ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00666</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Projeto de Pesquisa Institucional: O Estudo de caso da Escola Comunitária Pinóquio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Amanda Nazareth Carvalho de Carvalho (Universidade Federal do Maranhão); Larissa Regina Viveiros Pereira (Universidade Federal do Maranhão); Éllida Neiva Guedes (Universidade Federal do Maranhão)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Pesquisa em comunicação, Pesquisa-ação, Plano de Comunicação, Relações Públicas Comunitárias, Escola Comunitária Pinóquio</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente projeto apresenta as etapas e resultados da pesquisa qualitativa de cunho empírico realizada no período de agosto à dezembro de 2017, na Escola Comunitária Pinóquio, em São Luís, Maranhão. A pesquisa permitiu a análise dos dados necessária para o diagnóstico de comunicação institucional da referida Escola, identificando a problemática da ausência de estruturas formais de comunicação, que culminaram com a elaboração de um Plano de Comunicação orientado para proporcionar autonomia à Escola e incentivar seu protagonismo. Para o embasamento teórico foram utilizados os conceitos do método da Pesquisa-Ação, de Michel Thiollent, que permite aos pesquisadores a inserção no campo de estudo, visando maior envolvimento desses para colher os dados qualitativos necessários à pesquisa, bem como a participação ativa dos sujeitos envolvidos no objeto de estudo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A história da Escola Comunitária Pinóquio, uma entidade do terceiro setor, inicia-se com o nascimento do bairro do Anjo da Guarda, um dos mais populosos da ilha de São Luís, Maranhão, carente de serviços comunitários, com um histórico de criminalidade e desigualdades sociais. Ela é uma das primeiras escolas da região, que muda a vida de jovens e adolescentes há cerca de 40 anos. No ano de 2018, atendeu a 182 alunos, sendo a maioria da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. No entanto, apesar do seu tempo de existência, a Escola não possui estruturas formais de comunicação e mesmo a sua estrutura organizacional não é bem definida. Visando à elaboração, em conjunto com os membros da Escola Comunitária Pinóquio, de um plano de comunicação institucional para a Instituição, que sanasse a problemática identificada, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho empírico pautada nos conceitos do método da Pesquisa-Ação, de Michel Thiollent, que permite aos pesquisadores se inserirem no campo de estudo, buscando maior envolvimento para colher os dados qualitativos necessários à pesquisa. Esse método foi escolhido pelas autoras por se encaixar na lógica das Relações Públicas Comunitárias, uma vez que a área e os métodos referidos têm por objetivo o despertar do protagonismo social de um grupo ou comunidade, através da conscientização sobre as problemáticas enfrentadas, levando os atores envolvidos a participar ativamente, exercendo, assim, sua cidadania. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa institucional que buscou resgatar a história da Instituição, mapear os públicos de interesse e identificar os seus canais de comunicação formais e informais. A pesquisa foi dividida em etapas, utilizando-se de variados instrumentos de coleta de dados, sendo os três mais relevantes: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com os pais e/ou responsáveis e com os professores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Objetivo Geral: Analisar como intercorrem os fluxos comunicacionais da Escola Comunitária Pinóquio. Objetivos Específicos: Buscar o contexto histórico e social de criação da Escola Comunitária Pinóquio. Investigar os canais de comunicação da Escola Comunitária Pinóquio com cada um dos seus públicos de interesse. Perceber a imagem que os públicos de interesse possuem sobre a Escola Comunitária Pinóquio. Verificar de que modo ocorre a comunicação organizacional na Escola Comunitária Pinóquio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa é um elemento essencial nas relações públicas, por permitir ao profissional da área atribuir caráter científico (KUNSCH, 2003) à coleta de dados sobre as organizações, seus públicos e o mercado. Para Kunsch (2003, p. 290),, "a pesquisa institucional visa basicamente conhecer a organização como um todo, valendo-se, para tanto, de técnicas e instrumentos apropriados para chegar a uma análise completa da real situação organizacional" possibilitando um embasamento firme e eficaz para o seu planejamento. Segundo