ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00512</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Netshoes - Pra quem vê esporte em tudo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Gabriela Marinho Cosmos (Universidade de Fortaleza); Germano Vieira Rocha (Universidade de Fortaleza); Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação, Filme publicitário, Netshoes, Produção audiovisual, Redação publicitária</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho trata-se de um filme publicitário produzido na disciplina de Redação Publicitária II, com o objetivo de anunciar o site de vendas online Netshoes através da veiculação em meios televisivos. O andamento do processo respeitou as etapas de pré-produção, produção e pós-produção, com o intuito de elaborar um vídeo que comunique por meio do conceito Para quem vê esporte em tudo, uma mensagem objetiva ao público-alvo. Dessa forma foi proposto mostrar a variedade de produtos ofertados e persuadir quanto ao uso da plataforma digital como meio confiável para compras online. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A partir da proposta de exercitar e compreender técnicas praticadas no mercado onde diz respeito à produção de filmes publicitários, foi requisitado a elaboração de um vídeo com formato para ser veiculado na televisão, que anuncie a empresa de vendas online Netshoes de forma criativa e objetiva. A Netshoes é uma empresa de vendas online atuante no Brasil, Argentina e México, possuindo como principal foco a comercialização de artigos esportivos. Sua principal característica é a variedade de produtos encontrados no site e anunciar esta vasta quantidade foi a problemática disposta no briefing, que na definição de Públio (2012, p. 33), é "o documento que informa do ponto de vista do anunciante: seu mercado, seus concorrentes, seu produto/serviço, sua marca e seu público-alvo, além de indicar seu problema." Motivado por essas instruções, foi elaborado um filme publicitário com o conceito  Para quem vê esporte em tudo , onde através de cenas lúdicas, foi retratada a rotina de uma personagem aficionado por esportes e em cada tarefa do seu dia a dia o mesmo procura usar um elemento que remeta a esta prática para deixar sua vida mais dinâmica. Em vista do tema e do anunciante, buscou-se também desmistificar as dificuldades de adquirir e receber produtos oriundos de plataformas digitais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Produzir um filme publicitário que anuncie a variedade de produtos que a Netshoes tem para oferecer a seus clientes de forma criativa e lúdica, com o intuito de solidificar as vendas por meio digital. Para chegar ao objetivo principal, foram necessários a confecção de um roteiro em tabela, sucedido por um esboço sequencial, tendo como finalidade servir como guia em todas as etapas do processo. Desta maneira, o trabalho de produção envolvendo a escolha de elementos esportivos para compor a narrativa se fez importante com o propósito de reforçar o conceito definido e, consequentemente, o uso programas de edição de vídeo, a fim de montar e dar sequências as cenas gravadas para obter a peça final.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto apresentado se faz relevante, pois auxilia na compreensão de práticas exercidas no mercado e que só são possíveis em ambientes acadêmicos mediante a orientação e condução por parte do professor. Alguns aspectos foram propícios para a produção do filme de forma geral, como a relação dos integrantes com a marca, o interesse por fotografia e cinema e a aptidão com softwares de edição. Todos esses requisitos em composição foram determinantes para a fluidez e organização do projeto. Durante as discussões em grupo para verificar o andamento do projeto, algumas afinidades entre os membros foram notadas, como: a confianças nas empresas de vendas online e o uso de redes sociais como ferramentas de busca de vestuário e equipamentos diversos. A partir desta constatação interna, foi decidido o tom que seria dado a peça. O projeto se faz relevante pois foram necessários uma série de ensaios desde a concepção da ideia, passando pela criação e formatação do roteiro até a pós-produção. De forma acadêmica, vale ressaltar a compreensão das novas relações estabelecidas nas plataformas digitais entre as empresas e o consumidor, pois de acordo com esta nova lógica comercial alguns aspectos necessitam ser discutidos sob a perspectiva da comunicação social. Em questão, o ponto das marcas poderem amenizar os efeitos negativos das vendas online por meio da publicidade, pois  o desafio atual deve ser entendido como a busca de realização de transação, distribuição de produtos e serviços, e comunicação interativa no novo ambiente. Após o início do simples fornecimento de informação, o mercado buscou, primeiro, a realização de transação; em segundo, o apoio à distribuição; e, em terceiro, a interação pela comunicação  sendo que a evolução não acontece necessariamente de forma linear nesses três estágios. (ALBERTIN; MOURA, 2002, p. 115) Dessa maneira, a estratégia comunicacional se mostra válida, uma vez que