidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>