ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #000000"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00668</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP13</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Midia OOH: TV embarcada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique Conrado de Macedo (Universidade Federal de Pernambuco); Karoline Duarte (Universidade Federal de Pernambuco); Vinícius Albuquerque (Universidade Federal de Pernambuco)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #000000"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;mídia ooh, tv embarcada, filme publicitário, EaD, UFPE</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente texto tem como objetivo apresentar um produto publicitário para a marca Universidade Federal de Pernambuco, que promove a nova modalidade graduação a distância, desenvolvido para mídia Out of Home e viabilizado em técnicas de audiovisual. Trata-se de um projeto que abrange vários conhecimentos específicos apreendidos na habilitação em Publicidade e Propaganda, partindo de reflexões mais aprofundadas nas áreas teóricas e práticas, como redação publicitária, produção audiovisual e planejamento de mídia. Um dos propósitos adicionais do projeto, aliás, é discutir e testar novas formas e formatos de mensagens publicitárias.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Quando falamos de mídias Out Of Home (OOH), estamos englobando toda e qualquer mídia, seja digital, dinâmica ou estática que esteja ao ar livre, em espaços públicos ou coletivos privados, internos (indoor) ou externos (outdoor), fixas ou em movimento. Sua denominação é utilizada de forma genérica para exibição de publicidades em ambiente urbano. Tem a tradução usada em português que traz a ideia de mídia fora de casa, normalmente instaladas em locais de grande fluxo de pessoas, como por exemplo, ônibus, metrô, táxis, elevadores, entre outros. Quando a estratégia de mídia, como área de estudo estratégica da publicidade, está a favor da criação publicitária, conseguimos mensagens mais impactantes, tendo como resultado a atenção do público-alvo e, por conseguinte, a recepção da mensagem. Apresentaremos a seguir, o resultado de um trabalho de disciplinas de Redação Publicitária e Produção RTVC, tendo como anunciante a nossa própria instituição, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e como produto a modalidade de ensino a distância (EaD). Como resultado, tivemos um filme publicitário, pensado em ser veiculado mídias OOH, mais precisamente em TVs embarcadas em ônibus e metrôs. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A UFPE foi contemplado no programa do Ministério da Educação,  Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB , que tem como objetivo à democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País. Criou-se, então, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pela implementação da modalidade de educação a distância, não só atuando como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, como também introduzindo novos conceitos e métodos didático pedagógico a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Diante dessa demanda, a proposta do trabalho é criar um produto audiovisual, dentro do escopo de vinheta publicitária para TVs embarcadas em transportes públicos, que consiga promover a nova modalidade de ensino a distância da marca UFPE, de forma promocional. O target definido para esse trabalho foi jovens-adultos que almejam ingressar no ensino superior, mas não possuem tempo para se dedicar a uma graduação de forma presencial. O desafio do projeto, portanto, se encontra em alcançar um resultado criativo e interessante para promover a graduação a distância da UFPE.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Nas calçadas, no transporte público, em casa. Por todos os lugares que passamos no nosso dia a dia, o que mais se vê são pessoas mexendo em seus smartphones, independentemente de idade ou classe social. O Brasil vive um enorme boom no acesso aos smartphones ao longo dos últimos cinco anos e o levantamento do IBGE confirma: em 2016, 116 milhões de brasileiros se conectaram a internet durante, sendo que a maioria usou smartphones para navegar. Em um breve levantamento que fizemos, encontramos outros estudos feitos por outras instituições de pesquisa e, embora apresentem diferenças metodológicas, todos apontam numa mesma direção: a maioria da população brasileira já usa smartphones e esse número só tende a crescer. E o momento preferido para usar a Internet no telefone é, sem dúvida, o transporte público. Olhando para esse contexto, as mídias OOH aparentemente ficam atrás na disputa da atenção dos consumidores. Mas ainda sim, essas mídias possuem como diferencial de serem aliadas na concepção da mensagem do anunciante, trazendo várias possibilidades criativas para as marcas cativaram a atenção do público e entregar a mensagem principal de forma rápida e simples. Para isso, é necessário entender o contexto e a situação que o público alvo se encontra. O foco, portanto, está no instante que a publicidade irá se comunicar com os receptores. O efeito da recepção do anúncio dependerá de como e quando ele for veiculado e, por isso, é necessário levar em conta a série de estímulos recebidos e a condição em que se encaixa no dia dia do