os consumidores ainda não estão totalmente confiantes no ato da compra e da entrega dos produtos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A execução do projeto foi dividida em pré-produção, produção e pós-produção sob a ótica de Kindem & Musburger (1997), com o intuito de organizar melhor e separar em etapas para que não houvessem imprecisões técnicas e, posteriormente, uma melhor orientação por parte o professor. A pré-produção foi concentrada em conceber uma ideia e sua aprovação pelo professor, para a partir disso serem criados um conceito com base nas pesquisas e estudos feitos da marca e sua relação com clientes em potencial. Após a definição de um conceito firme, é dado início a produção de uma sinopse que também será necessária a aprovação onde o orientador dirá se a ideia é pertinente ou não. Aprovada a sinopse é iniciada a confecção do roteiro, tarefa destinado ao redator, que é incunbido da parte escrita criativa, e para isso se tem processos semelhantes a outros profissionais, pois  Qualquer contista, cineasta, roteirista, humorista tem a dura tarefa de criar histórias cujo desfecho surpreenda a platéia. O publicitário, contudo, deve ser capaz de criar desfechos que sejam compreensíveis para a média de seu público-alvo e suficientemente instigantes para serem agradáveis de ver inúmeras vezes. (FIGUEIREDO, 2005, p. 120) Em um momento posterior foi feito a listagem de itens necessários, como: objetos relacionados ao esporte, locação, modelos e equipamento audiovisual. Dado fim a primeira etapa, é iniciada a produção, onde todo o planejamento feito inicialmente foi executado mediante ao cumprimento do roteiro aprovado pelo professor. As gravações foram feitas em uma única locação variando entre seus cômodos. Foi recrutado um modelo que atuou como personagem principal e a cada cena, o mesmo utilizou um item relacionado ao esporte, fortalecendo o elo com o conceito:  Para quem vê esporte em tudo. . Duas câmeras foram utilizadas e uma equipe no total de 8 pessoas foi envolvida. A terceira e última etapa, pós-produção, foi condizente com o processo de montagem e edição do filme a partir da decupagem do roteiro e do uso de softwares de edição audiovisual. Alguns cortes foram realizados para dar melhor ritmo a narrativa e uma trilha sonora foi eleita para compor o video.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto foi realizado com base no briefing para a criação de um filme publicitário para a empresa de vendas online Netshoes. O formato poderia ser escolhido entre 30 e 60 segundos para a televisão. O filme foi pensado para seguir uma narrativa roteirizada que demonstrasse a rotina de quem é aficcionado por esportes, que no entendimento do grupo, seria a melhor maneira de mostrar a variedade dos produtos da Netshoes e do estilo de vida dos seus clientes. A narrativa consiste em retratar o dia a dia de um jovem que segue sua rotina de acordar, tomar banho, ir ao trabalho, regressar a sua casa, ter um pouco de lazer e por fim descansar. O diferencial que foi pensado, seria retratar estas cena de fome que sempre o personagem estivesse pensando em transformar suas ações em esportes e a partir disto alguns elementos foram usados, como: equipamentos de natação, luta, futebol e tênis. Todos estes itens colaboraram para dar dinamicidade e complementar o conceito:  Para quem vê esporte em tudo. e fazer uma alusão ao estilo de vida dos consumidores de artigos esportivos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O conhecimento acumulado na execução deste trabalho foi de suma importância para a formação acadêmica de todos os membros do grupo, pois o fato de ser um trabalho prático, fez toda a diferença na sua concepção e execução. Foi permitido o intercâmbio com outros área que não só as práticas da criação publicitária fazem parte, mas também fotografia, cinema, produção audiovisual e edição eletrônica. Com toda essa bagagem adquirida, é possível concluir que experiências como estas não só funcionam como instrumento avaliativo, mas também de formação para os alunos. Mesmo sendo um projeto com briefing fictício, o cliente é real e todo o planejamento foi pensado desta forma, bem como a sua execução. As demandas criadas e a orientação do professor são feitas como uma simulação das relações existentes no mercado entre cliente e anunciante, criação e atendimento ou diretor de criação e até mesmo de empregado e empregador. Todo esse processo é de grande relevância para o melhor entendimento dos conceitos dispostos na disciplina.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALBERTIN, Alberto Luiz; MOURA, Rosa Maria de. Comércio eletrônico: mais evolução, menos revolução. Rae: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 42, n. 3, p.114-117, jul. 2002.<br><br>FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: Sedução pela palavra. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.<br><br>KINDEM, G.; MUSBURGER, R. B. Introduction to Media Production: from analog to digital. Focal Press, Boston, 1997.<br><br>PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.<br><br> </td></tr></table></body></html>