INSCRIÇÃO: 00557
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: Festeje o Cariri
 
AUTORES: Italo Antonio Gonçalves Oliveira (Universidade de Fortaleza); Germano Vieira Rocha (Universidade de Fortaleza); Claudio Henrique Nunes de Sena (Universidade de Fortaleza)
 
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação, Cultura, Festejos, Mídia alternativa, Nordeste
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Criação Publicitária e teve como objetivo produzir uma mídia não convencional que anuncie a região do Cariri como destino turístico para o público das cidades do sul e sudeste do país. A partir da definição do conceito Festeje o Cariri, foi construída uma peça a fim de divulgar em vagões de trens e metrôs a cultura e tradições vividas pelo povo local. O ambiente foi composto de elementos visuais que remetem aos festejos que lá ocorrem, com o intuito de causar impacto com a decoração e interação com alguns dos adereços dispostos na instalação. Desta forma, além do objetivo principal, buscou-se um prolongamento da mensagem proposta, bem como a propagação das festividades caririenses.
 
INTRODUÇÃO
Com o propósito de anunciar o Cariri como destino turístico para o público do Sul e Sudeste do país, foram escolhidos os seus festejos e tradições, pois são manifestações culturais que representam toda a pluralidade presente na região. A partir disto, foi estabelecido o conceito “Festeje o Cariri”, para servir como representação textual da peça, já que o restante do seu apelo é constituído por elementos visuais e sensoriais que remetem aos adereços típicos presentes nas festas comemoradas durante o ano todo por moradores e visitantes. Por meio de uma montagem não convencional que gere curiosidade e interação, é proposto impactar o público além do objetivo principal de trazer turistas para o local, mas de informar sobre seus costumes e tradições.
 
OBJETIVO
Produzir uma peça publicitária para um meio não convencional, desde a sua veiculação até o modo de sua instalação, promovendo o turismo na região do Cariri em estados do sul e sudeste do Brasil. Para atingir o objetivo principal, é necessário executar uma montagem que cause impacto e interação do público presente e, posteriormente, aguçar a curiosidade através dos adereços disponíveis de uma forma que os receptores da mensagem busquem mais informações sobre a cultura local e compartilhem a experiência com terceiros, gerando assim uma transmissão espontânea da mídia alternativa.
 
JUSTIFICATIVA
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Com o intuito de gerar interação com o ambiente em que a peça seja montada, a mídia alternativa se difere da convencional, pois o público que já está familiarizado com os formatos tradicionais tende a desconfiar quando está exposto à anúncios com finalidade de venda direta. Uma vez que a publicidade veiculada e montada em plataformas não usuais se faz presente, é possível neutralizar os receptores e criar uma atmosfera convidativa onde os mesmos possam interagir com a peça de um modo que seja gerado curiosidade e, posteriormente, absorção da mensagem proposta. (BURTENSHAW; MAHON; BARFOOT, 2010)਀ऀ儀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 匀愀洀瀀愀椀漀 ⠀㄀㤀㤀㜀⤀Ⰰ 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀  攀渀瘀漀氀琀漀 攀洀 攀猀琀洀甀氀漀猀 猀攀渀猀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 瘀愀最攀猀 攀猀琀愀爀椀愀洀 琀漀搀漀猀 搀攀挀漀爀愀搀漀猀 挀漀洀 昀椀琀愀猀 攀 愀搀攀爀攀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀漀猀 昀攀猀琀攀樀漀猀 挀愀爀椀爀椀攀渀猀攀猀Ⰰ 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 猀攀最甀渀搀愀 昀愀猀攀 戀甀猀挀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀爀椀愀爀 攀洀瀀愀琀椀愀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀洀 甀洀 切氀琀椀洀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 猀攀樀愀 瀀漀猀琀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀漀猀 搀攀 挀甀渀栀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀猀 挀漀洀 椀洀愀最攀洀 攀 琀攀砀琀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀氀甀椀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀⸀ Por se tratar de uma projeto não convencional, é necessário uma produção prévia com o objetivo de planejar e simular a instalação da peça, de uma forma em que a mensagem se adapte à plataforma. Para poder obter uma visualização prévia, foi necessário a produção de um mockup, por meio de softwares gráficos, onde “pode ser entendido como um modelo em escala que pode ser utilizado para fins educativos, demonstração, avaliação de design entre outros.” (LEMOS, 2015, p.6) A partir deste recurso, a proposta pode ser apresentada e é possível adaptar-se às possíveis adversidades que a produção possa vir a enfrentar.਀ऀ伀 甀猀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀洀 猀 琀爀愀搀椀攀猀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀Ⰰ 猀漀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀猀 攀 愀搀愀瀀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀甀琀爀愀 昀甀渀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀 搀椀猀瀀漀猀琀愀 栀愀戀椀琀甀愀氀洀攀渀琀攀⸀ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀漀猀 愀搀攀爀攀漀猀  瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 渀漀 猀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀搀甀挀愀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀渀愀氀椀猀愀爀 焀甀攀 ᰀ䄠 瀀爀漀搀甀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀ⴀ猀攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 爀攀挀漀爀琀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀攀 甀洀 爀攀瀀攀爀琀爀椀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀 挀攀渀愀猀 漀爀椀甀渀搀愀猀 搀漀猀 洀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀椀昀椀挀愀搀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 昀愀琀漀猀 攀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 漀甀 渀漀 攀猀琀愀爀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀猀 愀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀⸀ᴀ†⠀䈀䤀䜀䄀䰀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀Ⰰ 瀀⸀㈀㐀⤀⸀ A publicidade montada e veiculada em mídias não convencionais, pode possuir uma característica efêmera, pois a plataformas ficam disponíveis apenas para os transeuntes. Em contrapartida, a flexibilidade de movimentação e tempo em que cada uma destes possíveis veículos ficam disponíveis para a interação pode mudar, uma vez que “nem toda a publicidade externa precisa chamar a atenção rapidamente. Às vezes, o anunciante tem tempo para falar com um público cativo, esteja ele esperando por transporte ou já no meio de sua viagem. Basta transmitir sua mensagem com um cartaz na estação, no trem, no táxi ou no mesmo na traseira de um assento.” (BURTENSHAW; MAHON; BARFOOT, 2010, p.24) Assim se faz viável uma composição rica em detalhes e com maior possibilidade de interação para, de forma posterior, a publicidade ser reproduzida de forma espontânea, ocasionando o compartilhamento da mensagem para outros tipos de mídias.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Após a análise dos atrativos que fazem parte das cidades do Cariri, foi observado a força e as características ímpares presentes nos festejos e costumes do povo. A partir desta percepção, itens de cada tipo de manifestação foram escolhidos para ambientar a peça, de modo que cada componente pudesse representar uma parte da região a ser explorada pelos possíveis visitantes.਀ऀ䄀 愀猀猀漀挀椀愀漀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 焀甀攀 猀漀 瀀漀甀挀漀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 猀甀氀 攀 猀甀搀攀猀琀攀Ⰰ 攀 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀 猀甀愀 爀椀焀甀攀稀愀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 猀洀戀漀氀漀猀⸀  A montagem deve estar presente em vagões de trens e metrôs com fitas tradicionais da cidade de Juazeiro do Norte, onde os romeiros visitam durante todo o ano para pagar suas promessas e comparecer ao local onde Padre Cícero viveu e está sepultado. Estas fitas são disponibilizadas em várias cores, valorizando o apelo visual e serão colocadas em grandes quantidades, remetendo às grades do Horto, localidade visitada por turistas onde encontra-se uma estátua em grandes proporções do padroeiro da região.਀ऀ䔀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 愀猀 昀椀琀愀猀 洀漀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀猀 瘀愀最攀猀Ⰰ 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 琀愀洀戀洀 愀洀愀爀爀愀搀漀猀 愀搀攀爀攀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀愀猀 昀攀猀琀愀猀 搀攀 爀攀椀猀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀洀 瀀漀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 氀漀挀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀 攀 瀀漀猀猀甀攀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 爀椀挀漀猀 攀 挀栀愀洀愀琀椀瘀漀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 昀攀猀琀愀 搀漀 倀愀甀 搀愀 䈀愀渀搀攀椀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 搀攀 䈀愀爀戀愀氀栀愀 猀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀漀爀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 戀愀渀搀攀椀爀愀猀 焀甀攀 搀攀挀漀爀愀洀 愀猀 爀甀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀攀猀琀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 漀渀搀攀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 甀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 瀀攀愀⸀ Para dar suporte a produção, adesivos serão colados nas paredes internas com informações contendo as datas dos festejos, a assinatura do Governo do Estado do Ceará como cliente e o conceito “Festeje o Cariri” apoiado pelo subtítulo “onde a cultura mostra alegria”. Com isso, espera-se viabilizar a experiência e conduzir o público a buscar mais informações sobre o tema.
 