consumidor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após conhecer e discutir sobre o cliente, produto e o target, nos atemos a etapa de ideação do projeto. Encontrar uma ideia para a peça é fundamental para concepção do produto publicitário. E como se trata de uma produção audiovisual, foi necessário roteirizar antes de executá-lo. Roteirizar é o processo que o produto audiovisual consegue tomar consistência e coerência (MENDES, 2010, p. 8). Para captação de imagem e som, tivemos o apoio técnico e institucional do Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Departamento de Comunicação Social (DCOM), seguindo o cronograma estabelecido pelo grupo. Utilizamos também softwares que nos auxiliam na execução do projeto audiovisual, como o After Effects CC- para animação e pós-produção - e Adobe Premiere CC - para montagem e edição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo criativo de nosso trabalho partiu da observação do hábito de consumo de smartphones, onde quase sempre o uso dispositivo móvel acontece com alguma outra atividade: caminhar, comer, fazer compras, assistir TV, etc. Levamos em consideração, portanto, momentos como esperar ônibus ou o tempo gasto no deslocamento do trajeto trabalho/residência, sobretudo pela nossa vivência na Região Metropolitana no Recife, onde, em média, gastamos em média 90 minutos por dia. E não é difícil de se perguntar: o que poderíamos estar fazendo nesse "tempo perdido"? Esse insight nos levou a conceber a ideia central de nosso roteiro, encaixando o produto do ensino a distância como solução do problema que tanto enfrentamos no dia dia. O roteiro consegue cumprir com seu papel principal: adaptar-se a contextos diferentes e que fazem parte do cotidiano do público que queremos alcançar. A simplicidade com que o tema é abordado também chama a atenção e faz com que as pessoas atentem para a mensagem que está sendo passada. Mensagem essa que podemos dizer, se utiliza de certa descontração e quebra de expectativa. No primeiro tratamento do roteiro, chegamos ao seguinte resultado: // SEM TRILHA, SOM DIRETO E SOM AMBIENTE. INT. SALA DE AULA - DIA Vemos professor universitário ensinando sobre administração e negócios em sala de aula e alunos prestando atenção. Percebemos que a câmera está muito tremida e os objetos da sala também se mexem, como se tivesse acontecendo um terremoto. Entretanto, o personagem não parece se incomodar. Câmera afasta do professor e percebemos que aula está sendo transmitida em um celular, no colo de aluno em um ônibus. Entra assinatura da marca com o conceito "SUA SALA DE AULA EM QUALQUER LUGAR" e, logo em seguida, assinatura cartelada da marca, Ministério da Educação e Governo Federal. Após a validação do roteiro, fomos atrás de viabilizar o material. A ideia principal, entretanto, exigia bastante recursos de produção e conhecimentos técnicos, sobretudo de pós-produção. Para resolver esse problemas, nos atentamos a conseguir simplificar a ideia sem que a mensagem fosse alterada. Eliminamos, portanto, alguns elementos cênicos e personagens. Para isso, mantivemos os seguintes elementos: quadro branco, professor e aluno assistido em sala de aula. Para executar o ponto de virada do roteiro, utilizamos de efeitos de pós-produção simples para fazer a transição da sala de aula para o transporte público. Finalmente, utilizamos do próprio mobiliário urbano para assinar com marca e o conceito do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">De modo geral, ficamos bastante satisfeitos com o desempenho do trabalho, principalmente, em termos de recepção da mensagem pelo público. Embora exista uma distância entre o primeiro tratamento do roteiro com o produto final, percebemos que a essência da mensagem não foi alterada. O texto, por si só, pode ser utilizado e visualizado em diversos suportes audiovisuais. E ainda conseguimos visualizar uma continuidade na ideia é que o conteúdo do vídeo, com o potencial de se diferenciar de acordo com a mídia onde ele está sendo veiculado. Assim, vimos todo o nosso conhecimento pôde ser colocado em prática, sobretudo na hora da produção do projeto. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #000000"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARRETO, Thiago. Vende-se em 30 segundos. Manual de roteiro para filme publicitário. 2a Edição. 2010, São Paulo. Editora Senac.<br><br>BARROS, Tiago. Tech Tudo - Brasileiros usam mais smartphones no onibus e no metrô. 2012. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/brasileiros-usam-smartphones-mais-no-onibus-e-no-metro-diz-estudo.html>. Acesso em 23 de maio de 2018.<br><br>Folha PE - Recife capital onde leva mais tempo para o trabalho. 2017. Disponível em <https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2017/03/28/NWS,22486,70,449,NOTICIAS,2190-RECIFE-CAPITAL-ONDE-LEVA-MAIS-TEMPO-PARA-TRABALHO-DIZ-PESQUISA.aspx>. Acesso em 23 de maio de 2018.<br><br>PIMENTA, Rodrigo Duguay, No Media - Novos Caminhos para a Exposição da Mensagem Publicitária: Uma Análise da Estratégia do Jogo Ragnarök. 2006. (Congresso) Intercom 2006. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1059-1.pdf> Acesso em 15 de maio de 2018.<br><br>VAZZOLER, Igor. MDOOH - Mídia em ônibus com tv embarcada. 2016. Disponível em <https://mdooh.progic.com.br/midia-em-onibus-com-tv-embarcada/>. Acesso em 23 de maio de 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>