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INSCRIÇÃO: | 00619 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO01 |
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TÍTULO: | Fluxos urbanos |
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AUTORES: | André Guilherme de Souza Medeiros (Universidade Federal de Pernambuco); Ademara Thalyta Soares de Barros (Universidade Federal de Pernambuco); Bárbara de Oliveira Galvão (Universidade Federal de Pernambuco); Bianca Pereira da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Bruno Vinicius Luiz da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Camila Correia Alves (Universidade Federal de Pernambuco); Lara Tôrres de Almeida (Universidade Federal de Pernambuco); Letícia Maria Guedes Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco); Maria Gabriela Gonçalves de Araújo Almeida (Universidade Federal de Pernambuco); Matheus Fábio da Silva (Universidade Federal de Pernambuco); Marília Gabriela Silva Rêgo (Universidade Federal de Pernambuco) |
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PALAVRAS-CHAVE: | agência, jornalismo independente, rua, , |
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RESUMO |
Este trabalho resultou na elaboração prática da agência jornalística "Fluxos Urbanos", criada a partir da disciplina eletiva de Jornalismo Independente, no segundo semestre de 2017. Para este projeto, foram construídas matérias aprofundadas, com maior tempo de apuração e execução para as três editorias-eixos: Residência, Passagem e Palco. Com o intuito de fazer um conteúdo acessível e interativo, optamos por hospedar o material em um site (fluxosurbanos.com), permitindo explorar a técnica do storytelling, além do uso de diversas linguagens e plataformas, como vídeo, fotografia e visualização de dados numa maior possibilidade de ampliar o material textual, retratando realidades de rua. |
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INTRODUÇÃO |
O movimento do jornalismo independente vem ganhando expressividade no atual cenário virtual. O desejo de ir em direção contrária dos conglomerados de mídia ( CABRAL, 2009) mobiliza diferentes grupos sociais a fazer um jornalismo de característica inovadora, posicionada e desligada de empresas familiares, religiosas ou políticas. Na última década, com o auxílio dos dispositivos móveis e de um novo tipo de editorial, os veículos que estão fora da mídia hegemônica e distantes dos grandes polos de produção jornalísticas começaram a crescer e tomar o espaço nas plataformas digitais brasileiras. A rua sempre foi o palco das transformações sociais das grandes cidades mundo, mesmo com a criminalização dos movimentos que nasceram dela. A partir da percepção da união desses dois elementos, a agência ' Fluxos Urbanos" surgiu como produto final da disciplina "Jornalismo Independente", com a intenção de elencar temáticas discursivas acerca dos desdobramentos resultantes da atual configuração urbana, social, cultural e econômica da cidade do Recife, em Pernambuco. Diante dessa pluralidade de aspectos que fazem da rua o que ela é, foram construídas três editorias , são elas: Rua como Palco, Rua como Residência e Rua como Passagem. Tal segmentação foi desenvolvida com o intuito de trabalhar três das temáticas com urgência de agendamento no jornalismo: Cultura, Direitos humanos e moradia, e por fim, Mobilidade. Constituída de um conteúdo multimídia agrupado em um site, a agência de notícias funciona como uma caixa de ressonância para as adversidades urbanas da Região Metropolitana do Recife. Equipes foram distribuídas para apurar, checar e transformar as notícias condensadas em grandes reportagens, com uma linguagem que esteja alinhada à transparência e à garantia dos direitos humanos e cidadania dos entrevistados. |
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OBJETIVO |
Geral: Proporcionar aos alunos vivência prática de uma agência de notícias inspirada na busca de veicular e problematizar questões que menos frequentemente percebemos na mídia tradicional, mobilizados pelo movimento do jornalismo independente. Específicos: a. Questionar o modelo de jornalismo da grande mídia e produzir conteúdo contra hegemônico, que a partir de problemáticas locais consiga também atingir temas globais b. Aprofundar em técnicas do jornalismo literário para a construção de textos menos engessados, buscando fazer produções de leitura mais fluida c. Realizar trabalho jornalismo crítico e de imersão; d. Observar, levantar apontamentos e problematizar a relação da sociedade pós-moderna com o espaço urbano e público; |
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JUSTIFICATIVA |