Kunsch (2003), as pesquisas em relações públicas vão além de conhecer a organização e seus públicos, tendo por objetivo: conhecer a opinião dos públicos; construir diagnósticos da área ou setor de comunicação organizacional/institucional; conhecer em profundidade a organização, sua comunicação e seus públicos para a elaboração de planos, projetos e programas especiais de comunicação; fazer análise ambiental interna e externa, verificando quais as implicações que possam afetar os relacionamentos (KUNSCH, 2003, p. 278). Segue a mesma linha de pensamento, o autor Raymond Simon (1994, apud, Kunsch, 2003 p. 279) elenca seis benefícios que a pesquisa oportuniza para as relações públicas, que são: informar sobre as atitudes e opiniões do público; proporcionar informações objetivas para a elaboração dos planos; agir na prevenção de conflitos; assegurar apoio do público interno para a função de relações pública; melhorar a eficácia da comunicação e impulsionar as atividades de relações públicas. Levando esses aspectos da pesquisa em relações públicas em consideração para a elaboração do plano de comunicação da Escola Comunitária Pinóquio, objeto de estudo deste projeto, utilizou-se o método da pesquisa-ação aliado às técnicas de observação empírica, entrevista semiestruturada, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários, para a realização da pesquisa. O método e técnica supracitados fundamentaram a construção do diagnóstico da Instituição, a coleta de dados e análise da opinião dos públicos de interesse, pois, como afirma Andrade (2003 apud Silva e Molon 2017), (...) a pesquisa é um meio de coleta, qualificação e análise de fatos sobre questões relacionadas a grupos que podem influenciar os objetivos da organização. Neste estudo de caso os métodos e técnicas de pesquisa contribuíram com os subsídios necessários à elaboração do plano de comunicação da Escola Comunitária Pinóquio, visando elaborar seu diagnóstico de comunicação, identificando os públicos de interesse da Instituição e percebendo a imagem da Escola perante esses públicos para analisar como se dão os fluxos comunicacionais da Instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Toda a pesquisa foi elaborada a partir do método indicado pela pesquisa-ação, auxiliada por diversas técnicas de pesquisa utilizadas para a coleta dos dados. Para definir as estratégias metodológicas deste trabalho foi necessário, primeiramente, fazer o mapeamento dos públicos de interesse da organização, para que se pudesse direcionar as técnicas específicas para cada um deles. Para esse mapeamento foram usados os conceitos de Fábio França (2004), segundo os quais os relacionamentos das organizações devem ser medidos pelo grau de contribuição que seus públicos dão para a sua constituição e viabilização. Com base nos conceitos elencados e nas observações realizadas durante a pesquisa, pode-se classificar os públicos da Escola Comunitária Pinóquio como: a) Públicos essenciais constitutivos: fundadores; Grêmio Recreativo e Cultural do Anjo da Guarda; Governo Federal, Estadual e Municipal. b) Públicos essenciais não constitutivos: diretores; colaboradores; alunos. c) Públicos não essenciais: pais; instituições parceiras; comunidade. d) Públicos de interferência: escolas concorrentes; meios de comunicação. A pesquisa-ação é um método de pesquisa que agrega vários métodos ou técnicas de pesquisa social, com os quais se estabelece uma estrutura coletiva, participativa e ativa em nível da captação de informação. O estudo, nesse caso, acontece de forma dinâmica e ocorre, principalmente, por meio da observação de tudo que se sucede no processo de transformação do objeto de estudo, desde a definição do tema da pesquisa, envolvimento com os atores sociais, reivindicações, decisões e ações, sendo realizado por meio de reuniões e seminários que envolvam o grupo, proporcionando a participação de todos. Para dar suporte à pesquisa esta pode se valer de informações obtidas por diversos meios para alimentar a discussão, incluindo as técnicas convencionais de pesquisa em ciências sociais. As etapas da pesquisa-ação são irrestritas e variam de acordo com o público e a situação social encontrada pelos pesquisadores. Thiollent (2007) enumera, entretanto, algumas diretrizes que podem servir como base da pesquisa. Aqui serão elencadas as utilizadas na elaboração deste trabalho, que foram: fase exploratória; delimitação do tema, colocação dos problemas; lugar da teoria; seminário; campo de observação; coleta de dados, aprendizagem e plano de ação. Como técnicas de coleta de dados foram realizadas, além da observação empírica, a aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, pesquisas documentais e bibliográficas, visando resgatar o histórico da instituição e conhecer em profundidade o contexto em que está inserida. Além disso, as autoras se utilizaram de questionários abertos e fechados para a coleta de dados. No caso da Escola Comunitária Pinóquio, foi aplicado um questionário presencial com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e outro com os professores da Escola. Foram escolhidos esses dois públicos devido a sua indisponibilidade de horário para a aplicação de outras técnicas, como a entrevista, e por possuírem considerada relevância no campo da pesquisa. Os questionários aplicados com os pais e/ou responsáveis tiveram o objetivo de verificar o seu relacionamento com a escola através do ponto de vista deles, além de conhecer seu perfil socioeconômico e a percepção desse público sobre a Escola. Foi coletada uma amostragem de 20% do total, que correspondeu a 38 responsáveis de 187 alunos em um questionário aplicado presencialmente. Ao se fazer a tabulação das respostas, contudo, dois questionários foram invalidados por inconsistência nas respostas, de modo que apenas 36 constaram da análise. As primeiras perguntas do questionário buscavam conhecer o perfil socioeconômico desse segmento, afinal, para a construção do plano de comunicação, precisava-se conhecer o público para traçar as estratégias de comunicação eficazes para alcançá-lo. A aplicação dos questionários aconteceu no dia trinta e um de agosto, antes da última reunião de pais e responsáveis do ano letivo de 2017. Já a aplicação do questionário com os professores foi feita de forma não presencial, para não inibi-los durante as respostas. Foi entregue uma folha de perguntas, com duas fechadas e oito abertas, de cunho qualitativo, junto com uma folha de respostas. A pesquisa foi aplicada dos dias vinte e sete de novembro a cinco de dezembro. O objetivo desse questionário foi investigar o processo de comunicação da Escola Comunitária Pinóquio com os seus públicos, identificando os canais formais e informais e, também, observar o relacionamento da escola com os professores e destes com os pais, bem como analisar o clima organizacional na Escola. As respostas foram analisadas de acordo com a técnica da análise de conteúdo categorial e de avaliação de Bardin (1979) que constam no livro Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo de Guerra (2006). Antes de iniciar a análise, contudo, a autora orienta primeiramente a elaboração da grelha da entrevista, que serve como um guia para a análise, de forma a facilitar a visualização das informações. Partindo, então, para a análise de conteúdo propriamente dita, o método de análise de categoria consiste em desmembrar as respostas dos entrevistados em tópicos para, em seguida, categorizá-las, possibilitando uma melhor visualização para a análise descritiva. Já o método da Avaliação, por sua vez, mede a intensidade da opinião do entrevistado, analisando sua carga avaliativa. No caso deste trabalho, foram entrevistados cinco professores da instituição, sendo que o primeiro trabalha na escola há três anos, o segundo entrevistado trabalha há 5 anos e, o terceiro trabalha há 25 anos, o quarto trabalha há 3 anos já o quinto entrevistado trabalha na instituição há 8 anos. O resultado da aplicação desses questionários, assim como as inferências feitas a partir das entrevistas semiestruturadas e a observação empírica, serão tratados detalhadamente no tópico a seguir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da análise dos dados coletados, pôde-se traçar o perfil socioeconômico dos pais e/ou responsáveis dos alunos, onde se tem que: 77,8% das pessoas que levam as crianças para a Escola são mulheres; 50% possuem idade entre 30 e 39 anos; 69,4% está desempregada ou não trabalha; 47,2% divide a residência familiar com cinco a oito pessoas. Também se verificou que 47,2% chegaram a concluir o ensino médio e que há um equilíbrio entre o número de responsáveis solteiros e casados. Quando perguntados sobre a possibilidade de Escola oferecer cursos para o público adulto foi quase unânime a resposta de que gostariam fossem ofertados, sendo que os mais citados foram cursos profissionalizantes no geral, de culinária e informática. Em relação aos alunos, a maior parte dos entrevistados tem até duas crianças na Escola, onde estudam há um ano ou menos. Este dado pode sugerir que a maior parte dos entrevistados era responsável por crianças do maternal, ou que a Escola não consegue manter os seus alunos por muito tempo. Pôde ser identificado também que 47,2% dos