CONSIDERAÇÕES
O trabalho em questão se faz pertinente desde a motivação acadêmica, onde foi proposta a união de conceitos práticos e teóricos para a execução da peça, até a compreensão da mídia alternativa como um processo fluído que se desprende do meio tradicional, abrindo espaço para exercitar a inovação e criatividade.਀ऀ䐀漀 洀攀猀洀漀 洀漀搀漀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 䌀愀爀椀爀椀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀 漀 渀漀爀搀攀猀琀攀 攀 愀 洀椀猀猀漀 搀攀 愀渀甀渀挀椀愀爀 攀猀琀愀 爀攀最椀漀 搀攀猀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀愀搀漀猀 搀漀 瀀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀甀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 最攀爀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀      ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䤀䜀䄀䰀Ⰰ 匀漀氀愀渀最攀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀  挀爀椀愀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㼀 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 刀愀稀漀 匀漀挀椀愀氀Ⰰ ㄀㤀㤀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀刀吀䔀一匀䠀䄀圀Ⰰ 䬀攀渀㬀 䴀䄀䠀伀一Ⰰ 一椀欀㬀 䈀䄀刀䘀伀伀吀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀攀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ ㄀㜀㘀 瀀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䄀爀愀切樀漀 搀愀 䌀漀猀琀愀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀一吀䄀匀Ⰰ 䔀⸀ 䈀⸀ ᰀ䄠 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 最甀攀爀爀椀氀栀愀㨀 甀洀愀 渀漀瘀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀爀 洀愀爀挀愀猀ᴀ†䈀漀挀挀⸀ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀搀愀渀琀愀猀ⴀ攀搀洀甀渀搀漀ⴀ愀ⴀ瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀ⴀ搀攀ⴀ最甀攀爀爀椀氀栀愀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 ㈀㠀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䔀䴀伀匀Ⰰ 䔀氀椀稀愀洀愀 搀愀猀 䌀栀愀最愀猀⸀ 䤀渀昀漀爀洀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀㨀 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 搀攀猀椀最渀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀⸀ ㈀ ㄀㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀洀攀洀漀爀椀愀⸀椀昀爀渀⸀攀搀甀⸀戀爀⼀戀椀琀猀琀爀攀愀洀⼀栀愀渀搀氀攀⼀㄀ 㐀㐀⼀㠀㠀㠀⼀䄀甀氀愀─㈀  㘀─㈀ ⴀ─㈀ 䐀䘀⸀瀀搀昀㼀猀攀焀甀㸀 䄀挀攀猀猀漀 ㈀㤀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀洀漀 甀猀愀爀 愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