O desenvolvimento da agência "Fluxos Urbanos" propõe um trabalho jornalístico focado em pessoas que moram, transitam e/ou exercem atividades nas ruas do Recife. Ao estruturar o projeto como uma agência, articulamos um organismo de múltiplas frentes de apuração e produção, estimulando uma pluralidade de discursos que reitera o compromisso com a diversidade de realidades urbanas. A representação desses cenários não é limitada a um único modelo de linguagem, ampliando um leque comunicativo que parte de uma estrutura jornalística factual e abre espaço para o jornalismo literário. A humanização da produção em agência se mune do recorte geográfico a esboçar um reconhecimento identitário entre espaço, personagens e leitores - assim são centradas a construção de histórias e a valorização do contexto social dos personagens que compõem as ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A prioridade de retratação é instigada pela invisibilidade popular em grandes veículos de comunicação. Dessa forma, o trabalho da agência sugere não apenas lugares de apoio na estruturação de matérias, mas protagonismo em um sistema de produção informativa inteiramente voltado às ruas. Intrinsecamente à ação jornalística, é oferecida uma plataforma de representatividade em perfis e reportagens. O material é pensado a gerar um convite de conhecimento da malha de realidades urbanas, em detrimento da pura informação sobre elas. Ao explorar intimidade e trabalhar o filtro humano em vez do popular, o projeto endossa a democratização da mídia como fim social. A concretização da iniciativa através do meio digital advém de uma potencial operacionalidade e possibilidades para as notícias. A primeira, dentro da seara de produção, visa à possibilidade de exploração de recursos multimídia para difusão de conteúdo, como recursos gráficos para visualização de dados e galerias virtuais. A segunda se firma na capilaridade da informação online, valorizando alcance e acessibilidade da ação, de forma a contribuir para a visibilidade das pessoas e histórias das ruas. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Criando um ambiente em que todo o material pudesse ser acessado de forma dinâmica e responsiva, o site está hospedado na plataforma Wordpress, a mais popular quando se fala em Websites e hospedagem, utilizando uma linguagem visual própria nos três espaços principais: residência, palco e passagem. Todo o website remonta o conceito de fluxo, proposto na temática do projeto: o usuário pode navegar livremente pelas matérias escolhendo quais conteúdos gostaria de ler partindo da página inicial ou de links externos, tudo está interligado, apresentando hiperlinks. O conceito de jornalismo transmídia imagético também é aplicado, proporcionando aos leitores um olhar clínico não só sobre o texto e as histórias contadas, como também galerias de fotos, vídeos especiais e conteúdos extras montados em uma página que se adapta aos diversos formatos, sejam desktop (computador), mobile (celular) ou para tablets. A convergência, aquela que traz "possibilidades para a produção de conteúdos jornalísticos, para a formação do profissional da área e para os veículos de comunicação, sejam eles iniciativas independentes ou vinculados a grandes conglomerados de mídia" (LONGHI; D'ANDRÉA, 2012, p.9) nos dá possibilidades para que o conceito e sua veiculação aconteça com o auxílio ágil de multitarefas, ou seja, a ideia foi transformar os próprios jornalistas e produtores de conteúdo envolvidos com o trabalho desde as primeiras de ideias de pautas até a análise de feedback do público em páginas como redes sociais, grupos e outros pontos onde existem bolhas efervescentes de interações. Esse "jornalismo convergente" é de extrema importância para o que chamamos dos novos pontos de "jornalismo crítico", feedbacks cada vez mais rápidos e a radicalidade crítica na rede (BRAUDILLARD, 1984, p. 69), onde com independência, propriedade e domínio das ferramentas da nova comunicação, estudantes ou qualquer tipo de público podem contar narrativas e adaptá-las para serem acessíveis e atinjam um grande número de pessoas digitalmente, a chamada "transformação digital" da nova década, "impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos de mídia" (JENKINS, 2009, p. 39). |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Os estudantes - oriundos dos cursos de jornalismo, letras e arquitetura - subdividiram-se em seis grupos para construir reportagens especiais dentro das respectivas editorias: Palco, Residência e Passagem. A apuração nas ruas, o contato direto com as pessoas e uma escrita humanizada fizeram parte do processo de construção do site do início ao fim. A produção completa, das primeiras ideias até a finalização do produto, que é o site, durou cerca de seis meses. Os tons de preto, cinza e amarelo que colorem o site foram escolhidos em conjunto por remeter às cores da rua, do asfalto, das faixas de trânsito. As fotos que ilustram o Fluxos Urbanos, assim como suas reportagens, foram elaboradas pelos alunos em lugares que fazem parte da vida dos personagens e que caracterizam a cidade do Recife.