pais conheceram a Escola através de indicação de outros ou porque moram próximos a ela. Isso indica a falta de divulgação da Escola e suas ações para a comunidade, fato atestado, ainda, pela fala de alguns pais e professores. Sobre a imagem da Escola junto aos pais e/ou responsáveis, verificou-se que é considerada boa em termos de qualidade de ensino por 61,1% das respostas, denotando que esses confiam em sua capacidade de proporcionar a educação formal de qualidade. Outra vantagem apontada é o valor da mensalidade, bem abaixo da média das outras escolas comunitárias do bairro. O ponto negativo mais indicado na pesquisa foi a falta de estrutura física, item que também foi o mais citado quando questionados sobre quais melhorias a Escola precisa, com 75% das respostas. Em suma, a E. C. Pinóquio tem uma boa reputação com esse público, que considera o seu relacionamento com a instituição positivo, mas que pode ser melhorado. Quando questionados sobre o acompanhamento da vida Escolar das crianças, todos os entrevistados afirmaram acompanhá-la diariamente. Ainda assim, segundo os dados aferidos, esse acompanhamento se resume a levar e buscar os filhos na Escola, ler a agenda e ir a algumas reuniões, o que indica que ainda há muito espaço para a participação dos responsáveis nesta vivência. Aparentemente, esse é um comportamento recorrente, sendo apontado pelos professores nos questionários aplicados com eles como uma das principais causas das dificuldades enfrentadas em sala de aula, que são a falta de interesse dos alunos e as lacunas deixadas na educação básica, pois, esse comportamento prejudica o desenvolvimento educacional do aluno. Além disso, muitos responsáveis também não comparecem a todas as reuniões e encontros em datas comemorativas, sob a justificativa de que o horário de trabalho não permite, mesmo com a Escola emitindo uma declaração de presença, como um atestado para justificar as horas de atraso passadas na reunião. Com isso, nota-se a necessidade de um planejamento das ações de longo prazo para aumentar o envolvimento dos pais e/ou responsáveis com a Escola. Contudo, mesmo que compareçam às reuniões, foi constatado através das observações empíricas que não há momentos que promovam o diálogo e a participação desses pais, de modo que as reuniões se configuram mais como palestras expositivas de cunho informacional do que encontros que estimulem o diálogo para a resolução de determinada questão. Esse ponto entra em conflito com as afirmações da diretoria durante as entrevistas semiestruturadas, segundo a qual a maioria dos pais acompanha o dia a dia dos filhos, mantendo diálogos constantes com o corpo pedagógico, em especial com os professores. Entretanto, quando esse mesmo questionamento foi feito aos professores, estes afirmaram que são poucos os pais que têm essa preocupação. Nas falas dos professores pôde-se identificar que a comunicação com os pais é basicamente oral, e que as tentativas de manter o contato via agenda às vezes não são satisfatórias, visto que nem sempre há resposta por parte dos destes. Nesse sentido, foi sugerido por parte dos professores o uso de mídias sociais para tentar diminuir esta problemática. Porém, mesmo com essas ressalvas notou-se que os professores avaliam o relacionamento com os pais e ou responsáveis como positivo, mas que estes afirmam que a Escola precisa incentivar mais esse público a se interessar pela vivência escolar das crianças, criando canais de comunicação e flexibilizando os horários das reuniões e encontros. No que tange a comunicação externa com órgãos públicos e entidades parceiras, foi percebido que esta também ocorre de forma intuitiva, espontânea, sem planejamento e na maioria das vezes parte dessas organizações para a Escola. Também não existem ações de comunicação voltadas para a comunidade no sentido de envolvê-la no dia a dia da Escola, a fim de ajudar a suprir as suas necessidades, exceto quando há a divulgação de algum projeto de grande porte desenvolvido pelos alunos, como é o caso da feira cultural que acontece no fim do ano letivo, que no ano de 2017 teve como tema Eu amo o Itaqui-Bacanga. Isto se comprova pela fala dos professores durante a aplicação dos questionários, chegando-se a notar que há certa falta de divulgação efetiva dessas ações na própria comunidade. Essa divulgação, assim como a de outros projetos da Escola, como as aulas de capoeira e taekwondo são feitas boca-a-boca e, eventualmente, veiculadas em canais de comunicação da comunidade, como a Rádio Bacanga e o Jornal Itaqui-Bacanga. Raramente a Escola mantém contato com a grande mídia, e quando ocorre é devido a algum projeto da Escola ou parceria firmada com ela. A comunicação interna da Escola é basicamente oral, sendo apontada como ineficiente por alguns professores. Os poucos canais de comunicação identificados foram um mural, carta impressa e as reuniões. Nesse sentido, foi sugerida a criação de outros canais, como grupo de Whatsapp, visando melhorá-la. No que tange o espaço para participação dos professores nas reuniões, as posições foram divididas, quando parte dos entrevistados disse se sentir à vontade para dar a sua opinião, e completam afirmando que as reuniões são dinâmicas e dialogais. A outra parte, contudo, apresentou opinião contrária, afirmando que não há espaço para a participação nas reuniões. Pela observação empírica das autoras notou-se que nos momentos de reuniões há um grupo que é mais participativo e parece ter mais envolvimento nos assuntos da Escola e outro se mostra mais acanhado, mantendo-se a margem das discussões. No que se refere ao clima organizacional, tanto os questionários quanto as observações empíricas mostraram que esse é bastante positivo. Na fala dos professores, a satisfação em trabalhar na Escola foi um traço recorrente. Pode notar-se que o relacionamento mantido com a Escola por eles é baseado na afetividade e que as suas motivações para o trabalho também estão vinculadas a contribuição para a causa social da Instituição. Esses dados foram essenciais para orientar a elaboração do Plano de Comunicação da Escola Comunitária Pinóquio, possibilitando o seu crescimento organizacional ao direcionar ações estratégicas para os públicos específicos, potencializando o alcance das suas ações. Com o seu crescimento organizacional, a Escola poderá melhorar a qualidade da educação oferecida, empenhando-se mais em sua causa social de transformar as vidas dos moradores da comunidade através da educação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A pesquisa é uma atividade essencial ao profissional de relações públicas, que lhe permite, dentre outras, conhecer a opinião do público sobre um objeto e fazer um diagnóstico mais preciso sobre a comunicação/Instituição. É uma ferramenta importantíssima por fornecer dados seguros e precisos para a elaboração de um planejamento de comunicação. No estudo de caso em questão, o método de pesquisa-ação aliado às técnicas supracitadas ofereceram os subsídios necessários para a criação do Plano de Comunicação para a Escola Comunitária Pinóquio, construído em conjunto com o corpo docente e administrativo da Instituição, visando solucionar ou amenizar a problemática da falta de estruturas formais de comunicação. Com base nas análises dos dados coletados, pôde-se elaborar um diagnóstico onde viu-se que a imagem e o relacionamento da Escola junto aos responsáveis são positivos, mas podem ser melhorados; e que os pais necessitam se aproximar mais do ambiente escolar dos filhos, além de ter mais espaços para diálogo com a Escola. Já a comunicação interna, é basicamente oral e ineficiente segundo alguns professores. O clima organizacional, por sua vez, é positivo e baseado na afetividade,e as motivações para o trabalho são vinculadas à causa social da Instituição. No que diz respeito à comunicação externa, a Escola necessita estabelecer e manter relacionamentos com os órgãos públicos e privados de interesse, e com os grupos midiáticos locais. Foi observada a escassez de ações para a comunidade devido ao caráter da Instituição, bem como a divulgação das ações e programas existentes. O plano foi elaborado de acordo com essas informações e tem ações agrupadas nas categorias de: oficinas de noções de comunicação, ações de institucionalização dos canais de comunicação; de divulgação e de relacionamento. Todas elas visam contribuir para que Escola seja protagonista no alcance dos seus propósitos sociais como Instituição do terceiro setor, através da democratização da comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Curso de relações públicas: relações com os diferentes públicos. 2003.IN: SILVA. Daniele Goulart da; MOLON, Ivangela; FOZZA, Patricia Luisa; ROVEDA, Vanessa. Pesquisa com Egressos do Curso de Relações Públicas da Universidade de Caxias do Sul. In 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2017, Curitiba. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/expocom/EX55-1033-1.html> Acesso em: 28 de mar. de 2018.<br><br>KUNSCH, Margarida M. Krohling; Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo, SP: Summus, 2003.<br><br>THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação). 15ª edição. São Paulo. Editora: Cortez. 2007.<br><br> </td></tr></table></body></html>