Rua como residência一愀 爀甀愀 挀漀洀漀 爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 洀漀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ⠀䤀倀䔀䄀Ⰰ ㈀ 㔀⤀ 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 琀挀渀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 搀愀搀漀猀⸀ 一切洀攀爀漀猀 挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀挀漀渀洀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 ⠀䤀倀䔀䄀⤀Ⰰ 瀀攀氀愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀漀 刀攀挀椀昀攀 攀 搀愀 倀攀猀焀甀椀猀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 倀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 匀椀琀甀愀漀 搀攀 刀甀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀漀 䐀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 匀漀挀椀愀氀 攀 䌀漀洀戀愀琀攀 䘀漀洀攀 ⠀䴀䐀匀⤀ 猀漀 搀攀猀琀爀椀渀挀栀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 搀椀洀攀渀猀椀漀渀愀爀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀 渀瘀攀氀 氀漀挀愀氀 攀 渀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 䰀甀椀稀Ⰰ 刀漀洀爀椀漀Ⰰ 䬀愀琀椀愀 攀 䴀愀爀椀愀 ⴀ 瀀攀猀猀漀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 渀愀猀 挀愀氀愀搀愀猀 搀漀 刀攀挀椀昀攀 ⴀ 挀漀渀琀愀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀Ⰰ 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 搀椀爀椀漀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 渀愀猀 爀甀愀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀攀爀渀愀洀戀甀挀愀渀愀⸀ 伀猀 焀甀愀琀爀漀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀猀猀攀 猀攀最洀攀渀琀漀 搀漀 猀椀琀攀 猀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 猀椀琀甀愀漀 搀攀 爀甀愀 瀀攀氀漀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀Ⰰ 搀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀 焀甀洀椀挀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 焀甀攀 昀甀渀挀椀漀渀愀爀愀洀 挀漀洀漀 氀漀渀最愀猀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瘀椀搀愀 搀愀焀甀攀氀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀猀 琀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 一漀 洀攀猀洀漀 攀椀砀漀Ⰰ 漀甀琀爀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀愀氀愀 搀愀 爀甀愀 挀漀洀漀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀戀爀椀最愀爀 漀 氀愀稀攀爀Ⰰ 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 攀搀甀挀愀漀⸀
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As reportagens que integram este eixo temático olham para a mobilidade urbana no Recife como uma forma de entender problemas comuns a diversas cidades de grande porte, como é o caso da capital pernambucana. Sejam eles o serviço de transporte público ruim, ineficiente e caro; obras de mobilidade inacabadas que desperdiçaram dinheiro público; a falta de adaptabilidade do desenho da cidade para a integração de diferentes modais; e o “culto” ao carro são temas das três reportagens que compõem este fluxo urbano.一攀猀琀攀 洀戀椀琀漀Ⰰ 漀 挀椀搀愀搀漀 甀猀甀爀椀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀 猀漀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 挀漀洀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀猀挀甀琀愀 攀 挀漀戀爀愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀猀 搀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 猀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 搀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 搀愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 渀漀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀 焀甀攀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀渀搀攀 攀猀琀漀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 戀漀愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 愀樀甀搀愀爀 愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀
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Rua como palco consiste na ideia de trazer as expressões culturais das ruas do Recife. Um perfil e três reportagens trazem as histórias da vida de quem performa na rua, seus ritos, danças, empoderamentos e resistências.䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 搀攀猀攀洀瀀爀攀最漀 攀 挀爀椀猀攀 攀挀漀渀洀椀挀愀Ⰰ 渀漀琀漀甀ⴀ猀攀 甀洀 愀甀洀攀渀琀漀 渀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀洀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀 攀 猀攀洀昀漀爀漀猀⸀ 䐀攀猀琀愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 渀愀猀挀攀甀 漀 瀀攀爀昀椀氀 ᰀ䄠瀀攀渀愀猀 甀洀 爀愀瀀愀稀 氀愀琀椀渀漀ⴀ愀洀攀爀椀挀愀渀漀ᴀⰠ 焀甀攀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䨀漀愀焀甀椀洀Ⰰ 愀爀琀椀猀琀愀 搀攀 爀甀愀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀⸀
Neste âmbito há também uma reportagem sobre o "Nostra Rua", um coletivo formado em 2007 por um professor de matemática e um garçom que trabalham em Porto de Galinhas, principal ponto turístico de Pernambuco. Através da mescla das artes do movimento Hip-Hop, a ideia do projeto é resgatar ou evitar que jovens entrem nas estatísticas da criminalidade, como mostram os índices de documentos como o Atlas da Violência do IPEA - editando a cidade vizinha, Cabo de Santo Agostinho, como uma das mais violentas do país.伀猀 攀渀猀愀椀漀猀 ᰀ倠爀攀最愀漀 攀 倀爀愀愀 倀切戀氀椀挀愀ᴀ†攀 漀 ᰀ唠洀愀 一愀漀Ⰰ 䴀甀椀琀漀猀 吀攀爀爀椀琀爀椀漀猀ᴀ†琀愀洀戀洀 挀漀洀瀀攀洀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀猀琀攀 攀椀砀漀⸀ 䄀 昀 甀洀 攀氀攀洀攀渀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀攀 愀昀攀琀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀爀洀愀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 搀攀 猀攀甀猀 栀愀戀椀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 猀甀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 椀搀攀渀琀椀琀爀椀愀⸀ 伀 挀爀椀猀琀椀愀渀椀猀洀漀 瀀攀渀琀攀挀漀猀琀愀氀 攀 漀 挀愀渀搀漀洀戀氀Ⰰ 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀漀 愀猀 搀甀愀猀 爀攀氀椀最椀攀猀 愀戀漀爀搀愀搀愀猀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 氀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 搀椀氀漀最漀 椀洀愀最琀椀挀漀 攀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 琀爀愀渀猀挀爀椀琀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 椀洀愀最攀渀猀⸀ 䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 搀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 攀 愀琀爀椀戀甀椀爀 瘀漀稀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀猀 渀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 搀漀 昀氀甀砀漀 爀攀氀椀最椀漀猀漀 甀爀戀愀渀漀 渀漀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 瀀愀猀猀愀最攀洀 攀猀琀琀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀戀爀愀渀搀漀 愀 搀椀猀琀渀挀椀愀 焀甀攀 猀攀瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀攀猀琀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 愀漀 猀攀 昀愀稀攀爀 甀猀漀 搀愀 瘀漀挀愀氀椀稀愀漀 琀攀砀琀甀愀氀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
Partindo das premissas de convergência midiática, interações sócio-humanas com fontes e a não invisibilização de partes importantes da cidade, o Fluxos Urbanos se faz presente quando assunto é jornalismo transmídia e convergência, criado de forma independente para expor narrativas que muitas vezes se encontram perdidas nos quilômetros e mais quilômetros da zona metropolitana do Recife, especialmente para a internet através de uma linguagem constante e própria para a rede mundial de computadores (DEUZE, 2006, p. 18).䄀猀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 搀漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 爀攀渀漀瘀愀漀 搀漀 眀攀戀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀漀瘀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 昀椀爀洀愀爀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀猀 攀 琀爀愀稀ⴀ氀愀猀 瀀愀爀愀 瀀漀渀琀漀猀 焀甀攀渀琀攀猀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀戀氀攀洀愀琀椀稀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 昀攀爀椀搀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀愀洀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 攀 愀猀猀漀氀愀洀 挀愀搀愀 瀀攀爀洀攀琀爀漀 最攀漀最爀昀椀挀漀 氀漀挀愀氀⸀
Os jornalistas da nova geração usam a acessibilidade das ferramentas - websites e páginas nas mídias sociais - como pontos de encontro na produção de conteúdos que devem ser relevantes para o papel audível desses agentes ativos na exposição de fatos a serem notados pela massa, em uma comunicação global de muitos com muitos (CASTELLS, 2001, p.8), e a universidade é um laboratório exponencial de aprendizagem e conhecimento muito importante para todo o projeto realizado. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䰀娀䄀䴀伀刀刀䄀Ⰰ 䜀攀愀渀攀 䌀愀爀瘀愀氀栀漀㬀 吀섀刀䌀䤀䄀Ⰰ 䰀漀爀攀渀愀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀爀愀渀猀洀椀搀椀琀椀挀愀㨀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀攀昀椀砀漀 琀爀愀渀猀⸀ 䤀渀⸀ 䰀伀一䜀䠀䤀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀㬀 䌀愀爀氀漀猀 搀᠀䄠一䐀刀준䄀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䌀漀渀瘀攀爀最攀渀琀攀 ጀ†爀攀昀氀攀砀攀猀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀愀攀猀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀唀䐀刀䤀䰀䰀䄀刀䐀Ⰰ 䨀⸀ 䄀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 昀愀琀愀椀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 ⴀ 䔀搀椀琀漀爀愀 刀漀挀挀漀Ⰰ 㤀㤀㘀⸀ 吀爀愀搀甀漀㨀 䄀渀愀 䴀愀爀椀愀 匀挀栀攀爀攀爀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀唀娀䔀Ⰰ 䴀愀爀欀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 漀猀 渀漀瘀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 匀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瘀漀氀⸀ 㤀ⴀ Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀瀀⸀ 㔀ⴀ㌀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀吀䔀䰀䰀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䄀 最愀氀砀椀愀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䨀漀爀最攀 娀愀栀愀爀 䔀搀⸀Ⰰ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀䈀刀䄀䰀Ⰰ 䔀⸀ 䐀⸀ 吀⸀ 䄀 洀搀椀愀 渀漀 戀爀愀猀椀氀㨀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 挀漀渀挀攀渀琀爀愀漀 搀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀 攀 琀攀氀攀挀漀洀甀渀椀挀愀攀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䔀瀀琀椀挀⸀ 嘀漀氀⸀ 㜀Ⰰ 渀⸀ ㌀Ⰰ 猀攀琀攀洀戀爀漀⼀搀攀稀攀洀戀爀漀⸀ ㈀ 㔀⸀ 倀⸀㘀ⴀ㈀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 吀爀愀搀⸀㨀 匀甀猀愀渀愀 䄀氀攀砀愀渀搀爀椀愀⸀ ㈀愀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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